Web Rádio Nova Aliança

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025


Quando acaba a onda de calor? Veja a previsão


Altas temperaturas devem se manter em grande parte do país nos próximos dias



As altas temperaturas provocadas por ondas de calor seguem firmes no Brasil. Após dois ciclos no Sul, entre os dias 17 e 23 de janeiro, e de 2 a 12 de fevereiro, com temperaturas máximas ultrapassando os 40°C, o país se prepara para o início de um terceiro episódio do fenômeno.

Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a terceira onda de calor do ano começa nesta segunda-feira (17/2). A previsão é de que se mantenha ativa, pelo menos, até o fim desta semana, com temperaturas superando em mais de 5°C a média climatológica do período.

De acordo com o boletim, a massa de ar quente e seco afeterá áreas dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, estendendo-se, posteriormente, para Goiás e Bahia.

Neste novo ciclo, os termômetros podem ultrapassar 40°C em áreas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí. No Estado de São Paulo, um alerta emitido pela Defesa Civil prevê que a onda de calor permaneça ativa até quarta-feira (19/2), com máximas de 38°C em algumas cidades.

Os metereologistas ainda adicionam que a umidade combinada ao calor excessivo deve provocar pancadas isoladas nos próximos dias, principalmente no Sudeste e em Goiás. "A maior parte do sertão e interior do Nordeste deve seguir com tempo mais seco e pouca chuva no leste e sul da Bahia", afirma em nota.

Na Região Centro-Oeste, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás também enfrentarão instabilidade. "Acumulados acima de 40 mm estão previstos para o noroeste do Mato Grosso, enquanto no leste desse estado, grande parte do Goiás e do Mato Grosso do Sul a tendência de redução das chuvas, com acumulados abaixo de 40 mm", aponta a previsão.

No Norte, com exceção de grande parte de Roraima, são esperados acumulados de até 50 mm. As chuvas mais intensas devem atingir o Acre, sudoeste e noroeste do Amazonas e faixa central e nordeste do Pará, devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) posicionada mais a Sul.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina os acumulados podem atingir 80 mm. O tempo volta a ficar firme a partir de quinta-feira (20/2) devido à atuação de um sistema frontal no oceano.

Fonte: globo.com

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Hino da Campanha da Fraternidade 2025


 

 

Campanha da Fraternidade 2025: conheça o tema, a identidade visual e a oração


A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos.

Em 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, acolhendo a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, foi escolhido o tema: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A Ecologia é a questão mais tratada pelas CF’s ao longo destes 61 anos de existência. Foram 8 as CF’s que de alguma forma abordaram essa temática:

na CF 1979, Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos; 

na CF 1986, Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos; 

na CF 2002, Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males; 

na CF 2004, Fraternidade e água: Água, fonte de vida; 

na CF 2007, Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão; 

na CF 2011, Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22); 

na CF 2016, Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17) e 

na CF 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15). 

Portanto, neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda outra vez a temática ambiental, com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025). 

“Estamos no decênio decisivo para o planeta! Ou mudamos, convertemo-nos, ou provocaremos com nossas atitudes individuais e coletivas um colapso planetário. Já estamos experimentando seu prenúncio nas grandes catástrofes que assolam o nosso país. E não existe planeta reserva! Só temos este! E, embora ele viva sem nós, nós não vivemos sem ele. Ainda há tempo, mas o tempo é agora! É preciso urgente conversão ecológica: passar da lógica extrativista, que contempla a Terra como um reservatório sem fim de recursos, donde podemos retirar tudo aquilo que quisermos, como quisermos e quanto quisermos, para uma lógica do cuidado”.

A Ecologia reaparece no conjunto das CF’s de uma forma nova, como Ecologia Integral, conceito tão caro ao Papa Francisco e que é tão importante no seu projeto de um Novo Humanismo Integral e Solidário, para o qual são bases a Amizade Social, tratada na CF 2024, a Educação, tratada na CF 2022 e no Pacto Educativo Global, o Diálogo, tratado na CF 2021 e a misericórdia ou Compaixão, tratada na CF 2020. 

“Para nós, a Ecologia Integral é também espiritual. Professamos com alegria e gratidão que Deus criou tudo com seu olhar amoroso. Todos os elementos materiais são bons, se orientados para a salvação dos seres humanos e de todas as criaturas. Assim, “Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31)”.

Os elementos da identidade visual 

A identidade visual da Campanha da Fraternidade 2025 é de autoria do Paulo Augusto Cruz, da Assessoria de Comunicação da CNBB. Nela estão representados os seguintes elementos:



São Francisco de Assis

Em destaque no cartaz, São Francisco de Assis representa o homem novo que viveu uma experiência com o amor de Deus, em Jesus crucificado, e reconciliou–se com Deus, com os irmãos e irmãs e com toda a criação. Esta reconciliação universal ganha sua maior expressão no Cântico das Criaturas, composto por São Francisco há precisos 800 anos. O recorte é da obra do período barroco “Êxtase de São Francisco de Assis”, de Jusepe De Ribera.  

A cruz

No centro, a Cruz é um elemento importante na espiritualidade quaresmal e franciscana. No cartaz, ela recorda a experiência do Irmão de Assis com o crucifixo da Igreja de São Damião, em Assis, na Itália, onde Francisco ouviu o próprio Cristo que falava com ele e o enviava para reconstruir a sua Igreja. No início, Francisco entendeu que era a pequena Igreja de São Damião. Mais tarde, compreendeu que se tratava de algo bem maior, a Igreja mesma de Deus. A Quaresma é este tempo de reconstrução de cada cristão, cada comunidade, a sociedade e toda a Criação, porque somos chamados à conversão.  

A natureza

araucária, o ipê amarelo, o igarapé, o mandacaru, a onça pintada e as araras canindés, representam a fauna e a flora brasileiras em toda a sua exuberância, que ao invés de serem exploradas de forma predatória, precisam ser cuidadas e integradas pelo ser humano, chamado por Deus a ser o guarda e o cuidador de toda a Criação.  

As cidades

Os prédios e as favelas refletem o Brasil a cada dia mais urbano, onde se aglomeram verdadeiras multidões num estilo de vida distante da natureza e altamente prejudicial à vida. Cada um de nós, seres humanos, o campo, a cidade, os animais, a vegetação e as águas fomos criados para ser, com a nossa vida, um verdadeiro “louvor das criaturas” ao bom Deus.  

A colagem

O uso do estilo de colagem é uma escolha artística e simbólica. A técnica possibilita a união de elementos diferentes em uma única composição, refletindo a diversidade e a interligação entre tudo o que existe, entre toda a Criação. A escolha do estilo também faz referência à Ecologia Integral, onde todos os aspectos da vida – espiritual, social, ambiental e cultural – são considerados e valorizados. Cada pedaço na colagem, apesar de único, contribui para a totalidade da imagem, assim como cada pessoa e cada parte do meio ambiente tem um papel crucial na criação de um mundo sustentável e harmonioso.  

Oração da CF 2025

Oração é um resumo orante e suplicante a Deus daquilo que desejamos com a CF 2025. Junto ao cartaz é o subsídio mais popular, que alcança maior público durante a sua realização. São muitas as pessoas e comunidades que rezam a Oração da CF. “Desejamos que ela alcance também os céus e nos obtenha a graça do arrependimento e da conversão integral”, salienta o padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB.

Confira:

Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.

Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.

Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.

Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém!

Fonte: https://www.cnbb.org.br

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

 

78 cidades do CE estão sob ‘perigo potencial’ por chuvas intensas e ventos de até 60 km/h; veja lista


A última semana da pré-estação chuvosa no Ceará segue com previsão de precipitações intensas em boa parte do Estado. Entre hoje (28) e esta quarta-feira (29), 78 municípios estão sob aviso de perigo potencial pelas condições climáticas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As cidades, que ficam na porção centro-sul cearense, devem receber chuvas de até 50 milímetros por dia, associadas a rajadas de vento de 40 a 60 km/h. O aviso é classificado como “amarelo”, o de menor gravidade na escala do Inmet.

Cidades sob aviso de chuvas intensas

  • Abaiara
  • Acopiara
  • Aiuaba
  • Altaneira
  • Alto Santo
  • Cidades sob aviso de chuvas intensas

    • Abaiara
    • Acopiara
    • Aiuaba
    • Altaneira
    • Alto Santo
    • Antonina do Norte
    • Araripe
    • Arneiroz
    • Assaré
    • Aurora
    • Baixio
    • Banabuiú
    • Barbalha
    • Barro
  • Boa Viagem
  • Brejo Santo
  • Campos Sales
  • Caririaçu
  • Cariús
  • Catarina
  • Cedro
  • Crateús
  • Crato
  • Deputado Irapuan Pinheiro
  • Ereré
  • Farias Brito
  • Granjeiro
  • Icó
  • Iguatu
  • Independência
  • Ipaporanga
  • Ipaumirim
  • Iracema
  • Jaguaretama
  • Jaguaribara
  • Jaguaribe
  • Jardim
  • Jati
  • Juazeiro do Norte
  • Jucás
  • Lavras da Mangabeira
  • Limoeiro do Norte
  • Madalena
  • Mauriti
  • Milagres
  • Milhã
  • Missão Velha
  • Mombaça
  • Monsenhor Tabosa
  • Morada Nova
  • Nova Olinda
  • Novo Oriente
  • Orós
  • Parambu
  • Pedra Branca
  • Penaforte
  • Pereiro
  • Piquet Carneiro
  • Poranga
  • Porteiras
  • Potengi
  • Potiretama
  • Quiterianópolis
  • Quixadá
  • Quixelô
  • Quixeramobim
  • Saboeiro
  • Salitre
  • Santana do Cariri
  • São João do Jaguaribe
  • Senador Pompeu
  • Solonópole
  • Tabuleiro do Norte
  • Tamboril
  • Tarrafas
  • Tauá
  • Umari
  • Várzea Alegre

Diante das condições meteorológicas, o instituto aponta que há “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.

Diário do Nordeste