Pesquisa: Ceará ou Fortaleza? Quem tem mais torcida? Veja novo levantamento exclusivo
A nova pesquisa de opinião pública do Instituto Opnus, encomendada pelo Sistema Verdes Mares, aponta quais times os cearenses mais torcem. O Flamengo lidera a preferência, sendo o preferido de 18% dos entrevistados. Ceará está em segundo, com 16% e o Fortaleza aparece em terceiro, com 14%. Considerando a margem de erro da pesquisa, o Alvinegro está tecnicamente empatado com a equipe carioca no primeiro lugar, ao mesmo tempo que tem a companhia do Tricolor na segunda posição.
Ao todo, 3.600 pessoas foram ouvidas entre os dias 13 e 20 de março de 2025. A pesquisa foi feita de maneira presencial, com população de 16 anos ou mais. As mulheres foram a maioria das entrevistadas (54%), sendo 46% de homens. Do total, 25,5% são da capital cearense e 16,3% da Região Metropolitana.
Entre os entrevistados de todo o estado, o Flamengo lidera com 18% da preferência. Em seguida, estão Ceará (16%) e Fortaleza (14%). As equipes comandada por Léo Condé e Vojvoda estão tecnicamente empatadas na segunda posição, conforme a margem de erro de 2%.
Em seguida estão Corinthians (7%), Palmeiras (4%), São Paulo (3%), Vasco da Gama (2%). A seleção brasileira foi lembrada por apenas 1% dos entrevistados. Além disso, 32% não torcem para nenhum time.
Já entre os entrevistados da capital, o Alvinegro de Porangabuçu lidera com 31% enquanto o Tricolor aparece logo em seguida com 30%. Os times também estão tecnicamente empatados. Flamengo e Corinthians aparecem com 2%.
São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José.
São José na História da Salvação
São José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele. Ele pensa em abandoná-la para que ela não fosse punida com a morte por apedrejamento
Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. Perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém partir do recenseamento, lá Maria deu à luz ao Menino Jesus e José estava presente no nascimento.
O anjo, porém, deu novo aviso a José, em sonho. Com efeito, o anjo avisou a José que Herodes queria matar o menino Jesus e mandou-o pegar o menino e sua mãe e fugir para o Egito com eles. José obedeceu. Assim, A sagrada família foi para o Egito e viveram lá durante quatro anos. Após este tempo, o anjo avisou novamente a José em sonhos, dizendo que eles poderiam voltar para Nazaré porque Herodes tinha morrido. José obedeceu e levou a Sagrada Família novamente para Israel.
Vida Simples
São José devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria. Vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou sua família com dignidade e exemplo. A profissão de carpinteiro propiciava dignidade à família. José era um judeu religioso e praticante. Ele consagrou o menino Jesus no Templo, logo depois que o menino nasceu. Este ato só era praticado na época por judeus piedosos. São José levava sua família regularmente às peregrinações de seu povo em Jerusalém, como, por exemplo, na Páscoa. Foi numa dessas peregrinações em que, na volta para Nazaré, o menino Jesus ficou em Jerusalém conversando com os doutores da lei. O menino tinha, então, doze anos. José e Maria, aflitos, voltam ao templo e encontram o menino Jesus debatendo com os doutores da lei. Nesta ocasião, Jesus afirma que 'Tinha que cuidar das coisas de seu Pai'. Esta é a última vez que José é mencionado nas Sagradas Escrituras. Todos os indícios levam a crer que José faleceu antes de Jesus começar sua vida pública. Caso contrário, ele certamente teria sido mencionado pelos evangelistas, como o foi Maria.
Influência de José na formação da personalidade de Jesus
São José teve papel importantíssimo na formação da personalidade de Jesus enquanto pessoa humana. Claro, Jesus é o Filho de Deus. Porém, se analisarmos o comportamento de Jesus do ponto de vista humano, veremos que ele (Jesus) foi um menino e um homem que teve um pai presente, piedoso e influente. Um pai que ensinou ao filho o caminho da justiça, da verdade, do amor e do conhecimento da Palavra de Deus. Não é à toa que São José é chamado de 'Justo' desde os Evangelhos. Por isso, São José é um dos maiores santos de todos os tempos.
Devoção a São José
São José foi inserido no calendário litúrgico Romano em 1479. Sua festa é celebrada no dia 19 de março. São Francisco de Assis e, mais tarde, Santa Teresa d'Ávila, foram grandes santos que ajudaram a divulgar a devoção a São José. No ano de 1870, São José foi declarado oficialmente como o Patrono Universal da Igreja. O autor desta declaração foi o Papa Pio IX. No ano de 1889, o Papa Leão XIII, num de seus grandes documentos,exaltou as virtudes deSão José. O Papa Bento XV declarou São José como o patrono da justiça social. Para ressaltar a grande qualidade e poder de intercessão de São José como 'trabalhador', O Papa Pio XII instituiu uma segunda festa em homenagem a ele, a festa de 'São José operário'. Esta, acontece no dia primeiro de maio.
São José é invocadotambémcomo o padroeiro dos carpinteiros. Na arte cristã ele é representadotendo um lírio na mão, representando a vitória dos santos. Algumas vezes ele aparece também com o menino Jesus ou nos braços, ou ensinando a Ele a profissão de carpinteiro.
Revelações sobreo poder de intercessão de São José
São José é, sem dúvida, uma dos santos mais importantes da Igreja. Ele é invocado como o santo que intercede a Deus por todas as nossas necessidades. São José tem, diante de Deus, privilégios únicos. Esta é uma das revelações que foram dadas à Serva de Deus chamada Santa Águeda:'Por sua intercessão alcançamos a virtude da castidade e a vitória sobre as tentações contra pureza; alcançamos o poderoso auxílio da graça para sair do pecado e voltar à amizade com Deus; alcançamos a benevolência da Santíssima Virgem Maria e a verdadeira devoção a ela; alcançamos a graça de uma boa morte e a especial proteção contra o demônio nesta hora.' A Igreja afirma que os espíritos do mal estremecem quando ouvem o nome de São José ser invocado. Pela intercessão de São José, podemos alcançar a saúde e a ajuda nas dificuldades. Através dele, as famílias podem alcançar a bênção de uma vida digna.
Nossa Senhora também revelou a Santa Águeda: 'Os homens ignoram os privilégios que o Senhor concedeu a São José, e quanto pode sua intercessão junto de Deus. Somente no dia do Juízo os homens conhecerão sua excelsa santidade e chorarão amargamente por não haverem se aproveitado desse meio tão poderoso e eficaz para sua salvação e alcançar as graças de que necessitavam'. SJMJ
Oração a São José
A vós, S. José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos também o Vosso patrocínio. Por este laço sagrado de caridade que Vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente Vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo conquistou com seu Sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o Vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o Vosso constante patrocínio a fim de que, a Vosso exemplo e sustentados por Vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.
PIB do Brasil cresce 3,4% em 2024 e registra maior alta desde 2021
A economia brasileira cresceu 3,4% em 2024, a maior expansão desde 2021. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) — conjunto de bens e serviços produzidos no País — foi divulgado na manhã desta sexta-feira (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento. Conforme o IBGE, o PIB brasileiro chega a R$ 11,7 trilhões.
Os setores de serviços e indústria empurraram o PIB para cima, com altas de 3,7% e 3,3%, respectivamente, na comparação com 2023. Por outro lado, a agropecuária apresentou recuo de 3,2%.
Avanços e impactos
A queda do valor adicionado da agropecuária em 2024 decorreu do fraco desempenho da agricultura, que suplantou a contribuição positiva da pecuária, produção florestal e pesca. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE, efeitos climáticos adversos impactaram várias culturas importantes, ocasionando quedas em suas estimativas anuais de produção, com destaque para a soja (-4,6%) e o milho (-12,5%).
Na indústria, o destaque positivo foi a construção, com alta de 4,3%, corroborada pelo crescimento da ocupação na atividade, da produção de insumos típicos e da expansão do crédito. Houve elevação das Indústrias de Transformação (3,8%), que foram puxadas, principalmente, pela alta na fabricação: da indústria automotiva e de equipamentos de transporte; máquinas e equipamentos elétricos; produtos alimentícios e móveis.
Cresceram também a eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (3,6%), influenciada pelo aumento das temperaturas médias do ano e as Indústrias Extrativas (0,5%).
Houve crescimento em todas as atividades que compõem os serviços: informação e comunicação (6,2%), outras atividades de serviços (5,3%), comércio (3,8%), atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (3,7%), atividades imobiliárias (3,3%), transporte, armazenagem e correio (1,9%) e administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (1,8%).
Fonte: Diário do Nordeste
sexta-feira, 7 de março de 2025
quinta-feira, 6 de março de 2025
Moraes pede à PGR análise para apreender passaporte de Eduardo Bolsonaro; ex-presidente critica ação
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste, em até cinco dias, sobre a notícia-crime que atribui ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) crimes contra a soberania nacional. A solicitação, enviada no último sábado (1º), pode resultar na apreensão do passaporte do parlamentar.
A ação contra Eduardo foi registrada pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), e pelo deputado Rogério Correia (PT-MG). Eles pedem que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja investigado criminalmente por articular reações contra o STF com políticos americanos.
Na semana passada, o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, que tem atribuições semelhantes à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Casa do Legislativo brasileiro, aprovou um projeto de lei que pode barrar a entrada de Alexandre de Moraes no país.
A apresentação da proposta foi, segundo Eduardo Bolsonaro, fruto de um pedido dele à deputada republicana María Elvira Salazar, da Flórida.
DEPUTADO REBATE
Questionado sobre o tema, no domingo (2), Eduardo afirmou que há um "jogo combinado" entre Moraes, PT e PGR e que a "maior probabilidade" é que seu passaporte seja apreendido. De acordo com o parlamentar, a medida facilitaria o monitoramento e o cumprimento de uma eventual ordem de prisão contra ele.
Em uma manifestação anterior em suas redes sociais, o deputado justificou, ainda, que sua atuação no exterior se limita a denunciar o que ocorre no Brasil, citando o 8 de Janeiro e as prisões do ex-deputado Daniel Silveira, de Anderson Torres e Braga Netto.
EX-PRESIDENTE CRITICA
Por sua vez, Jair Bolsonaro (PL) criticou a possível apreensão do passaporte de Eduardo. "A possível apreensão do passaporte do deputado Eduardo Bolsonaro visa criar constrangimento, ou instruir ação judicial para impedi-lo de assumir a Comissão de Relações Exteriores", escreveu o ex-presidente nas redes sociais, nesse domingo (2).
Bolsonaro sugeriu que a mobilização busca impedir que Eduardo represente um obstáculo para a aprovação de "acordos assinados com a China". "Um bom momento para se discutir soberania e crime de lesa-pátria", ironizou.
Fonte: Diário do Nordeste
Ceará aciona Justiça para jogar semifinal do Cearense no Castelão
O Ceará entrou nesta quinta-feira (6) com um mandado de garantia junto ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Cearense (TJDFCE) para garantir que a partida de volta da semifinal do Campeonato Cearense, contra o Maracanã, seja disputada na Arena Castelão.
O mandado será analisado pelo presidente do TJDFCE, que após a análise pode conceder ou não uma liminar e permitir que o Ceará mande esta partida na Arena Castelão. Ainda não há prazo de quando esta resposta será dada.
O clube emitiu uma nota oficial na tarde desta quinta-feira, após a mudança da partida do Castelão para o Presidente Vargas (PV), informando que adotaria medidas para garantir que o jogo fosse disputado na Arena Castelão, o que foi feito nesta tarde.
“O Ceará recebeu com surpresa a portaria emitida pela presidência da Federação Cearense de Futebol. [...] Reafirmamos nosso direito de disputar esta partida na Arena Castelão, conforme assegura o próprio Regulamento Específico da Competição”, disse o clube.
“O Ceará recebeu com surpresa a portaria emitida pela presidência da Federação Cearense de Futebol. [...] Reafirmamos nosso direito de disputar esta partida na Arena Castelão, conforme assegura o próprio Regulamento Específico da Competição”, disse o clube.
A decisão da federação de mudar os locais das partidas teve como base uma portaria publicada pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), que estabeleceu um intervalo mínimo de 66 horas entre jogos disputados na Arena Castelão.
As datas e horários permanecem os mesmos: Fortaleza e Ferroviário jogam no sábado (8), às 16h30, enquanto Ceará e Maracanã jogam no domingo (9), às 17h. Na ida, Fortaleza e Ferroviário empataram em 0 a 0, enquanto o Ceará venceu o Maracanã por 3 a 0.