Dicas para puxar conversa e aumentar networking
O networking, a rede de relacionamentos que facilita na hora de conseguir emprego e começar novos negócios, nunca foi tão necessário como nos dias atuais. Com um mercado cada vez mais restrito, resta aos profissionais investirem no aperfeiçoamento de conhecimentos. Mas nem só de conteúdo vive o profissional da atualidade, para ser contratado é preciso saber se relacionar com os outros. O site Carrelism listou sete dicas que facilitam a conversa e ajudam a se enturmar nos eventos:
1. Dirija-se à mesa de comidas
A espera na fila para se servir é a ocasião perfeita para puxar conversa com quem está ao redor. Como começar o papo? Uma boa dica é dar início ao diálogo em torno do óbvio: a comida.É provável que todos estejam pensando coisas parecidas como “o que vou experimentar?”, “será que aquilo é bom?”. Além de sair com o prato cheio você pode ter adquirido novos contatos na agenda.
2. Encontre um solitário
Se vir alguém sozinho pelos cantos, não tenha medo de ir até lá e se apresentar. Algumas dicas para quebrar o gelo: “Está tão cheio aqui, se importa se eu me juntar a você nesse lugar mais calmo?” ou ainda “Quanta gente! A comida deve estar muito boa”.
3. Faça elogios
Quem não gosta de elogio, não é mesmo? Essa pode ser uma boa forma de começar um contato. Se está com dificuldades para conversar, encontre algo para elogiar. Vale comentar até sobre o drink que ela está tomando (”Isso está com uma cara boa, o que é?”).
4. Fale sobre esportes.
Quem é fã de esportes pode usar isso a seu favor para fazer contatos. E as chances para fazer esse contato são sutis, como uma capa de um celular de algum time. Se ouvir um grupo de pessoas discutindo sobre a partida de ontem, é hora de juntar-se a eles.
5. Diga olá
Talvez a forma mais eficiente de conhecer alguém é oferecer um aperto de mão e simplesmente se apresentar. Um cumprimento sorridente e confiante geralmente dá certo.
6. Mantenha o assunto
Após o início da conversa, pode não ser fácil dar continuidade a ela. Quando isso acontecer, o ideal é buscar pontos em comum com o interlocutor. “É a primeira vez que você vem em um evento desses?”, “Como você ficou sabendo do evento?”, “Não conhecia esse lugar, é muito bacana, você já esteve aqui antes?”. Perguntas sobre trabalho também não podem ficar de fora “Você é de qual área?”, “Qual é sua linha de trabalho?”, “O que é mais interessante na sua área de atuação?”.
7. Não force a barra
Das dicas sobre como começar conversas, a mais importante é justamente saber quando pará-las. Saiba identificar quando o assunto está morrendo e lembre-se que você deve circular para tentar conhecer o maior número possível de pessoas diferentes. A desculpa para sair de uma conversa é a de que você vai pegar algo para comer, chamar outra pessoa para apresentar a seu interlocutor e,claro, pedir o cartão da pessoa (sem esquecer de entregar o seu). Deixe claro que gostaria de manter o contato no futuro.
Fonte: O povo
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