sábado, 7 de março de 2015

Cybervida


O Roubo do Século (já!!)
Parece que nos últimos meses os malwares deram um salto tecnológico enorme e foram capaz de fazer coisas que parecem ter saído de um roteiro de filme, e não do mundo real. Primeiro foi o caso da Sony Pictures nos EUA, que teve quase todos seus computadores invadidos, e enorme quantidade de dados, indo de emails a roteiros, passando por dados pessoais dos funcionários roubados, e agora foi o caso do avançadíssimo malware utilizado como ponta de lança para uma série de roubos eletrônicos a bancos, entre 2013 e 2015, que, supõe-se, ultrapassou a marca de um bilhão de dólares.
Não, não foi o malware que fez o roubo. Mas o malware era tão sofisticado que permitiu ao grupo russo que o criou acesso às câmeras de segurança dos bancos, e o mais importante a possibilidade de fazer capturas de telas e outros dados dos computadores infectados, tornando-se assim capazes até mesmo de personificar, em meio digital funcionários das instituições. Com isto, eles conseguiam não só fazer transferências eletrônicas para contas de laranjas, como até mesmo, pasmem, programar caixas eletrônicos para entregar, sem a necessidade de cartão de saque, determinadas somas de dinheiro, em determinadas horas do dia.
Agora você deve estar se perguntando como eles conseguiram atuar por tanto tempo e roubar tanto dinheiro.
O primeiro motivo é que eles roubavam no máximo US$10 milhões por banco; o segundo é que eles não roubavam dos clientes, que certamente notariam os furtos com maior facilidade, mas dos bancos em si, e finalmente, porque agiram em vários países em três continentes.
A Kaspersky Labs, que também é russa, ajudou a detectar os malwares e está auxiliando nas investigações.
Siri em Português
A versão beta do iOS 8.3 traz, entre suas novidades, a esperada voz em português da Siri, a assistente pessoal eletrônica dos iPhones, que até o presente momento ainda não era capaz de entender usuários tupiniquins. A versão final, aberta a todos usuários não tem data marcada, mas deverá acontecer até agosto ou setembro deste ano.
Pebble Time
A Pebble anunciou na semana que passou uma nova versão de seu relógio. O Pebble Time, além de trazer a tecnologia de tinta eletrônica colorida para o pulso, traz também o conceito de 'linha do tempo', como interface do relógio, permitindo que você 'navegue' entre os eventos do seu dia. Em pré-venda aqui: http://goo.gl/QMU1KG
Yahoo, Mobile
A CEO do Yahoo, Marissa Meyer, proclamou que a empresa agora é 'Mobile First', ou seja, vai passar a trabalhar com tecnologias voltadas nativamente para plataformas móveis e só depois, se for o caso, para telas grandes. Hoje, a empresa fatura cerca de US$1,2 bi por ano, perto de 25% do faturamento total, com seus usuários de plataformas móveis.
LeNovo Superfish
A LeNovo foi pega com a boca na botija, ao pré-instalar um software chamado Superfish em seus micros da linha de entrada, que traz um código capaz de 'estourar' a segurança provida por SSL. Ou, trocando em miúdos, sabem aquele cadeado que indica que você está em um site seguro? Ele corre o risco de ser inútil. A LeNovo jura de pés juntos que a linha ThinkPad está livre.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário