terça-feira, 21 de outubro de 2014

Moto parada por muito tempo é problema

passo-2

Deixar este veículo por muito tempo encostado pode ser perigoso, pois pode causar problemas de carburação e descarga de bateria, comuns em veículos encostados. Em uma linguagem clara, o combustível ficará velho, o óleo do motor perderá as propriedades e a bateria, com o tempo, ficará sem eficácia.

Assim como os seres humanos, qualquer veículo também precisa “andar”, para movimentação de toda a transmissão, rodas, acionamento de freios, entre outros. A pergunta é: não podendo pilotá-la por um período, o que fazer então?

Para Cláudio Gomes, chefe de oficina, se o proprietário mora só e for passar um mês sem pilotá-la, a primeira medida é não deixar a moto com combustível cheio ou pela metade no tanque. “Se for uma moto carburada, ele deverá fechar a torneira do combustível e colocar a moto pra funcionar até acabar o combustível que existe no carburador”, diz.

Entretanto, se há alguém na casa, Cláudio explica que cinco minutos funcionando já é o bastante pra tirar a gasolina depositada na cuba do carburador e renová-la, pois quando fica velha cria uma espécie de goma que vai prejudicar os componentes que ficam em contato com a mesma.

O profissional explica que é folclore alguém afirmar que o combustível armazenado estraga o tanque. “Isto não é verdade. O que irá acontecer é que a gasolina apodrecerá. Por isso, é recomendável seu esvaziamento”, diz. “No manual, você tem a instrução de como se deve proceder o esvaziamento corretamente”, acrescenta.

Dizer que o motor da moto perde o desempenho, de acordo com ele, também faz parte de um mito, pois o que faz o motor perder o desempenho é o desgaste provocado pelo uso. “O veículo como um todo pode perder desempenho provocado sim por sujeita nos carburadores ou sistema de injeção eletrônica, resultado do armazenamento errado. Partes como retentores, anéis originais, e borrachas, podem também sofrer ressecamento depois de longos períodos”, finaliza.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário