segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Cauipe Tv


 

Explosão de raios gama pode ser a mais poderosa já detectada no Universo

Observatórios em todo o mundo detectaram na última semana uma explosão de radiação extremamente energética descrita como podendo ser a mais poderosa já detectada no Universo. 

O evento, detectado pela primeira vez em 9 de outubro , foi tão brilhante que inicialmente foi confundido com um evento mais próximo da Terra. Inicialmente chamado de Swift J1913.1+1946, foi interpretado como um breve flash de raios-X de uma fonte não muito distante.

Após análise mais aprofundada, os astrônomos descobriram a verdadeira natureza do brilho: uma explosão de raios gama, agora renomeada GRB221009A.

A Nasa, a agência aeroespacial dos Estados Unidos, explica que "o sinal, originário da direção da constelação de Sagitta, viajou cerca de 1,9 bilhão de anos para chegar à Terra".

Os astrônomos acreditam que a explosão surgiu do nascimento de um novo buraco negro, que se formou no coração de uma estrela massiva em colapso sob seu próprio peso. "Nestas circunstâncias, um buraco negro nascente impulsiona jatos poderosos de partículas que viajam perto da velocidade da luz. Os jatos perfuram a estrela, emitindo raios-X e raios gama à medida que fluem para o espaço", observa a Nasa.

Essa explosão de raios gama - forma mais intensa de radiação eletromagnética - foi observada pela primeira vez por telescópios em órbita da Terra no domingo passado, 9 de outubro, e a luz residual continua sendo estudada por cientistas de todo o mundo.

O flash liberou fótons com um recorde de 18 teraelétron-volts de energia. Segundo a Nasa, "a luz desta antiga explosão traz consigo novos insights sobre o colapso estelar, o nascimento de um buraco negro, o comportamento e a interação da matéria perto da velocidade da luz, as condições em uma galáxia distante – e muito mais".


Fonte: O Povo

Eleições

 TRE Ceará realiza preparação das urnas eletrônicas para o 2º turno

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) iniciou nesta segunda-feira, 17, os procedimentos de carga e lacração das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições. O procedimento está previsto para ocorrer até sábado, 22, e, caso necessário, o prazo pode estender até o dia 25 deste mês.

Diferente do primeiro turno, apenas os dados das mídias de resultado são inseridos nas urnas, reunindo informações sobre os candidatos que estão disputando a eleição, os dados das seções e dos eleitores.

Após esse procedimento, todos os componentes são testados para verificar se a urna está pronta para funcionar no dia da eleição. A visibilidade da tela, o teclado e o som dos equipamentos, por exemplo, passam por testagens.

Ao final desse processo, o compartimento da mídia de resultado é lacrado novamente e a urna está pronta para ser embalada e distribuída. Em Fortaleza, os equipamentos ficarão guardados no Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas Eletrônicas (Camu), na sede do TRE, e só saem para a distribuição aos locais de votação a partir da quarta-feira, 26.

O procedimento é realizado no depósito do TRE, das 8h às 18h, onde está sendo feita a preparação apenas das urnas da capital, sendo 5.235 urnas de seção e 491 de reserva.

No interior - com 17.561 urnas de seção e, aproximadamente, 2.319 de contingência - o cronograma é definido pelas zonas eleitorais e a distribuição aos locais de votação é feita apenas na véspera da eleição.

Assim como na fase de geração das mídias, a cerimônia de preparação das urnas é aberta às entidades de fiscalização, partidos políticos, coligações e federações de partidos. De acordo com Lorena Belo, secretária de Tecnologia da Informação do TRE-CE, há a possibilidade de que, pelo menos, um representante das Forças Armadas acompanhe o processo.


Fonte: O Povo

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Esporte

 Brasil vira sobre o Japão e se classifica para a semifinal do Mundial de vôlei

A Seleção Brasileira de vôlei feminina encarou o Japão pelas quartas de final do Mundial nesta terça-feira. As japonesas fizeram um início de partida impecável, mas as brasileiras se recuperaram e venceram a partida por 3 sets a 2, com parciais de 18/25, 18/25, 25/22, 27/25 e 15/13.

O Brasil volta à quadra nesta quinta-feira para enfrentar a Itália, pela semifinal do torneio. Na segunda fase da competição, as equipes se enfrentaram e as brasileiras saíram com a vitória por 3 sets a 2. A partida será disputada em Apeldoorn, na Holanda, às 15 horas (de Brasília).

A virada brasileira

No primeiro set, o Brasil apresentou muita dificuldade nos bloqueios, principalmente pela grande velocidade imposta pela levantadora japonesa. Os ataques brasileiros pelo meio foram pouco efetivos até a entrada de Carol Gattaz, que conseguiu fazer bons pontos. Apesar disso, o Japão acertou uma boa sequência de saques e abriu 10 a 5. Com dificuldade na recepção, a Seleção não conseguiu se recuperar e perdeu o set.

Na segunda parcial, as brasileiras tiveram ainda mais dificuldade com a velocidade adversária. As japonesas apresentaram uma defesa de altíssimo nível, tocando em todas as bolas e dificultando muito o ataque. Nas poucas vezes em que o Brasil conseguiu bons levantamentos, a recepção das asiáticas manteve o volume de jogo e permitiu grandes ataques, chegando a abrir sete pontos de vantagem.

A Seleção Brasileira voltou melhor para o terceiro set. Mais paciente, o Brasil começou a virar boas bolas, aproveitando dos erros do Japão, que se tornaram frequentes. Com bons ataques do fundo, as brasileiras conseguiram abrir 11 a 7, a maior vantagem que conquistaram até então. A equipe manteve o bom volume de jogo até o final e conseguiu evitar a derrota.

Com 2 a 1 no placar, ambas as equipes voltaram bem. A partida ficou empatada até o Brasil cometer alguns erros e deixar as japonesas abrirem vantagem. Porém, a Seleção encontrou um caminho para pontuar ao variar os ataques, com bolas na central e no fundo de quadra, e virou o jogo. As brasileiras tiveram o set point duas vezes, mas não conseguiram concretizá-lo. Na terceira oportunidade, o bloqueio funcionou e a equipe empatou a partida.

No tie-break, o Brasil desperdiçou algumas oportunidades com ataques para fora, o que, aliado com as boas defesas das adversárias, deixou o Japão à frente. Com um bloqueio eficaz, a Seleção empatou e virou. No 16º ponto, as japonesas deixaram tudo igual de novo. As brasileiras conseguiram grandes ataques pela ponta e abriram uma vantagem de três pontos. Após três match points, a equipe comandada por Zé Roberto Guimarães enfim fechou a partida e concluiu a virada.

Fonte: O povo



 

Covid: todos os sete internados em UTIs no CE são crianças ou adolescentes

Em cenário considerado "controlado" há meses, os quadros mais graves de Covid-19 são todos de crianças e adolescentes. Sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) estão ocupados por crianças ou adolescentes (até 17 anos). Por outro lado, todos os cinco internados em leitos de enfermarias são adultos. Os dados são da plataforma IntegaSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Há um ano, o Estado tinha 96 adultos e 15 crianças internadas em UTIs, perfazendo uma taxa de ocupação dos leitos de 44,4%. Nos leitos de enfermaria, eram 57 adultos, 92 crianças e uma gestante internados em 10 de outubro de 2021. O que representa 26,55% dos leitos disponíveis para pacientes com a doença à época.

Nas últimas quatro semanas, a faixa etária de zero a 17 anos concentra 19% dos casos registrados no período — 247 confirmações. 

Conforme Fernanda Remígio, infectologista do Hospital São José (HSJ) e diretora da Sociedade Cearense de Infectologia, a quantidade de crianças internadas por Covid-19 atualmente está ligada à cobertura vacinal na faixa etária.

"Isso mostra que é o grupo que teve menor cobertura vacinal. Dos adultos, pelo menos 90% tomou três doses. As crianças tomaram menos doses e ficaram suscetíveis. Nas crianças, como normalmente não há tantas comorbidades, a gente atribui mais à essa menor cobertura vacinal", relaciona.

Entre as crianças com 3 e 4 anos, apenas 13.721 recebeu duas doses. O que representa 5,2% do total de 262.214 crianças nessa faixa etária. No caso das crianças entre 5 e 11 anos, 58,7% tomou a segunda dose: 527. 534 das 898.219.

No caso da faixa etária de 12 a 17 anos, são 818.600 ao total. Dos quais 717.194 receberam pelo menos duas doses, o equivalente a 87,6%. Para os cálculos, são utilizadas a projeção populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os dados de aplicação das doses disponíveis no Vacinômetro, da Sesa.

Os adultos internados atualmente, de acordo com a médica, geralmente são pessoas com outras enfermidades. "Procuraram atendimento de saúde por outro motivo e, em algum momento da internação, desenvolvem um quadro respiratório. Quando fazem o exame, dá positivo para Covid-19. Estão internados com Covid-19, mas não por Covid-19", explica Fernanda.

Ela defende que "seria importante refletir sobre a política de vacinação para essa faixa etária". "A cobertura foi bem mais baixa do que nos adultos. Como o quadro nos idosos era pior, todos correram para vacinar os idosos", compara.

Como a transmissão nos adultos diminuiu e aumentou a proteção, por causa da vacinação, as crianças tornaram-se as mais vulneráveis. "Temos nossa vida de volta, mas precisamos ficar de olho, precisamos de vigilância, acompanhando", pondera.

"A gente tem que ficar muito satisfeito de chegar a essa transmissão mínima comparada às ondas anteriores. Temos que valorizar os esforços de isolamento, lavagens de mãos e principalmente da vacinação, que fez com que a gente conseguisse diminuir a transmissão", relaciona a infectologista.

Fonte: O povo

 

Evangelho de Hoje, 4ª feira, 12/10 (Jo 2, 1-11)

Jesus transforma água em vinho em Caná da Galileia.


Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento.  Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou." Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser".  Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.  Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

Fonte: Diario do Nordeste (Egídio Serpa)

 

Com influência dos combustíveis, Fortaleza registra deflação pelo terceiro mês seguido em setembro

Gasolina caiu 11,05% e óleo diesel teve retração de 5,43%, segundo o IBGE


As sucessivas quedas nos preços dos combustíveis fizeram com que a inflação registrasse queda pelo terceiro mês consecutivo em Fortaleza. No mês de setembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em -0,65%, conforme divulgou na última terça-feira (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Entre as contribuições para a deflação de setembro estão a queda de 11,05% nos preços da gasolina e de 5,43% no óleo diesel, o que puxou o grupo dos combustíveis para baixo em Fortaleza no mês (-10,61%).

ALIMENTOS

No grupo dos alimentos, as principais deflações foram observadas na manga, com queda de 16,25%, e no tomate (-12,95%). O óleo de soja também teve baixa no mês passado, com queda de 6,27%.

Fortaleza teve em setembro a maior queda entre 16 regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE. Em agosto, o índice havia ficado em -0,74% e, em julho, houve queda de -0,65%. No ano, acumula alta de 4,19% e, em 12 meses, de 6,88%.

Os itens que apresentaram as maiores elevações em setembro foram a batata-inglesa (8,22%); ônibus intermunicipal (7,31%) e o maracujá, com alta de 6,29%.

REAJUSTES DA PETROBRAS

A queda nos preços da gasolina é resultado dos reajustes operados pela Petrobras nas refinarias ao longo dos últimos meses. Em Fortaleza, de acordo com o levantamento mais recente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o combustível era vendido, na última semana, por em média R$ 4,70.

Apesar das quedas, nos últimos dias foram observadas pequenas elevações nos postos, apontadas por especialistas como fruto de encarecimento do etanol anidro e do preço do petróleo no mercado internacional, que apesar de não ter sido repassado pela Petrobras afetou os combustíveis trazidos por importadores diretos.

PRINCIPAIS DEFLAÇÕES

  1. Manga: -16,25%
  2. Tomate: -12,95%
  3. Gasolina: -11,05%
  4. Acesso à internet: -10,95%
  5. Combustíveis: -10,61%
  6. Gás veicular: -8,78%
  7. Passagem aérea: -7,32%
  8. Óleo de soja: -6,27%
  9. Óleo diesel: -5,43%
  10. Cinema, teatro e concertos: -4,87%

PRINCIPAIS ELEVAÇÕES

  1. Batata-inglesa: 8,22%
  2. Ônibus intermunicipal: 7,31%
  3. Maracujá: 6,29%
  4. Polpa de fruta (congelada): 5,29%
  5. Fralda descartável: 4,68%
  6. Cebola: 4,15%
  7. Peixe cavala: 4,04%
  8. Vestido infantil: 3,96%
  9. Blusa: 3,93%
  10. Artigos de papelaria: 3,89%

No Brasil, a inflação caiu 0,29% em setembro. No ano, o índice acumula alta de 4,09% e, em 12 meses, elevação de 7,17%.

Fonte: Diário do Nordeste

 

Bora Bill faz piada racista em podcast e recebe críticas na internet


A situação gerou constrangimento nos demais convidados


O cearense Bora Bill, que viralizou nas redes sociais após um meme em um jogo de várzea, reproduziu uma fala racista em participação no podcast Inteligência Ltda. Durante um momento de contação de piadas com os presentes, o agora influencer disse que: “Preto, não é flor que se cheire”.

O discurso foi em tom de brincadeira, mas gerou constrangimento nos demais convidados. Bill ficou rindo, mas percebeu a situação e brincou que o “trecho deveria ser cortado”. 

Na internet, muitos fãs lamentaram a situação e criticaram a fala de Bill. A criadora de conteúdo Andréia Matos publicou o trecho no Instagram e escreveu: “Gatilho: Racismo”.

Com a fama, Bill avalia propostas de trabalho e sonha em mudar a vida da família. Assim, deixou a cidade de Croatá, no interior do Ceará, para participar de eventos, como assistir Flamengo x São Paulo, no Maracanã, pela Copa do Brasil, e marcar presença no Rock in Rio, na cidade carioca.

FAMA DO BORA BILL

Bill Morais, Marcos Gonzalez e o primo Josiano são moradores do distrito de Betânia, em Croatá. Os novos fenômenos da internet vêm do futebol de várzea, o primeiro é técnico e jogador, o segundo é comentarista e o último narra os jogos. 
 
Vídeos de Josiano chamando o primo de forma insistente durante as partidas viralizaram nas redes sociais. Bill, zangado, responde o familiar. Jogadores da Seleção Brasileira, como Neymar, Richarlison e Marcelo chegaram a entrar na brincadeira.

Bill e Gonzalez foram chamados para participar do Rock in Rio, além de acompanhar treino do Flamengo e a semifinal da Copa do Brasil contra o São Paulo, no Maracanã.

Fonte: Diário do Nordeste

Após vexame na Champions, Juventus monitora Paulo Sousa, ex-Flamengo


Segundo jornal "Gazzetta dello Sport", time italiano quer manter Massimiliano Allegri para evitar pagar a alta multa rescisória. Porém, em caso de demissão, treinador português seria o preferido


Após a derrota por 2 a 0 para o Maccabi Haifa, que só escancarou o mau início de temporada da Juventus, aumentaram as especulações de uma possível demissão do técnico Massimiliano Allegri.


De início, o presidente da Juve garantiu que o treinador italiano será mantido no cargo. Segundo o jornal "Gazzetta dello Sport" a manutenção se dá para evitar os gastos da alta multa rescisória.


Porém, segundo a publicação, caso os resultados negativos persistam e o trabalho de Allegri seja interrompido, o favorito a assumir imediatamente o comando técnico da Juventus seria o português Paulo Sousa, ex-Flamengo.


Paulo Sousa está sem clube desde que deixou o Flamengo, em junho deste ano. O treinador disputou 32 jogos e teve 19 vitórias no time rubro-negro.

Os nomes favoritos da diretoria da Juventus seriam Zinedine Zidane e Thomas Tuchel. Porém, estes representariam soluções definitivas e mudanças de projetos, o que não é visto como o ideal para acontecer durante a temporada.

Paulo Sousa seria o nome para assumir a curto prazo. Ele tem experiência no futebol italiano, já que comandou a Fiorentina entre 2015 e 2017.



Fonte: globo.com

Campeonato Alemão 2022/2023

 Veja a 10° Rodada do Campeonato Alemão