quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Consignado: servidor da PMF com novas opções


dinheiro
A margem de comprometimento com consignados é de até 30% da remuneração líquida
Reuters
        
Se todos os pedidos levados à Prefeitura forem aprovados, 12 entidades poderão conceder o crédito 

Os servidores municipais de Fortaleza poderão ter, a partir do próximo mês, mais opções de instituições para realizar empréstimos consignados. Até o fim da próxima semana, a Prefeitura pretende concluir o cadastramento de empresas que ofereçam esse tipo de crédito. Atualmente, apenas o Banco do Brasil e o BMG estão habilitados para isso, mas dez outras entidades já solicitaram credenciamento junto ao Município. Dessa forma, caso todos os pedidos sejam aprovados, o número de financeiras habilitadas irá aumentar para 12 entidades.

Conforme explica a coordenadora da área de gestão estratégica de pessoas da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Ângela Araújo, as operações de consignação funcionam agora a partir de uma nova legislação, aprovada no fim do ano passado.

Desde o início deste mês, informa, o Município tem utilizado um novo sistema informatizado para acompanhar as operações, o qual "oferece mais segurança tanto para os servidores quanto para as empresas".

Parcela

Ângela destaca que 20.716 servidores municipais de Fortaleza têm empréstimos consignados contratados. O número representa 47,35% do total de 43.750 servidores que podem fazer uso dessa modalidade de crédito na Capital. Dos 43.750 servidores, 32 mil são servidores ativos e 11.750 mil são aposentados ou pensionistas.

Segundo a coordenadora, a Prefeitura também prevê dar início, até abril, a uma nova ferramenta através da qual os servidores poderão, de casa, consultar sua margem de crédito e avaliar as condições oferecidas por cada uma das entidades credenciadas, sem precisar procurar cada uma delas. "Ele vai poder fazer simulações (do crédito desejado) e só vai precisar procurar a instituição na hora de fechar o empréstimo", aponta.

Condições

A margem de comprometimento com consignados é de até 30% da remuneração líquida do servidor. Nos casos de financiamento da casa própria, entretanto, essa margem pode ter um adicional, chegando a 40%.
João Moura
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário