Web Rádio Nova Aliança

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Estudo indica que origem misteriosa de Stonehenge aconteceu pela unificação dos povos; entenda

Pedras de até cinco metros de altura não têm data exata de construção.


O mistério por trás de uma das pedras de Stonehenge, que ficam no condado de Wiltshire, na Inglaterra, pode ter sido desvendado. De acordo com o tabloide americano New York Post, pesquisadores encontraram novas evidências para argumentar que a criação foi usada em parte para unificar as primeiras comunidades agrícolas em toda a ilha da Grã-Bretanha.

Segundo o estudo, acredita-se que a estrutura pré-histórica, localizada a cerca de 136 quilômetros a sudeste de Londres, tenha sido um projeto unificador entre civilizações antigas. Povos da Era Neolítica podem ter remodelado parte do círculo de pedras entre 2620 a.C. e 2480 a.C. para unir os antigos bretões quando novos colonos europeus começaram a habitar as Ilhas Britânicas.

De acordo com o artigo publicado na Archaeology International, as formações originais com as pedras de até cinco metros de altura não têm data exata de construção, com estimativas apontando o início em 3000 a.C.

As formações originais podem ter sido construídas com sarsens de pedras azuis das colinas Preseli, no oeste do País de Gales. A maior pista para a nova teoria da unificação vem de novos detalhes sobre a Pedra do Altar, uma grande rocha azul colocada dentro do círculo interno.


Pesquisadores da Universidade de Londres e da Universidade de Aberystwyth, no País de Gales, acreditam que a rocha de cerca de 6 toneladas foi arrastada por quase 800 quilômetros de seu local original na Escócia até a Inglaterra. Como a invenção da roda ainda não havia chegado às Ilhas Britânicas, uma grande operação colaborativa entre milhares de pessoas deve ter ocorrido, propõe o estudo.

As semelhanças de Stonehenge com os quase milhares de outros círculos de pedra antigos descobertos na Grã-Bretanha podem ajudar os historiadores a descrever uma relação mais conectada entre as civilizações da ilha, diz o tabloide americano.


Fonte: https://oglobo.globo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário