terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ceará cotado para ganhar Centro de Distribuição

Workshop realizado no Rio de Janeiro foi o último do Movimento Integra Brasil. Luiza Trajano, que participou do encontro revelou que a rede estuda a abertura de dois Centros de Distribuição. Um deles pode vir para o Ceará


O Ceará está cotado para ganhar um dos dois Centros de Distribuição que o Magazine Luiza pretende instalar. A notícia foi dada ontem por Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.


Ela foi uma das palestrantes do último workshop do Integra Brasil, que aconteceu ontem na sede do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), no Rio de Janeiro (RJ).


Ela disse ainda que, apesar do Nordeste ter poder de compra estimado em R$ 450 bilhões para 2014, a região ainda tem gargalos na concessão de crédito. Segundo Luiza Trajano apenas 9% dos novos clientes da rede tem crédito aprovado pelos bancos - apesar de 60% deles não ter cadastro negativo. Em São Paulo, 18% dos novos consumidores conseguem o crédito.


Uma via para facilitar o acesso aos financiamentos, a empresária elogia o Minha Casa Melhor - programa federal que dá crédito de R$ 5 mil a quem está no Minha Casa, Minha Vida para a compra de móveis e eletrodomésticos.


“O que move varejo é crédito”. Por outro lado, ela minimiza os esforços do Governo Federal para incentivar o consumo. “Incentivou como que? Reduziu o IPI (imposto sobre produtos industrializados), que era muito alto”.


Luiza também criticou quem aponta o consumo, que seria alavancado em detrimento dos investimentos em infraestrutura, como um problema para a economia brasileira.


“Não estou dizendo que não precisa investir em infraestrutura. Precisa, mas o consumo também é importante”.


O último workshop do Integra Brasil teve como tema “O Nordeste visto de fora”, com palestrantes que deram a visão empresarial, governamental, acadêmica e internacional na Região.


O evento foi aberto pelo vice-presidente do BNDES, Wagner Bittencourt e encerrado pelo presidente do banco, Luciano Coutinho.


Próximos desafios
Depois da rodada de workshops, concluída ontem, e o seminário a ser realizado em Fortaleza, entre os dias 27 e 29 de agosto, o Integra Brasil deve ser apresentado ao setor produtivo da região Sudeste segundo afirmou a presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Nicolle Barbosa.

“Nós temos que fazer como fizemos no Nordeste. Primeiro juntar o setor produtivo e, depois, os governantes”, diz Nicolle.


Conforme a presidente será um desafio fazer o Sudeste abraçar o movimento, ante os interesses divergentes entre as duas regiões num primeiro momento.


“O crescimento do Brasil passa pelo Nordeste. E todos queremos que o Brasil cresça”, diz.


O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que também palestrou no evento, ressalta que trabalhar pelo desenvolvimento do Nordeste não é favor e que a Região tem o poder de escrever a própria história.


“O Nordeste tem poder político grande. Temos de transformar isso numa vontade de transformar o Nordeste”.


*A jornalista viajou a convite do Integra Brasil

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Workshop realizado no Rio de Janeiro foi o último do Movimento Integra Brasil que realiza agora um seminário, em Fortaleza. Depois os integrantes do movimento visitarão os estados do Sudeste para divulgar propostas

Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário