quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Cuba. Fidel Castro morre aos 90 anos e recebe homenagens de líderes

Presidente Raúl Castro anunciou a morte do irmão nesta madrugada. Líderes mundiais prestaram homenagens apesar das controvérsias do governo cubano presidido por Fidel
O irmão mais novo e presidente de Cuba foi quem deu a notícia de que Fidel Castro estava morto. “Com profunda dor, compareço aqui para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo, que hoje morreu o comandante em chefe da Revolução Cubana”, disse Raúl Castro em rede estatal de televisão.

Havia dez dias que eles não se encontravam.

O líder cubano morreu aos 90 anos, em Havana, na noite da sexta-feira, 25 de novembro, às 22h29min (horário local), quando já era sábado no Brasil. O funeral está marcado para o dia 4 de dezembro, mas o corpo deverá ser cremado ainda neste fim de semana. No país, uma ilha situada no Caribe, haverá luto oficial de nove dias.

Ao longo dos últimos anos, a saúde debilitada de Fidel fez surgir rumores falsos sobre sua morte. Ele, no entanto, reaparecia em público para provar que continuava a respirar. Foram os problemas de saúde que o afastaram do governo em 2006, depois de 47 anos no comando. Com o corpo já fraco, Fidel se esforçava para escrever artigos e se encontrar com líderes mundiais até seus últimos dias.

O homem que foi mito para uns e vilão para outros recebeu homenagens de várias partes do mundo. O presidente francês, François Hollande, prestou homenagem ao ex-presidente cubano e pediu para que os Estados Unidos derrubem os embargos contra Cuba para que o país possa ser um parceiro dentro da comunidade internacional. “Mesmo com as recorrentes denúncias de violações de direitos em Cuba, sempre considerei o embargo uma medida unilateral inaceitável [...] A França sempre vê Cuba como um parceiro”, disse.

Na América Latina, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e o presidente do México Enrique Peña lamentaram a morte de Fidel. O presidente venezuelano Nicolás Maduro também expressou condolências e lembrou o legado do cubano.


“O povo chinês perdeu um camarada bom e sincero”, disse o presidente da China Xi Jinping. O premiê espanhol Mariano Rajoy destacou o papel de Fidel na história mundial e lembrou dos laços familiares do cubano, que tinha pais espanhóis. O líder russo, Vladmir Putin, enfatizou a importância de Fidel para as boas relações entre os dois países. Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em seu Twitter “Fidel Castro está morto!”, sem mais comentários. 
Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário