sexta-feira, 6 de março de 2015

Dose extra de tensão


Clássico-Rei de amanhã ganha importância com a saída do Fortaleza da zona de classificação; Ceará quer manter tabu

Image-0-Artigo-1810343-1
Alvinegros e Tricolores vão se enfrentar pela terceira vez em 2015
FOTO: KLÉBER GONÇALVES
Image-0-Artigo-1810357-1
O volante Pio voltou ao time titular no posto de Auremir, no treinamento em que o técnico Marcelo Chamusca comandou na tarde de ontem
FOTO: ERIKA FONSECA
Image-1-Artigo-1810357-1
Ricardinho, um dos jogadores mais desgastados fisicamente, foi substituído no duelo contra o Botafogo/PB, pensando no Clássico de amanhã
FOTO: KID JÚNIOR
Atuar em um Clássico já é motivador por si só. Mas quando o jogo é decisivo para as pretensões de ambos, ou de risco para um deles, mais ainda.
E o segundo clássico entre Ceará e Fortaleza pela 2ª Fase do Cearense ganhou um ingrediente a mais, após a surpreendente saída do Tricolor de Aço da zona de classificação para as semifinais, com a vitória do Quixadá ante o Maranguape na última quarta-feira. O 'Quixinha' agora, é o segundo colocado com seis pontos, enquanto o Fortaleza soma quatro.
Ou seja, o jogo é de risco para o Leão, que para não depender de um tropeço do Quixadá nos dois jogos restantes - contra Guarani de Juazeiro, fora, e Ceará, em casa - precisa vencer o ferrenho rival e assim, depender de suas próprias forças, contra Maranguape e Guarani de Juazeiro, para avançar às semifinais
A particularidade deste clássico foi analisada por alvinegros e tricolores. Enquanto no Vovô, todos preferem reforçar seus objetivos, no Leão o foco é dobrado para o jogo, pela necessidade de vitória. "Temos que pensar primeiramente em nós, deixando a situação do rival de lado. Um clássico motiva por si só, mas temos um tabu para defender e uma classificação para garantir", ressaltou o atacante Magno Alves, lembrando os 13 jogos sem perder para o time leonino e que um empate classifica o Vovô às semifinais com duas rodadas de antecedência.
"Já deu para perceber que aqui, o clássico muda muito o cenário de uma semana de trabalho. Nós sabemos da responsabilidade que é o jogo de sábado. Estamos focados e preparados para fazermos uma grande partida e tentarmos a vitória", disse o volante Auremir, reforçado por Lúcio Maranhão: "Se Deus quiser, vai ser diferente".
Desgaste de atletas preocupa técnico
Após o duelo contra o Botafogo/PB, pela Copa do Nordeste na última quarta-feira, o Ceará desembarcou ontem por volta das 13 horas e à tarde realizou um treinamento leve no Vovozão para os atletas mais desgastados do elenco, visando o Clássico-Rei de amanhã, pelo Estadual. Os demais fizeram um jogo treino com a equipe Sub-17.



O desgaste físico é a grande preocupação do técnico Silas para o duelo com o Fortaleza, por isso ele alerta sobre os efeitos de disputar duas competições paralelas. "De repente, vai chegar um momento em que teremos que escolher entre uma competição ou outra. Às vezes se quer abraçar tudo e não consegue", declarou o técnico.
Pelo desgaste, o técnico explicou as saídas de Magno Alves e Ricardinho do jogo de quarta-feira. "Tirei o Ricardinho e o Magno Alves devido a esta maratona maluca. E assim, corremos risco de até perder um jogo que ganharíamos por ter que tirá-los. Mas o Ricardinho jogou todos os jogos comigo e o Magno precisava se preservado".
Série B
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela básica da Série B. O Ceará estreia fora e casa contra o Paraná, no dia 8 ou 9 de maio. Na última rodada da competição, o Vovô recebe o Macaé, no dia 28 de novembro.
Meia Samuel está fora do Clássico-Rei
O meia Samuel, que teve atuação destacada nos minutos em que esteve em campo na vitória sobre o River, no meio de semana pela Copa do Nordeste, não poderá estar presente no clássico contra o Ceará, amanhã às 18h15, na Arena Castelão, pelo Campeonato Cearense
No exame de imagem realizado na parte posterior da coxa esquerda do atleta na manhã de ontem, foi diagnosticado um edema no local, assim ele ficará fora do jogo, para que a sua situação não se agrave.
As lesões musculares têm prejudicado os esquemas táticos do Fortaleza em jogos decisivos. No último Clássico-Rei, o atacante Cassiano saiu de campo aos 20 minutos do primeiro tempo. Já diante do River, Samuel deixou o gramado aos 21 minutos da etapa inicial, sentindo uma fisgada na coxa, que resultou nesse edema no músculo.
O técnico Marcelo Chamusca não perdeu tempo e ontem à tarde já montou uma formação de equipe, com vistas ao clássico, já encontrando o substituto de Samuel, que será Everton.
Modificações
Com relação ao último jogo, Marcelo Chamusca fez duas modificações: com a saída de Samuel, entrou Everton em seu posto. E no lugar de Auremir, o treinador trouxe de volta o volante Pio à formação principal.
A equipe provável para enfrentar o Ceará é a seguinte: Deola; Tinga, Lima, Adalberto e Wanderson; Vinícius Hess, Corrêa, Pio e Everton; Lúcio Maranhão e Daniel Sobralense.
Auremir reconheceu o fato de perder a posição, no momento: "Na posição em que atuo, no meio-campo, o Fortaleza é o time melhor servido no Nordeste em jogadores da posição", disse.
Saiba mais
Panorama 1
No grupo B1, Icasa, Quixadá e Fortaleza disputam duas vagas. O Verdão é o líder com 7 pontos e joga contra o Guarani de Juazeiro, Ceará (fora) e Maranguape (casa). Com seis, o Quixadá faz dois jogos, ante o Guarani (fora) e Ceará (em casa). Já o Leão, com quatro pontos, tem três jogos: Ceará, Maranguape (fora) e Guarani de Juazeiro (em casa)
Panorama 2
No grupo B2, Ceará, Guarani de Juazeiro e Maranguape disputam duas vagas. O Vovô é o líder com 7 pontos e joga contra o Fortaleza, Icasa (em casa) e Quixadá (fora). Com três, o Guarani enfrenta o Icasa, Quixadá (casa) e Fortaleza (fora). Já o Maranguape, com apenas um ponto, fará apenas dois jogos: Fortaleza (casa) e Icasa (fora)
Vladimir Marques
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário