quinta-feira, 2 de abril de 2015

Fortaleza tem apenas 8 pontos próprios para banho neste feriado


O setor Centro, que compreende Beira-Mar e Praia de Iracema, é o que mais preocupa, pois tem apenas um posto

praia
Ao longo da orla de Fortaleza, existem 31pontos de monitoramentos de qualidade das águas
LUCAS DE MENEZES
Ao longo da orla de Fortaleza, existem31pontos de monitoramentos de qualidade das águas. Desses, apenas oito estão próprios para banho neste feriadão da Semana Santa, informou, quarta-feira (1º), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo).
O setor Centro, que compreende Beira-Mar e Praia de Iracema, é o que mais preocupa, pois tem apenas um posto, entre o Aquário e o Espigão da R. João Cordeiro, com condições próprias para banho. Os outros nove estão impróprios.
No setor Leste, área da Praia do Futuro, existem 11 postos de balneabilidade e apenas cinco estão liberados para banho. A partir do Posto 2, que fica entre os postos 7 e 8 dosBombeiros, até o Posto 6, entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros, o mergulho não é incentivado. O restante está limpo, de acordo com a Geamo.
Já o setor Oeste, na região do Pirambu e Barra do Ceará, tem oito locais impróprios e somente os postos 23, entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó, e 27, entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça, estão com qualidade para o banho.
Desde junho do ano passado, a Semace modificou a nomenclatura dos pontos monitorados. Agora, os boletins estabelecem pontos de referências que adotam ruas, avenidas, monumentos, além de municípios e praias no caso da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do litoral do Estado para facilitar a localização dos trechos.

Coleta
As amostras para a realização do boletim de balneabilidade em 31 pontos das praias da Capital são coletadas semanalmente entre 9h e 12h, sendo retirada uma porção em cada ponto, na isóbata de um metro de profundidade, que representa a região mais utilizada para recreação. As amostras são processadas conforme diretrizes do Standart Methods for the Examination of Water and Wastewater, 20ª edição, Métodos 9221-E para coliformes fecais.
Segundo os critérios estabelecidos pela Resolução Conama N° 274/2000, após as análises, as praias são classificadas em quatro categorias diferenciadas: excelente, muito boa, satisfatória e imprópria, de acordo com as densidades de coliformes termotolerantes, amostradas durante cinco semanas consecutivas.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário