História
Olimpíada é o nome dado ao período de quatro anos entre duas edições dos Jogos Olímpicos. O termo "Olimpíada", também costuma ser utilizado para designar uma edição dos Jogos Olímpicos, conhecidos coletivamente como "Olimpíadas".
As Olimpíadas acontecem de 4 em 4 anos, onde atletas de centenas de países, se reúnem num país para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores (sendo o anel azul correspondente a Europa, o anel amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e o vermelho as Américas).
História
Antiguidade
Foi no estádio Panathenaic em Atenas que ocorreu a primeira Olimpíada[1] . Os Jogos Olímpicos tiveram inicio na cidade de Olímpia na Grécia antiga,os participantes realizavam para homenagear o deus Zeus. Os homens participavam dos jogos em honra a Zeus e as mulheres tinham seus próprios jogos em honra à Hera. O vencedor recebia uma coroa de louro ou de folhas de oliveira. Modalidades praticadas: arremesso de dardo, salto em altura, lançamento de disco, corridas, lutas e muitas outras.
Modernidade
Na era moderna, a primeira olimpíada aconteceu em 1896, em Atenas, com a participação de 14 países; Grécia, Estados Unidos, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Hungria,Áustria, Austrália, Dinamarca
As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de inferioridade da raça negra [carece de fontes], não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro.
Fonte: wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário