domingo, 14 de julho de 2013

Viaduto do Antônio Bezerra está em condições precárias

O viaduto do Antônio Bezerra, no cruzamento das avenidas Mister Hull e Perimetral, apresenta sérios problemas de manutenção. No início do elevado, ao lado da rua Engenheiro Serraine, há um vão de aproximadamente 22 metros sem proteção de grade, a uma altura de cerca de 5 metros no ponto mais alto.
As calçadas da via, além de estreitas, têm buracos e bocas de lobo quebradas. O gradeado é frágil e balança com facilidade, se empurrado. Em determinado trecho, para conter a fragilidade acentuada da grade, foram soldadas escoras que invadem metade da calçada, impossibilitado o livre trânsito de ciclistas e cadeirantes.

“A impressão que dá é que a Prefeitura não cuida”, diz o estudante João Régis, que passa pelo viaduto diariamente, de ônibus. João alerta para o trânsito intenso da região nas adjacências do Terminal do Antônio Bezerra. Para ele, a falta de manutenção do viaduto e o excesso de velocidade dos veículos deixam os cidadãos em situação vulnerável.

A recepcionista de uma autoescola próxima, Rosângela Bernardini, relata que a região convive com constantes acidentes. “Acontece toda hora (acidente). O pessoal tenta atravessar a pista e é atropelado. Ninguém faz nada”, conta. Com comércios e moradias circundando o elevado, a condição precária da grade aumenta a preocupação com a segurança de quem transita, trabalha e vive no lugar.

Soluções
O Ministério Público recomendou à Prefeitura de Fortaleza, em 2011, a retirada das moradias e comércios irregulares do entorno do viaduto do Antônio Bezerra. Antes disso, a Prefeitura executou remoções em 2007 e 2009, mas os ocupantes acabaram voltando para lá. A retirada mais recente de pessoas da área foi em 21 de março deste ano, quando 25 famílias foram removidas do local.

Para mantê-lo livre, a atual gestão municipal estuda a construção de um polo de lazer na região. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Executiva Regional (SER) III, o projeto ainda não pode ser divulgado.
Quanto à condição ruim da grade de proteção do viaduto, a SER III diz que ela será totalmente trocada.

Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário