terça-feira, 22 de novembro de 2016

Festival Conecta estreia nesta quarta-feira no Centro de Fortaleza

Festival Conecta estreia amanhã, 23, no Centro de Fortaleza, com a proposta de reunir e misturar linguagens artísticas em um mesmo espaço. O baiano Tom Zé está entre as atrações musicais

Enxergar o Centro como espaço de ocupação cultural e a arte como organismo fluido e dinâmico é o que propõe o Festival Conecta, que tem sua primeira edição acontecendo a partir de amanhã, 23, na Praça Clóvis Beviláqua, ao lado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do palacete restaurado do Barão de Camocim, sede da atual edição da Casa Cor.


Na programação do evento, que se estende até o domingo, 27, música, gastronomia, artesanato, artes visuais e cênicas dividem espaço, compondo um cenário que ilustra o que vem sendo produzido no Ceará e no Brasil dentro do universo dessas linguagens. “Hoje, essas divisões e rigores entre as artes estão se diluindo, temos mais zonas de interseção, mistura, diálogos. Nosso desejo é essa comunicação para o público”, explica Sergio Sobreira, consultor de conteúdo do Conecta.


A cena musical cearense é o eixo principal da programação do festival. Por meio de edital, foram selecionados 22 grupos e artistas do Estado, que se apresentarão ao lado das atrações convidadas: o grupo argentino Duo Finlândia, no dia 24, a banda paulistana O Terno, no dia 25, e o cantor Tom Zé, que encerra a noite do sábado, 26. O baiano apresenta show que integra a turnê de divulgação do seu novo disco, o elogiado Canções Eróticas de Ninar, lançado no mês passado.


“As artes estão em interseção como sempre estiveram. Talvez os olhos de quem produz eventos de maior porte estejam começando a se abrir para essas conexões que já são comuns no underground: novas bandas, novos criadores, novos artistas visuais, todos fazendo a roda da economia criativa girar”, avalia Igor Miná, guitarrista da banda Subcelebs, um dos grupos selecionados.


Também chama atenção na programação do evento a feira gastronômica realizada em parceria com o projeto Boa Praça e com curadoria do chef Fernando Barroso. A ideia é reunir o que há de melhor na gastronomia cearense, com suas iguarias típicas e com os destaques do comércio ambulante. “É a oportunidade de expor um pouco do lado B de nossa culinária, do Mercado São Sebastião ao polo gastronômico da Cidade 2000”, adianta o chef.


Além da mostra musical e da feira gastronômica, o Conecta estreia com intervenções do coletivo Acidum, formado pelos artistas Robézio Marqs e Tereza Dequinta, e com uma mostra de de design, moda e artesanato. Serão 50 artesãos, criadores e designers de diferentes estilos e propostas selecionados pelo projeto Babado Coletivo. Estratégias de fomento à economia criativa também serão debatidas em uma série de encontros na Vila das Artes.

Destaques


Shows principais
Dia 24 - Duo Finlândia (Argentina)
Dia 25 - O Terno (SP)
Dia 26 - Tom Zé (BA)

Bandas selecionadas
Astronauta Marinho
Beat N’Jazz
Capotes Pretos na Terra Marfim
Casa de Velho
Cid
Danchá
Erivan Produtos do Morro
Gustavo Portela
Lorena Nunes
Mad Monkees
Máquinas
Marieta
Mel Mattos
Navigue
Nayra Costa
Nazirê
Old Books Room
Procurando Kalu
Projeto Rivera
Rodrigo Colares
Subcelebs
Tripulantes da Sabiabarca


Encontro Conexões Criativas


Dia 23, na Vila das Artes
14 horas - Economia Criativa, com Vinícius Wu e mediação de Mardonio Barros
15 horas - Gastronomia é um negócio criativo, com Fernando Barroso
16 horas - Música como negócio, com Gustavo Anitelli

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO


NO FACEBOOK DO CONECTA
https://goo.gl/iPy92G

SERVIÇO

Festival Conecta
Quando: entre os dias 23 e 27, a partir das 17 horas

Onde: Praça Clóvis Beviláqua,ao lado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará
Gratuito


Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário