domingo, 16 de abril de 2017

Ceará vence o Guarani de Juazeiro no Castelão e conquista vantagem para chegar à final do Campeonato Cearense 


O Ceará deu um passo importante para disputar a final do Campeonato Cearense. Após um frustrante empate sem gols no primeiro jogo, o Alvinegro venceu o Guarani de Juazeiro por 2x0, no 2º confronto da semifinal do Campeonato Cearense, realizado na tarde deste domingo, na Arena Castelão.

Com o resultado, o Vovô conquistou a vantagem de jogar por um empate no 3º e último jogo entre as equipes será realizado no próximo sábado, as 16h, na Arena Castelão. Ao Guaraju, resta vencer a próxima partida para forçar a decisão da vaga pela disputa por pênaltis.

Os gols da vitória do Alvinegro foram marcados na reta final do jogo. Aos 38 do 2º tempo, Lelê - que havia entrado há pouco tempo em campo - recebeu na área pela esquerda, chutou para o meio e bateu rasteiro, no canto. Aos 44 do 2º tempo, Magno Alves sacramentou a vitória alvinegra, ao receber passa na entrada da área e finalizar com um chute cruzado de esquerda, longe do alcance do goleiro Léo.

Fonte: O povo

EUA pode ter sabotado com ciberataque míssil de Pyongyang

Os Estados Unidos teriam sabotado com ciberataques o teste de míssil da Coreia do Norte realizado ontem (15), que acabou falhando. A teoria que está circulando na web e nos jornais britânicos é do político conservador Malcom Rifkind, ex-ministro das Relações Exteriores e ex-ministro da Defesa no governo de John Major.

De acordo com ele, o teste de ontem e todos os outros realizados pela Coreia do Norte que falharam teriam sido sabotados por hackers do governo norte-americano.

“O teste pode ter falhado porque o sistema não conseguiu funcionar ou porque os EUA, aplicando métodos de ciberataques, conseguiram em várias ocasiões interromper esse tipo de atividade”, disse o ex-chanceler britânico.

O jornal “The Daily Telegraph” relembrou que, em 2014, o então presidente Barack Obama ordenou a intensificação dos trabalhos de hackers para minar a capacidade bélica da Coreia do Norte através de métodos cibernéticos.   

Nesta manhã (16), um conselheiro da Casa Branca disse à agência AP que os EUA tinham o controle da situação antes e depois do teste balístico. A Coreia do Norte realizou um teste de míssil balístico na noite de ontem (15), mas o dispositivo falhou.

O teste ocorreu um dia após o regime de Pyongyang celebrar o “Dia do Sol” e os 105 anos do nascimento de Kim il-sung, fundador da república norte-coreana e considerado “presidente eterno”. Para comemorar a data, foi realizado um desfile militar, no qual as autoridades fizeram questão de exibir seu potencial bélico, em uma provocação aos Estados Unidos.  

O presidente norte-americano, Donald Trump, foi informado do teste, mas não quis comentar o fato, de acordo com a Casa Branca, em uma escolha técnica de não dar tanta atenção às ações do líder norte-coreano, Kim jong-un. Segundo um especialista do Pentágono, o míssil lançado na noite de ontem era de médio alcance e explodiu cerca de quatro segundos após seu lançamento.

Na semana passada, os EUA e a Coreia do Norte trocaram provocações e ameaças de uma guerra nuclear, elevando o clima de tensão na península coreana. Países da região, como a China, Japão e Rússia, pediram calma e que as duas nações evitem um confronto militar. O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, iniciou no fim de semana uma viagem de 10 dias pela Ásia, durante a qual se reunirá com aliados.

Fonte: O povo

Por que a Síria de Bashar al-Asad é tão importante para Rússia de Vladimir Putin 

A atitude do presidente russo Vladimir Putin de apoiar o regime de Bashar al-Asad na Síria tem incomodado cada vez mais o Ocidente. Na terça-feira, os chanceleres do G7, grupo que reúne as nações mais industrializadas do planeta, alegaram não terem a intenção de "isolar ainda mais a Rússia no cenário internacional" ao decidirem não impor novas sanções contra Moscou por sua aliança com o governo sírio.
No entanto, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, está em Moscou para pressionar o presidente Vladimir Putin a parar de apoiar Asad, a quem o Ocidente acusa de ter realizado um ataque com armas químicas contra civis na semana passada .


Os esforços de Tillerson, que, no passado, tinha boas relações com o Kremlin, podem ter resultados irrelevantes - não só porque os russos já não veem mais riscos de sanções prejudiciais, como também pelo profundo compromisso de Putin com a Síria.
O presidente russo não está necessariamente ligado a Asad. Ele inclusive chegou a criticá-lo durante entrevista ao jornal alemão Bild, em 2016. "(Asad) cometeu muitos erros durante o conflito. Vocês e eu sabemos que o conflito não teria alcançado tal amplitude se desde o início não tivesse sido alimentado a partir do exterior por enormes quantidades de dinheiro, armas e combatentes", disse Putin na época.
Mas certamente o presidente russo não quer ver o colapso do governo de um país no qual tem interesses estratégicos, políticos e pessoais, além de ter feito um grande investimento militar e econômico.

Estratégia


"A intervenção na Síria, combinada com a vitória eleitoral de Donald Trump nos Estados Unidos (que muitos atribuem a uma manipulação de Moscou) é o maior sucesso de Putin nos últimos anos", disse Famil Isamilov, editor de notícias do serviço russo da BBC.
© AFP A base aérea de Khmeimim é um projeto a longo prazo nos planos militares russos na Síria
Após as sanções impostas pelo governo do ex-presidente Barack Obama e da União Europeia, depois da anexação da Crimeia e do conflito na Ucrânia, o Ocidente tinha virado as costas para Moscou. A Rússia estava a caminho de se tornar um país isolado.
"Com a sua intervenção na Síria, Putin deu as costas a essa situação. Ele abriu um espaço internacional de prestígio para ele e para a Rússia", disse Ismailov. "Ele era um líder na luta contra o terrorismo, bem como o único capaz de resistir à imposição dos Estados Unidos no mundo."
© Reuters Putin é um aliado do governo sírio, mas não necessariamente de Al Asad
O analista de política internacional e especialista no Oriente Médio, Mariano Aguirre, concorda que a última coisa que Moscou quer é deixar que o governo sírio caia e que o poder possa ser tomado por um ou mais grupos jihadistas.
"Moscou teme que a Síria se torne uma 'zona livre' para este tipo de milícias e que elas passem a coordenar e operar com radicais islâmicos na Rússia", disse o analista internacional à BBC Mundo.
"Em princípio, (Putin) se recusa a aceitar que há uma 'mudança de regime' político através da força - como aconteceu na Líbia em 2011 - e menos ainda que a mudança possa ser conduzida a partir do Ocidente", disse Aguirre.

Política


Em termos de interesses políticos, Putin equilibra dois elementos: nacionais e internacionais.
Quanto à política externa, com a sua aliança com o governo na Síria, a Rússia retorna à briga pelo Oriente Médio, depois de estar muito tempo marginalizada.


"O regime sírio, não necessariamente Bashar al Assad, é um aliado na região onde você quer ganhar peso", Aguirre disse, embora afirme que esse peso é relativo.
"Os poderes verdadeiros na região são locais: Irã, Israel, Arábia Saudita e Turquia. Nem os Estados Unidos nem a Europa ou a Rússia têm hoje o peso que teve nos dois séculos anteriores", explicou. "Hoje, a influência é conseguida através de alianças com as autoridades locais".
Embora isso seja complicado pela volatilidade e complexidade de interesses, Famil Ismailov assegurou que Moscou está surgindo como um "player" importante na região.
"Muitos países do Oriente Médio têm se voltado para a Rússia para dar assessoria, treinamento e armas", disse o editor do serviço russo da BBC.
"Em primeiro lugar, o Irã é praticamente o mais forte aliado de Moscou. Mas representantes do governo na Líbia, Egito e Líbano recentemente também viajaram a Moscou", disse ele.
O rei da Jordânia viajou em janeiro para formular estratégias para combater o terrorismo na região e discutir questões de cooperação econômica.
Mesmo a Arábia Saudita, vista como o país da região mais próximo do Ocidente, iniciou negociações com a Rússia pela primeira vez em muitos anos para procurar estabilizar o mercado de petróleo.


Mas, para além desta nova estrutura no cenário internacional, o que acontece internamente é que a sua imagem dentro da Rússia é muito importante para o presidente.
© Reuters Secretário de Estado americano, Rex Tillerson, chegou a Moscou com o objectivo de pressionar Putin a ficar longe do regime sírio
Do ponto de vista russo, "é aquele que apostou na luta contra o Estado Islâmico quando o Ocidente não poderia encontrar soluções e é visto como o único que está fazendo algo contra o terrorismo", disse Famil Ismailov.
Apesar de setores da oposição classificarem seu governo como repressivo, Putin restaurou o orgulho do povo russo, afirma Famil Ismailov. "Ele é visto como o único que pode impedir o ataque constante da visão americana de mundo."
© EPA Almirante Kuznetsov e outros navios russos ao longo da costa síria

Militar


A intervenção na Síria não traz qualquer benefício militar, disse à BBC Mariano Aguirre. No entanto, a Rússia "estrategicamente disputa com os Estados Unidos para ser uma potência global."
Um dos problemas que a Rússia tem para se projetar como uma potência militar tem sido a idade de seus equipamentos bélicos e a falta de preparo do seu exército.
Para Famil Ismailov, o cenário sírio tem servido para a Rússia desenvolver e testar suas novas armas, e tem sido um treino excelente para os militares, especialmente para as unidades especiais.
"Sua frota naval lançou a partir do mar Cáspio com novos mísseis de longo alcance que sobrevoaram o território iraniano e iraquiano e fizeram um impacto considerável e preciso em alvos na Síria. Esses ataques foram considerados um grande sucesso, do ponto de vista militar e de prestígio."
Além disso, a Rússia enviou ao Mediterrâneo uma frota naval que escoltou o porta-aviões Kuznetsov à costa da Síria.
Embora o Kuznetsov seja uma embarcação velha, ele está servindo para lançar voos de reconhecimento e ataque. Mais importante ainda é que sua equipe está recebendo treinamento em um conflito atual, o que não se compara a uma academia.

Econômico


A aventura na Síria "é uma grande despesa", na opinião de Mariano Aguirre, "e com um custo político numa forte crescente, dado que 20% da sociedade russa se opõe ao envolvimento na guerra na Síria."
O encargo financeiro é particularmente oneroso porque a economia russa continua a depender fundamentalmente de petróleo.
© AFP Putin tem um grande capital político, estratégico e pessoal investido em seus laços com o governo sírio© Reuters Rey Abdalá, da Jordânia, tem sido um dos muitos líderes do Oriente Médio que visitaram Putin em Moscou


Neste contexto, é talvez uma sorte que o G7 decidiu não impor novas sanções contra Moscou. Ele explicou que o grupo de nações não teve a intenção de isolar a Rússia.
Mas também pode ser um reconhecimento à presença de Putin na Síria após o grande investimento a longo prazo que foi feito e comprovado com a construção de bases militares e melhorias de outras.
A base aérea de Khmeimim, na costa do Mediterrâneo, foi construída em 2015. Embora ela compartilhe algumas instalações com a Força Aérea da Síria, o acesso a ela é exclusivo para funcionários russos.
© EPA É uma questão de quem é mais "macho"? As figuras de cerade Trump e Putin em exposição na Bulgária
Moscou assinou um contrato de arrendamento com a Síria por 49 anos, renováveis ​​por 25 anos - o primeiro pacto desse tipo a longo prazo no país.
Além disso, a base naval em Tartus, antes uma pequena instalação para manter a frota russa, foi expandida para funções completas de reabastecimento e manutenção, sem a necessidade de navios de guerra precisarem voltar para sua base no Mar Negro através dos estreitos turcos.
Pela primeira vez, a Rússia juntou empresas privadas para operações, treinamento e segurança, disse Ismailov. Elas são compostas de militares aposentados que voltaram a atuar por contratos lucrativos.
Além disso, "as armas russas são fortes no mercado e suas vendas estão no céu", disse ele.

Pessoal


O aspecto pessoal é um dos fatores cruciais na incursão de Vladimir Putin no conflito sírio.
Preservar o seu legado, seu prestígio e seu orgulho são grandes motivações para o presidente, cujo ego e narcisismo têm sido objeto de análise constante na imprensa.
O ponto é que os Estados Unidos acabam de eleger um presidente com um ego e narcisismo comparável.
Em um confronto de dois presidentes, ninguém vai dar o braço a torcer facilmente. De acordo com Ismailov, "é uma questão de quem é mais 'macho'".
Pelo menos na Rússia, não está claro quem é: "Para muitos russos, Putin é o homem do momento", disse o editor do serviço russo da BBC.
Sendo assim, Mariano Aguirre não acredita que a política de Putin na Síria vai mudar em breve.
"Inicialmente, não acho que ele recuou. A sua credibilidade perante a sociedade russa está em questão", concluiu o analista.

Fonte: http://www.msn.com/pt-br

Dilma usará entrevista de Temer como prova contra impeachment

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff vai protocolar nesta segunda-feira (17) uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) usando uma entrevista do presidente Michel Temer à TV Bandeirantes como prova para contestar o impeachment da petista. Para os defensores de Dilma, a fala de Temer mostra que o processo de impeachment teve desvio de finalidade em sua origem.

Dilma foi afastada definitivamente da Presidência da República no dia 31 de agosto de 2016, por 61 votos a 20 no Senado. Na entrevista, veiculada na noite deste sábado (15), Michel Temer relembra uma conversa mantida com o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na época alvo de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara.

Em dezembro de 2015, a bancada do PT na Câmara decidiu fechar questão contra Cunha no conselho, se posicionando a favor da continuidade do processo de cassação do peemedebista. Cunha decidiu então aceitar o pedido de impeachment contra Dilma, feito pelos juristas Hélio Bicudo,
Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal. O peemedebista disse à época que a aceitação do pedido tinha “natureza técnica”.

“Eu vejo o noticiário, dizendo que o presidente do PT e os três membros do PT se insurgiram e votariam contra (Cunha). Quando foi 15h da tarde, ele (Cunha) me ligou e disse: ‘Tudo aquilo que eu disse (de arquivar os pedidos de impeachment de Dilma) não vale, porque agora vou chamar a imprensa e vou dar início ao processo de impedimento'”, relatou Temer.

Por 11 a 9, o Conselho de Ética acabou aprovando um relatório que pedia a continuidade do processo contra Cunha. Para Temer, se o PT tivesse votado a favor de Cunha, “era muito provável que a senhora presidente continuasse” no cargo.

Indagado por um repórter se a história teria sido outra se Cunha tivesse conseguido os três votos do PT no conselho, Temer respondeu: “Seria outra, é verdade”.

Durante a entrevista, o presidente disse que contou o episódio para revelar que Cunha não iniciou o processo de impedimento de Dilma por sua causa. “Eu jamais militei pra derrubar a senhora presidente da República”, enfatizou Temer.


Fonte: http://www.msn.com/pt-br

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Mensagem!!!


Confira o que funciona em Fortaleza no feriado da Semana Santa

Além dos festejos religiosos, na quinta-feira, 13, comemoram-se os 291 anos da Capital cearense e por essa razão órgãos municipais não irão funcionar


Pela tradição católica, as celebrações da Semana Santa iniciam nos três dias que antecedem o domingo de Páscoa, formando o Tríduo Pascal. No entanto, apenas a Sexta-Feira Santa, data em que é celebrada a paixão e morte de Jesus Cristo, é considerada feriado.  
 
Além dos festejos religiosos, na quinta-feira, 13, comemoram-se os 291 anos da Capital cearense e por essa razão órgãos municipais não irão funcionar.
 
Veja o que funciona e o que não abre em Fortaleza durante este período:
 
Bancos 
Quinta-feira, 13, os bancos funcionarão em horário normal. Somente no feriado Santo é que não haverá atendimento. 
 
Postos de Saúde
Durante o feriado da Semana Santa, as unidades de saúde (hospitais e UPAs) e SAMU funcionarão todos os dias em horário normal, em regime de plantão. Os postos de saúde, CAPS e Policlínica do Jangurussu fecham a partir desta quinta-feira, 13, devido ao ponto facultativo do aniversário de Fortaleza e retornam às atividades na segunda-feira, 17 de abril.
 
Centro 
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), as lojas fecharão apenas no feriado de sexta-feira, 14. Quinta-feira e fim de semana horário normal.
 
Padarias 
As padarias funcionarão em horário normal durante o feriado, de acordo com o sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias do Ceará (Sindpan-CE).
 
Supermercados 
De acordo com a Associação Cearense de Supermercados, os estabelecimentos funcionarão em horário normal durante esse período.
 
Postos de combustível 
Não haverá alteração no horário de funcionamento dos postos de combustíveis em Fortaleza.
 
Cagece 
O órgão funcionará em regime de plantão durante a Semana Santa. As lojas de atendimento funcionam normalmente na quinta-feira, 13 e fecharão durante o feriado de sexta.  
 
Enel 
A Enel Distribuição Ceará terá esquema especial de atendimento para o feriado da Semana Santa. A companhia manterá equipes de plantão em pontos estratégicos em todo o Estado. No total, 299 viaturas e 754 pessoas – operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros – estarão trabalhando durante o período. A área de atendimento ao cliente funcionará normalmente, 24 horas por dia. As lojas de atendimento estarão fechadas durante o feriado e voltarão a funcionar normalmente na segunda, 17.
 
Shoppings
Iguatemi Fortaleza: quinta-feira, 13: funcionamento normal; sexta-feira, 14: lojas fechadas, apenas a praça de alimentação e Lojas Americanas em funcionamento de 10h30 as 22h e os cinemas de 12h30 a 0h. Sábado e domingo com horários normais de funcionamento.  
 
Parangaba: quinta-feira, 13: funcionamento normal; Sexta-feira, 14: Praça de Alimentação e opções de lazer (Game Station, Cinema e Exposição Gigantes da Era do Gelo) do Shopping funcionarão das 11h às 22h. Sábado e domingo funcionamento normal do shopping. 
 
North Shopping Fortaleza: quinta-feira, 13: funcionamento normal; sexta-feira, 14: Lojas e quiosques fechados, apenas praça de alimentação em funcionamento de 11h as 22h. Lojas Americanas de 11h as 21h e Supermecado Lagoa de 7h as 21h. Sábado e domingo funcionamento normal.  
 
North Shopping Jóquei: quinta-feira, 13: funcionamento normal; sexta-feira, 14: Lojas e quiosques fechados, apenas praça de alimentação em funcionamento de 11h às 22h. Smartfit aberta das 9h às 15h. Sábado e domingo funcionamento normal.
 
Via Sul Shopping: quinta-feira, 13: funcionamento normal; sexta-feira, 14: Lojas e quiosques fechados, apenas praça de alimentação em funcionamento das 11h às 22h. Lojas Americanas de 10h as 20h e Supermecado Lagoa das 7h às 21h. Sábado e domingo funcionamento normal.    
 
Shopping Aldeota: quinta-feira, 13: funcionamento normal. Sexta-feira, 14: Lojas fechadas e praça de alimentação funcionando das 11h às 22h. Sábado e domingo em funcionamento normal. 
 
DelPaseo: quinta-feira, 13: funcionamento normal. Sexta-feira, 14: lojas fechadas e praça de alimentação funcionando das 11h às 22h. Cinema abre a partir das 13h. Sábado e domingo com funcionamento normal.
 
RioMar Fortaleza: quinta-feira, 13: Funcionamento normal. Sexta-feira, 14: Lojas e quiosques estarão fechados e as preças de alimentação funcionarão das 10h às 22h. Sábado e domingo funcionarão em horário normal.
 
RioMar Kennedy: quinta-feira, 13: funcionamento normal. Sexta-feira, 14: Lojas e quiosques estarão fechados e as preças de alimentação funcionarão das 10h às 22h. Sábado e domingo funcionarão em horário normal. 

Fonte: O povo

Semana Santa!!!

Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo o evangelho, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua PaixãoMorte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

Segunda-Feira Santa

É o segundo dia da Semana Santa, seguinte ao Domingo de Ramos, no qual se recorda a prisão de Jesus Cristo.

Terça-Feira Santa

É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. E muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.

Quarta-Feira Santa

É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.

Quinta-Feira Santa

É o quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para celebrar a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os santos óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Ordenação de Padres e Bispos, Crisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma.
Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento (ou "ordenança") segundo algumas denominações cristãs, e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é presointerrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.
A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão

É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação LitúrgicaPaixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 14 passagens da Bíblia (7 leituras e 7 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.

Domingo de Páscoa

É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte, ressuscita e mostra o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.

Fonte: wikipedia