sexta-feira, 25 de abril de 2014

Árvores começam a ser retiradas           

Até ontem, 25 já haviam sido removidas. Ação faz parte das intervenções para as obras do binário


retirada das arvores
A licença ambiental para a remoção das árvores foi concedida pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) no último dia 9 de abril
FOTO: ALEX COSTA
        
O trecho da Av. Dom Luís entre a Av. Desembargador Moreira e a Rua Tibúrcio Cavalcante amanheceu, ontem, sem as árvores do canteiro central. Pela manhã, alguns homens trabalhavam no local pavimentando com paralelepípedos os espaços abertos. A retirada das árvores faz parte do Plano de Ação Imediata de Trânsito e Transporte (Paitt), que prevê a implantação de um binário nas duas vias.

A licença ambiental para a remoção foi concedida pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) no último dia 9 de abril. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, 225 árvores serão replantadas nas calçadas das avenidas Santos Dumont, Dom Luís e no entorno do terminal de ônibus do Papicu.

Os serviços do binário no local são realizados de 23h às 5h e, até ontem, 25 árvores já haviam sido retiradas. O replantio será a ultima fase da primeira etapa do binário. Até lá, as árvores ficarão no Horto Municipal.

O prazo de conclusão da primeira etapa da intervenção, até 31 de maio, está mantido, segundo esclareceu o secretário executivo da Pasta de Conservação e Serviços Públicos e coordenador do Paitt, Luis Alberto Saboia. Segundo ele, as obras ainda englobam as fases de recomposição do canteiro central, fresagem do asfalto, sinalização horizontal e vertical das vias e implantação dos novos semáforos.

Fica para o segundo semestre, diz o secretário, a segunda etapa de implantação do binário, que compreende a reforma da Praça Portugal, a recuperação dos passeios e a internalização fiação da Avenida Dom Luís.

Ainda conforme Luis Alberto Saboia, as demais iniciativas do Paitt estão em estudo e composição de soluções, iniciando os trabalhos de implantação. Sobre o novo modelo de operação do trânsito na cidade, que prevê a contratação de 300 agentes para apoio à Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), o secretário ressaltou que, no mês de maio, será lançado o edital de contratação.

"Estamos na fase final e vamos lançar brevemente uma licitação para contratar esse efetivo, além de reboques, maquinários e painéis de sinalização. Essas pessoas vão estar nos principais gargalos da cidade para orientar o trânsito", esclareceu o secretário.

O projeto prevê, também, a alteração das rotas do transporte complementar da Capital nos bairros Canindezinho, Antonio Bezerra e Barra do Ceará. Conforme o coordenador do Paitt, a primeira linha a ser alterada será do bairro Canindezinho, até o dia 30 de junho.

"Fizemos uma análise a partir do bilhete único para entender quais os desejos de deslocamentos de quem pega ônibus nessas localidades e estamos verificando quais seriam as melhores rotas. Temos três cenários definidos e vamos discutir com a Etufor, Sindiônibus e com a comunidade", destacou Saboia.

Estacionamento

Também está previsto para o próximo dia 30 de junho, conforme o secretário, a implantação do projeto de reorganização do estacionamento no centro de Fortaleza, e a melhoria do trânsito, com sinalizações, na Messejana e na região da Avenida General Osório de Paiva. "Identificamos os principais gargalos e estamos debruçados em propor soluções", ressalta.

Luis Alberto Saboia anuncia, ainda, a existência de um projeto, ainda em estudo, para uso de um sistema de bicicletas compartilhadas. "Abrangerá vários locais da cidade, inclusive o binário", adiantou.

Renato Bezerra
Germano Ribeiro

Repórteres

aa


Fonte: Diário do Nordeste

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