quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Champions também tem o que aprender no Brasileiro: bater pênalti

Acredite se quiser: há ao menos uma estatística em que o Brasileirão é bem melhor que a Uefa Champions League. Na marca do pênalti, o nosso campeonato nacional deixa o principal campeonato do mundo bem para trás.

Muito por demérito da Champions, é verdade. Até agora, 14 pênaltis foram batidos na fase de grupos da competição e apenas seis se transformaram em gol. O número é impressionante: a bola deixou a marca do cal para as redes em menos da metade das vezes, ou em 42,8% das oportunidades, para ser mais exato.

No total, das 14 cobranças, seis foram para as redes, seis foram defendidas, uma foi no travessão e uma foi por cima do gol.

O último a errar foi Lacazette, que parou nas mãos de Buffon e perdeu a chance de abrir o placar para o Lyon contra a Juventus, o que acabou sendo fundamental na derrota do time francês nesta terça-feira.

Quem fez mais feio, porém, foi o PSV. Em dois jogos, o time holandês conseguiu perder dois pênaltis. E com dois jogadores diferentes: Andres Guardado e Davy Propper.

No Brasil também há quem vá mal - como o Vitória, que perdeu dois pênaltis contra o Sport no último domingo.

Na média, porém, o campeonato é bem melhor que a Champions: 75,9% dos pênaltis se transformaram em gol no torneio nacional - foram 63 acertos em 83 cobranças.
A comparação pode até parecer um tanto quanto injusta. Afinal de contas, uma competição já teve muito mais pênaltis que a outra.

Mas a verdade é que o aproveitamento da Champions já não vinha bom na temporada passada, quando só 58,2% (25 de 43) das cobranças se transformou em gols. Já o Brasileirão teve um aproveitamento ainda melhor no ano passado: 78,5% (73 de 93).

A média brasileira é maior até que a de outras ligas europeias neste começo de temporada. A Premier League, por exemplo, tem aproveitamento de 70,9% até aqui (22 de 31). Na Alemanha, na Espanha e na Itália, o percentual é bem parecido, pouco acima dos 65%.

Veja o aproveitamento de pênaltis nesta temporada:
Brasileirão - 63 de 83 - 75,9
Premier League - 22 de 31 - 70,9
Alemão - 16 de 24 - 66,6
Italiano - 16 de 24 - 66,6
Espanhol - 19 de 29 - 65,5
Champions - 6 de 14 - 42,8

Fonte: http://www.msn.com/pt-br

Nenhum comentário:

Postar um comentário