quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Você Sabia?

É possível um pinguim morrer de frio?


Para muitos de nós, gelo e pinguins, são uma combinação perfeita. Não é atoa que os pinguins são um dos animais mais simbólicos da Antártida. A resistência as baixas temperaturas dessas pequenas aves surpreendem, mas será que é possível um pinguim morrer de frio?
Bem, para começo de conversa é necessário saber que apenas 4 das 18 espécies existentes de pinguins vivem no ‘friozão’. Essa ideia que nós temos, de que o pinguim vive apenas no gelo está errada.




Uma espécie de pinguim que não vive cercado de gelo, é o pinguim-de-magalhães, que vive confortavelmente em temperaturas de 0ºC a 28ºC, já em temperaturas negativas ele não se sente bem e pode sim vir a falecer.
Para fugir do inverno, diversas espécies migram para o Brasil, chegando até a Bahia. Alguns ao se depararem com esse animal na praia, acabam se assustando, e na tentativa de ajuda-los, o colocam no gelo, porém isso pode acabar matando o pinguim, que pode estar cansado e com a imunologia baixa. Concluindo, os pinguins podem sim morrer de frio.

Fonte: https://www.vocesabia.net/curiosidades/e-possivel-um-pinguim-morrer-de-frio/

Santo de Hoje 22 de Outubro!!!

 

São João Paulo II, Papa – 22 de Outubro


Papa que mais viajou na história

Nascido Karol Józef Wojtyła, foi Papa de 16 de Outubro de 1978 até a sua morte em 2005. Teve o terceiro maior pontificado documentado da história, sendo o primeiro Papa não-italiano desde o holandês Adriano VI em 1522.

Foi um dos líderes que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado, pois sabia falar muitíssimos idiomas, além do polonês.

Canonizou 483 santos

Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1 340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior do que todos os seus predecessores juntos nos cinco séculos passados.

Chama-se islamismo. Invadirão a Europa


“Lembre aos que você encontrará na Igreja do terceiro milênio: vejo a Igreja afligida por uma praga mortal, mais profundaFonte, mais dolorosa do que a deste milênio”, disse-o em referência ao comunismo e ao nazismo.

Essa praga “chama-se islamismo. Invadirão a Europa. Vi hordas marcharem do Ocidente para o Oriente”, e descreveu-me um a um os países, do Marrocos à Líbia e daí ao Egito, até chegar ao Oriente.

Fonte: https://fatima.org.br/santo-do-dia


 

Começa a maior migração de caranguejo-vermelho do planeta

Mais de 120 milhões de animais vão deixar a floresta tropical da Ilha Christmas, na Austrália, rumo à costa em um fenômeno sincronizado com o ciclo lunar e das marés




Começou na segunda-feira (20) a famosa migração anual de caranguejo-vermelho (Gecarcoidea natalis) na Ilha Christmas, na Austrália. Nas próximas semanas, os animais deixarão as suas casas e marcharão em direção ao oceano para acasalar e desovar.

Em postagem nas redes sociais, o Christmas Island Tourism, órgão oficial de promoção turística da ilha, explicou que esse fenômeno acontece todos os anos após o início da estação chuvosa, em sincronização com o ciclo lunar e o das marés.

Mais de 120 milhões de caranguejos-vermelhos, que são nativos da Ilha Christmas, podem ser vistos no solo da floresta tropical local nesta época do ano. Em outros períodos, eles vivem sozinhos em tocas de terra ou fendas profundas nas rochas.

Em outubro ou novembro, quando a estação chuvosa está prestes a retornar, eles começam sua migração para a costa. Nesse processo, segundo a National Geographic, primeiro os machos encontram as fêmeas e depois cavam tocas perto da costa para as parceiras chocarem os ovos. Assim que acasalam, retornam para a floresta, e as fêmeas se retiram para as tocas.

Elas, após 12 ou 13 dias chocando, e com a chegada da lua minguante, fazem uma jornada até o mar, onde soltam os futuros descendentes. A lua minguante, destaca a Nat Geo, desempenha um papel crítico nesta fase da migração - seu ângulo cria uma maré de quadratura, resultando em marés mais amenas do que o normal, o que dá à prole uma chance maior de sobrevivência.

Os ovos, quando liberados, eclodem quase instantaneamente, mas as larvas permanecem na água por um mês, crescendo através de vários estágios larvais. Poucos caranguejos vermelhos sobrevivem às fortes correntes oceânicas e predadores marinhos. Os que conseguem, fazem a jornada de volta para a floresta tropical, onde viverão até que tudo recomece.

Fonte: https://umsoplaneta.globo.com










 

Você Sabia?

É possível um pinguim morrer de frio? Para muitos de nós, gelo e pinguins, são uma combinação perfeita. Não é atoa que os pinguins são um do...