sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Tabela da Serie "A"

Campeonato Brasileiro 2016
 
 
Policiais do Senado "descontentes" procuraram PF, diz ministro da Justiça

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou que a operação que levou à prisão quatro policiais legislativos do Senado acusados de tentar obstruir a Operação Lava Jato teve início a partir de informações fornecidas por policiais do Senado "descontentes" com a atuação dos colegas.

Moraes concedeu entrevista à imprensa na sede da Polícia Federal nesta sexta-feira (21), após se reunir com o superintendente da PF, Leandro Daiello Coimbra.

"É importante também que se diga que essa investigação se iniciou a partir de membros da própria Polícia do Senado Federal que procuraram a Polícia Federal expondo esses desvios de finalidade", disse o ministro.

Foram presos o chefe da Polícia Legislativa do Senado, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, e os policiais Geraldo Cesar de Deus Oliveira, Everton Taborda e Antonio Tavares. A ação, que conta com o apoio do Ministério Público Federal, foi pedida pela Procuradoria-Geral da República.

O ministro também rejeitou a possibilidade de a operação ter precipitado uma crise institucional entre a Polícia Federal e a Polícia do Senado.

"Pra ficar bem claro: aqui que não há nenhuma disputa ou nenhum problema entre a Polícia Federal e a Polícia do Senado Federal.

Integrantes da própria Polícia do Senado Federal, descontentes com o que segundo eles seriam ilegalidades praticadas para a obstrução da Operação Lava Jato procuraram a Polícia Federal, que tem o dever constitucional e legal de agir. E agiu amparada pela concordância do Ministério Público Federal e com ordem judicial", afirmou Moraes.

Segundo o ministro, as investigações mostram até o momento que os quatro policiais do Senado presos praticaram atos em "desvio de finalidade" com o objetivo de interferir na Operação Lava Jato.
A principal suspeita é de que eles realizaram varreduras nas casas de senadores para identificar e remover eventuais grampos autorizados pela Lava Jato.

O Ministério Público Federal informou que as investigações tiveram início a partir de um acordo de delação premiada de um policial legislativo. O ministro não detalhou se as informações foram obtidas em um acordo de colaboração.

Fonte: uol.com.br

Motorista esquece cobrador e espera ele chegar em outro ônibus

Sem ter como seguir adiante sem o cobrador, o motorista esperou pelo colega no ponto seguinte. Cobrador pegou outro ônibus da linha Conjunto Ceará/Aldeota (076)


Um motorista da linha 076 - Conjunto-Ceará/Aldeota seguiu viagem na tarde desta sexta-feira, 21, com os passageiros e esqueceu o cobrador. O ônibus saiu do terminal do Conjunto-Ceará por volta das 15h20 e passageiros alertaram a falta do profissional.

"Ele ficou para trás", gritou um dos passageiros enquanto os outros riam. O veículo ficou parado cerca de 15 minutos cerca de um quilômertro depois, na Avenida Ministro Albuquerque Lima, à espera do cobrador que chegou em outro ônibus da mesma linha.

Segundo relato de passageiros, o trocador também subiu rindo das piadas feitas pela pessoas que estavam no ônibus. Após parada, o ônibus seguiu viagem normalmente.

Fonte: o povo
Sem surpresas, Tite convoca seleção para duelos contra Argentina e Peru pelas eliminatórias




Na manhã desta sexta-feira, 21, o técnico da Seleção Brasileira, Tite, realizou a convocação para os dois próximos compromissos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, diante de Argentina e Peru. Em virtude da situação física do volante Casemiro, que se recupera de lesão, 24 atletas foram chamados.

O treinador basicamente repetiu a última lista, feita para as partidas contra Bolívia e Venezuela. As novidades ficam por conta de Rodrigo Caio no lugar de Oscar e o retorno de Douglas Costa na vaga de Taison.
O Brasil faz o clássico contra a Argentina no próximo dia 10 de novembro (quinta-feira), às 21h45min (horário de Brasília), no Mineirão.

Será o primeiro jogo da seleção no estádio mineiro desde o fatídico 7 a 1 sofrido para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014. No dia 16 (quarta-feira), o adversário será o Peru, em Lima.

A equipe comandada por Tite está na liderança das eliminatórias sul-americanas, com 21 pontos conquistados. Um a mais que o vice-líder Equador.

Confira a lista:

Goleiros - Alisson (Roma), Alex Muralha (Flamengo) e Wewerton (Atlético-PR)

Zagueiros - Gil (Shandong Luneng), Marquinhos (PSG), Miranda (Internazionale), Rodrigo Caio (São Paulo) e Thiago Silva (PSG)

Laterais - Daniel Alves (Juventus), Fagner (Corinthians), Filipe Luis (Atlético de Madrid) e Marcelo (Real Madrid)

Meio-campistas - Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Giuliano (Zenit), Lucas Lima (Santos), Paulinho (Guangzhou Evergrande), P. Coutinho (Liverpool), Renato Augusto (Beijing Guoan) e Willian (Chelsea)

Atacantes - Douglas Costa (Bayern de Munique), Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Neymar (Barcelona)

Fonte: o povo

Senador Eunício Oliveira desmente falsa reportagem veiculada em redes sociais


Material foi distribuído como se fosse publicado pelo jornal Folha de S.Paulo


O senador Eunício Oliveira (PMDB), desmentiu, na tarde desta sexta-feira (21), a a veiculação de uma matéria falsa, atribuída ao jornal Folha de S.Paulo, na qual é acusado de envolvimento com desvios na Petrobras.

"Mais uma vez, aqueles que se acham donos do Ceará, tentam enganar a população com mentiras. A suposta matéria da Folha de São Paulo não existe, é falsa!

Os cearenses me conhecem bem. Não devo nada à Justiça e não faço da política um meio de vida. Tudo que conquistei, até agora, foi fruto de trabalho sério e muito comprometimento, diferente de muitos que até hoje fazem da política e do suor do povo cearense um meio para enriquecer".

Fonte: Ceará News

Copa de 2018

Conheça o mascote da Copa da Rússia de 2018
                   
Lobo Zabivaka ganha eleição contra tigre e gato, com 52,8% dos votos, e representará a competição.
 
 
 
 
WhatsApp Beta já aceita videochamadas no Windows Phone: saiba usar

Os usuários do WhatsApp Beta no Windows Phone já podem fazer chamadas de vídeos para os seus contatos. Liberada na última atualização, a função permite que as pessoas se vejam durante uma conversa no mensageiro. O recurso é similar aos de apps como o Skype, o Google Duo e o Snapchat.
Por enquanto, a função está disponível para envio e recebimento apenas para os usuários da versão de testes do aplicativo na plataforma da Microsoft. Assim, quem tiver a versão convencional do mensageiro do Windows Phone, assim como usuários de Android ou iPhone (iOS), ainda não têm acesso à novidade. Veja, no passo a passo a seguir, como funcionam as videochamadas do WhatsApp no Windows Phone.

Fonte: globo.con
Após cinco meses, professores da Uece suspendem greve


Os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) decidiram suspender a greve, em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, 21, pelo Sindicato
dos Docentes da Uece (Sinduece), no Campus Itaperi. A orientação é que os professores fiquem à disposição a partir da próxima terça-feira, 25.

O retorno das aulas será próxima quarta-feira, dia 26, quando terá continuidade o semestre letivo 2016.1. A previsão é que o período seja finalizado em 25 de janeiro de 2017.

Os aprovados no Vestibular 2016.2 iniciarão as aulas em 15 de fevereiro de 2017. Serão necessários três anos para os semestres letivos se igualarem ao calendário

A decisão foi tomada após análise de Termo de Compromisso (TC) que prevê, entre outras ações, a nomeação de 84 professores no primeiro dia útil após a suspensão da paralisação e a realização de obras nos campi de Itapipoca e Crateús.

O Termo de Compromisso da Uece foi assinado pelos titulares da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Hugo Figueiredo; e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece),
Inácio Arruda.
A Universidade Vale do Acaraú (UVA) também está em greve. Já a Universidade Regional do Cariri (Urca) não teve o calendário afetado.

Fonte: o povo

Eleições 2016



No próximo dia 30 de outubro, dia do segundo turno das eleições, haverá 197 locais exclusivos de justificativa de voto em todo o Ceará.

Com exceção de Fortaleza e Caucaia, cidades em que haverá votação, os outros municípios do Estado terão um local para justificar o voto através de formulário, normalmente o Cartório Eleitoral ou o Fórum de Justiça.

Além dos 182 locais de justificativa nos municípios cearenses, o TRE-CE disponibilizará 39 urnas exclusivas para justificativa de voto dos eleitores, em 15 locais, na Capital e nos municípios de Aracati, Aquiraz (Porto das Dunas), Caucaia, São Gonçalo do Amarante (Pecém), Sobral, Juazeiro do Norte e Jijoca de Jericoacoara, os mesmos que funcionaram no primeiro turno das eleições.

Em Fortaleza, os locais exclusivos de justificativa funcionarão na Unidade Móvel do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), na Praia do Futuro (próximo ao Clube do Médico), na Avenida Beira-Mar (no Clube Náutico), no Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, na Praia de Iracema, no Ideal Clube, no Aeroporto Pinto Martins e nos Terminais Rodoviários João Tomé e do Antônio Bezerra.

Fonte: o povo

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Semifinais da Copa do Brasil terão confronto entre os maiores times de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul


Palmeiras e Corinthians que eram favoritos ao título acabaram ficando pelo o caminho


Está definido os confrontos das semifinais da Copa do Brasil 2016. Atlético/MG, Internacional, Grêmio e Cruzeiro eliminaram seus adversários e estão a um passo da final da competição.

Apesar do Atlético/MG ter perdido o jogo no tempo normal por 1 a 0 para o Juventude, mesmo resultado da primeira partida, o galo foi melhor nas cobranças de pênaltis e garantiu sua classificação. Já o Internacional venceu o Santos por 2 a 0 e conseguiu reverter a vantagem do time paulista que havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1.

O líder do Brasileirão, Palmeiras, não conseguiu passar de fase e acabou sendo eliminado pelo Grêmio ao empatar em 1 a 1. No primeiro confronto, o time gaúcho venceu o verdão por 2 a 1. E a última vaga ficou com Cruzeiro, que venceu o Corinthians por 4 a 2. Na partida de ido, o Corinthians tinha vencido por 2 a 1.

As semifinais serão entre os dois maiores clube de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Podendo até ter um clássico na decisão. No primeiro jogo, Atlético/MG e Internacional se enfrentam. Já no segundo, Grêmio e Cruzeiro decidem uma vaga na grande final.

Confira os resultados das quartas de final da Copa do Brasil 2016:

Jogos de ida

Atlético/MG 1 x 0 Juventude
Santos 2 x 1 Internacional
Grêmio 2 x 1 Palmeiras
Corinthians 2 x 1 Cruzeiro

Jogos de volta

Juventude 1 (2 x 4) 0 Atlético/MG
Internacional 2 x 0 Santos
Palmeiras 1 x 1 Grêmio
Cruzeiro 4 x 2 Corinthians

Fonte: http://cearanews7.com

Candidatos já podem consultar locais de prova do Enem 2016


Para evitar atrasos, recomenda-se que candidatos façam o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame

 
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já podem consultar o local onde farão as provas, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. O acesso ao cartão de confirmação de inscrição foi liberado hoje (19), às 15h, e está disponível pela internet e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.

Para evitar os já famosos atrasos, a recomendação é que os candidatos façam o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame para conhecer o trajeto e evitar imprevistos. No dia da prova, a orientação é chegar com antecedência ao local – os portões abrem uma hora antes do início do exame.

O cartão de confirmação, além do local, data e horário de prova, traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.

Para obter o cartão, o participante deve acessar o site do Enem na área destinada ao participante. É preciso informar CPF e senha.
 
Fonte: Agência Brasil

Existia possibilidade concreta de fuga de Eduardo Cunha, diz Ministério Público Federal


Deputado cassado tem dupla nacionalidade e recursos ocultos no exterior.


O Ministério Público Federal (MPF) declarou nesta quarta-feira (19) que existia possibilidade concreta de fuga do deputado cassado Eduardo Cunha, preso preventivamente após determinação do juiz Sérgio Moro.

Segundo o MPF, Cunha tem dupla nacionalidade (passaporte italiano) e recursos ocultos no exterior.
A ordem de prisão foi expedida pelo juiz Sergio Moro na última terça-feira (18). Também foi decretado o bloqueio de bens de Cunha no valor de R$ 220.677.515,24.

"Enquanto não houver rastreamento completo do dinheiro e a total identificação de sua localização atual, há um risco de dissipação do produto do crime, o que inviabilizará a sua recuperação. Enquanto não afastado o risco de dissipação do produto do crime, presente igualmente um risco maior de fuga ao exterior, uma vez que o acusado poderia se valer de recursos ilícitos ali mantidos para facilitar fuga e refúgio no exterior", afirmou o juiz Sergio Moro na decisão.

Fonte: http://cearanews7.com

Em parceria com TCU, TSE cruzará dados de prestação de contas de campanhas para encontrar indícios de irregularidades


Pela primeira vez, candidatos e partidos devem prestar contas da campanha a cada 72h. Justiça Eleitoral analisará e julgará dados após votação.

 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alertou, na quarta-feira (19), que os cadidatos e partidos devem apresentar, a cada 72h, a prestação de contas.

Pela primeira vez, em parceria com o Tribunal de Contas da União, o TSE "tem cruzado as informações enviadas pelos candidatos e partidos políticos sobre arrecadação e despesas de campanha com registros de outros bancos de dados públicos".

O objetivo da medida é dar maior transparência ao processo eleitoral, inibindo irregularidades nas receitas e despesas da campanha. Os dados serão analisados e julgados pela Justiça Eleitoral após as eleições.
Confira a nota na íntegra:

"Nota de Esclarecimento

Pela primeira vez a lei obriga que a prestação de contas seja feita pelo candidato e partidos a cada 72h. Com foco na transparência, a Justiça Eleitoral dá publicidade aos dados informados pelos candidatos, que serão analisados e julgados pela Justiça Eleitoral somente após as eleições.

Pela primeira vez, o TSE, em parceria com o TCU, tem cruzado as informações enviadas pelos candidatos e partidos políticos sobre arrecadação e despesas de campanha com registros de outros bancos de dados públicos. O objetivo é fiscalizar e sanar possíveis indícios de irregularidades nas receitas e despesas de campanha.

As informações das prestações de contas são de inteira responsabilidade dos candidatos e partidos, sendo possível retificação dos dados encaminhados a qualquer tempo.
Assessoria de Comunicação".

Fonte: http://cearanews7.com

quarta-feira, 19 de outubro de 2016



O ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi preso nesta quarta-feira (19), em Brasília. A prisão dele é preventiva, ou seja, por tempo indeterminado. A decisão foi do juiz Sérgio Moro no processo em que Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro.

A Polícia Federal (PF) informou que o ex-presidente da Câmara foi preso na garagem de um edifício. Já o advogado dele disse que a prisão aconteceu no apartamento funcional de Cunha.

O deputado cassado embarcou às 15h em um avião da Polícia Federal (PF) no aeroporto de Brasília com destino a Curitiba, onde ficará preso. (veja no vídeo acima) O avião chegou ao aeroporto, na Região Metropolitana de Curitiba, às 16h45. De lá, Cunha seguiu para a superintendência da PF.

No despacho que determinou a prisão, Moro diz que o poder de Cunha para obstruir a Lava Jato "não se esvaziou". O juiz havia autorizado a PF a entrar na casa de Cunha no Rio de Janeiro para prendê-lo. (leia a íntegra da decisão de Moro)


Moro é responsável pelas ações da operação Lava Jato na 1ª instância. Após Cunha perder o foro privilegiado com a cassação do mandato, ocorrida em setembro, o juiz retomou na quinta-feira (13) o processo que corria no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta segunda (17), Moro havia intimado Cunha e dado 10 dias para que os advogados protocolassem defesa prévia.

Em nota divulgada por seus advogados, Cunha afimou que a decisão de Moro que resultou na prisão é "absurda" e "sem nenhuma motivação".

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), em liberdade, Cunha representa risco à instrução do processo e à ordem pública. Além disso, os procuradores argumentaram que "há possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior" e da dupla cidadania. Cunha tem passaporte italiano e teria, segundo o MPF, patrimônio oculto de cerca de US$ 13 milhões que podem estar em contas no exterior.

Para embasar o pedido de prisão do ex-presidente da Câmarax, a força-tarefa da Operação Lava Jato listou atitudes, que conforme os procuradores, foram adotadas por Cunha para atrapalhar as investigações.

Entre elas, a convocação pela CPI da Petrobras da advogada Beatriz Catta Preta, que atuou como defensora do lobista e colaborador da Lava Jato Julio Camargo, responsável pelo depoimento que acusou Cunha de ter recebido propina da Petrobras.

Atitudes de Cunha para atrapalhar a Lava Jato, segundo o MPF:
– Requerimentos no TCU e à Câmara sobre a empresa Mitsui para forçar o lobista Julio Camargo a pagar propina;

– Requerimentos contra o grupo Schahin, cujos acionistas se tratavam de inimigos pessoais do ex-deputado e do seu operador, Lucio Bolonha Funaro;

– Convocação pela CPI da Petrobras da advogada Beatriz Catta Preta, que atuou como defensora do lobista Julio Camargo, responsável pelo depoimento que acusou Cunha de ter recebido propina da Petrobras;

– Contratação da KROLL pela CPI da Petrobras para tentar tirar a credibilidade de colaboradores da Operação Lava Jato;

– Pedido de quebra de sigilo de parentes de Alberto Youssef, o primeiro colaborador a delatar Eduardo Cunha;

– Apresentação de projeto de lei que prevê que colaboradores não podem corrigir seus depoimentos, como fez o lobista Julio Camargo, ao delatar Eduardo Cunha (refere-se ao projeto de lei de autoria do deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), um dos membros da tropa de choque que o ex-deputado federal Eduardo Cunha liderava);

– Demissão do servidor de informática da Câmara que forneceu provas que evidenciaram que os requerimentos para pressionar a empresa Mitsui foram elaborados por Cunha, e não pela então deputada “laranja” Solange Almeida;

– Suspeita do recebimento de vantagem indevida por emendas para bancos e empreiteiras;
– Manobras junto a aliados no Conselho de Ética para enterrar o processo que pede a cassação do deputado;

– Ameaças relatadas pelo ex-relator do Conselho de Ética, Fausto Pinato (PRB-SP);
– Relato de oferta de propina a Pinatto, ex-relator do processo de Cunha no Conselho de Ética.

Falso empréstimo

 Um dos tópicos do pedido de prisão fala sobre um empréstimo que, segundo o MPF, teria sido fraudado entre Claudia Cruz, esposa de Eduardo Cunha, e Francisco Oliveira da Silva, presidente da Igreja Evangélica Cristo.

De acordo com os procuradores, Claudia Cruz declarou empréstimo de R$ 250 mil em 2008. Entretanto, a partir de quebra de sigilo bancários de ambos, não foram identificados relacionamento financeiro.

Fonte: globo.com



Champions também tem o que aprender no Brasileiro: bater pênalti

Acredite se quiser: há ao menos uma estatística em que o Brasileirão é bem melhor que a Uefa Champions League. Na marca do pênalti, o nosso campeonato nacional deixa o principal campeonato do mundo bem para trás.

Muito por demérito da Champions, é verdade. Até agora, 14 pênaltis foram batidos na fase de grupos da competição e apenas seis se transformaram em gol. O número é impressionante: a bola deixou a marca do cal para as redes em menos da metade das vezes, ou em 42,8% das oportunidades, para ser mais exato.

No total, das 14 cobranças, seis foram para as redes, seis foram defendidas, uma foi no travessão e uma foi por cima do gol.

O último a errar foi Lacazette, que parou nas mãos de Buffon e perdeu a chance de abrir o placar para o Lyon contra a Juventus, o que acabou sendo fundamental na derrota do time francês nesta terça-feira.

Quem fez mais feio, porém, foi o PSV. Em dois jogos, o time holandês conseguiu perder dois pênaltis. E com dois jogadores diferentes: Andres Guardado e Davy Propper.

No Brasil também há quem vá mal - como o Vitória, que perdeu dois pênaltis contra o Sport no último domingo.

Na média, porém, o campeonato é bem melhor que a Champions: 75,9% dos pênaltis se transformaram em gol no torneio nacional - foram 63 acertos em 83 cobranças.
A comparação pode até parecer um tanto quanto injusta. Afinal de contas, uma competição já teve muito mais pênaltis que a outra.

Mas a verdade é que o aproveitamento da Champions já não vinha bom na temporada passada, quando só 58,2% (25 de 43) das cobranças se transformou em gols. Já o Brasileirão teve um aproveitamento ainda melhor no ano passado: 78,5% (73 de 93).

A média brasileira é maior até que a de outras ligas europeias neste começo de temporada. A Premier League, por exemplo, tem aproveitamento de 70,9% até aqui (22 de 31). Na Alemanha, na Espanha e na Itália, o percentual é bem parecido, pouco acima dos 65%.

Veja o aproveitamento de pênaltis nesta temporada:
Brasileirão - 63 de 83 - 75,9
Premier League - 22 de 31 - 70,9
Alemão - 16 de 24 - 66,6
Italiano - 16 de 24 - 66,6
Espanhol - 19 de 29 - 65,5
Champions - 6 de 14 - 42,8

Fonte: http://www.msn.com/pt-br

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Resultado da Champions Legue


Participação da Petrobras no pré-sal é pauta Câmara


Emendas a projeto que reduz participação da estatal serão votadas nesta terça-feira (18)


O plenário da Câmara dos Deputados se nesta terça-feira (18), para votar as emendas ao Projeto de Lei 4567/16, que desobriga a Petrobras de ser a operadora de todos os blocos de exploração do pré-sal no regime de partilha de produção. O texto-base da proposta foi aprovado no dia 5 de outubro, com 292 votos a favor, 101 contrários e uma abstenção.
 
O projeto de lei é de autoria do senador licenciado José Serra (PSDB-SP), atual ministro das Relações Exteriores, e deve seguir para sanção do presidente Michel Temer se não receber emendas que modifiquem o mérito da matéria.
 
A legislação atual prevê a participação da Petrobras em todos os consórcios de exploração de blocos licitados na área do pré-sal com um mínimo de 30% e na qualidade de operadora. O projeto deverá ampliar a participação do capital privado na região.
 
A empresa brasileira, no entanto, ainda terá a preferência para escolher os blocos em que pretende atuar como operadora, desde que com a anuência do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), atendendo aos interesses nacionais.
Entre as emendas que devem ser analisadas na sessão desta terça-feira está a que pretende deixar claro no texto que apenas áreas não estratégicas poderão ser operadas por empresas estrangeiras, mantendo as consideradas estratégicas sob o comando da Petrobras.
 
Investimentos
Para o presidente da estatal, Pedro Parente, se o projeto que trata do fim da participação obrigatória da Petrobras no pré-sal for sancionado, as novas regras vão atrair “investimentos importantes para o crescimento e para a geração de riqueza e de empregos”. Segundo ele, com a mudança, a obrigação em vigor atualmente dará lugar à opção da melhor escolha para a petrolífera brasileira.
 
“Isso é um benefício muito grande, já que a empresa viver um momento de restrição financeira. Se formos obrigados a participar de todos os campos, não teremos recursos. Isso faria com que a exploração desses campos levasse um tempo muito mais longo”, disse Parente em entrevista no Palácio do Planalto, após reunião com o presidente da República, Michel Temer, no fim de setembro.
Um estudo do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) aponta que as reservas do pré-sal representam um potencial de investimentos de US$ 420 bilhões até 2030 para desenvolvimento dos blocos da região, cerca de US$ 390 bilhões em royalties e participações especiais e a geração de mais de 1 milhão de empregos.
 
A federação considera que o projeto que flexibiliza as regras de operação do pré-sal representa “um marco para o país”. Segundo a entidade, a nova legislação, além de atrair investimentos, poderá dinamizar o mercado de petróleo e gás, considerado crucial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, com aumento da oferta de emprego e de renda.
 
Segundo a Firjan, esses ganhos poderão ser ainda maiores levando-se em conta os efeitos diretos e indiretos do incremento da atividade petroleira. “O retorno dos investimentos no mercado de petróleo e gás também estimulará um círculo virtuoso no cinturão de fornecedores. Com o crescimento das encomendas, estas empresas se transformarão em uma cadeia produtiva mais eficiente e mais competitiva, desenvolvendo a capacitação necessária para atender até mesmo ao mercado internacional”, destaca o sistema.
 
Fonte: Agência Brasil
Térmicas de Pecém ameaçam parar

Depois de serem acionadas a plena carga para que as hidrelétricas pudessem poupar seus reservatórios, algumas usinas térmicas estão em vias de serem desligadas, justamente por causa do grande volume de água que consomem para gerar energia.

Na semana passada, as duas maiores térmicas movidas a carvão do País, Pecém I e II, que operam no Porto de Pecém, no Ceará, informaram à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que não terão mais condições de continuar em funcionamento, caso o preço da energia que vendem não seja reajustado para acompanhar a explosão do custo da água no Estado.

A origem do problema está na pior crise hídrica dos últimos 66 anos enfrentada pelo Ceará. Como essas térmicas necessitam de muita água para resfriar suas máquinas - um volume equivalente a 6% do consumo diário de Fortaleza - , o governo cearense, preocupado com o abastecimento da população, decidiu atacar no preço e criou uma cobrança específica para essas usinas, o Encargo Hídrico Emergencial.

Na semana passada, os carteiros entregaram nos escritórios das empresas Eneva e EDP, donas das duas usinas, as primeiras contas de água com a taxa extra embutida. A fatura referente ao mês de setembro chega a R$ 1,308 milhão decorrente do consumo de água, mas acrescenta outros R$ 9,125 milhões relativos ao novo encargo. Os empresários reagiram de imediato, bateram na porta da Aneel e ameaçaram desligar as máquinas.

"Em poucas semanas de geração com esse custo extraordinário, os agentes (empresas) não terão recursos para pagamento de combustível e/ou operação e manutenção e da própria água", declararam as empresas, em carta enviada à agência. "Em face desses prejuízos insustentáveis, os agentes não terão outra alternativa senão paralisar a operação do complexo termoelétrico, caso haja o despacho do complexo sem o devido repasse desses custos adicionais."

Na prática, o que os geradores pedem é uma revisão de suas tarifas já neste mês de outubro e enquanto durar a cobrança do encargo, previsto para ser recolhido mensalmente até agosto de 2017.
Equilíbrio

De acordo com o ex-diretor da Aneel Edvaldo Alves de Santana, o pedido das empresas tem respaldo na lei das concessões, que prevê o repasse de qualquer tributo ou encargo à tarifa, caso seja comprovado que os custos afetam o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. "A lei estabelece que qualquer novo encargo deve ser obrigatoriamente repassado às tarifas. Isso já foi feito em casos semelhantes", disse.

Se a agência acatar a solicitação, avalia Santana, o gasto será assumido pelos agentes que estiverem expostos ao mercado à vista de energia, no qual empresas fazem a compra de energia diretamente com os geradores. Como as distribuidoras estão com excesso de energia contratada, em tese, esse rombo não atingiria os consumidores residenciais.

Apesar de Pecém I e II gerarem um volume de energia equivalente a 60% do consumo de todo o Ceará, o governo estadual parece não estar preocupado com o eventual desligamento das usinas, porque conta com o benefício de estar conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que distribui energia entre quase todos os Estados do País.

O governo do Ceará não quis comentar o assunto. O Ministério de Minas e Energia informou que o caso é atribuição da Aneel.

A agência não se manifestou até o fechamento da reportagem.
As empresas Eneva e EDP informaram, por meio de comunicado, que estão "em tratativas com os órgãos competentes", e que estão em busca de "uma solução que será benéfica para todos os envolvidos, sem prejudicar a segurança energética do Estado do Ceará e/ou a saúde financeira dos empreendimentos". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Como o lixo que produzimos consegue chegar ao ‘lugar mais isolado da Terra’

Se você um dia já pensou em dar um tempo em algum lugar remoto, longe de tudo, provavelmente ficou surpreso com o fato de que existem poucas alternativas.
O ponto mais distante da terra firme, por exemplo, é conhecido como "polo oceânico de inacessibilidade". Fica a 1,6 mil km equidistantes das costas de três ilhas já bem isoladas: a ilha Ducie (um atol que integra as ilhas Pitcairn), ao norte; Motu Nui (posse chilena perto da Ilha de Páscoa), a nordeste; e a ilha de Maher (na costa da Antártida), ao sul.
Como o nome parece pomposo demais, o lugar recebeu o apelido de "Ponto Nemo", em homenagem ao famoso anti-herói dos romances de Júlio Verne, o Capitão Nemo. O nome significa "ninguém" em latim, o que cai bem para um local raramente visitado por humanos.
Trata-se de um lugar peculiar: o Ponto Nemo é tão distante da terra firme que os seres humanos mais próximos dali são, em geral, os astronautas. A Estação Espacial Internacional percorre a órbita terrestre a uma distância máxima de 416 km do nível do mar. Já o pedaço de terra habitado mais próximo de Nemo fica a 2,7 mil quilômetros dali.

Cemitério espacial

Destroços da estação espacial Mir estão espalhados pela região em torno do Ponto Nemo

Por causa disso, toda a região em torno do lugar é bastante conhecida dos astrônomos. As agências espaciais da Europa, da Rússia e do Japão o utilizam há muitos anos como "lixão" porque é o ponto do planeta com menos habitantes humanos e uma das rotas de navegação mais tranquilas.
Cientistas acreditam que mais de cem naves e equipamentos espaciais descontinuados agora ocupem esse "cemitério", de satélites expirados à falecida estação espacial Mir.
Segundo a arqueóloga espacial Alice Gorman, da Universidade Flinders, na Austrália, esses destroços estão em pedaços e espalhados pelo leito do oceano.
"Naves espaciais não sobrevivem inteiras à reentrada na atmosfera", afirma. "A maioria se incendia por causa do intenso calor. Os componentes que resistem melhor são tanques de combustível e veículos de pressão, geralmente feitos de liga de titânio ou fibra de carbono."
Enquanto os fragmentos menores da Mir acabaram pegando fogo, as partes maiores teriam sido levadas pelas correntes marítimas até as praias das ilhas Fiji, enquanto o resto da nave de 143 toneladas afundou.

"Assim como navios naufragados, esses destroços criam habitats que acabam sendo colonizados por seres que vivem naquela profundidade", diz ela. "A menos que haja vazamento de combustível residual, não há riscos para a vida marinha".

E quem é que realmente vive no Ponto Nemo?
Segundo o oceanógrafo Steven D'Hondt, da Universidade de Rhode Island (EUA), provavelmente não muitos seres.
Isso ocorre porque o ponto fica dentro do giro do Pacífico Sul, uma enorme corrente oceânica rotatória que é limitada pela Austrália e pela América do Sul, pela linha do Equador e pela forte corrente circumpolar antártica.
As águas do giro são estáveis, com uma temperatura de 5,8ºC na superfície, segundo dados coletados pela Nasa (agência espacial americana). A corrente rotatória impede a entrada de águas mais quentes e ricas em nutrientes.
Além disso, como a região é tão isolada da terra firme, o vento não leva muita matéria orgânica até lá. Por isso, há pouco alimento disponível. O leito também é praticamente desabitado. "Trata-se da região menos biologicamente ativa de todos os oceanos do mundo", afirma D'Hondt.

Mas algumas criaturas peculiares conseguem sobreviver em pontos da região.
O Ponto Nemo fica próximo ao extremo sul de uma linha submarina de atividade vulcânica que marca a fronteira entre as placas tectônicas do Pacífico e de Nazca. Uma boa quantidade de magma se instala nas fissuras e cria sistemas de ventilação hidrotermal que expelem água quente e minerais.
Trata-se de um ambiente de condições extremas, mas propício à proliferação de bactérias. Estas, por sua vez, sustentam criaturas maiores como o caranguejo-yeti (Kiwa hirsuta), observado pela primeira vez em 2005.

'Lixão' da humanidade

Infelizmente, o que mais parece estar se acumulando por ali é lixo. Estudo publicado em 2013 confirmou a presença de uma faixa de lixo dentro do Giro do Pacífico Sul. O maior acúmulo ocorre no centro, a 2,5 mil km do Ponto Nemo.
Os resíduos são essencialmente de plásticos carregados das áreas costeiras e de navios. A corrente rotatória acaba aprisionando o lixo e fragmentando tudo em pequenos pedaços.

Especialistas há muito discutem o desafio geográfico de encontrar o "meio" do oceano. Mas com novas tecnologias, eles conseguiram solucionar o problema. O polo oceânico de inacessibilidade foi descoberto oficialmente em 1992 pelo engenheiro de campo Hrvoje Lukatela, com o uso de um software especializado, que leva em conta o formato elíptico do planeta para ter precisão máxima.
É pouco provável que o ponto mude de lugar no futuro próximo.
"A localização equidistante de três pontos é algo bastante singular, e não há outros pontos na superfície da Terra que possam, em princípio, substituir o Ponto Nemo", explica Lukatela. É possível que novas ferramentas de medição - ou até a erosão costeira - acabe modificando ligeiramente a exata posição do local, "por uma questão de metros".

Fonte: http://www.msn.com/pt-br