terça-feira, 29 de abril de 2025

 

Aeroporto de Sobral completa 3 anos em meio à falta de voos comerciais


O aeroporto de Sobral foi inaugurado em 2022, mas ainda não atraiu voos comerciais regulares relevantes e ainda perdeu o que conquistou, dado que, no último mês de março, a Azul Conecta deixou de voar para a localidade.

Até o momento, os 70 milhões de reais investidos no aeroporto ainda não trouxeram o resultado esperado: o benefício para os milhares de habitantes da região que precisam utilizar o modal aéreo.

O aeroporto de Sobral não é um aeroporto qualquer. Já nasceu pronto para receber aeronaves como Airbus 320, Boeing 737 e E2-195 da Embraer. Assim, tem o mesmo porte de Juazeiro do Norte, Aracati (outro aeroporto ocioso) e é próximo do porte de Jericoacoara, com pista de 1.800 metros por 30 metros, rigidez de pavimento 46 (rigidez de asfalto de pista de pouso e decolagem). 

Para se ter ideia, a rigidez do asfalto de Aracati é 36 e a de Juazeiro do Norte é 45. Quanto maior esse número de rigidez, aeronaves maiores e pesadas o equipamento consegue receber.

O novo aeroporto de Sobral foi bem planejado, para uma região rica do Estado, uma cidade com números bem próximos aos dos municípios de Juazeiro do Norte (CE), Mossoró (RN).

Bem verdade que na movimentação do aeroporto de Juazeiro do Norte há participação de vários outros municípios do Cariri cearense, Pernambuco e Paraíba.

Ainda, porém, o aeroporto de Sobral não encabeçou o grupo 1 da contratação emergencial feita pelo Governo do Estado. O aeroporto foi deixado no mesmo ‘pote’ de aeroportos menores como Campos Sales e Tauá.

O aeroporto de Sobral foi inaugurado em 2022, mas ainda não atraiu voos comerciais regulares relevantes e ainda perdeu o que conquistou, dado que, no último mês de março, a Azul Conecta deixou de voar para a localidade.

Até o momento, os 70 milhões de reais investidos no aeroporto ainda não trouxeram o resultado esperado: o benefício para os milhares de habitantes da região que precisam utilizar o modal aéreo.

O aeroporto de Sobral não é um aeroporto qualquer. Já nasceu pronto para receber aeronaves como Airbus 320, Boeing 737 e E2-195 da Embraer. Assim, tem o mesmo porte de Juazeiro do Norte, Aracati (outro aeroporto ocioso) e é próximo do porte de Jericoacoara, com pista de 1.800 metros por 30 metros, rigidez de pavimento 46 (rigidez de asfalto de pista de pouso e decolagem). 

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Para se ter ideia, a rigidez do asfalto de Aracati é 36 e a de Juazeiro do Norte é 45. Quanto maior esse número de rigidez, aeronaves maiores e pesadas o equipamento consegue receber.

O novo aeroporto de Sobral foi bem planejado, para uma região rica do Estado, uma cidade com números bem próximos aos dos municípios de Juazeiro do Norte (CE), Mossoró (RN).

MunicípioPopulaçãoPIB per capita
Mossoró-RN278.034 R$   26.570,03 
Sobral-CE203.023 R$   25.396,38 
Juazeiro do Norte-CE286.120 R$   18.381,08 

Bem verdade que na movimentação do aeroporto de Juazeiro do Norte há participação de vários outros municípios do Cariri cearense, Pernambuco e Paraíba.

Ainda, porém, o aeroporto de Sobral não encabeçou o grupo 1 da contratação emergencial feita pelo Governo do Estado. O aeroporto foi deixado no mesmo ‘pote’ de aeroportos menores como Campos Sales e Tauá.

Não acredito que seja a melhor estratégia. Sobral precisa estar com os maiores. E mesmo estando com os maiores, a missão de atrair voos não é fácil.
Jeri (que é Jeri!), começou com 1 voo semanal aos sábados, charter. Até que o mercado (que é míope, muitas vezes) visse que o aeroporto tinha o potencial que conhecemos hoje.

O Estado precisará mostrar que Sobral é uma fração interessante de Jeri, de Juazeiro do norte.

Pior resultado do Nordeste

Se o projeto do aeroporto de Sobral foi bem planejado, não se pode dizer o mesmo do planejamento da região para incentivar os voos comerciais que havia da Azul Conecta.

O Estado não investiu em divulgação dos voos, a gestão municipal não abraçou a ideia de fazer o equipamento mais próximo da população com transporte público do centro ao aeroporto no horário dos voos. Estive por lá, por exemplo, no voo inaugural e transporte por aplicativo não atendia passageiros.

Como resultado, Sobral teve repetidas vezes a cidade do interior do Nordeste, entre 40 equipamentos da Região, a pior movimentação de passageiros. Inexplicável.

Nos anos de 2023 e 2024, o aeroporto movimentou menos de 100 passageiros em cada período. Irrisório, menos que Crateús e Iguatu, cidades bem menores. A região também perdeu logo a credibilidade nos voos da Azul Conecta, que passou vários meses com dezenas de cancelamentos.

Sobral precisa ter planejamento específico para atração de voos, precisa atrair a aeronave correta, a companhia aérea correta e para o destino correto: São Paulo.

Fosse para receber apenas aviação geral e jatinhos executivos, não precisava ter construído um equipamento tão preparado. Porém, fez-se o certo, Sobral demandará esse nível de equipamento.

Em mensagem à Coluna, a Prefeitura de Sobral "reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Aeroporto Regional, reconhecendo seu potencial como um importante vetor de crescimento para a cidade e região. A nova gestão municipal está empenhada em implementar estratégias para ampliar a utilização do equipamento e fortalecer sua integração com o município e a região Norte do estado", informou.

Fonte: Diário do Nordeste

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