sábado, 31 de agosto de 2013

Serie "B"

Primeiro desafio

Primeiro grande desafio de Sérgio Soares à frente do Ceará, técnico enfrenta o Palmeiras de Valdívia às 21 horas de hoje, na Arena Castelão

De volta após 11 dias sem jogar, o Ceará retoma hoje a Série B num reencontro com grande público no Castelão. A partida contra o Palmeiras, líder da competição, é válida pela 18ª rodada e terá início às 21 horas. Com o apoio da torcida, o Alvinegro buscará a sexta vitória na Segundona – resultado que só tem alcançado dentro de casa. Caso vença, a equipe, que ocupa o 13º lugar na tabela com 21 pontos, pode avançar uma posição.


O técnico Sérgio Soares optou por não divulgar nem a equipe titular, tampouco a lista de atletas relacionados para a partida. Mota deve ser a grande novidade, já que voltou a treinar regularmente nas últimas semanas. O atacante estava sem jogar desde junho devido a um edema ósseo no pé esquerdo.


O banco de reservas também poderá trazer uma novidade: Dinélson, que vestirá a camisa do Ceará pela primeira vez. O meia chegou ao Porangabuçu na segunda-feira e foi regularizado na tarde de ontem. A equipe alvinegra terá o desfalque de Anderson Marques, por causa de um estiramento na panturrilha direita, além de Lulinha e Léo Gamalho, suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo.


O Palmeiras entra em campo depois de duas derrotas fora de casa – para o Boa Esporte, na última rodada, e para o Atlético-PR, que lhe rendeu a eliminação da Copa do Brasil. Apesar do histórico recente desfavorável, o Verdão, com 40 pontos, acumula bons resultados como visitante pela Série B: foram cinco vitórias em oito confrontos.


A equipe paulista também poderá contar com o retorno de uma peça importante. O chileno Valdívia, que ficou de fora das últimas cinco partidas, está recuperado de um edema na coxa direita e já estará na equipe principal.

SÉRIE B 2013

CEARÁ
TÉCNICO: SÉRGIO SOARES
CEA: 4-4-2
FERNANDO HENRIQUE, MARCOS, POTIGUAR, DIEGO IVO
VICENTE, JOÃO MARCOS0, XAVES, ROGERINHO, RICARDINHO
MAGNO ALVES, MOTA

PALMEIRAS
TÉCNICO: GILSON KLEINA
PAL: 4-4-2
FERNANDO PRASS, TIAGO ALVES, MÁRCIO ARAÚJO, JUNINHO
LUIS FELIPE, HENRIQUE, WESLEY, VALDÍVIA, ALAN KARDEC
LEANDRO, MENDIETA

Local: Estádio Castelão
Data: 31/8/2013, às 21 horas
Árbitro: Alicio Pena Junior (MG)
Assistentes: Aelson Mariano Campelo Gomes (MA) e Sergio H Campelo Gomes (MA)
Ingressos: de R$ 15 (meia arquibancada superior) a R$ 60 (inteira setor premium)
Transmissão: Rádios O POVO/CBN e Globo/O POVO e PFC

Mota deve ser a grande novidade, já que voltou a treinar regularmente nas últimas semanas. O atacante estava sem jogar desde junho devido a um edema ósseo no pé esquerdo


Com Valdívia
A equipe paulista também poderá contar com o retorno de uma peça importante. O chileno Valdívia, que ficou de fora das últimas cinco partidas

Saiba mais
 
Esquema especial
A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) informou que um efetivo de 40 agentes estará trabalhando na operação do jogo a partir das 13 horas.

Estacionamento proibido na Rua do Contorno e nas avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha. As avenidas Paulino Rocha, Juscelino Kubitschek e Alberto Craveiro darão acesso direto ao estádio.

Sentido único
A avenida Paulino Rocha terá sentido único a partir da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). A avenida Alberto Craveiro terá três faixas operando no sentido Castelão e uma no contrário. Após o jogo, ambas terão sentido BR-116.

Duelo de Verdões

Com três desfalques, Icasa enfrenta a vice-líder Chapecoense

Em 10º lugar na tabela, com 25 pontos, o Icasa vai a Santa Catarina enfrentar a Chapecoense, vice-líder da Série B do Campeonato Brasileiro, hoje, às 16h20min, na Arena Índio Condá.


Para a disputa, o técnico Sidney Moraes terá três desfalques, entre eles o volante Chapinha, que não joga devido a um desconforto muscular. Para substituir o atleta, o meia Geraldo entrará no time titular.


Desfalca também o Verdão do Cariri o lateral Carlinhos e o volante Radamés, que cumprem suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo seguido. O zagueiro Luiz Gustavo voltou a sentir dores. A opção do técnico Sidney Moraes é colocar Gustavo atuando pela esquerda e o volante Elanardo com a equipe principal. O time cearense vem de vitória contra o Paysandu, de virada, fora de casa, e está confiante para a partida contra a Chapecoense.


Rumo à liderança


Na briga pela liderança do campeonato, a Chapecoense, 2º colocado da Série B, com 39 pontos, vem a campo em busca da vitória e de fechar a rodada como líder.


Após ter sido derrotado pelo Bragantino na última rodada, o grupo do técnico Dal Pazzo enfrenta a equipe cearense também com desfalques. No treino da tarde de quinta-feira, 29, ficaram de fora do trabalho tático o goleiro Nivaldo, o atacante Bruno Rangel, o volante Augusto e o zagueiro Dão. Antes da partida, Nivaldo ainda passará pelo departamento médico para saber se terá condições de ir entrar em campo. Caso não possa, as opções de Dal Pazzo são Juliano e Rodolpho. Se Bruno Rangel não entrar, Caion deve continuar ao lado de Fabinho Alves.


A grande arma do técnico do Verdão do Oeste serão as bolas paradas. A estratégia vem dando certo contra os adversários ao longo do campeonato. No total, foram dez gols de cabeça na Série B deste ano.

SÉRIE B 2013

CHAPECOENSE
TÉCNICO: DAL PAZZO
CHA: 4-4-2
RODOLPHO, ANDRÉ PAULINO, FABIANO, RAFAEL LIMA, ANDERSON PICO, WANDERSON, PAULINHO DIAS, NENÉM
ATHOS, SOARESS, CAION


ICASA
TÉCNICO: SIDNEY MORAES
ICA: 4-4-2
JOÃO RICARDO, LUIZ OTÁVIO, DA SILVA, NEILSON, NAYLHOR
PRETO COSTA, ELARNARDO, GERALDO, TADEU, JUNINHO POTIGUAR
GUSTAVO

Local: Arena Índio Candó
Data: 31/08/2013, às 16 horas
Árbitro: Claúdio Francisco Lima e Silva (SE)
Árbitro assistente 1: Adair Carlos Mondini (PR)
Árbitroa assistente 2: Edina Alves Batista (PR)

Fonte: O povo
Baleia continua encalhada em praia do Trairi
Desde a última sexta-feira, equipes de biólogos trabalham para manter o animal vivo


Uma baleia jubarte de aproxima- damente nove metros continua encalhada na manhã deste sábado, 31, na praia de Flecheiras, no município de Trairi (124,5 km de Fortaleza).

Desde a última sexta-feira, equipes de biólogos trabalham para manter o animal vivo. Uma retroescavadeira foi usada na sexta para tentar desencalhar o mamífero. Moradores também ajudaram. Nesta manhã, um pano foi utilizado para proteger o animal do sol. De acordo com o engenheiro sanitarista e ambiental, João Wendel, 29, dois barcos tentam desencalhar o mamífero.







No final do dia deve chegar um rebocador, segundo Wendel. "O problema é que a maré vai estar alta nesse horário", disse o engenheiro. Equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com reforço de um helicóptero, tentam salvar o animal. Curiosos lotam o local.

SAIBA MAIS

O governador Cid Gomes esteve no local onde a baleia encalhou, por volta das 16 horas da sexta-feira. Ele chegou a levantar as calças e entrar no mar.

Fonte: O povo
Vôlei: Seleção bate a Sérvia, segue invicta e agora torce contra China por título do Grand Prix

A Seleção Brasileira feminina de vôlei voltou a vencer na fase final do Grand Prix, neste sábado. A equipe, que ainda não perdeu sets em quatro jogos disputados, derrotou a Sérvia com parciais de 27 a 25, 25 a 21, e 25 a 22, no Hakkaido Prefectural Sports Center, em Sapporo (JAP), e torce por uma vitória improvável do Japão sobre a China para comemorar o título já nesta rodada. Caso a combinação não ocorra, o Brasil vai atrás de sua nona taça na competição na madrugada deste domingo, contra as chinesas, às 3h30 (de Brasília).
O time do técnico José Roberto Guimarães soma 12 pontos, contra oito das chinesas, que se vencerem o Japão podem chegar a 11 na classificação.
Curiosamente, o técnico da Sérvia, Zoran Terzic, não colocou em quadra as principais jogadoras da equipe, dentre elas sua melhor atacante na competição, Jovana Brakocevic. O destaque do confronto foi a oposto Sheilla, eleita melhor jogadora em quadra. Ela terminou a partida como maior pontuadora, com 19 pontos.
O JOGO
Apesar de estar sem suas principais jogadoras, a Sérvia deu trabalho ao Brasil na partida. Com Thaísa inspirada, a Seleção encontrou no bloqueio a arma para superar as rivais. Foram 15 pontos neste fundamento (cinco da central), contra seis das rivais.
O primeiro set foi o mais disputado, com as brasileiras fechando a parcial em 27 a 25. Na etapa seguinte, a equipe teve mais tranquilidade e fez 2 a 0 ao cravar 25 a 21.
A Sérvia começou melhor no último set, mas o Brasil se recuperou e fez 16 a 13, obrigando Terzic a pedir tempo. Entretanto, a paralisação não surtiu efeito e as brasileiras mantiveram os três pontos de vantagem até o fim, e fechando a partida com 25 a 22.

Fonte: O povo
Dia de Paralisações termina com vandalismo e oito pessoas presas

Os sete terminais da Capital foram paralisados. No Siqueira, houve tumulto e quebra-quebra

O Dia Nacional de Paralisações, realizado ontem em todo o Brasil, terminou em vandalismo em Fortaleza. Todos os sete terminais de ônibus da Capital foram paralisados pela manhã. No Siqueira, houve tumulto, e, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 27 veículos foram depredados e 22 lixeiras quebradas, além de vidros, esquadrias e divisórias danificadas. Ao todo, oito pessoas foram presas pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará e levadas ao 12º Distrito Policial, no bairro Conjunto Ceará.

No Terminal do Siqueira, 27 veículos foram depredados e 22 lixeiras quebradas, além de vidros, esquadrias e divisórias danificadas. Nos outros terminais, aconteceram protestos e ameaças, mas não foram registrados danos materiais Foto: José LeomarDe acordo com usuários que estiveram no Terminal do Siqueira, logo de manhã, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro-CE) iniciaram a paralisação, o que causou revolta na população. Segundo a balconista Camila de Lima Sousa, 25, o cenário era de guerra. "Houve tiros, gestantes em pânico, e muita gente se aproveitou do momento para a prática de furtos e vandalismo", disse.

Um motorista de ônibus afirmou que, logo às 5h18, quando parou para desembarcar os passageiros, foi o momento em que começaram as ações de paralisação. Ele diz ter visto os integrantes do Sintro cortarem as válvulas de injeção de ar dos pneus dos veículos. "Quando a população viu a situação, se revoltou contra nós, motoristas, pois acreditavam que tínhamos sido os responsáveis. Então, iniciaram o quebra-quebra dentro do terminal", relata.

O comandante do Batalhão de Choque da PM, Major Alexandre Ávila, informou que as ações no Siqueira começaram às 5h30, e que, apesar de todos os terminais terem sido paralisados, apenas nele foi necessária a intervenção do BP Choque, pois houve confronto efetivo entre os PMs e a população. Segundo o major, dois policiais foram lesionados, mas ninguém da população foi ferido. "Não houve registro da entrada em hospitais, e não foi preciso acionar ambulância".


Trabalhadores da construção civil fecharam duas faixas da Av. Engenheiro Santana Júnior, em frente ao Terminal do Papicu Foto: Natinho Rodrigues
Segundo o BP Choque, durante o confronto, a equipe utilizou munição de impacto controlado, as balas de plástico. Conforme o comandante, o confronto durou uma hora e meia, cessando às 8h30.

Ainda segundo o major, das oito pessoas presas, sete foram por vandalismo (depredação de ônibus, lixeira, veículos e estrutura física do terminal) e uma por desacato a autoridade. Ao todo, 50 policiais foram enviados ao Terminal do Siqueira.

Via fechada

Já os trabalhadores da construção civil fecharam, na manhã de ontem, duas faixas da Avenida Engenheiro Santana Júnior, em frente ao Terminal do Papicu. Trabalhadores do transporte alternativo foram hostilizados. Houve tentativa de depredação de dois veículos que tentaram furar o bloqueio. Passageiros pegaram ônibus ainda do lado de fora e 50 coletivos ficaram parados no entorno. Os operários seguiram para o Centro, onde houve caminhada de várias categorias profissionais.

De acordo com a Etufor, só houve danos no Siqueira. Em outros terminais, aconteceram somente paralisações e ameaças aos operadores que estavam fazendo o transbordo externo dos passageiros. Segundo o presidente da Etufor, Rogério Pinheiro, em três terminais, não foi possível fazer esta operação. "No Papicu, Messejana e Siqueira, esta ação foi bem complicada por conta das ameaças", afirma.

Pinheiro informou que o setor jurídico da Etufor já foi comunicado para que possa tomar as medidas cabíveis. Conforme dados da empresa, durante o dia, passam pelo Terminal do Siqueira 160 mil pessoas.

Trânsito

Das 6h às 18h, foram registrados 54 colisões de veículos em Fortaleza, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). Para amenizar os transtornos, um efetivo de 30 agentes foi disponibilizado para o controle de tráfego no entorno de todos os terminais, exceto o do Conjunto Ceará. Os pontos mais críticos, conforme a Autarquia, se concentraram ao redor dos terminais de Messejana, do Papicu e do Antônio Bezerra.

O controle de tráfego também foi promovido no Centro, desde a chegada dos manifestantes à Praça da Bandeira até o Paço Municipal.

O comércio do Centro também sofreu perdas. De acordo com o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Francisco Freitas Cordeiro, tudo gera prejuízo para o comércio, seja uma manifestação, um apagão, uma paralisação de ônibus. Apesar disso, até o momento nada foi contabilizado em termos de números.

Repúdio

Logo no fim da manhã de ontem, o Sindicato das Empresas de Transporte do Ceará (Sindiônibus) lançou uma nota de repúdio direcionada ao Sintro, em relação as ações de ontem nos terminais.

"Isso deixa claro que as razões expostas pela diretoria do Sintro, via de regra superficiais, não objetivas e esdrúxulas, não passam de ´desculpas´ para tentar justificar seus atos incoerentes e com motivos questionáveis". O sindicato patronal também afirmou entrar com ação na Justiça contra o Sintro.

Para o coordenador da Central Sindical e Popular - Conlutas (CSP/Conlutas), José Batista, a avaliação do movimento de ontem foi positiva, em virtude da adesão por parte de diversas categorias trabalhistas. "Foram 60 mil da construção civil, 12 mil motoristas e cobradores, 4 mil professores, além de bancários e servidores do Poder Judiciário".

Sobre as ações de vandalismo no Terminal do Siqueira, ele explica que não foi uma orientação do movimento, e que os atos decorreram da população, insatisfeita com a paralisação.

A reportagem tentou contato com o Sintro, mas, até o fechamento desta edição, não obteve sucesso.

Professores participam de caminhada

Professores das redes municipal e estadual de ensino protestaram, ontem, por melhorias na carreira docente e mais investimentos para a educação pública no Ceará. A manifestação teve início em frente ao prédio da Secretária Municipal de Educação (SME), depois, foi ao encontro de outras mobilizações na Praça da Bandeira, no Centro.

Entre as reivindicações, estava a destinação de 10% do PIB para a educação pública, concursos e mais investimento nas escolas Foto: Helosa Araújo
O movimento foi liderado por membros do Sindicato dos Professores e Servidores em Educação do Estado do Ceará (Apeoc), do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) e outras entidades ligadas à categoria. Gardênia Baima, dirigente do Sindiute, afirma que a paralisação é uma forma de chamar a atenção para as dificuldades que os docentes enfrentam. Dentre elas, estariam o assédio moral nas escolas e as condições precárias de trabalho.

Durante o protesto, os professores levaram placas com a foto do prefeito Roberto Cláudio e a frase "Procura-se". "Estamos à procura da Prefeitura para que se cumpra a Lei do Piso Salarial nas escolas municipais", aponta Gardênia. Outra demanda é a destinação do dinheiro proveniente dos royalties do petróleo para a educação pública.

Nivânia Menezes, representante dos professores na Central Sindical e Popular (CSP Conlutas), afirmou que a categoria rejeita o Plano Nacional de Educação, que determina, dentre outras medidas, o aumento da oferta de matrículas gratuitas em entidades particulares e do financiamento estudantil, ações que não trariam benefícios à rede de ensino pública. Segundo ela, o ideal seria haver mais concursos e investimentos nas escolas do Município e do Estado.

Caucaia

Na Região Metropolitana de Fortaleza, servidores públicos de 13 municípios se reuniram na cidade de Caucaia em um Ato Regional realizado na Praça da Câmara. Segundo Enedina Soares, presidente da Federação dos Trabalhadores (as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), cerca de 300 pessoas, pertencentes às secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Segurança, participaram do protesto.

A principal pauta de reivindicação dos servidores foi o fim do Projeto de Lei 4.330, de 2004, que prevê a contratação de serviços terceirizados para qualquer empresa, inclusive os órgãos do poder público. "Isso é ruim tanto para a garantia de serviço de qualidade para a população, como também para esses trabalhadores que poderão ingressar no serviço público sem garantias de direitos trabalhistas", afirma Enedina.

A mobilização também pedia o fim do fator previdenciário, 10% do orçamento da União para a saúde, transporte público de qualidade para os funcionários residentes em outros municípios, a valorização do aposentado, entre outras medidas.

Fonte: Diário do Nordeste  
GSE desiste de parceria para a instalação da Premium II

Segundo Cid Gomes, a Petrobras tem se mostrado "otimista" quanto à viabilidade econômica da refinaria
A empresa sul-coreana GS Energy (GSE) desistiu de formar uma parceria com a Petrobras para participar da instalação da refinaria Premium II. A informação foi dada ontem pelo governador Cid Gomes, após cerimônia de inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém. Em junho último, a estatal celebrou uma carta de intenções com a GSE, que pretendia estudar a viabilidade de uma joint venture visando à construção da refinaria.

Na inauguração da ZPE, o governador Cid Gomes revelou que a GS Caltex (empresa do grupo GSE) lhe enviou correspondência dizendo que infelizmente não iria mais fazer a parceria com a Petrobras FOTO: BRUNO GOMES

"A GS Caltex (empresa que faz parte do grupo GSE), sem muito detalhe, mandou uma correspondência para mim dizendo que infelizmente não iria mais fazer a parceria com a Petrobras. Eu vou procurar então conversar com a Graça (Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras)", relatou o governador, que se referiu ao fato como uma "notícia muito frustrante".

Cid Gomes informou que ainda vai procurar saber que motivos levaram o grupo sul-coreano a desistir da parceria. Ao mesmo tempo, disse, também continuará buscando parceiros para o empreendimento, que permanece aguardando uma data para ter as obras iniciadas. "Não me dou por perdido não. Se não deu certo com esse, vou insistir com eles, saber o que foi que houve, saber se tem alguma coisa que se possa refazer. Se não, vamos atrás de outro (investidor)".

Conforme o chefe do Executivo, a Petrobras tem mantido contato com "mais de uma empresa chinesa" em busca de sócios. "Uma delas já esteve aqui comigo, que é a Sinopec", disse.

Estudos da estatal

O governador também relatou ter conversado, na última semana, com diretor de abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, que tem acompanhado os estudos ligados à Premium II. Segundo Cid, Cosenza se mostrou "otimista com o projeto como um todo, a partir dos estudos de viabilidade econômica" realizados pela estatal.

Início indefinido

Entretanto, até o momento, a Petrobras ainda não informou nenhuma data para o início efetivo das obras. Cid Gomes frisou que a companhia ainda mantém a previsão de que a Premium II esteja operando até 2017 - prazo que foi anunciado em junho de 2010, quando foi divulgado o Plano de Negócios para o período 2010-2014 da Petrobras.

Questionado sobre se era possível a refinaria ainda ser construída de fato até 2017, o governador preferiu não dar nenhuma resposta objetiva, afirmando "não ser expert em construção de refinaria". De todo modo, Cid reforçou as declarações oficiais da Petrobras sobre a garantia de que a refinaria sairá do papel. "A Petrobras sempre trabalhou com plano ´A´ e um ´B´. O plano ´A´ é construir (a Premium II) sozinha e ela sempre enfatizou pra mim que vai construir independente de qualquer parceria. E as coisas estão andando nesse sentido", comentou.

Cercamento

A respeito do cercamento da área prevista para o empreendimento, o gestor afirmou que as atividades começarão já no início de setembro. A informação foi dada após rápido diálogo com o gerente de implantação da Refinaria Premium II, Raimundo Lutif, que também compareceu à cerimônia de inauguração da ZPE.

JOÃO MOURAREPÓRTER

OPINIÃO
Fim da parceria não inviabiliza o projeto
A saída da GS Energy não inviabiliza, de forma alguma, um empreendimento do tamanho da refinaria. Acho até que Premium II é viável para a Petrobras sozinha. Obviamente que parcerias são importantes para tornar o fluxo de caixas mais simples e promover a integração nacional, mas não acredito que essa desistência vá influenciar negativamente. A verdade é que precisamos dessa refinaria o quanto antes. Não só o Ceará, mas o Brasil inteiro, que está gastando muito dinheiro exportando matéria-prima bruta e importando seus derivados com um dólar em alta. Na Assembleia Legislativa, aliás, a nossa campanha pela refinaria, que foi aprovada por unanimidade e tem coordenação política direta do presidente da Casa, José Albuquerque, segue a todo vapor para tentar mobilizar todos os cearenses para pressionar essas obras da Premium II. Não queremos o empreendimento daqui há alguns anos; Queremos ele agora.

Francisco VianaSecretário-executivo da Assembleia

Fonte: Diário do Nordeste

Internacional

Inspetores da ONU deixam a Síria e chegam ao Líbano

Especialistas viajaram em comboio de carros.
Grupo investigou suposto ataque químico do regime contra a população.

Os inspetores das Nações Unidas (ONU) que investigavam o suposto ataque com armas químicas na Síria, chegaram neste sábado (31) a Beirute, capital do Líbano. A equipe atravessou, por terra, a fronteira do país após quatro dias de investigações em áreas controladas por rebeldes sírios, nos arredores de Damasco.

O grupo informou que ainda não há um prazo para a divulgação das análises na Síria. O presidente americano, Barack Obama, disse que está pesando em realizar uma ação militar "limitada e restrita" contra o regime sírio, que os EUA acreditam serem os autores do ataque químico.
Segundo a imprensa libanesa, os funcionários da ONU entram no país pelo posto de controle fronteiriço de Masnaa, onde passaram a ser escoltados pela força de segurança local.
A equipe, dirigida pelo Dr. Ake Sellstrom, estava na Síria desde segunda-feira (26) para investigar as denúncias de um ataque químico contra a população civil, que segundo os Estados Unidos deixou 1.429 mortos, incluindo 426 crianças, na semana passada.

Segundo a agência de notícias Associated Press, os especialistas levaram consigo amostras de sangue e urina das vítimas , bem como amostras de solo de áreas afetadas para a realização de exames em laboratórios da Europa.

A representante da ONU para o desarmamento, Angela Kane, que acompanhou a equipe de inspetores, já havia abandonado a Síria na sexta-feira (30). Ela deve informar o resultado da missão ao secretário-geral das ONU, Ban Ki-moon, em Nova York.

Na sexta, quarto dia de inspeções na capital síria, os inspetores concluíram o relatório sobre o suposto uso de armas químicas por parte do governo do presidente Bashar al-Assad contra a população.
No entanto, a ONU esclareceu que não emitirá nenhum relatório preliminar sobre o suposto ataque nos arredores de Damasco e que as analises serão concluídas antes de serem apresentadas. "Quero esclarecer alguns mitos que estão circulando. Os analistas não apresentarão um relatório preliminar, Haverá relatório uma vez concluída todas as análises das evidências recolhidas", afirmou o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

Nesirky acrescentou que, após a conclusão do processo científico, o relatório será enviado a Ban Ki-moon para ser compartilhado entre os Estados-membros. No entanto, as demais denúncias de ataques químicos seguirão sendo investigadas para formação de um "relatório final completo".

Os inspetores da ONU devem retornar a Haia, sede da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), para transferir as mostras a diferentes laboratórios, um processo que será supervisionado pessoalmente pelo responsável do grupo, o professor sueco Ake Sellström.
A Síria é um dos cinco países que não assinou a Convenção das Armas Químicas - documento internacional que proíbe o uso desse tipo de arma.

O opositor grupo Coalizão Nacional Síria (CNFROS) denuncia que pelo menos 1,5 mil pessoas teriam morrido no ataque lançado pelo Exército sírio, acusação que foi negada pelas autoridades do regime, que, por sua vez, seguem atribuindo o uso de armas químicas aos rebeldes.

Rússia x EUA

 O presidente russo Vladimir Putin pediu neste sábado (31) aos Estados Unidos a apresentação de provas de que o regime sírio utilizou armas químicas no conflito.

"Sobre a posição de nossos amigos americanos, que afirmam que as tropas governamentais (sírias) utilizaram (...) armas químicas e dizem ter provas, então, que mostrem aos investigadores das Nações Unidas e ao Conselho de Segurança", declarou o presidente à imprensa. "Se eles não o fizeram, significa que não houve" ataque químico, acrescentou.

"Em uma situação em que o Exército sírio estava em posição ofensiva (...) afirmar que o governo sírio usou armas químicas é absurdo", insistiu Putin.


Fonte: Portal G1

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

De forma rápida, Câmara arquiva cassação do vereador Leonelzinho

Após protestos e muito bate-boca, foi arquivado ontem pedido de cassação do mandato de Leonelzinho Alencar (PTdoB) na Câmara Municipal de Fortaleza. Por 30 votos a cinco, vereadores rejeitaram denúncia da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) pela instalação de processo administrativo contra o parlamentar, acusado de envolvimento em diversos casos de quebra de decoro. A votação ocorreu sob protestos de manifestantes e oposição, que pediam mais tempo para debater sobre o assunto.


“Queria saber quem efetivamente recebeu e leu a denúncia, porque muitos só foram saber que isso ia entrar em pauta hoje (ontem)”, disse Acrísio Sena (PT), que pediu que a votação ocorresse após manifestação da Mesa Diretora e Colégio de Líderes da Câmara. “A serviço de que é essa votação apressada? Por que deliberar sem sequer saber do que se trata? Parece que querem esconder”, disse o líder da oposição, Guilherme Sampaio (PT). Além deles, PSC e Psol também se posicionaram pelo adiamento da questão.


Apesar dos apelos, o presidente da Câmara, Walter Cavalcante (PMDB), optou pela votação imediata do caso - baseado na Lei Estadual 12.550/95, que prevê consulta à Câmara para recebimento de pedidos de cassação contra vereadores. “Nosso interesse é cumprir rigorosamente o que diz a lei”, disse.


Houve desentendimento durante a votação, com alguns vereadores afirmando que não votariam sobre aquelas condições, e vaias de manifestantes que ocupavam as galerias da Casa. O POVO constatou que alguns vereadores realmente não estavam completamente cientes do que estava para ser votado ontem. “Ainda vou dar uma analisada no caso, cheguei agora”, disse Didi Mangueira (PDT) ao chegar na Casa, por volta do meio dia.


Parecer
Durante a votação que rejeitou o pedido, a maioria dos vereadores se baseou em parecer da coordenadoria jurídica da Câmara pelo arquivamento da denúncia - afirmando que não “existem provas incontestáveis” nem “nenhuma condenação em trânsito em julgado” contra Leonelzinho. “Cadê as provas? O vereador Leonelzinho está zerado provas contra ele (...) essa denúncia é embuste, é debate político”, defendeu Carlos Mesquita (PMDB).

Alguns parlamentares, no entanto, questionaram o parecer. “Ele (parecer) se apega em aspectos formais, sem entrar no mérito (...) ao recusar ao menos investigar, a Câmara diz que acha normal crimes apontados, como de interceptação”, disse João Alfredo (Psol). A vereadora Toinha Rocha (Psol) denunciou ainda que argumentos como “o próximo pode ser você” foram usados para defender arquivamento da ação.

SERVIÇO

Debate continua na sessão de hoje
Quando: a partir das 9 horas
Onde: Câmara Municipal
Outras informações: www.cmfor.ce.gov.br. Acompanhe na FM Fortaleza 93.5 mhz

Saiba mais


Leonelzinho Alencar não se manifestou sobre o caso. Ele fez apenas rápida passagem ontem na Câmara Municipal e deixou a Casa, sem dar falar com a imprensa.


Assessoria do vereador afirmou que iria emitir nota sobre o caso. Na noite de ontem, no entanto, ligações aos números do assessor não foram atendidas.

Fonte: O povo
Usuários de operadoras de telefonia móvel têm problemas para usar os serviços durante apagão na Capital

A falta de energia que acometeu o Ceará e estados do Nordeste também trouxe problemas aos usuários de telefonia móvel. Internautas relataram nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (28), problemas em efetuar chamadas e acessar a internet através das operadoras Oi, Tim e Vivo.

De acordo com a estudante Ravena Sombra, o serviço das operadoras estava indisponível. "Tentei ligar para números das operadoras Oi e Vivo e não consegui falar com ninguém", afirma. De acordo com a internauta, o acesso a internet também estava ruim.

De acordo com a assessoria da OI no estado, a operadora estava ciente das dificuldades dos usuários em realizar chamadas e que técnicos da companhia estão mobilizados para assegurar o atendimento das ocorrências.

 Em nota, a assessoria da Vivo informou que serviços de voz e dados dos clientes dos estados Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Piauí (parte), Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba começaram a ser estabelecidos por volta das 17h. De acordo com a assessoria, a normalização total dos serviços ocorrerá à medida que o fornecimento de energia for sendo restabelecido.

A Redação Web do Diário do Nordeste tentou entrar em contato com a operadora Tim mas não obteve sucesso.

Fonte: Diário do Nordeste
Queimadas em linhas de transmissão privadas no Piauí provocaram apagão, diz ONS

O apagão de energia que atingiu todos os Estados do Nordeste, na tarde desta quarta-feira (28), foi provocado por queimadas em duas linhas de transmissão privadas no Piauí, que fazem a interligação entre o sistema do Norte e do Nordeste.

O primeiro desligamento ocorreu às 14h58, na ligação entre Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. A linha é operada pela Ienne, empresa controlada pela espanhola Isolux. Este circuito foi religado às 15h04, mas houve um novo desligamento, pelas mesmas razões, às 15h06.

Pouco depois, também devido a queimadas, outra linha de transmissão que conecta Ribeiro Gonçalves a São João do Piauí, foi desligada às 15h08. Esta linha é operada pela Taesa, empresa controlada pela Cemig. As informações são do ONS (Operador Nacional do Sistema).

Diante do problema, houve perda de "sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional".

A perda de carga foi de 10.900 MW, o que provocou o desligamento adicional das seguintes linhas: Presidente Dutra/Teresina, Presidente Dutra/Boa Esperança e Bom Jesus da Lapa/Rio das Éguas.

Ainda de acordo com o ONS, a recomposição da energia foi concluída às 17h30 nas capitais do Nordeste.

Dilma foi informada no início da tarde

A presidente Dilma foi informada do apagão logo no início da tarde de hoje, quando estava no Palácio da Alvorada. Irritada, por temer exploração política do caso pela oposição, que a acusa de tomar medidas intervencionistas no setor, a presidente determinou à sua equipe rapidez no restabelecimento da energia e investigação sobre a origem do problema.

Por volta das 17h ela recebeu as informações sobre os motivos do apagão e que a energia já estava sendo restabelecida em todas as capitais.

Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ZPE do Ceará vai ser inaugurada na 6ª feira
O governador Cid Gomes (PSB) vai inaugurar, às 9h30min da próxima sexta-feira, a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Brasil em operação. A ZPE do Ceará está localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), entre São Gonçalo do Amarante e Caucaia. O evento de inauguração da ZPE terá a presença de autoridades da Secretaria da Receita Federal e de lideranças do setor produtivo e empresarial do Estado.
A ZPE do Ceará foi criada em 16 de junho de 2010, pelo decreto federal Nº 14.794. “A aprovação da ZPE Ceará sem ressalvas destaca o trabalho que fizemos para garantir que seja instalado aqui um equipamento sustentável que mundialmente é sinônimo de desenvolvimento. A ZPE garantirá a criação de milhares de empregos para os cearenses e colocará o Estado na principal rota de investimentos de todo o mundo”, disse o governador Cid Gomes, quando da aprovação do projeto pelo Conselho Nacional de ZPEs (CZPE).
Segundo César Ribeiro, presidente da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará. (ZPE CEARÁ), apesar de ser a segunda alfandegada pela Receita Federal no País, a ZPE do Ceará é a primeira com empresas já instaladas e em processo de instalação. 
Fonte: Blog Eliomar
CAMPANHA PELA REFINARIA PREMIUM DO CEARÁ CONVOCA REPRESENTAÇÕES DO MACIÇO DE BATURITÉ


Agora é a vez da população do Maciço de Baturité se engajar na campanha pela implantação imediata da Refinaria Premium do Ceará. O evento regional de mobilização das representações da região será na sede do município de Baturité, nesta quinta-feira (29/08), às 16 horas, no Espaço Cultural do Sítio Logradouro para Exclusão, S/N – na Zona Rural. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque (PSB), estará à frente deste oitavo encontro.
 
O objetivo da campanha é unir esforços em torno do início imediato das obras de construção da Refinaria Premium no Ceará, compromisso do Governo Federal desde o Governo Lula, ratificado pela presidente Dilma Rousseff. No total, 11 municípios cearenses estão sendo visitados desde junho. Sobral, Tianguá, Crateús, Limoeiro do Norte, Crato, Iguatu e Itapipoca congregaram representantes públicos e privados de 137 municípios.
 
Desta vez, são convidados a participar do projeto de mobilização pela implantação da Refinaria Já, os prefeitos, vereadores, servidores públicos, empresários, lideranças e representantes da sociedade civil dos municípios de Baturité, Guaramiranga, Palmácia, Pacoti, Redenção, Acarape, Barreira, Mulungu, Aracoiaba, Aratuba, Capistrano, Ocara e Itapiúna.
 
Para José Albuquerque é fundamental o engajamento de todos os cearenses. A refinaria do Ceará é um compromisso firmado há alguns anos pelo Governo Federal, que até agora não saiu do papel. “Chegou a hora de exigirmos que comece a ser construída. Vamos aos municípios, porque todos irão ganhar com o empreendimento. Ganha o Brasil, ganha o Ceará, ganham todos os cearenses”, completa Albuquerque.
 
A caravana conta com o deputado estadual Lula Morais (PCdoB), presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, que oferece respaldo técnico à campanha, os deputados que representam a região, engajados no processo, e o secretário executivo do Conselho, engenheiro Francisco Viana. Após o encontro de Baturité, a campanha terá continuidade no Litoral Leste e no Sertão Central. O encerramento acontecerá em Fortaleza, ainda sem data definida, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais.
 
O presidente do Poder Legislativo ressalta o poder de desenvolvimento que a obra vai proporcionar. “Os benefícios econômicos e sociais que a Refinaria Premium do Ceará nos trará serão gigantescos. Outras empresas serão atraídas para o nosso Estado, gerando empregos, aumentando a arrecadação de impostos e promovendo a melhoria das condições de vida da nossa população”, afirma. A refinaria terá um faturamento da ordem de R$ 95 milhões/dia. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deverá dobrar, gerando sozinha mais de R$ 7 bilhões ao ano em recursos para o Estado investir em educação, moradia, segurança e muitas outras áreas.
 

Fonte: http://www.antonioviana.com.br (Avol)
Justiça impede acesso de crianças de 12 anos ao show de Beyoncé mesmo acompanhadas dos pais

Foi disciplinado a idade de crianças e adolescentes para ingresso no show de Beyoncé em Fortaleza, no próximo dia 8 de setembro. A coordenadora das Varas da Infância e da Juventude, juíza Alda Maria Holanda Leite, determinou na última segunda-feira (26) que menores de 12 anos não poderão entrar na Arena Castelão, mesmo que estejam acompanhados.

De acordo com a portaria, publicada no Diário da Justiça Eletrônico, é permitida a entrada de adolescentes a partir de 12 anos, desde que acompanhados dos pais ou responsável ou de uma pessoa maior de 18 anos com expressa autorização e firma reconhecida em cartório. Adolescentes maiores de 16 anos podem ir desacompanhados.

A juiza apontou a dificuldade na fiscalização de eventos que adotam o sistema “open bar” e similares, que possibilitam o livre consumo de bebidas alcoólicas, enfrentada pelo Departamento de Agentes de Proteção (DAP).

A capital cearense é a primeira cidade do Brasil a receber a turnê "The MRS. Carter Show World Tour”.

Fonte: Diário do Nordeste
Câmara aprova em segundo turno a PEC do Orçamento Impositivo

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o Orçamento Impositivo para emendas parlamentares até o montante de 1% da receita corrente líquida do ano anterior.

A PEC foi aprovada por 376 votos a favor, 59 contra e 5 abstenções. Como já foi aprovada em primeiro turno, a proposta segue agora para apreciação e votação no Senado.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), informou que vai propor ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e aos líderes partidários um acordo que viabilize que 40% das emendas parlamentares sejam destinadas à saúde.

Governo quer 50% das emendas parlamentares para saúde

O governo insiste em 50%, mas segundo o líder do PT, José Guimarães (CE), é possível fechar um acordo nos 40% para viabilizar a votação no Senado. Se for incluído o dispositivo para destinação de recursos para a Saúde, a PEC retornará à Câmara para nova votação.


Fonte: Diário do Nordeste
Fortaleza é a 5ª capital do País com maior percentual de excesso de peso

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (27), apontou Fortaleza como a 5ª capital do País com maior percentual de adultos com excesso de peso. Atualmente, 52,8% da população na capital cearense estão acima do peso ideal, enquanto em 2006, o percentual chegava a 42,5%. A frequência de obesidade também aumentou de 12%, em 2006, para 18,8% da população em 2012. 

O estudo feito pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012) mostrou que o aumento ocorre tanto em homens quanto mulheres em Fortaleza. Nos homens o percentual de obesidade subiu de 14,1% para 18,7% e de excesso de peso de 49,5% para 56,5%. Já entre as mulheres, os índices de obesidade aumentaram de 10% para 18,8% e de excesso de peso de 35,8% para 49,6%.

Fortalezenses têm padrões alimentares inadequados

O sedentarismo e padrões alimentares inadequados estão entre os fatores para o aumento de peso da população de Fortaleza. De acordo com a pesquisa, apenas 16,3% ingerem a porção diária de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cinco ou mais porções ao dia.

Para a endocrinologista e diretora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, Adriana Forti, a alimentação inadequada da população na Capital é cultural e estimulada na infância. "Os antigos já não comiam frutas e foram passando para os outros. A criança prova muito doce e o hábito da alimentação começa a desviar para o que chamamos de 'coisas mais gostosas', então elas nem querem provar frutas, porque já estão viciadas em salgados e refrigerantes", explica.

Boa parte da população de Fortaleza tem consumido em excesso a gordura saturada. O estudo confirmou que 31,4% da população da Capital ingere carne gordurosa e 54,3% consomem leite integral regularmente. Os refrigerantes também têm consumidores fieis em Fortaleza, 19,7% tomam esse tipo de bebida ao menos 5x por semana.

Arte: Felipe Belarmimo
Além das práticas alimentares, a obesidade também está relacionada a fatores genéticos. Para incentivar a atividade física, o órgão informou que investiu R$ 16,3 milhões na construção de 117 polos de Academias da Saúde no Estado. Segundo Adriana Forti, a prefeitura de Fortaleza vai implantar no Programa de Saúde da Família (PSF), um núcleo de assistência com nutricionistas e enfermeiras que agirão diretamente com a população na prevenção de doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão. "Vai ser bem focado na prevenção dessas doenças. Com profissionais indo nas residências dos pacientes para facilitar o atendimento"
.  
Metade da população brasileira está acima do peso

No ranking, a capital com maior percentual de adultos com excesso de peso é Campo Grande (56%), seguida de Porto Alegre e Rio Branco com 54%, Recife e Fortaleza com 53%.

De acordo com o Ministério da Saúde, está é a primeira vez que mais da metade da população brasileira está acima do peso. Na primeira edição em 2006, 42,5% estavam acima do peso ideal e 11,4% eram obesos no Brasil. Atualmente, o percentual subiu para 51% e 17,4%, respectivamente.

 A Vigitel entrevistou 45 mil pessoas acima de 18 anos das 26 capitais e do Distrito Federal, entre julho de 2012 a fevereiro de 2013.

Os dados foram apresentados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que afirmou ser um alerta para que a sociedade se articule para controlar o aumento da obesidade e do sobrepeso no País. “Os dados reforçam que a hora é agora. Se não tomarmos - o conjunto da sociedade, familiares, trabalho, agentes de governo - as medidas necessárias, se não agirmos agora, corremos o risco de chegar a patamares de obesidade como os do Chile e dos Estados Unidos. Por isso, temos que agir fortemente".

Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ceará cotado para ganhar Centro de Distribuição

Workshop realizado no Rio de Janeiro foi o último do Movimento Integra Brasil. Luiza Trajano, que participou do encontro revelou que a rede estuda a abertura de dois Centros de Distribuição. Um deles pode vir para o Ceará


O Ceará está cotado para ganhar um dos dois Centros de Distribuição que o Magazine Luiza pretende instalar. A notícia foi dada ontem por Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.


Ela foi uma das palestrantes do último workshop do Integra Brasil, que aconteceu ontem na sede do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), no Rio de Janeiro (RJ).


Ela disse ainda que, apesar do Nordeste ter poder de compra estimado em R$ 450 bilhões para 2014, a região ainda tem gargalos na concessão de crédito. Segundo Luiza Trajano apenas 9% dos novos clientes da rede tem crédito aprovado pelos bancos - apesar de 60% deles não ter cadastro negativo. Em São Paulo, 18% dos novos consumidores conseguem o crédito.


Uma via para facilitar o acesso aos financiamentos, a empresária elogia o Minha Casa Melhor - programa federal que dá crédito de R$ 5 mil a quem está no Minha Casa, Minha Vida para a compra de móveis e eletrodomésticos.


“O que move varejo é crédito”. Por outro lado, ela minimiza os esforços do Governo Federal para incentivar o consumo. “Incentivou como que? Reduziu o IPI (imposto sobre produtos industrializados), que era muito alto”.


Luiza também criticou quem aponta o consumo, que seria alavancado em detrimento dos investimentos em infraestrutura, como um problema para a economia brasileira.


“Não estou dizendo que não precisa investir em infraestrutura. Precisa, mas o consumo também é importante”.


O último workshop do Integra Brasil teve como tema “O Nordeste visto de fora”, com palestrantes que deram a visão empresarial, governamental, acadêmica e internacional na Região.


O evento foi aberto pelo vice-presidente do BNDES, Wagner Bittencourt e encerrado pelo presidente do banco, Luciano Coutinho.


Próximos desafios
Depois da rodada de workshops, concluída ontem, e o seminário a ser realizado em Fortaleza, entre os dias 27 e 29 de agosto, o Integra Brasil deve ser apresentado ao setor produtivo da região Sudeste segundo afirmou a presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Nicolle Barbosa.

“Nós temos que fazer como fizemos no Nordeste. Primeiro juntar o setor produtivo e, depois, os governantes”, diz Nicolle.


Conforme a presidente será um desafio fazer o Sudeste abraçar o movimento, ante os interesses divergentes entre as duas regiões num primeiro momento.


“O crescimento do Brasil passa pelo Nordeste. E todos queremos que o Brasil cresça”, diz.


O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que também palestrou no evento, ressalta que trabalhar pelo desenvolvimento do Nordeste não é favor e que a Região tem o poder de escrever a própria história.


“O Nordeste tem poder político grande. Temos de transformar isso numa vontade de transformar o Nordeste”.


*A jornalista viajou a convite do Integra Brasil

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Workshop realizado no Rio de Janeiro foi o último do Movimento Integra Brasil que realiza agora um seminário, em Fortaleza. Depois os integrantes do movimento visitarão os estados do Sudeste para divulgar propostas

Fonte: O povo
Cine Holliúdy

O filme cearense “Cine Holliúdy”, do diretor Halder Gomes, teve a maior média de público por sala de cinema do Brasil pelo segundo fim de semana consecutivo. Foram 2,3 mil pessoas por sessão, de acordo com o site Filme B.

O longa estreou no último dia 9 de agosto nos cinemas também com a maior média de público do País.

Flores Raras“, outro filme brasileiro estrelado por Glória Pires e Miranda Otto, também está na lista dos 10 mais vistos neste fim de semana. “Percy Jackson e o Mar de Monstros” ficou no topo dos mais rentáveis, com arrecadação de R$ 8 milhões.

Fonte: Diário do Nordeste
Vc repórter: Estudantes denunciam falha no Sisutec por ofertar vagas inexistentes em Maracanaú

Dois estudantes cearenses foram surpreendidos no momento da inscrição para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Samuelson da Silva Lima e Arini de Menezes escolheram cursos na unidade do Senai de Maracanaú após serem aprovados na 1ª chamada da seleção, porém, no ato da matrícula, foram informados que as vagas não existiam e que teriam que fazer a matrícula na unidade da cidade de Horizonte, cerca de 45 km de distância do local escolhido pelos estudantes. A denúncia da falha foi feita ao VC repórter.

"Fui fazer minha matricula, dia 15, e a funcionária da instituição me informou que houve um equívoco por parte do MEC, pois as vagas que abriram no site não deveriam ser para o Senai Maracanaú, mas sim para a Unidade de Horizonte", detalha Arina Menezes.

A falha na oferta de vagas, segundo o Ministério da Educação (MEC), foi de responsabilidade da unidade. "A oferta de vagas para cursos técnicos é de inteira responsabilidade da instituição ofertante, que lançou no sistema os dados relativos à sua respectiva oferta, considerando o número de vagas por curso e turno", defende-se o MEC por nota.

O Ministério declarou que os candidatos ao Sisutec vítimas do equívoco não seriam prejudicados. De acordo com o MEC, houve um entendimento com o Senai Fortaleza para que a oferta de vagas, nos cursos escolhidos, fosse garantida.

Entretanto, após a informação do remanejamento da vaga para a Capital, o estudante Samuelson Lima entrou em contato com a central de relacionamento do Senai e recebeu como resposta a mesma orientação que anteriormente: deveria procurar a sede de Horizonte. O prazo para a matrícula do Sisutec encerra nesta terça-feira (20).

A coordenação da unidade do Senai de Maracanaú declarou que os cursos serão ofertados em uma data posterior à oferecida pelo Sisutec e que os alunos vítimas da falha terão vagas garantidas.
"O Senai Ceará atenderá os candidatos, de acordo com as opções de curso realizadas no ato da inscrição no Sisutec", esclareceu o gerente de unidade de formação profissional do Senai Ceará, Tarcisio José Cavalcante Bastos.  Ele ressaltou que as vagas remanescentes serão preenchidas mediante inscrições on-line, que estarão abertas no período de 29 de agosto a 16 de setembro.

A Redação Web do Diário do Nordeste entrou em contato com o MEC sobre o caso específico do estudante. A assessoria de imprensa do órgão prometeu se pronunciar, mas até o fechamento desta matéria a reportagem não obteve acesso à nota.

Fonte: Diário do Nordeste

domingo, 18 de agosto de 2013

Mensalão: Recursos de seis réus podem ser influenciados por tese que gerou tensão no STF

A tese jurídica que resultou na discussão entre o presidente Joaquim Barbosa e o vice Ricardo Lewandowski na sessão da última quinta-feira (15) do Supremo Tribunal Federal (STF) pode influenciar o julgamento de recursos de seis condenados no processo do mensalão.

Além do ex-deputado Bispo Rodrigues (do extinto PL), réu cujo recurso produziu a tensão entre presidente e vice do STF, o debate pode vir a ter efeito sobre as penas do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, do ex-presidente do PT José Genoino, e de Ramon Hollerbach e Rogério Tolentino, apontados como ex-sócios de Marcos Valério, o “operador” do mensalão.

Rodrigues foi condenado a uma pena total de 6 anos e 3 meses de prisão por crimes de corrupção passiva (3 anos) e lavagem de dinheiro (3 anos e 3 meses). Ele foi acusado de ter recebido dinheiro em troca de apoio no Congresso ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No recurso que desencadeou a polêmica entre Barbosa e Lewandowski, a defesa de Bispo Rodrigues pediu redução da pena por entender que o réu não poderia ter sido condenado por corrupção passiva (receber vantagem indevida) com base em uma lei que vigora desde novembro de 2003 e prevê pena de 2 a 12 anos.

Conforme a defesa, o delito pelo qual o ex-deputado foi acusado teria se consumado em 2002, quando estava em vigência lei antiga sobre corrupção, que previa pena de 1 a 8 anos de prisão.
Ricardo Lewandowski argumentou que o deputado aceitou o dinheiro ilegal em 2002, embora de fato tenha recebido a verba depois. Lewandowski argumentou que o crime se consumou no momento em que o ex-parlamentar disse “sim” à vantagem ilícita.

Barbosa contestou, dizendo que o réu afirmou em depoimento que não participou do acordo para recebimento de recursos pelo PL, momento em que teria ocorrido o “aceite” da vantagem indevida. Para o relator, o recebimento dos recursos é que determina, no caso em questão, o momento da ocorrência do crime.

Dirceu, Delúbio e Genoíno

 A defesa do ex-ministro José Dirceu, condenado por formação de quadrilha e corrupção ativa (oferecer vantagem indevida) a 10 anos e 10 meses de prisão, apontou um “erro material” no acórdão do julgamento.

Argumentou que o documento indica duas datas diferentes para a morte do ex-presidente do PTB José Carlos Matinez. Em um dos pontos diz que ele morreu em outubro de 2003 e, em outro, em dezembro de 2003.

O recurso diz que a negociação entre o PTB e Dirceu ocorreu imediatamente após a morte de Martinez, ainda em outubro e, portanto, antes da mudança da lei sobre corrupção. Com isso, no entendimento da defesa, a punição ao ex-ministro da Casa Civil deveria ter sido mais branda.
“Em caso de dúvida, incerteza ou imprecisão do órgão acusatório sobre fatos relacionados com a incidência da lei penal mais gravosa, a conclusão deve sempre ser em favor do réu”, afirmou o advogado José Luiz de Oliveira Lima.

O recurso de Delúbio traz exatamente a mesma alegação. “A contradição em torno de quando José Carlos Martinez faleceu é clara e facilmente demonstrada, mas suas consequências são drásticas. [...] O erro quanto à data de falecimento de José Carlos Martinez levou, diretamente, ao erro quanto à data do acordo com o PTB de Roberto Jefferson [ex-deputado, delator do mensalão]. E esse último engano aumentou as penas aplicadas ao embargante”, afirmou o advogado do ex-tesoureiro, Arnaldo Malheiros.

Defensor de José Genoino, Luiz Fernando Pacheco afirma que não ficou claro no acórdão se o réu foi condenado com base na lei antiga ou na nova legislação.
“As omissões da decisão comprometem a inteligência do acórdão e devem, sob pena de injustificável cerceamento de defesa, ser sanadas por esta Suprema Corte, franqueando-se ao embargante acesso integral aos argumentos que conduziram à sua condenação e consequente dosimetria de pena (fixação da punição)”.

Alguns parlamentares condenados por terem recebido dinheiro para votar projetos favoráveis ao governo Lula foram punidos com base na lei mais favorável ao réu, como os atuais deputados federais Pedro Henry (PP-MT) e João Paulo Cunha (PT-SP).

Ex-sócios de Valério

 A defesa de Rogério Tolentino também quer a aplicação da lei mais favorável ao réu. O recurso protocolado no Supremo questiona o fato de condenados por corrupção passiva terem sido punidos com base na lei anterior.

“Ao dar tratamento diferenciado, quanto ao tempo da consumação dos delitos de corrupção ativa e corrupção passiva entre Rogério Tolentino e os agentes políticos do PP [...], a Corte incorreu em evidente contradição”, afirma a defesa.

Os advogados de Ramon Hollerbach, ex-sócio de Marcos Valério, afirmam nos chamados “embargos de declaração” (tipo de recurso com a finalidade de esclarecer pontos obscuros das decisões do julgamento) que os ministros do Supremo não deixaram claro, no voto, em qual lei se basearam para o cálculo da pena.

O recurso sustenta que o suposto oferecimento da vantagem ocorreu antes de alteração da legislação. “A vantagem indevida a qual se faz alusão na condenação por este crime foi paga antes da alteração legislativa e, sendo assim, o certo seria a aplicação da pena dentro dos parâmetros vigentes àquele tempo.”

Julgamento dos recursos

 O julgamento dos recursos dos condenados será retomado nesta quarta-feira (21). Entre quarta (14) e quinta (15), o STF rejeitou sete dos chamados embargos de declaração apresentados por advogados.
Esses recursos servem para contestar “omissões, contradições ou obscuridades” no acórdão (documento que resume as decisões tomadas no julgamento e foi publicado em abril).

Até agora, foram negados os recursos de Emerson Palmieri, Jacinto Lamas, Valdemar Costa Neto, José Borba, Romeu Queiroz, Roberto Jefferson e Simone Vasconcelos.

Na teoria, esses embargos não mudam o mérito da condenação e servem para esclarecer pontos obscuros da decisão. No entanto, se constatada alguma irregularidade no processo, eventual “contradição” pode resultar em redução das penas.

Fonte: http://www.cearaagora.com.br

Junta Comercial do Ceará inscreve para concurso até 15/09

A média salarial dos profissionais convocados irá variar entre R$ 676,00 a R$ 2.400,00 em jornadas de 40 horas semanais

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) está com inscrições abertas para concurso público para nível médio e superior. Ao todo estão sendo ofertadas 60 vagas sendo 30 para convocação imediata e 30 para cadastro de reserva.

A média salarial dos profissionais convocados irá variar entre R$ 676,00 a R$ 2.400,00 em jornadas de 40 horas semanais. Os aprovados irão atua em Fortaleza.

Para as vagas imediatas, 20 destinam-se ao cargo de Técnico em Registro do Comércio e três são para Assistente Administrativo. As funções exigem o ensino médio. Já as oportunidades de nível superior englobam uma vaga para Procurador Autárquico, três vagas para Advogado, uma para Administrador, uma para Contador e uma para Economista.

Os interessados poderão se inscrever até 15 de setembro através do site do Instituto Cidades. O valor da taxa de inscrição será de R$ 120,00 para os cargos de nível superior e de R$ 70,00 para os cargos de nível médio. De acordo com o edital, o candidato poderá se inscrever para mais de um cargo desde que haja compatibilidade no horário para a execução das provas.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

O Instituto Cidades disponibilizará computadores em postos de atendimentos que funcionarão no North Shopping, localizado na Avenida Bezerra de Menezes, 2450, São Gerardo. Os interessados poderão comparecer à unidades das 10 horas às 22 horas.

Clique aqui para ler o edital.

A seleção compreenderá uma única etapa a ser realizada por meio de prova objetiva e avaliação discursiva para os cargos de nível superior. As provas estão previstas para serem aplicadas em 20 de outubro.

O certame terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período.


Fonte: O povo

MEC prorroga matrícula dos aprovados em primeira chamada

O processo que se encerraria nesta sexta-feira, 16, irá se estender até o próximo dia 20 de agosto

Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para o lançamento dos resultados do processo seletivo e a matrícula dos candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec). O processo que se encerraria nesta sexta-feira, 16, irá se estender até o próximo dia 20 de agosto.

De acordo com a Portaria publicada na edição desta sexta-feira, 16, do Diário Oficial da União também fica estabelecido prazo para as inscrições online com vistas à ocupação das vagas remanescentes.

Os resultados da segunda chamada serão divulgados no dia 22. As matrículas da segunda chamada serão feitas entre os dias 23 e 27 deste mês.

As vagas remanescentes serão ocupadas em livre concorrência, por meio de inscrição na página do programa na internet, entre os dias 29 de agosto e 16 de setembro. As instituições de ensino credenciadas no Sisutec poderão alterar a data de início das aulas, observando como limite o dia 21 de outubro.

O Sisutec oferece vagas gratuitas em cursos técnicos para quem estiver terminando o ensino médio. A seleção é feita por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.

A primeira edição do Sisutec contou com 383.080 inscritos. Como cada candidato podia fazer até duas opções, foram 737.229 inscrições. Os cursos mais procurados foram técnico em segurança do trabalho, com 89.656 inscrições para 13 mil vagas, seguido de técnico em informática, com 71.850 candidatos para 23 mil vagas. Do total de inscrições, 57% foram feitos por mulheres. Os cursos noturnos tiveram a preferência.

Do montante das vagas oferecidas, 85% são destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral.

As vagas são ofertadas em instituições da rede publica, privada e do Sistema S. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula.

Para mais informações ligue para: 0800 616161 (opção 8).

Fonte: O povo
 Mais uma alternativa para salvar o sertanejo da estiagem

Ainda com custo muito alto, trabalhadores rurais optam pouco pelo seguro, seja para salvar a lavoura ou o rebanho
Um dos desafios do poder público, a resistência de grande parte dos trabalhadores rurais cearenses à adoção de novas práticas ou tecnologias que minimizem os prejuízos causados pela seca também se reflete na contratação de seguros. Do total de R$ 2,6 bilhões pagos pelos cearenses às seguradoras em 2012, apenas cerca de R$ 1,5 milhão - 0,06% do total - destinou-se a seguros rurais.
Mais do que desinteresse ou desinformação por parte dos agricultores e pecuaristas, a baixa contratação reflete a necessidade de se aperfeiçoar o modelo de oferta desse ramo, que poderia ter minimizado perdas Foto: Wellington Macedo

Mais do que desinteresse ou desinformação por parte dos agricultores e pecuaristas, o número reflete a necessidade de ser aperfeiçoado o modelo atual de oferta desse ramo, que poderia ter minimizado as perdas causadas, desde 2011, com a estiagem que ainda hoje afeta o Ceará e outros estados.

Preço elevado afasta
Para o professor da Escola Nacional de Seguros Bruno Kelly, um dos motivos para a baixa contratação do seguro rural é seu preço elevado, em comparação com outros ramos - a exemplo do seguro de automóveis -, o que desestimula sobretudo pequenos produtores.

Outra razão para os números pouco expressivos, complementa, é o pouco número de empresas, em todo o País, que atuam nesse segmento, uma vez que os riscos da atividade agrícola são maiores do que em outros ramos. "Se você tem um acidente de carro, não quer dizer que o seu vizinho também vai ter. Agora, na atividade agrícola, quando um agricultor tem perdas por conta do clima, por exemplo, muitos outros provavelmente também terão", justifica.

Mesmo entre os corretores, complementa, são relativamente poucos os que se destinam realmente a esse ramo, já que há maior procura por outros tipos de seguro. Conforme Bruno Kelly, um dos anseios do setor é a regulamentação do Fundo de Catástrofe, que consiste em uma reserva de recursos que poderia ser utilizada - em situações como a estiagem que hoje afeta o Nordeste - para evitar perdas e falências e reduzir os riscos às empresas de seguro agrícola, ampliando sua atuação.

Falta informação
O professor destaca ainda que grande parte dos produtores rurais são pouco informados quanto à possibilidade de fazer um seguro. "Muitos confundem os seguros com o Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária)", afirma.

Apesar dos obstáculos para o crescimento desse ramo, Bruno Kelly diz acreditar que o seguro rural é uma opção viável mesmo ao pequeno produtor, "desde que ele tenha a assessoria necessária para se informar". "O mercado tem capacidade de absorver o risco e tem interesse em fazer essa operação. A questão seria realmente fazer as informações chegarem ao agricultor e sanar uma série de dúvidas que ainda existem", observa.

Neste momento de estiagem, complementa, as seguradoras podem ser um pouco mais conservadoras com novos segurados. Entretanto, frisa, as companhias tiveram poucas perdas com a seca, devido ao número reduzido de contratações no Estado, o que as torna mais abertas a novos clientes.

Condições
O professor destaca que o preço do seguro varia conforme as condições - climáticas e de infraestrutura - do local, além do tipo de cultura cultivada. Desse modo, complementa, em um mesmo Estado, o preço pode variar significativamente dependendo do município do segurado.

O presidente da comissão de seguro rural da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Luiz Roberto Foz, salienta que, no Semiárido, o seguro não serve apenas para as situações de seca, mas também para outros eventos que podem vir a ser ainda mais prejudiciais ao trabalhador rural, a exemplo do excesso de chuvas também.

Foz ressalta ainda que, além do seguro, são necessárias diversas ações para garantir uma melhor convivência com o Semiárido no Nordeste. "A seca nunca vai acabar, é preciso tem que conviver com isso. O seguro é fundamental, mas não é somente o seguro que vai ser a solução quando houver seca", aponta, destacando a necessidade de se aprimorar a gestão de recursos hídricos e orientar melhor o produtor rural. (JM)

Criação de cobertura para forragem seria uma saída
Embora cenas que décadas atrás eram comuns em períodos de seca no Estado, como migrações em massa e saques a mercados, já não aconteçam mesmo em longos períodos de estiagem, a falta de chuvas tem mostrado o quanto o cearense ainda é vulnerável à falta de chuvas. Principal reflexo desse fato, o endividamento dos pecuaristas e as perdas de milhares de cabeças de gado têm na criação de um seguro específico para forragem uma das soluções hoje propostas.

Flávio Saboya, presidente da Faec, sugere a criação de um seguro voltado à produção do insumo, que pudesse ser usado para alimentar o rebanho durante as secas, estimulando a formação de reserva do alimento no Estado FOTO: SILVANIA CLAUDINO

"Não temos mais a fome como problema, porque temos seguro para isso, como o Garantia Safra. Mas não temos ainda o seguro voltado para as atividades econômicas", afirma o presidente da presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Flávio Saboya.

Para Saboya, a criação de um seguro voltado à produção de forragem, que pudesse ser usado para alimentar o rebanho durante as secas, incentivaria a formação de reserva do alimento no Estado. Quando houvesse estiagem, explica, o produtor que pagou o seguro poderia então acioná-lo e comprar a forragem de quem a produziu nos meses anteriores. "Essa teria sido grande alternativa para que fosse resolvida a problemática atual. Se acontecer agora, da próxima vez (que houver seca), o produtor vai ver que quem fez o seguro está bem e está comprando o gado de quem não fez", defende.

O presidente da Faec ressalta a produção de reserva em outros países onde, apesar das situações adversas, os pecuaristas conseguem evitar as perdas. "No Canadá, por exemplo, o clima lá é pior do que aqui (no Semiárido cearense). A única diferença é lá o produtor não é resistente às inovações tecnológicas".

Participação
Outra iniciativa que pode incentivar a contratação de seguros rurais no Ceará, afirma o presidente da comissão de seguro rural da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Luiz Roberto Foz, é a participação das administrações estaduais e municipais no pagamento do seguro, assim como já faz o Governo Federal.

Esse tipo de iniciativa, afirma, já existe em São Paulo, onde o governo ajuda o produtor a pagar o seguro. "Isso incentiva os agricultores a fazer o seguro. E o município sabe o efeito danoso à arrecadação de uma catástrofe", destaca Foz. (JM)


Fonte: Diário do Nordeste
Ceará é um dos 8 estados brasileiros livres de febre aftosa, diz ministro da Agricultura

O Ceará é um dos 8 estados brasileiro livres da febre aftosa, doença infecciosa causada por vírus, segundo o ministro da Agricultura, Antônio Andrade. O anúncio foi feito neste domingo (18) e ainda figuram entre os estados livres da doença Alagoas, Maranhão, norte do Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Segundo Ministro da Agricultura, aproximadamente 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos estão em zonas livres da doença. FOTO: Natinho Rodrigues.

Nacionalmente, mais de 1,9 mil propriedades foram monitoradas e 68 mil animais, selecionados aleatoriamente, passaram por várias inspeções clínicas e colheitas sorológicas, seguindo critérios técnicos reconhecidos internacionalmente, e comprovando a ausência de circulação do vírus da febre aftosa na área.

Dos 8 estados reconhecidos nacionalmente como livres da febre aftosa, o Maranhão é o que possui o maior rebanho de bovinos e bubalinos, com aproximadamente 7,5 milhões de cabeças. O norte do Pará, segundo colocado, tem mais de 4,6 milhões de animais, possui o maior rebanho de búfalos, com mais de 450 mil cabeças.

Ministro busca reconhecimento internacional

Em outubro deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviará pleito à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) solicitando que a zona envolvendo esses estados também seja reconhecida internacionalmente como livre da doença. “Quando esses estados forem certificados pela OIE, 78% do território nacional será reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa, diminuindo as restrições de trânsito interno e possibilitando a abertura de vários mercados ainda inacessíveis para os produtos dessa zona”, informa o ministro. A expectativa é que o certificado da OIE seja obtido em maio de 2014.

Durante o seu discurso, o ministro da agricultura ressaltou que além de buscar o reconhecimento internacional desses estados, o Mapa também vai intensificar os trabalhos e conta com o empenho dos Governos Estaduais e da iniciativa privada para que os estados do Amapá, Roraima e a parte do Amazonas também consigam alcançar o reconhecimento da zona livre da febre aftosa.

Total de cabeças de gado nos estados livre da febre aftosa:

Ceará - 2.614.517
Alagoas - 1.296.489
Maranhão - 7.427.087
Pará - 4.453.501
Paraíba - 1.364.699
Pernambuco - 2.004.766
Piauí - 1.716.662
Rio Grande do Norte - 1.189.362

Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Estacionamento irregular em vagas especiais pode se tornar infração grave

Estacionar em vagas reservadas para idosos e deficientes físico pode acarretar multa e também a apreensão do veículo. Esse foi o tema em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que nesta quarta-feira (14), deverá votar no projeto de lei da Câmara que muda o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), substitutivo pelo senador Anibal Diniz (PT-AC) para tornar essa infração grave.

A proposta pretendia inicialmente, PLC 99/2007, tornar uma infração "gravíssima" o ato de estacionar sem autorização em vaga própria para idosos e deficientes físicos. Porém, Anibal avaliou que seria uma classificação extrema, já que a irregularidade não ameaça à segurança do trânsito e de pedestres. Para o senador, a melhor proposta é que seja considerada uma infração grave.

Outras mudanças no Código de Trânsito Brasileiro

 A proposta de Anibal reúne mais três mudanças ao CTB. Um detalhamento da sinalização rodoviária indicativa de pronto-socorro, a revisão de equipamentos de uso obrigatório em ciclistas e aceita nova contagem de prazo para contestação de infração ou pagamento de multa após atualização do endereço do motorista.

Na primeira mudança, o relator avaliou que o acréscimo de informações nas plac rodoviária sobre a distância e a localização do pronto-socorro as de sinalizaçãomais próximo irá melhorar o atendimento a vítimas de acidentes. A medida constava do PLC 172/2008, também aproveitado pelo substitutivo.
O senador também concordou com a dispensa de alguns itens como: uso obrigatório de campainha e espelho retrovisor, proposta no PLC 74/2008. Para ele, a exigência desses equipamentos encareceria o preço da bicicleta sem oferecer segurança para o trânsito e o ciclista

Por fim, Anibal decidiu utilizar parcialmente o PLC 165/2008, que modificava procedimentos relativos à notificação de infração. O novo projeto de lei considerou válida a notificação devolvida por desatualização de endereço se o motorista não tiver comunicado a mudança dentro de 30 dias da devolução do documento. Porém, admitiu o reinício da contagem de prazo para apresentação de recurso ou pagamento de multa caso a atualização de endereço aconteça no período estabelecido acima.

As quatro propostas foram detalhadas no substitutivo, e as outras 20 que tramitavam em conjunto foram rejeitadas. A justificativa foi que se mostravam dispensáveis, inviáveis e de segurança duvidosa, segundo o senador.

Fonte: Diário do nordeste
Ceará e Fortaleza buscam patrocínio com a Caixa Econômica Federal

De olho no patrocínio da Caixa Econômica Federal, que estampa sua marca na camisa de 11 clubes brasileiros, Ceará e Fortaleza agendaram para amanhã, às 16 horas em Brasília, uma reunião com o presidente da instituição. O objetivo é a busca pelo patrocínio master, montante que poderia render um valor relevante aos dois maiores clubes cearenses.

O presidente do Ceará, Evandro Leitão, lembrou que os dois clubes estão juntos na empreitada. “È vital conseguirmos o patrocinio para os dois clubes daqui, Ceará e Fortaleza. Seria um passo para subirem de patamar, o Ceará subir na 2ª para a 1ª Divisão e o fortaleza sair da divisão que ele está disputando. Só não podemos ficar nesta inércia, letargia, e de braços cruzados. Estou junto com o Osmar Baquit (presidente do Fortaleza), e demais diretores dos dois clubes, em busca de fortalecer o futebol cearense”.

O mandatário alvinegro ressaltou que outros clubes menores já possuem o patrocício. “È inadimissivel clubes de menor expressão conseguindo o patrocinio e nossos clubes não”, finalizou o dirigente.

Evandro citava indiretamente os clubes Atlético/GO, Avaí, Figueirense, Chapecoense e ASA, que já estampam a marca da Caixa na camisa e ganham bons valores, nada de “outro mundo” para Ceará e Fortaleza conseguirem. O Atlético-GO recebe R$ 2,4 milhões, o Avaí e Figueirense, R$ 1,75 milhão,  e Chapecoense e ASA, R$ 1 milhão. Os outros clubes que possuem o patrocínio são Flamengo, Corinthians, Vasco, Vitória, Coritiba e Atlético-PR.

Na reunião de amanhã, o vice-presidente e diretor de futebol, Robinson de Castro, será o representante do clube.

Fonte: Blog jogada diário do nordeste
 Guardas municipais de Caucaia fazem caminhada em protesto

Os guardas municipais de Caucaia realizaram uma caminhada até a Câmara dos Vereadores da cidade, durante a manhã desta terça-feira (13), para reivindicar mais investimento na estrutura do órgão e pedir a convocação de 44 aprovados no último concurso público feito pela Prefeitura.

Cerca de 40 guardas municipais participaram da caminhada

O diretor regional do Sindicato da Guarda Municipal (Sindguarda), Flávio Alves, alegou não haver estrutura suficiente para atender às demandas do município. "Nós temos muitas dificuldades de equipamento. Estamos comprando fardamento com nosso próprio dinheiro. Só existe uma viatura para atender toda a Caucaia", reclama.

Atualmente, 97 guardas fazem a segurança do município, segundo o Sindguarda. Flávio Alves afirmou que, por esse motivo, os assaltos na cidade têm aumentado. "Tem muita gente reclamando de assaltos no entorno das escolas de Caucaia. Havia uma época em que nós fazíamos ronda, mas isso não é mais possível, devido à falta de carro. Não estamos reclamando de salário, mas das condições de trabalho", ressalta.

Representantes do sindicato irão, na próxima terça-feira (20), à tribuna da Câmara de Vereadores para relatar a situação. Conforme Flávio, a ação foi impossibilitada, nesta terça, devido ao encerramento da sessão. A assessoria da prefeitura informou que se manifestará na quarta-feira (13).

Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Nova fábrica da JBS vai gerar 520 empregos

Com a expectativa de gerar 520 novos empregos diretos, a JBS, maior exportadora brasileira de couros, inaugura hoje mais uma unidade fabril no Ceará. Hoje, a empresa já trabalha o insumo em outras plantas de produção no Estado para os setores calçadista, automobilístico e moveleiro, chegando a empregar diretamente aproximadamente 2,5 mil trabalhadores.

Atualmente, a JBS está presente em todos os continentes, com plataformas de produção, centros de distribuição e escritórios no Brasil, Argentina, Itália, Austrália, EUA, Uruguai, Paraguai, México, China, Rússia, entre outros países. Com acesso a 100% dos mercados consumidores, são 140 unidades industriais, empregando mais de 120 mil colaboradores, sendo quase 45 mil só no Brasil .

Segmentos
Além da produção e comercialização de couros, a empresa atua nos segmentos de carne bovina, suína, ovina e de aves, lácteos e derivados, latas, colágeno, biodiesel, transportes e vegetais. Entre as suas principais marcas estão Swift, Anglo, Friboi, Bordon, Vigor, Leco entre outras.

Certificação
Na divisão de couros, a JBS possui certificação internacional do Centro de Tecnologia Satra, organização inglesa de prestígio mundial, que analisa e certifica a padronização dos itens fornecidos a grandes indústrias de calçados e acessórios.

Nesse segmento, a produção da empresa resulta no beneficiamento do couro nos estágios Wet-blue, semiacabado e também acabado.

Fonte: Diário do Nordeste
Superclássico das Américas entre Brasil e Argentina é cancelado

O Superclássico das Américas de 2013, que inclui duas partidas entre Brasil e Argentina, foi cancelado. Os jogos estavam programados para acontecer em setembro e outubro.

Em 2012, a seleção brasileira comandada pelo técnico Mano Menezes, venceu o Superclássico.

O "torneio", no entanto, deve voltar a ser realizado em 2014. O Superclássico reúne apenas jogadores que atuam no Brasil e na Argentina. No final de junho, o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, havia pedido ao presidente da CBF, José Maria Marin, o cancelamento do torneio.

Felipão acredita que teria que chamar muitos jogadores que não estão nos seus planos para a Copa do Mundo. A seleção brasileira venceu as duas últimas edições do Superclássico das Américas, em 2011 e 2012.

Em 2012, o Superclássico teve a decisão adiada por causa da falta de energia elétrica no estádio Centenário, em Resistência, na Argentina. O confronto foi realizado no mês seguinte em Buenos Aires.

Comandada então por Mano Menezes, a seleção venceu nos pênaltis. O Superclássico é organizado pela Klefer, empresa de marketing esportivo de Kleber Leite, empresário e amigo de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF.

Leite foi o candidato apoiado por Teixeira na eleição à presidência do Clube dos 13, em 2010. Tinha como vice Andres Sanchez, então presidente do Corinthians, ex-diretor de seleções da CBF. Os dois foram derrotados por Fábio Koff e Juvenal Juvêncio, mas, um ano depois, conseguiram implodir a entidade, com o apoio do próprio Teixeira