domingo, 1 de março de 2015

Mais da metade da orla está imprópria para o banho


Image-0-Artigo-1807089-1
A Semace afirma que as placas indicando os pontos como impróprios serão atualizadas. Assim, os banhistas devem ficar atentos aos avisos e evitar o contato com a água nesses locais, conforme a Superintendência
FOTO: BRUNO GOMES
O mais recente boletim de balneabilidade divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) revelou que mais da metade da orla marítima de Fortaleza está imprópria para o banho. Dos 31 pontos monitorados pelo órgão, 17 apresentam níveis de contaminação acima do aceitável. Dentre os locais afetados, estão a Barra do Ceará, o entorno do Farol do Mucuripe, a Praia dos Botes, a Volta da Jurema e as proximidades do Espigão da Desembargador Moreira.
Conforme o órgão, vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, como ligações clandestinas de esgotos, aumento da maré, presença de animais no entorno, disposição inadequada de resíduos sólidos e regiões de adensamento urbano.
Além destes, o início da quadra chuvosa tem forte impacto na balneabilidade. Com as precipitações, a orla passa a receber a água proveniente das galerias pluviais, geralmente contaminadas por lixo e esgoto despejados irregularmente.
Banhistas
A Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Semace alerta os banhistas para evitarem o contato com a água nesses locais e períodos.
Para orientar os frequentadores das praias, a Superintendência realiza o trabalho de atualização das placas implantadas nos trechos indicados como impróprios. Antes das recreações no mar, o órgão recomenda a identificação dos avisos.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário