Todos querem o Nordestão
Passagens pela Seleção e títulos internacionais são trunfos dos clubes na busca pelo título da Copa do Nordeste
Do Maranhão até a Bahia, do sertão ao litoral, a Copa do Nordeste começa, hoje, com a partida inaugural Botafogo/PB x Ríver/PI, a ser o grande assunto dos debates esportivos em toda a Região. O campeonato, que tem na paixão do torcedor nordestino um dos segredos do sucesso, também terá atrativos de sobra dentro de campo. Além do empurrão que vem das arquibancadas, os clubes buscarão em elencos estrelados a força necessária para soltar o grito de "campeão" em 29 de abril, na finalíssima.
Nos dois representantes cearenses, por exemplo, dois jogadores que já vestiram a camisa da Seleção Brasileira se colocam como destaque do Nordestão. No clima do Clássico-Rei de amanhã, Ceará e Fortaleza têm em Magno Alves e Dudu Cearense, respectivamente, a esperança de uma boa campanha nesta edição da "Lampions League".
Do lado do Vovô, o Magnata já mostrou do que é capaz e ajudou a levar o time ao vice-campeonato em 2014. O ídolo de Porangabuçu, enquanto jogador do Fluminense, foi convocado para defender o Brasil na pífia campanha na Copa das Confederações de 2001, disputada no Japão e na Coreia do Sul.
Histórico melhor com a "Amarelinha" tem o do volante Dudu Cearense. O atleta triunfou com a Seleção na Copa América de 2004 e tem ainda um Mundial Sub-20. Pelo Vitória, também conquistou a Copa do Nordeste em 2003.
Para lá dos limites do Estado, o atual campeão do Nordeste, o Sport, também tem sua estrela na luta pelo tetracampeonato: Diego Souza. Único representante nordestino na Série A do Campeonato Brasileiro, o Leão da Ilha contratou o meia-atacante ainda no ano passado, quando realizou uma campanha sem sustos na elite do Nacional.
O atleta também já vestiu a amarelinha, mas foi pelo Fluminense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Vasco - com dois títulos da Copa do Brasil e três estaduais - que ganhou projeção.
Sucesso em terras paulistas
Parte da recente leva de jogadores do eixo sul-sudeste que foram contratados por clubes do Nordeste estão dois atletas que fizeram parte de uma das gerações mais vitoriosas do Corinthians: Chicão, no Bahia, e Júlio César, no Náutico. Juntos, o zagueiro e o goleiro levantaram, entre outras, a taça do Mundial de Clubes, da Libertadores, do Brasileirão e da Copa do Brasil.
O Vitória também tem seu protagonista: o meia Jorge Wagner - bi-Brasileiro pelo São Paulo, e vencedor da Copa Libertadores, pelo Internacional. Apesar dos currículos, todos buscam o título do Nordestão, algo que, destes, apenas Dudu Cearense tem.
Eduardo Buchholz
Repórter
Repórter
Clique na imagem abaixo para ampliar
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário