sábado, 3 de agosto de 2013

CDL quer recuperar crédito de 20 mil

Com um crescimento de cerca de 6% no primeiro semestre, o comércio quer renegociar dívidas para manter o consumo
O balanço oficial ainda não saiu, mas a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza já revelou que o desempenho do comércio cearense no primeiro semestre foi positivo. Conforme estimativa do presidente da entidade, Freitas Cordeiro, durante os primeiros seis meses de 2013, o setor apresentou uma alta de 6%, ante igual período do ano passado, um resultado considerado bom, mas que pode melhorar. Para isso, a CDL vai promover, entre os dias 10 e 14 de setembro, a feira Limpa Nome, que vai oferecer facilidades para a renegociação de dívidas, e estima tirar 20 mil pessoas do SPC.

O presidente da CDL Fortaleza, Freitas Cordeiro e o titular da FCDL, Honório Pinheiro, estão otimistas com os resultados do evento FOTO: Alex costa

"Faz cerca de oito anos que não desenvolvemos um evento como esse, até porque não é um tipo de campanha que podemos fazer de forma sistematizada, com data fixa no calendário, pois assim incentivaríamos a inadimplência, o que é tudo que não queremos. Assim, esperamos que, durante o evento, muitos devedores aproveitem a oportunidade para acertar suas contas. Isso é bom para todos", comenta Freitas Cordeiro.

Para ilustrar a atual situação dos consumidores do Estado, o presidente da CDL revela que o Ceará tem mais de 1,3 milhão de registros negativos no SPC. "Isso não quer dizer que temos esse contingente de pessoas inadimplentes, já que muitos entram mais de uma vez no sistema. Tais dados, porém, constatam que esse é o momento ideal para uma ação dessa natureza. Não sabemos quando faremos algo semelhante novamente", explica Freiras Cordeiro.

Vantagens
Durante a feira Limpa Nome, que será realizada na sede da CDL Fortaleza, diversas empresas oferecerão uma série de vantagens para que os inadimplentes regularizem suas contas. Segundo Cordeiro, todos os grandes bancos atuantes no Estado também estarão presentes. "Não determinamos quais facilidades devem ser oferecidas, mas tenho certeza que muitos dispensarão juros, multas, parte do débito e fracionarão parcelas", diz.

Segundo informações da CDL Fortaleza, o evento contará com 130 pontos de atendimento e um trabalho focado na agilidade do serviço. Outras atividades também serão oferecidas aos visitante, como pequenos cursos de educação financeira, por exemplo. "O nosso objetivo não é incentivar o consumo desenfreado, até porque isso é uma das principais causas da inadimplência, que não é interessante para nós. Queremos que os consumidores regularizem suas respectivas situações e não voltem a ficar com dívidas em atraso. Esperamos que os cearenses desenvolvam o consumo consciente para termos um mercado saudável", finaliza Cordeiro.

Tauá deve receber 1,2 mil lojistas
Ainda neste mês, mais especificamente entre os dias 15 e 17, o município de Tauá deve receber aproximadamente 1,2 mil lojistas durante a 26ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, evento que comprova a boa fase do setor no interior do Estado.

"Escolhemos Tauá porque é mais uma cidade cearense com grande potencial, assim como tantas outras localizadas no interior. Esses municípios vêm ganhando espaço e notoriedade por suas experiências", afirmou ontem o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) do Ceará, Honório Pinheiro, em visita ao Sistema Verdes Mares.

Conforme o presidente da FCDL, que é a organizadora do evento, a convenção oferecerá aos participantes palestras, seminários, painéis de debates e visitas técnicas, sendo voltado para comerciantes e empresários de todo o Estado.

Segundo a organização do evento, os participantes também poderão aproveitar uma série de atrativos na cidade, entre os quais, uma trilha com caminhada de cerca de uma hora de duração para chegar ao topo do Serrote Quinamuiú - cartão postal de Tauá e de onde é possível avistar toda a cidade.

Empregos
Conforme Honório Pinheiro, a realização da convenção também irá impactar de forma positiva na cidade, uma vez que demandará uma série de serviços. Ao todo, informa, serão gerados 230 empregos diretos e outros 190 indiretos para organizá-la.   

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário