domingo, 30 de junho de 2013

Após protestos, popularidade de Dilma cai 27 pontos
Dilma chegou em seu ápice no mês de março onde o índice foi 65%, mais que o dobro do índice atual


 A popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu de forma relevante nas últimas três semanas,. De acordo com pesquisa do instituto Datafolha, publicada neste sábado, 29, no jornal Folha de S. Paulo, a avaliação positiva teve uma queda de27 pontos.

Atualmente, 30% dos brasileiros avaliam que a gestão da presidente como
 boa ou ótima. Antes da onda de protestos pelo Brasil, a aprovação era de 57%. Dilma chegou em seu ápice no mês de março, em que o índice foi 65%, mais que o dobro do índice atual.

Do outro lado, a soma dos que consideram a gestão de Dilma
 ruim ou péssima foi de 9% para 25%. Em média, numa escala de 0 a 10, a nota da presidente caiu de 7,1 para 5,8.
Redução histórica
O desempenho da presidente é a maior redução de aprovação de um líder do Brasil desde o confisco da poupança, na era do presidenteFernando Collor de Mello, em 1990, em que a queda foi de 35 pontos.
Ainda de acordo com a Pesquisa Datafolha sobre o desempenho e postura de Dilma perante os protestos, as porcentagens ficaram assim: 32% para ótima ou boa; 38% para regular e 26% para ruim ou péssima.
Para amenizar a situação, após o início das manifestações, a presidente se pronunciou em cadeia de TV e propôs um pacto aos governantes, que inclui um plebiscito para a reforma política. 

Outras reprovações
A atual porcentagem da presidente coincide, numa margem de erro, com o pior índice do ex-presidente Lula. No final de 2005, em que o País viu o auge do mensalão. Lula chegou a ter 28%. Já em setembro de 1999, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), chegou a 13%.

Redação O POVO Online

sábado, 29 de junho de 2013

Foi bom, mas é preciso melhorar


Copa das Confederações em Fortaleza tem pontos positivos, mas questões a serem melhoradas para 2014

No instante em que Jesús Navas pôs fim à decisão de pênaltis, que garantiu a classificação da Espanha para a final da Copa das Confederações, na noite da última quinta-feira, 27, na Arena Castelão, Fortaleza se despediu do torneio e começou o balanço do que foi positivo e negativo durante os jogos na Capital.
No geral, a cidade sai fortalecida, mas ainda há muito o que melhorar, até no famoso "padrão Fifa". O Diário do Nordeste foi além dos 90 minutos de bola rolando e acompanhou os serviços oferecidos para os espectadores durante os duelos.

Nos três dias de disputa, um dos principais pontos positivos para quem foi ao estádio foi veio de fora dele. O plano especial de transporte público, com bolsões de estacionamento e ônibus gratuitos para os torcedores, funcionou de maneira exemplar.

O projeto conseguiu passar sem maiores problemas mesmo com as manifestações no entorno da praça esportiva, fazendo com que todos os espectadores fossem transportados de forma eficiente e segura.

A Arena Castelão também foi algo que encantou o público, como ressaltou a fonoaudióloga e cantora carioca que reside em Natal (RN) e acompanhou Brasil x México no estádio.

"Os lugares eram ótimos, a estrutura do estádio é legal, pois você consegue ver bem de qualquer lugar. Por fora, também está muito bonito", avaliou.

Não deu certo

Contrastando com os pontos que deram certo, estão alguns serviços oferecidos dentro do estádio. As longas e desorganizadas filas, a revista mal feita na entrada e o atendimento nas lanchonetes foram alvo de críticas.

Mas o que acabou sendo exposto na imprensa nacional e internacional foram as obras de mobilidade urbana inacabadas para a Copa do Mundo. A não-conclusão foi destaque nos meios de comunicação do México e no portal da TV inglesa BBC.

Para o jornalista mexicano Juan Martín Montes, do site Mediotiempo.com, "não se vê muito bem" essas obras de última hora, pois "dão uma sensação de correria de última hora, algo que se critica muito em relação ao Brasil", no entanto, ele espera que tudo esteja pronto em 2014.

As operadoras Oi e Tim também foram alvo dos usuários, que não conseguiram efetuar ligações e acessar a internet.

Juizado registra furtos de novo

Mais uma vez, o Juizado do Torcedor registrou ocorrências de furtos na Arena Castelão, durante a Copa das Confederações. Desta vez, foram três, na partida entre Espanha e Itália, na última quinta-feira, 27.

Nos dois primeiros jogos do evento em nossa Capital, haviam sido registrados cinco furtos _ três no jogo Brasil x México e dois no jogo Nigéria x Espanha.

O plantão teve à frente os juízes José Maria dos Santos Sales e Maria José Bentes Pinto.

O Juizado também registrou outros problemas. Uma família com ingressos da área VIP foi impedida de entrar com filho de quatro anos. Os organizadores alegaram não ser permitida a entrada devido à venda de bebidas alcoólicas no local. Mas agentes de proteção da infância e juventude conseguiram a entrada da mãe e do garoto de quatro anos.

Houve resistência da Fifa quanto aos agentes que acompanhariam 22 menores que entrariam em campo com os jogadores. Porém, os agentes tiveram acesso permitido, já que, no percurso, havia presença de adultos desconhecidos das crianças.

Blatter diz que Brasil "passou no teste"

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, declarou ontem que o Brasil "passou no teste" na Copa das Confederações. Vaiado na abertura do torneio ao lado da presidente Dilma Rousseff, o cartola suíço voltou ao país na quarta-feira e disse que a edição brasileira do evento-teste para o Mundial de 2014 foi exitosa.
"O Brasil passou no teste. Isso, aliás, foi muito mais que um teste. Foi a Copa dos Campeões ", afirmou Blatter, que deixou o Brasil na semana passada após o acirramento dos protestos pelo país.

O alto gasto governamental na realização da Copa do Mundo era um dos pontos da pauta dos manifestantes. No Maracanã, o suíço disse que entende os protestos pelo país.

´Fortaleza foi a melhor cidade-sede´, diz secretário

A Copa das Confederações em Fortaleza expôs pontos positivos e negativos. Ontem, um dia após a Capital se despedir do torneio internacional, a reportagem buscou ouvir o balanço das partes envolvidas na competição, além das justificativas para os serviços que não funcionaram bem.
O secretário extraordinário da Copa em Fortaleza, Domingos Neto, crê que a cidade fez um bom papel e que sai como a melhor sede da competição.

"Fortaleza se saiu muito bem. Acredito que fomos a melhor cidade-sede da Copa das Confederações. Nosso transporte público funcionou mesmo com as manifestações, algumas obras que muitos apontavam como impossíveis de serem entregues a tempo, foram inauguradas. Sempre há criticas, mas fico com os elogios que recebemos dos ministérios de Cidades e do Esporte", avaliou o secretário.

O titular da pasta ainda ressaltou que o criticado calor pode ser usado para o lado positivo.

"Nesta época do ano, temos uma temperatura média de 27ºC, o que é muito bom para o turismo. Sei que algumas seleções sofreram em campo, esse fator pode ser bom, pois alguns times podem procurar fazer sua preparação em Fortaleza, para melhor se adaptar ao clima", finalizou Domingos Neto.

Sem sinal

Os problemas na telefonia móvel e celular foram maximizados durante a Copa das Confederações. Na Arena Castelão, a falta de sinal persistiu e as operadoras Oi e Tim foram alvo de críticas.

A Tim informou que, "apesar de todos esses esforços, acredita que ainda há muito por fazer, por isso a companhia reafirma que está atenta às demandas dos seus clientes e continua monitorando o desempenho da rede com o objetivo de corrigir qualquer falha identificada, garantindo a qualidade do serviço".

Procurada, a Oi afirmou que se posicionaria por meio do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil). Porém a entidade irá fazer balanço das operações apenas na próxima semana.

O Comitê Organizador da Local (COL) e o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, também foram procurados para se posicionar sobre os pontos positivos e negativos, mas também só vão se pronunciar após o fim da Copa das Confederações.


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE  

Deputados aprovam atuação da Polícia

Parlamentares alegam que a PM agiu dentro da legalidade e não foi mais repressora por conta do Ministério Público

Mais uma vez os pronunciamentos dos deputados da Assembleia Legislativa estiveram em consonância com os protestos ocorridos durante os jogos da Copa das Confederações e com as medidas tomadas pelo Congresso para amenizar tais manifestações. Na manhã de ontem, Ely Aguiar (PSDC) chegou a dizer que sentia saudades da época da Ditadura Militar e incitou a Polícia a utilizar armas letais contra os manifestantes
O parlamentar mostrou as manchetes dos principais jornais do Estado a ressaltou que carros da imprensa foram depredados e incendiados. "Se eu fosse o comandante da Polícia, eu mandava o ´pau comer´. É nessas horas que eu sinto saudade da ditadura", disse o parlamentar, que também é radialista. Ele afirmou ainda que o prejuízo para uma concessionária no local foi de mais de R$ 4 milhões.

"São manifestantes ou são bandidos? São bandidos, delinquentes e deveriam estar atrás das grades", reclamou, lembrando que o governador Cid Gomes foi para a Europa "quando começou o arrocho".

Segundo disse, "a Polícia deveria meter bala" nos vândalos que depredaram o patrimônio público e privado. Ele ainda questionou como serão as manifestações na Copa do Mundo. Para Ely Aguiar, a Polícia não está sendo mais incisiva em seus atos porque é patrulhada e observada pelo Ministério Público. "Queria saber se esses vândalos fossem incendiar a sede do Ministério Público, o que os promotores diriam", disse. Para ele, o Executivo deveria ir à televisão mostrar apoio aos manifestantes, mas também dizer que irá ser mais rígido com os vândalos.

Terrorismo

Para o deputado Manoel Duca (PRB), que é primeiro tenente da reserva militar, somente a bala de borracha não serve mais para conter os atos de vandalismo no País, defendendo medidas mais eficazes da Polícia para com o "terrorismo" que está acontecendo durante os protestos. Ely Aguiar criticou ainda os representantes dos Direitos Humanos, que, segundo ele, estão defendendo os "criminosos". "Eles deveriam ir era à casa das pessoas que sofreram os ataques desses terroristas".

A peemedebista Silvana Oliveira defendeu o governador Cid Gomes, afirmando que ele tentou levar o equilíbrio para ver o que o povo, realmente, quer. Ela citou, por exemplo, a tentativa de se fazer um plebiscito para a população decidir se quer ou não a construção do Acquário. O deputado Fernando Hugo (PSDB) parabenizou a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil (SSPDS), que, segundo ele, fizeram "pouco" contra os manifestantes.

O tucano lembrou que, ao ouvir os ministros do Supremo Tribunal Federal e juristas, a presidente Dilma Rousseff voltou atrás com a ideia de propor um plebiscito para iniciar uma constituinte visando discutir a Reforma Política. "Ela juntou todo mundo e num rasgo inconteste de querer enganar o povo, propõe a realização de um plebiscito para o povo brasileiro responder perguntas sobre o que deve ser votada em uma Reforma Política", reclamou, ressaltando que nem mesmo os políticos sabem o que é melhor para a Reforma.

Corrupção

Para a petista Rachel Marques, a raiz da corrupção está no desconhecimento da política e, segundo ela, o que o povo quer no momento é participar. Em resposta às falas de Marques, Fernando Hugo propôs que ela pedisse à presidente Dilma que fosse solicitada a saída do Congresso Nacional dos deputados federais José Genoíno (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP), condenados no caso do Mensalão.

Roberto Mesquita (PV) chamou de "insanidade" a tentativa de plebiscito sobre a Reforma Política, mas defendeu a tentativa da presidente de negociar melhorias para o País. O peemedebista Perboyre Diógenes afirmou que existe sim tempo para votação de um plebiscito sobre a Reforma Política e disse que querem tirar o foco da discussão.

Antônio Carlos disse que os pronunciamentos de seus pares são contraditórios, com argumentos insustentáveis, visto que a população tem o direito de participar das decisões da política nacional. Nós somos acostumados, infelizmente, à participação do povo? O povo não é só massa de manobra, não. O povo está acompanhando", afirmou.

O petista também criticou os que atribuem à situação apenas ao Governo do PT. "Eles nunca falam aqui das grandes estruturas de corrupção que aconteceram no Governo do Fernando Henrique Cardoso", questionou.

Siglas apontadas como ´esclerosadas´

O deputado Professor Teodoro (PSD) quer discutir com a população e sociedade civil a importância da essência política e as manifestações que ocorreram nas últimas semanas em cidades de todo o Brasil. Para isso, o parlamentar apresentou um requerimento propondo a realização de uma audiência pública visando a um debate sobre o tema.

Em seu pronunciamento, ontem, na Assembleia Legislativa, ele defendeu a implantação de uma ampla Reforma Política no País. Defendendo as falas do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, lembrou que a crise no País teve início a partir dos partidos políticos, que se transformaram em verdadeiros "cartórios" para atender apenas aos comandos de seus dirigentes, deixando a população em segundo plano.

As siglas estariam "esclerosadas", para o deputado, por isso seria necessário a realização urgente de uma profunda Reforma Política nas agremiações. "Na dimensão política, temos que ultrapassar o momento da violência e reconhecer o direito do outro. Todos somos a favor dos partidos. Mas, desde o século passado, percebe-se uma necessidade de modernização da representatividade e revitalização dos partidos", apontou.

O deputado Dedé Teixeira (PT) observou que os debates provocados pelos movimentos garantiram um avanço ao Congresso, em sintonia com as ruas. Segundo ele, o Senado está "desarquivando" o Projeto de Lei do passe livre e garantiu 75% dos royalties para educação e 25% para a saúde. "Essas foram reivindicações da população, como também a derrubada da PEC 37. Esses assuntos jamais seriam trazidos ao Congresso se não houvesse manifestações", ressaltou.

Fernando Hugo alegou que, como democracia, o País não pode viver sem partidos, sem líderes. Segundo ele, os congressistas foram escolhidos pelo povo. O tucano defendeu ainda que a presidente Dilma Rousseff iniciasse a limpeza moral dentro do PT, se empenhando a tirar da Câmara Federal os deputados João Paulo Cunha e José Genoíno, que foram condenados no julgamento do Mensalão. Por sua vez, a deputada Silvana Oliveira (PMDB) disse que a população precisa cortar a própria carne e questionar como se está votando hoje. 


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE 
MP apura  ´incentivo´ ao vandalismo
Segundo promotor, ´vândalos são oriundos de gangues´, cuja participação é estimulada por alguém

O entorno do Estádio Arena Castelão, na quinta-feira (27), presenciou mais um dia de tensão e temor. A manifestação que se dirigiu à Avenida Dedé Brasil, no bairro Serrinha, começou pacífica, entretanto, assim como as outras, não terminou bem. O movimento foi acompanhado por uma equipe de promotores do Ministério Público Estadual do Ceará (MP/CE). O coordenador adjunto do Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim), do MP-CE, promotor José Filho, afirmou, ontem, que acredita na existência de incentivadores dos atos de vandalismo e depredação ocorridos.
"Os vândalos são oriundos de gangues dos bairros da Capital e iremos investigar quem os está estimulando. Existe alguém incentivando a participação destas gangues", afirmou Filho.

Para o promotor, há dois grupos distintos entre os manifestantes: os pacíficos e os vândalos. José Filho acredita que é possível a Polícia identificar quem é quem e separá-los, para evitar confrontos. "Quem vai para a manifestação com a intenção de cometer crime vai de rosto coberto. Os pacíficos vão de corpo descoberto, com faixas, esses não são vândalos", avalia
Recomendações

O coordenador ainda afirma que deu sugestões ao comandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Werisleik Pontes Matias, sobre como agir com os manifestantes sem utilizar da violência para retirar os vândalos.

"Eu sugeri ao comandante que usasse o serviço da inteligência e os agentes infiltrados para retirar os vândalos que eles estejam enxergando sem que seja necessário usar bombas de gás lacrimogêneo ou balas de borracha. Isso evitaria inocentes de serem atingidos", garantiu. Além disso, foi feito o pedido de não serem arremessadas bombas de helicópteros sobre os manifestantes.

José Filho afirmou que o Ministério Público instaurou Procedimento de Investigação Criminal (PIC) para investigar as manifestações e aguarda por vídeos e fotos enviados pela população para fazer a triagem e iniciar as apurações. O material deve ser enviado para o e-mail manifestacoes.denuncia@mp.ce.gov.br.

Durante a manhã de ontem, entretanto, um dos representantes do MP/CE adiantou que, durante a manifestação de quinta, sob sua ótica, não foram observados abusos por parte da PM, que evitou o revide o máximo que pôde. Segundo os promotores, materiais de conflitos anteriores poderão ser utilizados, e a conclusão dos trabalhos deverá ocorrer em até 90 dias.

Detidos

Das 97 pessoas encaminhadas ao 16º Distrito Policial (DP) por atos na manifestação de quinta-feira, quatro jovens (três homens e uma mulher) foram presas em flagrante por dano ao patrimônio público e só foram liberadas após o pagamento de fiança de R$ 2 mil - R$ 500 por cada detido - pelo vereador Ronivaldo Maia (PT). Os outros 93 manifestantes foram presos por incitação à violência e liberados ainda na noite de quinta-feira.

O parlamentar afirma que foi acionado por telefone por movimentos sociais, como o Movimento Hip Hop e a Marcha Mundial das Mulheres, que relataram a situação dos detidos. "Fui em solidariedade e fico feliz de ter pago, acredito que minha atitude foi correta", frisou.

Maia relata que, ao chegar no 16º DP, os jovens confirmaram a participação no protesto, mas negaram a depredação. Após o pagamento, foi decidido, então, uma cota para reembolsar Maia. O vereador João Alfredo (PSol) é um dos que vão colaborar.

Ele também compareceu ao 16º DP após as manifestações e afirmou que vai contribuir, pois os detidos alegaram inocência. "Um deles estava dentro de casa quando foi levado pela Polícia, e outro era um trabalhador que estava indo para seu local de trabalho", disse o vereador.

Ainda conforme João Alfredo, ficou acertado que os políticos fariam a cota por conta da carência de recursos dos detidos. Maia afirmou não saber se outros vereadores também irão contribuir com o valor.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Novo protesto em Fortaleza é marcado por cenas de guerra

Apesar do início pacífico, o protesto descambou para a violência após a ação de um pequeno grupo de vândalos. Houve longo confronto

Parecia que seria diferente. O número bem reduzido de pessoas - se comparado ao protesto do último dia 19 – e o clima pacífico durante a concentração na Universidade Estadual do Ceará (Uece) faziam crer que a manifestação desta quinta-feira seria mais tranquila. Era ilusão. Nas ruas, quem “vence” é uma minoria, que fez o vandalismo falar mais alto e provocou forte reação militar. Os números refletem o que se passou nas proximidades da Arena Castelão: 92 pessoas apreendidas, vários feridos, um carro de emissora queimado, outro destruído e um ônibus depredado, além de muita destruição nas ruas.

Segundo a Polícia Militar, havia cerca de cinco mil manifestantes. Eles iniciaram a caminhada na avenida Dedé Brasil por volta das 11h30min, em direção às imediações do estádio, onde se aproximaram do bloqueio policial.


Nesse momento, um grupo mais exaltado tomou a frente do protesto. Pelo que foi possível perceber, eles não pertencem a nenhum movimento social nem a sindicatos ou a qualquer outra organização. Ainda durante a caminhada, encobriram os rostos com camisas e se armaram de objetos como paus e pedras, além de escudos artesanais. Em vários momentos, foram reprimidos pelos próprios manifestantes, que pregavam um movimento pacífico. Mas não teve jeito.


O confronto
Foram esses manifestantes exaltados que deram início ao confronto no cruzamento entre a avenida Pedro Ramalho e a rua Corumbá . Eles atiraram bolas de gude, pedras e paus contra os homens que formavam a primeira barreira. Inicialmente, os policiais se defenderam com escudos. Depois, os manifestantes derrubaram a grade de proteção e então a Polícia reagiu com bombas de gás lacrimogênio e tiros de borracha, que acabaram atingindo também quem não queria violência.


“Só quando houve o avanço em cima da barreira é que houve reação da Polícia”, disse o promotor Helder Ximenes, integrante de uma comissão do Ministério Público do Estado, formada para observar possíveis excessos.


O confronto intenso durou pelo menos três horas. Carros de emissoras de TV foram atacados. Um deles, da TV Diário, chegou a ser queimado. Um ônibus que trazia torcedores para o jogo entre Espanha x Itália foi tomado e apedrejado. “Depredaram nosso ônibus. Vi muita criança chorando e mulheres se deitando no chão pra não serem atingidas”, relatou o advogado Rafael Castelo Branco. Só por volta das 16h15min, os confrontos na área do estádio


NÚMEROS
92
pessoas foram apreendidas, segundo o comandante da PM

5 mil
foi a estimativa de participantes do protesto, de acordo com a Polícia Militar

1
carro da TV Diário foi incendiado e um da TV Jangadeiro teve vidros quebrados

1
ônibus foi tomado e depredado, após o motorista errar a rota

FONTE: O POVO

Dilma recebe representantes de organizações de jovens e do movimento LGBT


A presidenta Dilma Rousseff se reúne nesta sexta-feira (28) de manhã, no Palácio do Planalto, com representantes de movimentos de jovens e também dos gays, bissexuais, travestis e transexuais e lésbicas. Em discussão, as reivindicações dos grupos e a onda de manifestações que atingiu o país nos últimos dias.
A reunião ocorre no dia seguinte ao lançamento, pelo governo, do Sistema Nacional de Promoção de Direitos e Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Sistema Nacional LGBT) e no momento em que se debate o projeto sobre a "cura gay".
Apenas em 2012, segundo dados sobre a violência homofóbica, foram analisadas situações envolvendo 4,8 mil vítimas e 4,7 mil acusados e registrado aumento de 166% no número de denúncias feitas e de 183% na quantidade de vítimas. O estudo é organizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. No ano passado, foram registradas 3.084 denúncias de violência contra homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais e mais de 9,9 mil violações de direitos relacionados ao grupo LGBT.
Durante o lançamento do sistema, foi criado um comitê gestor de enfrentamento da chamada LGBTfobia, o preconceito e a violência contra a diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero. O sistema será formado basicamente por centros de promoção e defesa - com apoio psicológico, jurídico, entre outros tipos de suporte - e por comitês de enfrentamento à discriminação e de combate à violência.
Fim da tramitação do projeto sobre a “cura gay”,
Na cerimônia de lançamento, que ocorreu na quinta-feira (27), autoridades defenderam o fim da tramitação do projeto sobre a “cura gay”, aprovado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara. O projeto determina que psicólogos atuem para reverter a orientação sexual dos pacientes. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse ser inaceitável que a homossexualidade seja tratada como doença.
Na reunião com os ativistas, Dilma também deve conversar sobre as manifestações ocorridas no país desde a semana passada. A presidenta defende o direito de protestar, mas condena a violência e os atos de vandalismo. Desde segunda-feira, ela recebe representantes de movimentos sociais, de estudantes e entidades sindicais em busca de medidas que visam a atender às demandas dos manifestantes e ao fim dos protestos.


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE 
Fernando Henrique Cardoso é eleito para a Academia Brasileira de Letras

Confirmando seu favoritismo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 82, foi eleito na tarde desta quinta-feira (27) para ocupar a cadeira nº 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo ao jornalista João de Scantimburgo (1915-2013), morto em março deste ano. 
A eleição aconteceu na sede da ABL, no centro do Rio de Janeiro. Fernando Henrique teve 34 dos 39 votos possíveis, com uma abstenção. "Essa eleição é um ato de respeito da Academia Brasileira de Letras à inteligência brasileira. A grande obra do sociólogo e cientista dá ainda mais corpo à Academia", disse o imortal Marcos Villaça, ex-presidente da ABL, em comunicado oficial. 

Terceiro presidente a integrar a Casa de Machado - após Getúlio Vargas (eleito em 1941) eJosé Sarney (eleito em 1980) - o novo imortal se juntará a dois membros graduados de seu governo, o vice-presidente Marco Maciel, 72 (eleito em 2004), e o ex-Ministro das Relações Exteriores Celso Lafer, 71, eleito em 2006. 

Rosiska Darcy de Oliveira, 69, a última imortal empossada (no último dia 15), também participou do governo FHC, como presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Após sua vitória, o ex-presidente recebeu convidados para uma comemoração na Fundação Eva Klabin, na Lagoa, zona sul do Rio. 

O convite para a candidatura de FHC havia sido feito por dois membros da ABL, a escritoraNélida Piñon, 75, e o senador José Sarney, 82, logo após a morte de Scantimburgo. "Depois de tantos amigos insistido comigo tantas vezes, acabei cedendo", disse o ex-presidente, no dia da confirmação de sua candidatura. 

Fernando Henrique derrotou outros dez candidatos à cadeira 36: J.R. Guedes de Oliveira, Gildasio Santos Bezerra, Jeff Thomas, Carlos Magno de Melo, Eloi Angelo Ghio, Diego Mendes Souza, Felisbelo da Silva, Alvaro Corrêa de Oliveira, José William Vavruk e Arlindo Vicentine.





FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE 

domingo, 23 de junho de 2013

Mínimo: ganho real foi de 135%

Segundo o Dieese, o salário mínimo continua aquém do que deveria para sustentar o trabalhador e a família

Desde quando foi implementado o Plano Real até agora, levando-se em conta os esforços empreendidos para sua valorização, o Salário Mínimo no Brasil registrou ganho real (acima da inflação) de 135,74%. "É que corrigido pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o
valor de R$ 64,79, vigente em julho de 1994, estaria valendo, atualmente, R$ 287,61. Como o Salário Mínimo hoje é de R$ 678, em termos monetários o ganho real é de 390, 39, o que equivale a uma variação acima da inflação de 135,74%", calcula Reginaldo Aguiar, supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Nos 19 anos de existência do real, a cesta básica subiu 390,21%, saindo de R$ 60,45 para R$ 296,32, variando acima da inflação, dado que o indicador acumulado no período, medido pelo INPC , foi de 343,91% FOTO: MIGUEL PORTELA

Entretanto, afirma, o piso de referência continua aquém do que deveria valer para sustentar o trabalhador brasileiro e sua família. Com todo o esforço empreendido para elevá-lo, o salário mínimo atual equivale a apenas pouco mais de 23% do que seria necessário já que, pelos cálculos do Dieese, este deveria ser de R$ 2.873,56.

"Mesmo com todo o esforço que tem sido conquistado de julho de 1994 até agora, o valor do Salário Mínimo ainda é muito baixo e absolutamente insuficiente para suprir as necessidades básica do trabalhador e sua família como reza a Constituição Federal", destaca Aguiar.

Conforme disse, o Decreto Lei de criação do Salário Mínimo, de 1938, já defendia que o seu valor deveria ser suficiente para cobrir as despesas do trabalhador e de sua família, o que foi ratificado, posteriormente, com a Constituição de 1988, que além de garantir esse direito, assegura o mesmo valor para o piso em todo o território nacional. "O Salário Mínimo teria que dar para suprir despesas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência e para tanto o valor que o Dieese calcula seria de R$ 2873,56", afirma.

De qualquer forma, destaca o Dieese, a diferença entre o Salário Mínimo vigente e o necessário vem diminuindo desde a implementação do Plano Real. Em julho de 1994, o piso valia R$ 64,79, enquanto calculava-se que o ideal seria R$ 590,33. Naquela época representava 10,98% do salário necessário para manter o trabalhador e sua família, além do que seria preciso que ele aumentasse em torno de nove vezes para atingir o necessário, bem diferente dos dias atuais, quando essa conta é de apenas 4,2 vezes.

Os avanços aconteceram durante toda o período pós-real. No governo de Fernando Henrique Cardoso foi identificada a necessidade de aumentar o Salário Mínimo, mas esse esforço foi intensificado no governo Lula, com a implementação da Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo, em 2007.

Para atualizar o valor, hoje, são levados em consideração critérios econômicos, como o repasse da inflação do período entre as correções e o aumento real pela variação do Produto Interno Bruto (PIB).

Relação com a cesta básica

Quando o Plano Real passou a valer, o salário mínimo líquido vigente à época (R$ 59,83 com os descontos previstos em lei) não era suficiente para comprar uma única cesta básica calculada para o trabalhador, que custava R$ 60,45. "Faltavam R$ 0,72", lembra Reginaldo Aguiar

Porém, afirma, "com o aumento do salário mínimo e a estabilidade econômica advinda do Plano Real, cada vez mais o quesito alimentação compromete menos da renda do trabalhador". "Em julho de 1994 não dava para comprar uma única cesta básica, hoje, com ela valendo R$ 296,32 (valor de maio deste ano), é possível adquirir mais de duas ", emenda.

Porém, alerta, de lá para cá a cesta básica variou 390,21%, contra uma variação do INPC, de 343,91%. "Aplicando-se o índice, a cesta era para estar valendo R$ 268,79. Como custa, atualmente, R$ 296,32, esta aponta para uma variação de 10,43% acima da inflação registrada no período", destaca. (ADJ)








FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Extra!!!

Manifestantes em frente a casa do prefeito

Após saírem do gabinete do prefeito, os manifestantes foram até a casa do prefeito de Caucaia, Washington Góis, que fica no centro da cidade. O motivo da manifestação,
e para que seja casada a liminar que exige a saída dos moradores das residências, na comunidade cajueiro na jurema. Até o momento alguns dos manifestantes estão reunidos,
com o prefeito, e outros estão com o vice prefeito Paulo Guerra, os moradores fizeram uma proposta e a prefeitura fez outra.


O resultado estar sendo esperado para qualquer momento. Fique ligado que nós estamos de olho no resultado, para passar pra você.

Urgente!!!

Caucaia adere as manifestações que invadem o país

Estar se formando uma grande aglomeração de pessoas enfrente do gabinete da prefeitura de Caucaia, que fica situada na CE 090, no bairro do Itambé, as primeiras informações que nos chega é que estar tudo tranquilo, e assim esperamos que seja. Nossa reportagem estar no local e a qualquer momento traremos, mais informações, fique ligado.
Festival Caucaia Cidade Junina é iniciado 

Onde foi iniciado o 5º Festival Caucaia Cidade Junina, a festa segue até o próximo dia 23 de junho. Os festejos tem concurso de quadrilhas, barracas de artesanato e comidas típicas e shows de bandas de forró. O festival acontece no Centro de Referência da Assistência Social Edson da Mota Côrrea, no Centro (Rua José de Pontes, s/n). A programação se inicia todos os dias do festival a partir das 19 horas.

Nesta edição, o festival traz uma novidade: além da disputa entre quadrilhas do município, haverá também uma disputa intermunicipal, com a participação de uma quadrilha do município de Tauá e três de Fortaleza. A etapa municipal será realizada nos dias 19, 20 e 21. Nos dias 22 e 23, a campeã e a vice-campeã da etapa municipal disputarão a segunda etapa com as quatro quadrilhas convidadas.

Fonte: Blog de Caucaia
 
 
 
 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Politica


A mais recente leva de críticas do ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB) à gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) provocou diferentes reações no PT do Ceará e voltou a evidenciar o racha entre as correntes internas da sigla. Enquanto petistas mais próximos ao Governo Cid Gomes (PSB) minimizam os ataques, aliados da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) acusam o clã Ferreira Gomes de fazer tática do “morde e assopra” de olho nas eleições de 2014. Os efeitos do embate podem se estender à aliança no Estado.


Na última segunda-feira, Ciro disse que o governo Dilma “é muito ruim”, que a petista não conseguirá se reeleger caso a atual situação do País não mude e que, se o PSB lançar candidato à Presidência da República no próximo ano, terá seu apoio. As declarações foram feitas três semanas após Ciro ter se reunido com o presidente nacional do PSB e possível nome da sigla para a disputa pelo Palácio do Planalto.


“Enquanto Cid faz juras à Dilma, Ciro ataca o PT. Isso é estratégia deles para ter a simpatia dos dois lados. Se por acaso a presidenta cair na popularidade, os Ferreira Gomes migram para o lado de quem estiver no poder”, apontou o deputado federal Eudes Xavier (PT), um dos mais próximos de Luizianne.


Críticas de Ciro Gomes ao governo Dilma dividem o PT no Ceará

O cenário nacional será determinante na aliança entre PT, PSB e PMDB no Ceará. Uma aproximação entre Ciro e Campos poderia fortalecer a candidatura do governador de Pernambuco para o Planalto e, assim, rachar o trio partidário no Estado – situação que, para os petistas mais alinhados a Cid, ainda não é cogitada.


“Nossa referência da discussão política da aliança nacional e estadual é o governador Cid Gomes. E o que temos ouvido dele é o apoio à reeleição da Dilma. No Ceará, defenderemos a aliança até o ultimo momento”, disse o vice-presidente do partido no Estado, Joaquim Cartaxo.


PSB minimiza
Perguntado, na última terça-feira, sobre o possível significado estratégico das críticas de Ciro ao governo Dilma, Cid jogou panos mornos e defendeu o irmão ao dizer que Ciro aponta erros do governo com “toda a boa vontade”. “O Ciro critica até mesmo o meu governo”, escapou. Cid negou que o PSB do Ceará tenha recuado em relação à candidatura de Campos e voltou a dizer que a sigla defenderá a reeleição de Dilma.
 
Na mesma linha, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Sarto Nogueira (PSB), alegou que não houve mudança de tom e que Ciro sempre fez ponderações à gestão do Executivo nacional. Isso porque, embora se diga aliado, o ex-deputado é não costuma poupar o governo petista. Em 2010, chegou a dizer que o então candidato à presidência José Serra (PSDB) era mais preparado que Dilma. Para Sarto, os recentes ataques não impactam na manutenção da aliança com o PT no Ceará.

Fonte: O povo

Manifestação

Manifestantes já se reúnem na Praça Portugal

Os pontos de acesso à Praça Portugal (avenidas Dom Luís e Desembargador Moreira) estão bloqueados devido manifestação organizada por estudantes. Jovens estão concentrados e seguram cartazes pedindo "mais educação", "mais paz" e celeridade na entrega das Carteiras de Estudante 2013.
Segundo Sarah Hannahe, membro da equipe de comunicação do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará (DCE-UFC) - um dos órgão organizadores do protesto -, a cobrança do movimento é principalmente por causas de educação e o grupo está cobrando agilidade no processo das carteirinhas, pois 3 mil estudantes da UFC estariam pagando passagem inteira (R$ 2,20). Os manifestantes também cobram a implantação do passe livre em Fortaleza.
 
Às 17h25min
Manifestantes estão reunidos na Praça Portugal para realizar protesto. O comércio da avenida Dom Luís está fechada e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) bloquearam o cruzamento da via com a rua Oswaldo Cruz. Os jovens ainda estão concentrados na praça, mas já é registrado um leve engarrafamento.
 
Às 17h8min
Centenas de jovens já estão reunidos na Praça Portugal para um protesto. Segundo o grupo, a movimentação ocorre por mais celeridade na entrega das Carteiras de Estudante 2013. Pelo menos quatro viaturas do programa Ronda do Quarteirão estão no local e policiais permanecem de braços cruzados, ao redor da praça praça, observando a manifestação do jovens.

Os manifestantes estavam concentrados na região central, mas decidiram formar um círculo em volta da Praça Portugal. O trânsito ainda não foi interrompido. Nesse momento, eles seguram cartazes e fazem apitaço.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Futebol Cearence

Técnico Sérgio Guedes já chegou e será apresentado hoje no Ceará

O time segue de folga, mas o novo treinador já está no pedaço. Sérgio Guedes chegou na madrugada da segunda-feira para a terça-feira na capital cearense.

Na terça-feira (18), Guedes terá seu 1° compromisso como comandante do Alvinegro, quando conhecerá à sede do clube e terá uma primeira conversa com a diretoria. Ao fim da tarde, será oficialmente apresentado à imprensa, na sede do Ceará, em Porangabuçu.
Sérgio Guedes tem 50 anos, estava no Sport até mês passado e chega ao Alvinegro com dois auxiliares: Gustavo Mendes e Everaldo Pierrotti.
O Ceará só se reapresenta na manhã da quarta-feira (19), às 8h, em Porangabuçu. Na ocasião, o técnico Sérgio Guedes já está à frente da equipe. O time só volta a campo no próximo dia 6 de julho, contra o Icasa, às 21h, no estádio Romeirão.

Fonte: O povo

Politica

Representantes do MP debatem PEC 37 na Câmara dos Vereadores

Vereadores e representantes do Ministério Público (MP) debatem, na manhã desta terça-feira, 18, a Proposta de Emenda à Constituição 37 (PEC 37), que tem o objetivo de centralizar a investigação criminal apenas na Polícia Federal e Polícia Civil. Se aprovada, o Ministério Público e outras instituições perderiam o poder de investigação.

A Procuradora Geral de Justiça, Eliana Alves Nobre, destacou que a PEC 37 já foi aprovada pela Comissão de Justiça da Câmara e irá, no dia 26 de junho, à votação no Plenário. Ela defendeu a estrutura do MP para realizar investigações. "Essa PEC 37 vai na contramão da história" ressaltou a procuradora.

O debate foi proposto pelo presidente da Casa, vereador Walter Cavalcante (PMDB). Na tribuna, o vereador Acrísio Sena (PT), em nome da comitiva de vereadores que acompanhará o MP em Brasília, destacou a importância do debate e as ações já realizadas pelo órgão em defesa da sociedade.

“As elites que nunca foram investigadas estão incomodadas com a atuação do Ministério Público”, disse o promotor de Justiça, Luis Alcântara. O promotor fez pontuações sobre considerações que ele considerou como “falácias” sobre o poder do MP de investigar. Entre elas, as alegações de que Polícia é mais preparada para investigações e que os promotores que substituir delegados. “Nenhum membro do MP quer tomar a função do delegado de Polícia”, disse.


Vereadores contra PEC
Após os discursos dos representantes do MP, os vereadores se manifestaram contra a PEC 37. O vereador John Monteiro (PTdoB) lamentou que o deputado federal de seu partido seja o propositor da PEC 37. Ronivaldo Maia (PT) cobrou ações da Câmara para pressionar as bancas partidárias, em Brasília, contra a aprovação da proposta. Evaldo Lima (PCdoB), Capitão Wagner Sousa (PR) e Toinha Rocha (PSOL) também apresentaram apoio ao Ministério Público.


Fonte: O povo

Trânsito

Pavimentação na Av. Alberto Craveiro causa engarrafamento na tarde desta terça-feira (18)

Às vésperas de receber o primeiro jogo da Copa das Confederações, nem tudo está pronto em Fortaleza para sediar o evento. As obras para melhoria de acesso das vias visando os jogos continuam causando transtorno à população. Desta vez, um asfaltamento no final da manhã desta terça-feira (18) causou engarrafamento na Av. Alberto Craveiro, na altura do Makro, próximo ao viaduto da BR-116, via de acesso à Arena Castelão. A pavimentação terminou por voltas das 16h30.
Os dois sentidos das vias estavam parados, tanto para quem vem da Av. Raul Barbosa para o Castelão, como na Av. Senador Carlos Jereissati (Aeroporto) no sentido praia. De acordo com a Polícia Rodoviaria Federal (PRF) uma colisão entre caros e um caminhão em pane devem ter causado mais engarrafamento na região.
A seleção brasileira foi ao estádio nesta terça-feira por volta das 15h para fazer treino e o reconhecimento do gramado para a partida entre Brasil X México na quarta-feira (19).

Fonte: Diário do Nordeste

domingo, 16 de junho de 2013

Começou a copa das confederações fifa 2013

Foi com uma vitória importante sobre o Japão que a seleção brasileira deu inicio, a competição, foi um placar de 3x0, onde os brasileiros tomaram conta do jogo.

Nesse Domingo foi a vez da seleção italiana entrar em campo contra a seleção do México, foi um jogo, onde os mexicanos procurava se defender e não atacar muito, já a seleção italiana, foi mais objetiva e conseguiu vencer por 2x1.

No jogo de abertura do grupo B, os espanhóis venceram os uruguaios, por 2x1, não adiantou de nada as vaias da torcida pernambucana, os espanhóis tiveram um maior volume de jogo, desperdiçaram varias chances de gols, mais no final prevaleceu o bom nível do futebol da Espanha.

Amanha tem o jogo da seleção Nigeriana contra a seleção do Taiti, em Belo Horizonte, será o jogo de encerramento da primeira rodada, veja abaixo a tabela de classificação.

Grupo A        PJV
1Brasil311
2Itália311
3México010
4Japão010

Grupo B        PJV
1Espanha311
2Nigéria000
2Taiti000
4Uruguai010

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Onze praias de Fortaleza estão impróprias para o banho

Onze praias de Fortaleza estão impróprias para o banho. A informação é da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).

Mucuripe é uma das praias impróprias para o banho Foto: Marília Camelo

Entre as praias que devem ser evitadas pelos banhistas estão alguns "cartões-postais" da cidade, tais como o Farol, o Mucuripe, a Estátua de Iracema e a Barra do Ceará.

Apesar do número expressivo de pontos impróprios na orla, a maioria das praias, num total de 20, tem boa condição de balneabilidade.

Entre os trechos adequados para o banho de mar, destaque para nove pontos na Praia do Futuro e Ponte dos Ingleses.

Confira situação das praias de Fortaleza

Pontos Impróprios

Farol
Iate
Estátua de Iracema
Ideal Clube
Início da Av. Pasteur
Colônias
Início da Rua Lagoa do abaeté
Mucuripe
Barra do Ceará
Goiabeiras
Kartódromo
 
Pontos Próprios
 
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Ed. Vista del Mare
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Volta da Jurema
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Horta
Barraca Big Jeans
 
Fonte: Diário do Nordeste
Caucaia terá campanha de concientizaçao contra lixo no chão  

A PAZ Comunicação está preparando uma grande campanha de conscientização educativa para população de Caucaia ter um cuidado especial no destino final dos resíduos domiciliares (lixo). A campanha faz parte do pacote de novas ações do Governo Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Patrimônio Serviços Públicos e Transportes (SPSPTrans), para capacitar a cidade a uma maior qualidade de vida da população.   
A campanha será intensificada na rede municipal de ensino e atingirá todos os bairros da cidade. A campanha será veiculada em panfletos, outdoor, cartazes, carro de som, e internet. O objetivo da campanha é conscientizar toda população a colocar o lixo residencial apenas nos dias em que a coleta do lixo passar. O lixo colocado aleatoriamente fora do dia e em qualquer lugar forma as rampas de lixo que levam doenças e causam transtornos para os próprios moradores.

Fonte: Blog da Caucaia


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Festival Caucaia Cidade Junina chega à quinta edição

O Governo Municipal de Caucaia realiza, de 19 a 23 de junho, a 5ª edição do Festival Caucaia Cidade Junina, com concurso de quadrilhas, barracas de artesanato e comidas típicas e shows de bandas de forró. O festival acontece no Centro de Referência da Assistência Social Edson da Mota Côrrea, no Centro (Rua José de Pontes, s/n). A programação se inicia todos os dias do festival a partir das 19 horas.

Nesta edição, o festival traz uma novidade: além da disputa entre quadrilhas do município, haverá também uma disputa intermunicipal, com a participação de uma quadrilha do município de Tauá e três de Fortaleza. A etapa municipal será realizada nos dias 19, 20 e 21. Nos dias 22 e 23, a campeã e a vice-campeã da etapa municipal disputarão a segunda etapa com as quatro quadrilhas convidadas.
 
E haverá premiações em dinheiro para os três primeiros lugares de cada etapa. Na etapa municipal, o terceiro lugar receberá como premiação R$ 1.000,00, o segundo receberá R$ 2.000,00 e o primeiro lugar será premiado com R$ 4.000,00. Na etapa intermunicipal, o terceiro lugar leva R$ 1.000,00, o segundo R$ 1.500,00 e o primeiro lugar é premiado com R$ 2.000,00.

Além das premiações em dinheiro, todas as quadrilhas recebem um cachê de apresentação, que serve de incentivo à continuidade do grupo e um estímulo à preservação das tradições culturais do Nordeste. Todos os participantes do festival também são beneficiados com pontos de classificação para o Ceará Junino, festival cearense de quadrilhas.

Após as apresentações de quadrilha, nos dias 21, 22 e 23, a festança continua com shows das seguintes bandas de forró: Adauto Filho e Banda, Forró Kapricho, Dedo de Ouro, Jacaré do Repente, Forró do Acoxadinho, Xote de Elite, Thererê e Brasas do Sertão.
 
Observação: no folder (acima) onde tem, os dias e a aprogramação, existe um pequeno erro nas datas o correto é nos dias 19, 20 e 21. Nos dias 22 e 23 de Junho, e não de março como estar no folder.
 
 
Fonte: Blog de Caucaia