quarta-feira, 18 de março de 2015

Bicicletas chegam a outros pontos da Capital


Regionais I e IV irão receber a maior parte das dez novas estações; Prefeitura quer mais 40 pontos até o fim do ano

Image-0-Artigo-1817639-1
Após a conclusão da primeira fase do projeto, a Prefeitura já estuda dobrar a quantidade de equipamentos pela cidade
FOTO: KID JÚNIOR
Até o fim deste mês, as dez últimas estações do projeto Bicicletar estarão em funcionamento na Capital. A maior parte dos novos equipamentos ficará em bairros da Zona Oeste, compreendendo as Regionais I e IV e alcançando novas áreas da cidade. Assim, a Prefeitura completa a primeira fase do programa de bicicletas compartilhadas. A meta é conseguir apoio para mais 40 pontos até dezembro.
Cinco das dez estações ficarão na área que compreende os bairros Monte Castelo e São Gerardo. Outras três estão sendo instaladas no Benfica. Das duas restantes, uma estará localizada no Terminal do Papicu, facilitando a integração entre modais de transporte, e a última ma se localizará na Av. Santos Dumont, entre as ruas Gonçalves Lêdo e João Cordeiro. Esta deveria ter sido entregue há algumas semanas, mas foi adiado devido a obras de adequação do espaço.
Confira os principais pontos

Segundo a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), os equipamentos estarão totalmente concluídos em uma semana. Com a primeira fase do projeto concluída, o órgão afirma que já estuda dobrar a quantidade de estações de bicicletas até o fim do ano. "Já estamos conversando com o patrocinador, objetivando mais 20, possivelmente até o fim do primeiro semestre e provavelmente expandindo para 80, 90 no segundo semestre", disse o secretário executivo da pasta, Luiz Alberto Sabóia. "Mas isso ainda está sendo objeto de conversações".Confira os principais pontos
Viagens
O Bicicletar foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2014 e, até a tarde de ontem, foram mais de 73 mil viagens, o que dá uma média de 1.182 retiradas por dia, feitas por 31 mil usuários cadastrados. O Bicicletar faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), que inclui outras intervenções de mobilidade.
Paraciclo é inaugurado na Praça do Ferreira
Aumentando os espaços destinados a ciclistas na Capital, foi inaugurado, ontem, pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), mais um paraciclo, desta vez na Praça do Ferreira, no Centro. O equipamento, que é um estacionamento de bicicletas, é gratuito à população e faz parte do projeto Cidadania Sustentável - Para Viver a Cidade, promovido pela Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza (SCDH).
Os primeiros paraciclos foram instalados em dezembro, na Praça Pajeú e no Parque da Liberdade. Ao todo, mais 40 estacionamentos serão implantados em bairros no entorno do Centro, como Praia de Iracema, Benfica, entre outros.
O objetivo da iniciativa é conscientizar sobre um uso sustentável de água, energia elétrica, telefonia e combustível. Para fortalecer essa ideia, foi lançado, também, o almanaque ilustrado da "Cidadania Sustentável". A publicação aborda a mobilidade em duas rodas e traz dicas para ciclistas e motoristas.
Novas estações
1. Terminal do Papicu
2. Unimed
3. Praça da Gentilândia
4. Shopping Benfica
5. Av. Da Universidade / FEAAC-UFC
6. Praça Otávio Bonfim
7. Parque Araxá
8. Instituto dos Cegos
9. Praça Monte Castelo
10. Alicate (Av. Sargento Hermínio)

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário