segunda-feira, 27 de março de 2017

Ferroviário quer barrar entrada gratuita do sócio-torcedor do Fortaleza neste domingo


O Clássico das Cores válido pela semifinal do Campeonato Cearense já parece ganhar sua primeira polêmica. Mandante do jogo de ida, o Ferroviário acionou seu setor jurídico para tentar fazer com que o sócio-torcedor do Fortaleza pague para ter acesso a partida no Castelão, neste domingo, 2.

O regulamento do Estadual determina que em jogos entre times da capital, os sócios-torcedores de ambos os clubes têm entrada liberada no dois jogos. Regulamento este elaborado pela Federação Cearense de Futebol (FCF) e assinado por todos os clubes que disputam o torneio, exceto o Tubarão da Barra, que garantiu acesso à Série A após reunião que determinou o regulamento. 

"Nós entregamos ao departamento jurídico para o pessoal verificar qual a situação que devemos tomar. Acho incrível isso acontecer, se o sócio-torcedor do Fortaleza entrar o Ferroviário fica prejudicado, mas o departamento jurídico é que vai se pronunciar", explica Walmir Araújo, presidente do time coral. 

Uma reunião entre dirigentes e o Jurídico do clube deve definir qual será o próximo passo do Ferroviário.

Confira o regulamento que explica o caso:

§ 1º – Nas partidas de clubes sediados no mesmo município, a renda será dividida e os dois preliantes tem direito a ingresso de seus sócios-torcedores, da seguinte forma: em caso de renda líquida positiva: 60% para o clube vencedor e 40% para o clube perdedor. Em caso de renda líquida negativa: 40% do prejuízo para o clube vencedor e 60% do prejuízo para o clube perdedor. Em caso de empate, 50% para cada clube.

Fonte: O povo

Celebrado no dia 2 de abril, Dia Mundial do Autismo é tema de Audiência Pública na Câmara de Fortaleza


A data foi criada com o intuito de conscientizar a população sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo inteiro


O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado anualmente no dia 2 de abril. A data foi criada com o intuito de conscientizar a população sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo inteiro. Em decorrência da data, será realizada uma Audiência Pública nesta semana, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2017, o Dia Mundial do Autismo tem a intenção de alertar a sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a esclarecer e derrubar preconceitos. No Brasil, a data é celebrada com muitos eventos públicos e palestras que acontecem em quase todas as cidades brasileiras. Vários pontos turísticos do País são iluminados e decorados na cor azul, a cor que simboliza o autismo.
Em Fortaleza, uma Audiência Pública sobre o Dia Mundial do Autismo será realizada na próxima quinta-feira, 30, às 14h, no auditório da Câmara Municipal. O evento é de iniciativa do vereador Célio Studart (SD), autor da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Espectro Autista.
O evento terá como pontos principais a criação de um Centro de Referência de atendimento ao autista e, também, a busca de melhoras no atendimento em hospitais de rede pública no Ceará.
A palestra será ministrada por representantes das Ongs: Casa da Esperança, Fortaleza Azul, ABRAÇA, Projeto Diferente, Pintando o 7 azul e TEAamo. Os médicos Alexandre Aquino, psiquiatra infantil, Fátima Dourado, psiquiatra e pediatra. Representantes das secretarias da saúde do governo e do município também participarão.
Keliane Chaves, presidente da assossiação Pintando o 7 azul, afirmou em entrevista ao O POVO Online que irá debater a respeito de tudo que inclui os direitos das pessoas com autismo.
"O autista, segundo as leis, tem todo direito de atendimento médico em redes públicas, mas, infelizmente, não contamos com profissionais suficientes para a demanda de crianças com a deficiência. As escolas aceitam crianças com autismo, mas não estão preparados para recebê-los. Não têm profissionais qualificados que possam tratar diretamente com a criança autista. No SUS falta muita medicação. Estes são alguns dos pontos que levaremos ao debate na Audiência Pública", disse Keliane.
Fonte: O povo

Ceará tem mais três açudes próximos de atingir capacidade máxima


Atualmente, o Estado possui quatro mananciais sangrando: Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Valério (Altaneira) e Maranguapinho (Maranguape)


Três açudes localizados nos municípios de Granja, Miraíma e Pacatuba estão próximos de atingir a capacidade máxima dos reservatórios, após as chuvas constantes. Atualmente, o Ceará possui quatro mananciais sangrando: Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Valério (Altaneira) e Maranguapinho (Maranguape). Conforme os dados da Cogerh, apenas estes sete estão com volume acima de 90% dos 153 açudes do Estado.

Com volume de 98,03% da capacidade máxima, o Itaúna, em Granja, pode ser o próximo a sangrar no Ceará. Destacam-se também os açudes São Pedro Timbaúba, em Miraíma, e Gavião, em Pacatuba, com 97,84% e 91,93%, respectivamente.

Nos últimos sete dias, os maiores aportes ocorreram em General Sampaio, Araras, Castanhão, Itaúna e Acaraú Mirim. Atualmente, 43 açudes estão com volume morto, enquanto 20 permanecem secos.

Março de chuvas
O Estado tem registrado aportes significativos neste mês de março, já considerado o mais chuvoso desde 2009. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), as chuvas devem continuar no Estado até o fim deste mês por conta da atuação do fenômeno conhecido como Zona de Convergência Intertropical. Esse sistema também trará chuvas em abril, um dos meses mais chuvosos da quadra — que segue até maio.
Fonte: o povo