sábado, 12 de abril de 2014

Com pouco tempo de TV, Pros depende de alianças

Maior partido do Ceará, Pros tem sozinho menos de um terço do tempo proporcional de TV do PMDB

Mesmo comandando o maior partido político do Ceará, Cid Gomes (Pros) terá em mãos tempo pouco expressivo para propaganda eleitoral em rádio e televisão neste ano. Com bancada federal de 20 deputados, o Pros dispõe de cerca de 40 segundos no horário eleitoral do tempo distribuído proporcionalmente ao tamanho das bancadas. Essa parcela corresponde a dois terços do espaço de rádio e televisão partilhado entre os partidos. O terço restante é rateado igualmente entre os candidatos. Essa parcela homogênea não é aqui considerada , pois depende do número de postulantes, ainda em aberto.


O maior partido do Ceará tem a menor bancada federal entre as principais forças locais. Como a maior parte do tempo é distribuída conforme esse critério, o Pros tem, isoladamente, espaço publicitário inferior ao da maioria de seus possíveis concorrentes. Assim, as alianças são essenciais para garantir visibilidade do candidato governista.


Considerado o provável maior oponente do Pros nesta eleição, o PMDB tem bancada mais de três vezes maior. Assim, o partido de Eunício Oliveira tem sozinho em torno de dois minutos e 22 segundos do tempo proporcional. Partidos de oposição no Ceará também possuem espaço mais amplo, como PSDB (1min28seg), PR (1min6seg) e PSB (50 segundos).


Nesse cenário, o Pros espera a aliança com partidos como PSD, PP, DEM, SDD, PTB, PDT, PCdoB e PV para “encorpar” a propaganda na TV. Eunício, por enquanto, teria como principais apoios PR, o PSC e o PRB. Nesse cenário, aliado precioso para palanque – para qualquer candidato – é o PT, detentor do maior tempo de propaganda: dois minutos e 56 segundos.


Legislação
Os números citados são ainda projeções. A distribuição oficial será feita pela Justiça Eleitoral até agosto. Pela lei, é garantido aos partidos cerca de dois segundos por deputado federal eleito no pleito anterior. No entanto, como foram criados novos partidos após 2010, entre eles o PSD, o Pros e o Solidariedade, definições do tempo tem motivado embates judiciais.

Conforme explica o advogado Maia Pinto, que trabalhou para o PSDB nas últimas eleições, resolução do TSE de 2010 – em decorrência da criação do PSD – garantia que o cálculo levasse em conta não os deputados eleitos no pleito anterior. Foi considerada, sim, a bancada dos partidos no momento da análise da Corte. Esse entendimento deve se manter, privilegiando legendas recém-criadas.


“É lamentável, porque reforça essa pretensão de criar partido para tudo. Na prática, os partidos acabam virando balcão para negociação de tempo de TV e fundo partidário”, diz Maia. O tempo proporcional às bancadas corresponde a dois terços da propaganda (16min40seg). O terço restante (8min20seg) é distribuído igualmente entre candidatos na disputa.

NÚMEROS

40
segundos é o tempo proporcional do Pros, sozinho, em rádio e TV

SERVIÇO

Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Fone: 0800 648 0005
Outras informações: www.tse.jus.br - selecione aba “eleições 2014” para verificar regras para o pleito deste ano

Saiba mais


Um bom tempo de televisão e rádio é cobiçado sobretudo por Cid, que vive hoje perspectiva de lançar candidato pouco conhecido pelo eleitorado. Entre pré-candidatos do Pros, a maioria tem baixo desempenho em pesquisas diante de Eunício.


Em 2012, a propaganda eleitoral foi decisiva para popularizar Roberto Cláudio (Pros) e Elmano de Freitas (PT) na disputa na Capital. Ambos começaram a campanha com menos de 5% nas pesquisas e, após emplacarem os dois maiores tempos na televisão, acabaram no segundo turno.


No caso da eleição de Fortaleza, aliança que dificilmente irá se repetir na eleição do sucessor de Cid garantiu tempo de mais de 10 minutos para Roberto Cláudio, candidato apoiado pelo governador.


Mesmo saindo na frente nas pesquisas, Moroni Torgan (DEM) e Inácio Arruda (PCdoB), que tiveram entre 1min e 1min30seg, acabaram atrás dos outros candidatos.

Fonte: O povo

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