quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Santo do Dia!!!

São João da Cruz



1542-1591


São João da Cruz
São João da Cruz
Seu nome de batismo era Juan de Yepes. Nasceu em Fontivaros, na província de Ávila, Espanha, em 1542, talvez em 24 de junho. Ainda na infância, ficou órfão de pai, Gonzalo de Yepes, descendente de uma família rica e tradicional de Toledo. Mas, devido ao casamento, foi deserdado da herança. A jovem, Catarina Alvarez, sua mãe, era de família humilde, considerada de classe “inferior”. Assim, com a morte do marido, que a obrigou a trabalhar, mudou-se para Medina, com os filhos.
Naquela cidade, João tentou várias profissões. Foi ajudante num hospital, enquanto estudava gramática à noite num colégio jesuíta. Então, sua espiritualidade aflorou, levando-o a entrar na Ordem Carmelita, aos vinte e um anos. Foi enviado para a Universidade de Salamanca a fim de completar seus estudos de filosofia e teologia. Mesmo dedicando-se totalmente aos estudos, encontrava tempo para visitar doentes em hospitais ou em suas casas, prestando serviço como enfermeiro.
Ordenou-se sacerdote aos vinte e cinco anos, mudando o nome. Na época, pensou em procurar uma Ordem mais austera e rígida, por achar a Ordem Carmelita muito branda. Foi então que a futura santa Tereza de Ávila cruzou seu caminho. Com autorização para promover, na Espanha, a fundação de conventos reformados, ela também tinha carta branca dos superiores gerais para fazer o mesmo com conventos masculinos. Tamanho era seu entusiasmo que atraiu o sacerdote João da Cruz para esse trabalho. Ao invés de sair da Ordem, ele passou a trabalhar em sua reforma, recuperando os princípios e a disciplina.
João da Cruz encarregou-se de formar os noviços, assumindo o cargo de reitor de uma casa de formação e estudos, reformando, assim, vários conventos. Reformar uma Ordem, porém, é muito mais difícil que fundá-la, e João enfrentou dificuldades e sofrimentos incríveis, para muitos, insuportáveis. Chegou a ser preso por nove meses num convento que se opunha à reforma. Os escritos sobre sua vida dão conta de que abraçou a cruz dos sofrimentos e contrariedades com prazer, o que é só compreensível aos santos. Aliás, esse foi o aspecto da personalidade de João da Cruz que mais se evidenciou no fim de sua vida.
Conta-se que ele pedia, insistentemente, três coisas a Deus. Primeiro, dar-lhe forças para trabalhar e sofrer muito. Segundo, não deixá-lo sair desse mundo como superior de uma Ordem ou comunidade. Terceiro, e mais surpreendente, que o deixasse morrer desprezado e humilhado pelos seres humanos. Para ele, fazia parte de sua religiosidade mística enfrentar os sofrimentos da Paixão de Jesus, pois lhe proporcionava êxtases e visões. Seu misticismo era a inspiração para seus escritos, que foram muitos e o colocam ao lado de santa Tereza de Ávila, outra grande mística do seu tempo. Assim, foi atendido nos três pedidos.
Pouco antes de sua morte, João da Cruz teve graves dissabores por causa das incompreensões e calúnias. Foi exonerado de todos os cargos da comunidade, passando os últimos meses na solidão e no abandono. Faleceu após uma penosa doença, em 14 de dezembro de 1591, com apenas quarenta e nove anos de idade, no Convento de Ubeda, Espanha.
Deixou como legado sua volumosa obra escrita, de importante valor humanístico e teológico. E sua relevante e incansável participação como reformador da Ordem Carmelita Descalça. Foi canonizado em 1726 e teve sua festa marcada para o dia de sua morte. São João da Cruz foi proclamado doutor da Igreja em 1926, pelo papa Pio XI. Mais tarde, em 1952, foi declarado o padroeiro dos poetas espanhóis.

São Venâncio Fortunato
530-607
São Venâncio Fortunato
São Venâncio Fortunato
Venâncio Honório Clemente Fortunato: um nome grande, de uma grande figura da cristandade de todos os tempos. Era italiano, nasceu numa família pagã, em Treviso, no ano 530. Estudou em Ravena, importante pólo cultural da época, onde se formou em gramática e retórica e se converteu. Porém Venâncio sofria de uma doença crônica nos olhos e estava quase cego. Devoto extremado de são Martinho de Tours, rezou muito para a cura por sua intercessão. Que ocorreu depois de tocar os olhos com o óleo da lamparina que iluminava a capela dedicada ao santo. Decidiu peregrinar, louvando o milagre que Deus lhe concedera, e agradecer pela intercessão do santo junto ao seu túmulo, na Gália, hoje França.
Dessa longa peregrinação não mais retornou. No extenso percurso, exercitou um de seus dons, o da poesia, talvez o melhor. Entre camponeses analfabetos e curiosos, através dela conquistava todos os cristãos, e convertia os pagãos. As suas palavras e versos sublimes se transformavam logo em música criando um ambiente cristão, fraterno e alegre, sendo por isso muito bem acolhido por onde passava.
Ao chegar à sepultura de são Martinho em Tours, declamou o belíssimo poema que lhe dedicara pela graça obtida. Depois, seguiu para Poitiers, onde conheceu a futura santa Rategunda, rainha da França. O encontro mudou o rumo de sua vida. Por motivos políticos, ela tivera de casar-se com o rei Clotário I, pagão, pouco letrado e dado às conquistas violentas. Mais tarde, depois de tê-lo convertido, conseguiu sua autorização para seguir a vida religiosa e fundar um convento. Muito grato e respeitoso, Clotário I fez ainda mais, doou-lhe o castelo de Poitiers, que ela transformou no Convento de Santa Cruz, do qual se tornou abadessa.
Foi o estilo de vida monástico da abadessa que fez com que o poeta Venâncio Fortunato se tornasse sacerdote. Rategunda, então, entregou a direção espiritual do convento a ele, com autorização do bispo. Assim, numa Corte composta por nobres pouco instruídos, ela tomou este brilhante poeta e literato como seu particular secretário, confessor e conselheiro espiritual.
Venâncio Fortunato atingiu, ali, o seu melhor momento literário, época de intensa inspiração e produção. Escreveu diversas biografias de santos, entre eles Martinho de Tours, Germano de Paris, Hilário de Poitiers e muitos outros. Também a sua notória obra poética se perpetuou através da inclusão no breviário da missa, sob a forma de hinos e cânticos, especialmente notados na Semana Santa.
Em 600, foi eleito e consagrado bispo de Poitiers, tornando-se uma figura muito proeminente na história da Gália. Morreu em 14 de dezembro de 607, na sua diocese. Logo passou a ser cultuado pelo povo como santo. A obra que deixou nos leva a uma piedade verdadeira e terna, como a sua, testemunho de humanidade e fé numa época primitiva de barbáries. Por isso, na Catedral de Poitiers, na França, onde suas relíquias são veneradas no dia de sua morte, foi-lhe dedicado um vitral que reflete e enaltece a sua figura de humilde peregrino, laureado poeta, músico e bispo, que foi, em vida, santificada e brilhante no seguimento de Cristo.

Santo Esperidião

270-347


Santo Esperidião
Santo Esperidião
Esperidião nasceu em 270, na cidade de Trimitous, em Chipre, Grécia. De família humilde, não teve possibilidade de estudar. Casou-se e, para sustentar a família, se tornou um pastor de cabras. Teve uma filha chamada Irene, que se consagrou a Deus. Com a morte de sua esposa, decidiu seguir a vida religiosa e dedicar-se somente a Cristo.
Estudou primeiro na escola catequista da Alexandria, mas preferiu seguir a vida monástica na comunidade religiosa de santo Antônio, abade, também no Egito. Mais tarde, a Igreja o chamou para exercer o ministério episcopal, sendo consagrado bispo da sua cidade natal. Nessa função ele conservou a mesma austeridade da vida monástica, demonstrando, sempre, que essa era a de sua preferência.
Esperidião era um taumaturgo, fora agraciado com o dom da cura e da profecia. Era venerado pelos habitantes, que o consideravam, em vida, um santo. Durante as perseguições aos cristãos, foi capturado e confessou sua fé em Cristo para o próprio imperador Galileu Maximiliano. Por isso sofreu terríveis torturas, que o deixaram sem o olho esquerdo e sem o movimento da perna esquerda, pois lhe cortaram os nervos do joelho. Dessa maneira, foi enviado aos trabalhos forçados nas minas.
Quando as perseguições terminaram e a paz foi concedida à Igreja, Esperidião retornou para sua diocese. Participou do Concílio de Nicéia, no qual debateu as verdades da doutrina cristã com um ilustre filósofo pagão que a insultava, o qual, além de convencido, foi convertido à fé. Também esteve no Concílio de Sardenha, em 347, como um dos zelosos defensores do futuro santo Atanásio, bispo de Alexandria, que no final do evento conseguiu sua reabilitação junto à Igreja.
Todas essas atuações foram relatadas pelo próprio Atanásio, que foi de Esperidião um bom amigo, conforme indicam as cinco cartas de agradecimentos que escreveu a Jerônimo. Esse, agora santo e doutor da Igreja, dedicou a Esperidião um capítulo do seu livro “Homens ilustres”.
Esperidião morreu alguns anos após 347, numa data incerta, em sua diocese de Trimitous, na ilha de Chipre. Se já era venerado por sua santidade em vida, a partir de então sua fama propagou-se entre os fiéis, e o tempo só a fez aumentar. No século XV, quando os árabes muçulmanos invadiram e tomaram conta de Chipre, a população abriu sua sepultura para esconder as suas relíquias. Na ocasião, o local foi impregnado por um suave cheiro de basílico, sinal evidente de sua santidade.
Hoje, suas relíquias mortais estão guardadas na igreja de Santo Esperidião, na ilha grega de Cofú. O local se tornou um santuário que recebe peregrinos e devotos do Oriente e do Ocidente. Seu culto foi confirmado pela Igreja, que indicou o dia 14 de dezembro para a festa litúrgica em lembrança à memória de santo Esperidião, bispo de Trimitous. Mas anualmente ele é homenageado com quatro procissões, em sinal de gratidão por suas intercessões na salvação da cidade e dos habitantes em várias situações de calamidades.

São Nimatullah Kassab Al-Hardini

1808-1858


São Nimatullah Kassab Al-Hardini
São Nimatullah Kassab Al-Hardini
O padre Nimatullah Kassab Al-Hardini nasceu em 1808, na aldeia de Hardin, situada nas montanhas ao norte do Líbano, no oeste da Ásia. Foi o quarto filho da família Kassab, que era composta de cinco meninos e duas meninas, sendo batizado com o nome de José. A família, cristã maronita fervorosa, deu sólida educação intelectual, religiosa e moral aos filhos, por isso todos seguiram a vida de religioso, exceto o primogênito e a caçula.
Durante a infância, freqüentou os mosteiros e os ermos do seu povoado. Terminados os estudos, foi viver com o avô, também padre maronita, cujo exemplo solidificou sua vocação para o sacerdócio. Na Igreja Maronita, como em todas as igrejas orientais, se conserva a tradição de os homens casados poderem tornar-se padres e continuar a ter vida conjugal, desde que seja garantido o ministério paroquial; mas uma vez diácono ou padre, não pode mais casar-se. José participava das atividades litúrgicas no mosteiro com os monges e, na paróquia, com o avô e os fiéis.
Aos vinte anos, em 1828, ingressou na Ordem Libanesa Maronita. Tomando o nome de “irmão Nimatullah”, que significa “graça de Deus”, fez os dois anos do noviciado do Mosteiro de Santo Antônio de Qozhaya, entregando-se com fervor à oração comunitária, ao trabalho manual e às visitas ao Cristo eucarístico.
Em 1830, recebeu o hábito monacal e fez a profissão solene dos votos, consagrando-se, totalmente, a Deus. Na ocasião, foi enviado para o Mosteiro de São Cipriano e Santa Justina para estudar filosofia e teologia, onde também trabalhava na lavoura e como encadernador de manuscritos e livros. Por causa do rigoroso estilo de vida monástica que ele impunha a si mesmo, acabou doente e teve de mudar para uma tarefa mais leve: foi trabalhar na alfaiataria.
Terminando seus estudos eclesiásticos, com grande sucesso, em 1835, foi ordenado sacerdote e nomeado diretor dos estudantes e professor, cargo que ocupou até morrer. Disciplinado, não tinha tempo ocioso; dividia seu dia entre a oração e o trabalho intelectual, manual ou religioso. Ciente da dura realidade que as famílias libanesas viviam, fundou uma escola para educar e dar formação religiosa gratuita os jovens.
Viveu duas guerras civis, uma em 1840 e a outra em 1845, durante as quais mosteiros e igrejas foram saqueados e incendiados e numerosos cristãos maronitas morreram. Era severo consigo mesmo, mas misericordioso e indulgente para com os irmãos.
A partir de 1845, reconhecendo o seu zelo na observância das regras monásticas, a Santa Sé o nomeou, em três ocasiões, assistente geral, o que o obrigou a residir no Mosteiro de Nossa Senhora de Tâmish, que na época era a Casa-matriz da Ordem. Mas nunca descuidou do seu trabalho de encadernador, que exercia com espírito de grande pobreza.
No inverno de 1858, pegou uma forte pneumonia, da qual não se recuperou mais. Padre Nimatullah Kassab Al-Hardini faleceu em 14 de dezembro de 1858, invocando a Virgem Maria, confiando-lhe sua alma.
Viveu como homem de oração e morreu como homem de oração. Foi enterrado no mosteiro da São Cipriano de Kfifan, e seu corpo ficou incorrupto. Beatificado pelo papa João Paulo II em 1998, sendo canonizado pelo mesmo pontífice em 2004. A sua festa ocorre no dia de sua morte.

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Nova York: motorista invade ciclovia e deixa 8 mortos 


Um homem atropelou várias pessoas em Nova York, nos Estados Unidos, nesta terça. O incidente está sendo tratado pelo FBI como ataque terrorista. Segundo a polícia, o motorista invadiu uma ciclovia e atingiu diversas pessoas antes de bater o carro em um ônibus escolar. Oito pessoas morreram e outras ficaram feridas, entre elas duas crianças.

De acordo com os reportes preliminares, depois de bater o carro, o homem teria saído correndo do veículo gritando e atirando contra pedestres. Contudo, novas informações divulgadas pela polícia de Nova York pelo Twitter apontam que o motorista carregava apenas armas falsas.

O suspeito, de 29 anos, foi baleado pela polícia e já está sob custódia. Segundo testemunhas, ele teria gritado “Allahu Akbar”, Deus é grande em árabe, após deixar o carro. A informação, contudo, não foi confirmada pelas autoridades.

Vídeos divulgados nas redes socais mostram duas pessoas estendidas no chão e diversas bicicletas destruídas. O incidente aconteceu na West Street, avenida próxima ao Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro, em Lower Manhattan, no sul da ilha. Foi reportado por volta das 15h15 (17h15 em Brasília). A polícia isolou os entornos do local.

Segundo a polícia, seis pessoas morreram no local do incidente, todos homens. Duas outras vítimas chegaram a receber atendimento médico, mas não resistiram. De acordo com o governador de Nova York, Andrew Cuomo, a segurança na cidade será reforçada nos próximos dias, porém não há indícios de ameaças adicionais.

Fonte: msn.com

PL 28/2017: Senado tira exigência de placa vermelha a Uber 


Brasília – O Senado aprovou com alterações nesta terça-feira o projeto que regulamenta o serviço de transporte por meio de aplicativos como o Uber e o Cabify, e com isso a proposta segue agora à Câmara dos Deputados.

Por 46 votos a 10, os senadores aprovaram o texto-base da proposta, seguido por emendas aprovadas na sequência, acertadas por boa parte dos líderes, para retirar a obrigatoriedade da placa vermelha e de o condutor ser o titular do veículo.

Senadores também retiraram do texto a regra que previa a autorização dos serviços por parte das prefeituras. A possibilidade de os municípios regulamentarem a atividade recebia críticas dos aplicativos por considerarem que poderia resultar na limitação da oferta.

“Ao município compete a fiscalização”, explicou o relator do projeto em plenário, Eduardo Lopes (PRB-RJ). “Ela (a prefeitura) não vai emitir autorização ou permissão”, disse a jornalistas após a votação.

O relator admitiu que o texto produzido pelos senadores de fato é mais favorável aos aplicativos, mas defendeu uma flexibilização das regras impostas aos taxistas.

Como foi alterado pelos senadores, o projeto precisa retornar à Câmara dos Deputados, que terá a palavra final sobre o texto a ser enviado para sanção presidencial.

A votação desta terça-feira foi marcada por acalorado debate entre os senadores, mesmo após o acordo entre as lideranças firmado antes da sessão plenária, refletindo os ânimos fora do plenário. Taxistas e motoristas de aplicativos estacionaram ao longo das vias de acesso ao Congresso em protesto que culminou com episódio de troca de agressões.

Há dias, empresas e taxistas vem se manifestando a favor e contra o PLC/28. Nesta terça-feira, o presidente-executivo do Uber, Dara Khosrowshahi, também esteve no país para acompanhar a votação.

Arquivado em: BRASIL

Fonte: msn.com

Santos acerta pré-contrato de cinco anos com lateral-esquerdo Romário 


O Santos acertou a contratação do lateral-esquerdo Romário, atualmente no Ceará. Com vínculo terminando no final de dezembro, o jogador de 25 anos acertou um pré-contrato com o Peixe e desembarcará na Vila Belmiro em janeiro de 2018.

O lateral assinou com o alvinegro por cinco anos. O atleta é um dos destaques do Ceará na Série B. Atualmente, ele é o líder de assistências do Vozão no torneio, com seis passes para gols.

A chegada de Romário suprirá a saída de Zeca, que processou o Santos na Justiça na última semana e não deve mais jogar com a camisa do clube de Vila Belmiro.

Vale destacar que o Estatuto Social do Peixe impede o presidente Modesto Roma Júnior de comprar ou vender jogadores nos últimos três meses de mandato, sem a autorização do Conselho Deliberativo e o parecer favorável do Conselho Fiscal. Porém, como Romário virá de graça a partir de janeiro, o Peixe não vai adquirir seus direitos econômicos, burlando o artigo.

Fonte: http://www.msn.com/pt-br

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

No Congresso, novo Refis perde R$ 6,4 bi da arrecadação prevista pelo governo 


BRASÍLIA – O governo vai perder 49,23% (R$ 6,4 bilhões) da arrecadação prevista inicialmente com o mais recente programa de parcelamento de débitos tributários, conhecido como o novo Refis. Quando a medida provisória (MP) que cria o programa foi enviada ao Congresso, a equipe econômica previa uma arrecadação de R$ 13 bilhões, mas o valor vai cair para R$ 6,6 bilhões em 2017, se confirmada a estimativa feita nesta quinta-feira, 5, pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Em São Paulo, Meirelles previu uma perda de R$ 3 bilhões na arrecadação deste ano com o projeto aprovado nesta quinta-feira pelo Senado Federal. Segundo informou o Ministério da Fazenda, a previsão do ministro Meirelles leva em consideração a última estimativa disponível pela área técnica de uma arrecadação de R$ 9,6 bilhões em 2017 com base em dados de setembro. No último relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas do Orçamento, o governo previa uma arrecadação de R$ 8,8 bilhões.

++RELEMBRE Câmara conclui votação do Refis com perdão a igrejas e veto a suspeitos de corrupção

Desde o início do envio da MP ao Congresso, foi grande a controvérsia em torno das previsões de perda do Refis. Uma queda de braço ocorreu entre os parlamentares defensores de um perdão maior com a MP e os técnicos do governo.

Os deputados alegaram que a Receita exagerara na previsão de perda de arrecadação na tentativa de barrar a votação da MP com os descontos generosos.

Na área técnica do governo, o desconforto é grande com as previsões. Na semana passada, a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, havia informado que a perda de arrecadação com o texto-base da MP aprovado na Câmara seria de R$ 5 bilhões.

Cálculos da área técnica obtidos na época pelo Broadcast indicavam uma perda maior, de até R$ 5,6 bilhões. A MP aprovada pelos senadores é praticamente idêntica ao texto-base aprovado pelos deputados, já que os senadores retiraram as emendas incluídas pela Câmara.

Fonte: MSN

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Resultados da 18º Rodada da Serie B


Politica

Deputados votam denúncia contra Temer

A Câmara dos Deputados decide nesta quarta-feira (2) o futuro da denúncia contra o presidente Michel Temer apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Se 342 parlamentares concordarem com o encaminhamento do processo, a acusação segue para o plenário do STF — onde o presidente pode virar alvo de uma ação e ser afastado do cargo. No resultado oposto, a denúncia é arquivada. Mas antes da decisão em si, Temer tem outro desafio: garantir quórum suficiente para a abertura da votação.

Fonte: http://www.msn.com/pt-br

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Editorial

          Olá pessoal, que curte nosso blog, estamos finalizando o mês de Junho, mês este que foi cheio de festa de comemoração, principalmente na região Nordeste, pois os festejos juninos são muito tradicionais.
          Tive a oportunidade de estar em um dos estados onde o festejo junino corre forte no sangue, estive em Pernambuco onde acontece um dos maiores São João do Brasil, que é em Caruaru.

          Realmente nossa cultura vive e pulsa muito forte mesmo hoje na era da tecnologia nossas raizes sobrevive, isso que é o mais importante.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

1º Rodada


Esporte

Campeonatos estaduais acabando, vem ai o campeonato mais democrático e disputados do mundo, o nosso campeonato Brasileiro de futebol, conheça as vinte equipes da primeira divisão:

Atlético (GO)
Atlético (MG)
Atlético (PR)
Avai (SC)
Bahia (BA)
Botafogo (RJ)
Chapecoence (SC)
Corinthias (SP)
Coritiba (PR)
Cruzeiro (MG)
Flamengo (RJ)
Fuminense (RJ)
Grêmio (RS)
Palmeiras (SP)
Ponte Preta (SP)
Santos (SP)
São Paulo (SP)
Sport (PE)
Vasco (RJ)
Vitória (BA)


quarta-feira, 3 de maio de 2017

INSS deve suspender empréstimos que comprometam mais de 30% da renda de aposentados


O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) conseguiu decisão liminar, na Justiça Federal, que obriga o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e 14 instituições financeiras a suspenderem imediatamente os débitos de empréstimos que extrapolem a margem consignável (30%) das folhas de pagamento de aposentados e pensionistas. "Hoje os titulares de benefícios não têm mais renda, estão todos comprometidos, violando a lei", afirma o procurador da República Oscar Costa Filho, autor da ação civil pública que possibilitou a decisão.
   
Oscar Costa Filho acrescenta que o sequestro da renda começa dentro do próprio INSS, autorizando empréstimos, além do que a lei permite. "O INSS quem conhece a realidade e deveria saber que a regra é o não comprometimento da renda. É algo generalizado. Excepcionalmente você tem alguém que não está com a renda comprometida. Isso é uma crise humanitária", ressalta.

Na ação, o MPF-CE apontou irregularidades quanto às regras que determinam a observância do percentual de 30% para os empréstimos consignados em folha de pagamento dos titulares de benefícios de aposentadoria e pensão do INSS, excluídos os 5% relativos às operações de cartão de crédito.
  
Na liminar, a Justiça Federal determina ainda às instituições financeiras a suspensão de quaisquer restrições cadastrais em relação aos titulares dos benefícios previdenciários que tenham como fundamento eventuais inadimplências das operações financeiras.

Além disso, também deverão ser suspensos os débitos em conta decorrentes de empréstimos firmados com os titulares de benefícios previdenciários que tenham como fundamento eventuais inadimplências das operações financeiras que não obedeçam ao limite da margem consignável prevista em lei.
    
Além do INSS, são rés na ação as seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco, HSBC, Banco BMG, Itaú Unibanco, Banco Mercantil do Brasil, Banco Cooperativo Sicredi, Banco Cooperativo do Brasil, Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Banco do Estado de Sergipe e Banco de Brasília (BRB).

Fonte: O povo


Editorial

Mês de Maio!!!

O mês de maio é o mês da família. Igrejas, escolas e instituições sociais reforçam o papel da família para a formação do ser humano e de uma sociedade mais organizada. Mudanças de comportamentos e de relacionamentos intra-familiares têm provocado efeitos bastante negativos. A família forma a unidade básica da organização social na nossa sociedade. Ela representa o pré-requisito de um sistema social estável.

Muitos cientistas sociais percebem um declínio da família como instituição social e sustentam que a família tem perdido sua autoridade moral e seu sentido de responsabilidade. Segundo esses cientistas, somente voltando aos valores da família tradicional, é possível deter o declínio moral. A família tradiconal é composta por um casal heterossexual casado, e formada por um único domicílio monofamiliar. Ou seja, o pai (marido), a mãe (esposa) e os filhos.

A primeira referência social que a criança tem é a família. É nela que começam os primeiros parâmetros que servirão para a formação de caráter, de comportamentos e de valores. No entanto, a estrutura familiar tem sido “desmontada” ao longo dos anos, com aumento no número de divórcios, a ausência do pai e mãe que trabalham fora, e, ainda, a forte influência que exercem os meios de comunicações, principalmente a televisão e a internet. 

domingo, 16 de abril de 2017

Ceará vence o Guarani de Juazeiro no Castelão e conquista vantagem para chegar à final do Campeonato Cearense 


O Ceará deu um passo importante para disputar a final do Campeonato Cearense. Após um frustrante empate sem gols no primeiro jogo, o Alvinegro venceu o Guarani de Juazeiro por 2x0, no 2º confronto da semifinal do Campeonato Cearense, realizado na tarde deste domingo, na Arena Castelão.

Com o resultado, o Vovô conquistou a vantagem de jogar por um empate no 3º e último jogo entre as equipes será realizado no próximo sábado, as 16h, na Arena Castelão. Ao Guaraju, resta vencer a próxima partida para forçar a decisão da vaga pela disputa por pênaltis.

Os gols da vitória do Alvinegro foram marcados na reta final do jogo. Aos 38 do 2º tempo, Lelê - que havia entrado há pouco tempo em campo - recebeu na área pela esquerda, chutou para o meio e bateu rasteiro, no canto. Aos 44 do 2º tempo, Magno Alves sacramentou a vitória alvinegra, ao receber passa na entrada da área e finalizar com um chute cruzado de esquerda, longe do alcance do goleiro Léo.

Fonte: O povo

EUA pode ter sabotado com ciberataque míssil de Pyongyang

Os Estados Unidos teriam sabotado com ciberataques o teste de míssil da Coreia do Norte realizado ontem (15), que acabou falhando. A teoria que está circulando na web e nos jornais britânicos é do político conservador Malcom Rifkind, ex-ministro das Relações Exteriores e ex-ministro da Defesa no governo de John Major.

De acordo com ele, o teste de ontem e todos os outros realizados pela Coreia do Norte que falharam teriam sido sabotados por hackers do governo norte-americano.

“O teste pode ter falhado porque o sistema não conseguiu funcionar ou porque os EUA, aplicando métodos de ciberataques, conseguiram em várias ocasiões interromper esse tipo de atividade”, disse o ex-chanceler britânico.

O jornal “The Daily Telegraph” relembrou que, em 2014, o então presidente Barack Obama ordenou a intensificação dos trabalhos de hackers para minar a capacidade bélica da Coreia do Norte através de métodos cibernéticos.   

Nesta manhã (16), um conselheiro da Casa Branca disse à agência AP que os EUA tinham o controle da situação antes e depois do teste balístico. A Coreia do Norte realizou um teste de míssil balístico na noite de ontem (15), mas o dispositivo falhou.

O teste ocorreu um dia após o regime de Pyongyang celebrar o “Dia do Sol” e os 105 anos do nascimento de Kim il-sung, fundador da república norte-coreana e considerado “presidente eterno”. Para comemorar a data, foi realizado um desfile militar, no qual as autoridades fizeram questão de exibir seu potencial bélico, em uma provocação aos Estados Unidos.  

O presidente norte-americano, Donald Trump, foi informado do teste, mas não quis comentar o fato, de acordo com a Casa Branca, em uma escolha técnica de não dar tanta atenção às ações do líder norte-coreano, Kim jong-un. Segundo um especialista do Pentágono, o míssil lançado na noite de ontem era de médio alcance e explodiu cerca de quatro segundos após seu lançamento.

Na semana passada, os EUA e a Coreia do Norte trocaram provocações e ameaças de uma guerra nuclear, elevando o clima de tensão na península coreana. Países da região, como a China, Japão e Rússia, pediram calma e que as duas nações evitem um confronto militar. O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, iniciou no fim de semana uma viagem de 10 dias pela Ásia, durante a qual se reunirá com aliados.

Fonte: O povo

Por que a Síria de Bashar al-Asad é tão importante para Rússia de Vladimir Putin 

A atitude do presidente russo Vladimir Putin de apoiar o regime de Bashar al-Asad na Síria tem incomodado cada vez mais o Ocidente. Na terça-feira, os chanceleres do G7, grupo que reúne as nações mais industrializadas do planeta, alegaram não terem a intenção de "isolar ainda mais a Rússia no cenário internacional" ao decidirem não impor novas sanções contra Moscou por sua aliança com o governo sírio.
No entanto, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, está em Moscou para pressionar o presidente Vladimir Putin a parar de apoiar Asad, a quem o Ocidente acusa de ter realizado um ataque com armas químicas contra civis na semana passada .


Os esforços de Tillerson, que, no passado, tinha boas relações com o Kremlin, podem ter resultados irrelevantes - não só porque os russos já não veem mais riscos de sanções prejudiciais, como também pelo profundo compromisso de Putin com a Síria.
O presidente russo não está necessariamente ligado a Asad. Ele inclusive chegou a criticá-lo durante entrevista ao jornal alemão Bild, em 2016. "(Asad) cometeu muitos erros durante o conflito. Vocês e eu sabemos que o conflito não teria alcançado tal amplitude se desde o início não tivesse sido alimentado a partir do exterior por enormes quantidades de dinheiro, armas e combatentes", disse Putin na época.
Mas certamente o presidente russo não quer ver o colapso do governo de um país no qual tem interesses estratégicos, políticos e pessoais, além de ter feito um grande investimento militar e econômico.

Estratégia


"A intervenção na Síria, combinada com a vitória eleitoral de Donald Trump nos Estados Unidos (que muitos atribuem a uma manipulação de Moscou) é o maior sucesso de Putin nos últimos anos", disse Famil Isamilov, editor de notícias do serviço russo da BBC.
© AFP A base aérea de Khmeimim é um projeto a longo prazo nos planos militares russos na Síria
Após as sanções impostas pelo governo do ex-presidente Barack Obama e da União Europeia, depois da anexação da Crimeia e do conflito na Ucrânia, o Ocidente tinha virado as costas para Moscou. A Rússia estava a caminho de se tornar um país isolado.
"Com a sua intervenção na Síria, Putin deu as costas a essa situação. Ele abriu um espaço internacional de prestígio para ele e para a Rússia", disse Ismailov. "Ele era um líder na luta contra o terrorismo, bem como o único capaz de resistir à imposição dos Estados Unidos no mundo."
© Reuters Putin é um aliado do governo sírio, mas não necessariamente de Al Asad
O analista de política internacional e especialista no Oriente Médio, Mariano Aguirre, concorda que a última coisa que Moscou quer é deixar que o governo sírio caia e que o poder possa ser tomado por um ou mais grupos jihadistas.
"Moscou teme que a Síria se torne uma 'zona livre' para este tipo de milícias e que elas passem a coordenar e operar com radicais islâmicos na Rússia", disse o analista internacional à BBC Mundo.
"Em princípio, (Putin) se recusa a aceitar que há uma 'mudança de regime' político através da força - como aconteceu na Líbia em 2011 - e menos ainda que a mudança possa ser conduzida a partir do Ocidente", disse Aguirre.

Política


Em termos de interesses políticos, Putin equilibra dois elementos: nacionais e internacionais.
Quanto à política externa, com a sua aliança com o governo na Síria, a Rússia retorna à briga pelo Oriente Médio, depois de estar muito tempo marginalizada.


"O regime sírio, não necessariamente Bashar al Assad, é um aliado na região onde você quer ganhar peso", Aguirre disse, embora afirme que esse peso é relativo.
"Os poderes verdadeiros na região são locais: Irã, Israel, Arábia Saudita e Turquia. Nem os Estados Unidos nem a Europa ou a Rússia têm hoje o peso que teve nos dois séculos anteriores", explicou. "Hoje, a influência é conseguida através de alianças com as autoridades locais".
Embora isso seja complicado pela volatilidade e complexidade de interesses, Famil Ismailov assegurou que Moscou está surgindo como um "player" importante na região.
"Muitos países do Oriente Médio têm se voltado para a Rússia para dar assessoria, treinamento e armas", disse o editor do serviço russo da BBC.
"Em primeiro lugar, o Irã é praticamente o mais forte aliado de Moscou. Mas representantes do governo na Líbia, Egito e Líbano recentemente também viajaram a Moscou", disse ele.
O rei da Jordânia viajou em janeiro para formular estratégias para combater o terrorismo na região e discutir questões de cooperação econômica.
Mesmo a Arábia Saudita, vista como o país da região mais próximo do Ocidente, iniciou negociações com a Rússia pela primeira vez em muitos anos para procurar estabilizar o mercado de petróleo.


Mas, para além desta nova estrutura no cenário internacional, o que acontece internamente é que a sua imagem dentro da Rússia é muito importante para o presidente.
© Reuters Secretário de Estado americano, Rex Tillerson, chegou a Moscou com o objectivo de pressionar Putin a ficar longe do regime sírio
Do ponto de vista russo, "é aquele que apostou na luta contra o Estado Islâmico quando o Ocidente não poderia encontrar soluções e é visto como o único que está fazendo algo contra o terrorismo", disse Famil Ismailov.
Apesar de setores da oposição classificarem seu governo como repressivo, Putin restaurou o orgulho do povo russo, afirma Famil Ismailov. "Ele é visto como o único que pode impedir o ataque constante da visão americana de mundo."
© EPA Almirante Kuznetsov e outros navios russos ao longo da costa síria

Militar


A intervenção na Síria não traz qualquer benefício militar, disse à BBC Mariano Aguirre. No entanto, a Rússia "estrategicamente disputa com os Estados Unidos para ser uma potência global."
Um dos problemas que a Rússia tem para se projetar como uma potência militar tem sido a idade de seus equipamentos bélicos e a falta de preparo do seu exército.
Para Famil Ismailov, o cenário sírio tem servido para a Rússia desenvolver e testar suas novas armas, e tem sido um treino excelente para os militares, especialmente para as unidades especiais.
"Sua frota naval lançou a partir do mar Cáspio com novos mísseis de longo alcance que sobrevoaram o território iraniano e iraquiano e fizeram um impacto considerável e preciso em alvos na Síria. Esses ataques foram considerados um grande sucesso, do ponto de vista militar e de prestígio."
Além disso, a Rússia enviou ao Mediterrâneo uma frota naval que escoltou o porta-aviões Kuznetsov à costa da Síria.
Embora o Kuznetsov seja uma embarcação velha, ele está servindo para lançar voos de reconhecimento e ataque. Mais importante ainda é que sua equipe está recebendo treinamento em um conflito atual, o que não se compara a uma academia.

Econômico


A aventura na Síria "é uma grande despesa", na opinião de Mariano Aguirre, "e com um custo político numa forte crescente, dado que 20% da sociedade russa se opõe ao envolvimento na guerra na Síria."
O encargo financeiro é particularmente oneroso porque a economia russa continua a depender fundamentalmente de petróleo.
© AFP Putin tem um grande capital político, estratégico e pessoal investido em seus laços com o governo sírio© Reuters Rey Abdalá, da Jordânia, tem sido um dos muitos líderes do Oriente Médio que visitaram Putin em Moscou


Neste contexto, é talvez uma sorte que o G7 decidiu não impor novas sanções contra Moscou. Ele explicou que o grupo de nações não teve a intenção de isolar a Rússia.
Mas também pode ser um reconhecimento à presença de Putin na Síria após o grande investimento a longo prazo que foi feito e comprovado com a construção de bases militares e melhorias de outras.
A base aérea de Khmeimim, na costa do Mediterrâneo, foi construída em 2015. Embora ela compartilhe algumas instalações com a Força Aérea da Síria, o acesso a ela é exclusivo para funcionários russos.
© EPA É uma questão de quem é mais "macho"? As figuras de cerade Trump e Putin em exposição na Bulgária
Moscou assinou um contrato de arrendamento com a Síria por 49 anos, renováveis ​​por 25 anos - o primeiro pacto desse tipo a longo prazo no país.
Além disso, a base naval em Tartus, antes uma pequena instalação para manter a frota russa, foi expandida para funções completas de reabastecimento e manutenção, sem a necessidade de navios de guerra precisarem voltar para sua base no Mar Negro através dos estreitos turcos.
Pela primeira vez, a Rússia juntou empresas privadas para operações, treinamento e segurança, disse Ismailov. Elas são compostas de militares aposentados que voltaram a atuar por contratos lucrativos.
Além disso, "as armas russas são fortes no mercado e suas vendas estão no céu", disse ele.

Pessoal


O aspecto pessoal é um dos fatores cruciais na incursão de Vladimir Putin no conflito sírio.
Preservar o seu legado, seu prestígio e seu orgulho são grandes motivações para o presidente, cujo ego e narcisismo têm sido objeto de análise constante na imprensa.
O ponto é que os Estados Unidos acabam de eleger um presidente com um ego e narcisismo comparável.
Em um confronto de dois presidentes, ninguém vai dar o braço a torcer facilmente. De acordo com Ismailov, "é uma questão de quem é mais 'macho'".
Pelo menos na Rússia, não está claro quem é: "Para muitos russos, Putin é o homem do momento", disse o editor do serviço russo da BBC.
Sendo assim, Mariano Aguirre não acredita que a política de Putin na Síria vai mudar em breve.
"Inicialmente, não acho que ele recuou. A sua credibilidade perante a sociedade russa está em questão", concluiu o analista.

Fonte: http://www.msn.com/pt-br

Dilma usará entrevista de Temer como prova contra impeachment

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff vai protocolar nesta segunda-feira (17) uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) usando uma entrevista do presidente Michel Temer à TV Bandeirantes como prova para contestar o impeachment da petista. Para os defensores de Dilma, a fala de Temer mostra que o processo de impeachment teve desvio de finalidade em sua origem.

Dilma foi afastada definitivamente da Presidência da República no dia 31 de agosto de 2016, por 61 votos a 20 no Senado. Na entrevista, veiculada na noite deste sábado (15), Michel Temer relembra uma conversa mantida com o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na época alvo de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara.

Em dezembro de 2015, a bancada do PT na Câmara decidiu fechar questão contra Cunha no conselho, se posicionando a favor da continuidade do processo de cassação do peemedebista. Cunha decidiu então aceitar o pedido de impeachment contra Dilma, feito pelos juristas Hélio Bicudo,
Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal. O peemedebista disse à época que a aceitação do pedido tinha “natureza técnica”.

“Eu vejo o noticiário, dizendo que o presidente do PT e os três membros do PT se insurgiram e votariam contra (Cunha). Quando foi 15h da tarde, ele (Cunha) me ligou e disse: ‘Tudo aquilo que eu disse (de arquivar os pedidos de impeachment de Dilma) não vale, porque agora vou chamar a imprensa e vou dar início ao processo de impedimento'”, relatou Temer.

Por 11 a 9, o Conselho de Ética acabou aprovando um relatório que pedia a continuidade do processo contra Cunha. Para Temer, se o PT tivesse votado a favor de Cunha, “era muito provável que a senhora presidente continuasse” no cargo.

Indagado por um repórter se a história teria sido outra se Cunha tivesse conseguido os três votos do PT no conselho, Temer respondeu: “Seria outra, é verdade”.

Durante a entrevista, o presidente disse que contou o episódio para revelar que Cunha não iniciou o processo de impedimento de Dilma por sua causa. “Eu jamais militei pra derrubar a senhora presidente da República”, enfatizou Temer.


Fonte: http://www.msn.com/pt-br

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Mensagem!!!


Confira o que funciona em Fortaleza no feriado da Semana Santa

Além dos festejos religiosos, na quinta-feira, 13, comemoram-se os 291 anos da Capital cearense e por essa razão órgãos municipais não irão funcionar


Pela tradição católica, as celebrações da Semana Santa iniciam nos três dias que antecedem o domingo de Páscoa, formando o Tríduo Pascal. No entanto, apenas a Sexta-Feira Santa, data em que é celebrada a paixão e morte de Jesus Cristo, é considerada feriado.  
 
Além dos festejos religiosos, na quinta-feira, 13, comemoram-se os 291 anos da Capital cearense e por essa razão órgãos municipais não irão funcionar.
 
Veja o que funciona e o que não abre em Fortaleza durante este período:
 
Bancos 
Quinta-feira, 13, os bancos funcionarão em horário normal. Somente no feriado Santo é que não haverá atendimento. 
 
Postos de Saúde
Durante o feriado da Semana Santa, as unidades de saúde (hospitais e UPAs) e SAMU funcionarão todos os dias em horário normal, em regime de plantão. Os postos de saúde, CAPS e Policlínica do Jangurussu fecham a partir desta quinta-feira, 13, devido ao ponto facultativo do aniversário de Fortaleza e retornam às atividades na segunda-feira, 17 de abril.
 
Centro 
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), as lojas fecharão apenas no feriado de sexta-feira, 14. Quinta-feira e fim de semana horário normal.
 
Padarias 
As padarias funcionarão em horário normal durante o feriado, de acordo com o sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias do Ceará (Sindpan-CE).
 
Supermercados 
De acordo com a Associação Cearense de Supermercados, os estabelecimentos funcionarão em horário normal durante esse período.
 
Postos de combustível 
Não haverá alteração no horário de funcionamento dos postos de combustíveis em Fortaleza.
 
Cagece 
O órgão funcionará em regime de plantão durante a Semana Santa. As lojas de atendimento funcionam normalmente na quinta-feira, 13 e fecharão durante o feriado de sexta.  
 
Enel 
A Enel Distribuição Ceará terá esquema especial de atendimento para o feriado da Semana Santa. A companhia manterá equipes de plantão em pontos estratégicos em todo o Estado. No total, 299 viaturas e 754 pessoas – operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros – estarão trabalhando durante o período. A área de atendimento ao cliente funcionará normalmente, 24 horas por dia. As lojas de atendimento estarão fechadas durante o feriado e voltarão a funcionar normalmente na segunda, 17.
 
Shoppings
Iguatemi Fortaleza: quinta-feira, 13: funcionamento normal; sexta-feira, 14: lojas fechadas, apenas a praça de alimentação e Lojas Americanas em funcionamento de 10h30 as 22h e os cinemas de 12h30 a 0h. Sábado e domingo com horários normais de funcionamento.  
 
Parangaba: quinta-feira, 13: funcionamento normal; Sexta-feira, 14: Praça de Alimentação e opções de lazer (Game Station, Cinema e Exposição Gigantes da Era do Gelo) do Shopping funcionarão das 11h às 22h. Sábado e domingo funcionamento normal do shopping. 
 
North Shopping Fortaleza: quinta-feira, 13: funcionamento normal; sexta-feira, 14: Lojas e quiosques fechados, apenas praça de alimentação em funcionamento de 11h as 22h. Lojas Americanas de 11h as 21h e Supermecado Lagoa de 7h as 21h. Sábado e domingo funcionamento normal.  
 
North Shopping Jóquei: quinta-feira, 13: funcionamento normal; sexta-feira, 14: Lojas e quiosques fechados, apenas praça de alimentação em funcionamento de 11h às 22h. Smartfit aberta das 9h às 15h. Sábado e domingo funcionamento normal.
 
Via Sul Shopping: quinta-feira, 13: funcionamento normal; sexta-feira, 14: Lojas e quiosques fechados, apenas praça de alimentação em funcionamento das 11h às 22h. Lojas Americanas de 10h as 20h e Supermecado Lagoa das 7h às 21h. Sábado e domingo funcionamento normal.    
 
Shopping Aldeota: quinta-feira, 13: funcionamento normal. Sexta-feira, 14: Lojas fechadas e praça de alimentação funcionando das 11h às 22h. Sábado e domingo em funcionamento normal. 
 
DelPaseo: quinta-feira, 13: funcionamento normal. Sexta-feira, 14: lojas fechadas e praça de alimentação funcionando das 11h às 22h. Cinema abre a partir das 13h. Sábado e domingo com funcionamento normal.
 
RioMar Fortaleza: quinta-feira, 13: Funcionamento normal. Sexta-feira, 14: Lojas e quiosques estarão fechados e as preças de alimentação funcionarão das 10h às 22h. Sábado e domingo funcionarão em horário normal.
 
RioMar Kennedy: quinta-feira, 13: funcionamento normal. Sexta-feira, 14: Lojas e quiosques estarão fechados e as preças de alimentação funcionarão das 10h às 22h. Sábado e domingo funcionarão em horário normal. 

Fonte: O povo

Semana Santa!!!

Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo o evangelho, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua PaixãoMorte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

Segunda-Feira Santa

É o segundo dia da Semana Santa, seguinte ao Domingo de Ramos, no qual se recorda a prisão de Jesus Cristo.

Terça-Feira Santa

É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. E muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.

Quarta-Feira Santa

É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.

Quinta-Feira Santa

É o quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para celebrar a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os santos óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Ordenação de Padres e Bispos, Crisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma.
Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento (ou "ordenança") segundo algumas denominações cristãs, e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é presointerrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.
A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão

É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação LitúrgicaPaixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 14 passagens da Bíblia (7 leituras e 7 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.

Domingo de Páscoa

É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte, ressuscita e mostra o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.

Fonte: wikipedia