sábado, 20 de julho de 2013

Fiéis são abençoados antes de partir para a Jornada Mundial

Arcebispo de Fortaleza falou sobre a difusão do amor e da felicidade pelos missionários enviados
O terceiro dia da 16ª edição do Festival Halleluya, a festa que nunca acaba, teve início com a missa de envio dos peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, a celebração emocionou os fiéis que compareceram, na noite de ontem, ao Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Em espírito de alegria e louvor, o público também cantou e dançou ao som de Edwin Falcett, atração internacional da noite, Irmã Kelly Patrícia, banda Dominus, entre outros.

Peregrinos estrangeiros se juntaram aos brasileiros para receberem a bênção. Cerca de 5 mil cearenses devem ir para o evento no Rio de Janeiro Foto: Tuno Vieira

Brasileiros e peregrinos estrangeiros estiveram reunidos para a bênção de partida. Em suas palavras, dom José Antônio acolheu os visitantes ressaltando ser a sua presença motivo de riqueza para o coração da Igreja. "Nós estamos felizes por acolher, em nossa terra, irmãos que vêm de todas as partes do mundo para, com aquele que é o chefe da Igreja, testemunhar a presença viva de Jesus no mundo de hoje", diz.

O arcebispo ressaltou, ainda, que a reunião na Jornada Mundial da Juventude não se trata de uma só nação, uma só língua, ou uma só parte da humanidade, mas sim a humanidade transformada pelo amor de Deus.

"O amor infinito do Pai do Céu mandou seu filho para, da Terra, curar a humanidade de tudo aquilo que fere a sua vida e, por isso, Jesus, realizando a salvação, chamou os seus discípulos que a experimentaram a serem missionários para anunciar, partilhar com toda criatura. Por isso, somos enviados; por isso, somos missionários, porque o amor é difusivo, a alegria e felicidade não podem ser fechadas em um coração humano, mas devem ser dadas a todas as pessoas, porque assim a vida cresce, e a facilidade se torna infinita".

Expectativa
A Jornada Mundial da Juventude, que começa na próxima semana, vai reunir cerca de 5 mil cearenses. Entre elas, a universitária Agnes Damasceno, 21, que participará do grande encontro pela primeira vez. Na sua bagagem, muita ansiedade e expectativas. "Queria ter ido para a Jornada anterior, mas não consegui. Vai ser fantástico, sobretudo pela troca de experiências".

O estudante Bruno Monteiro, 17, que também estreará no evento, afirma que pelo Halleluya já dá para sentir a ansiedade estar mais perto do Papa. "Será um momento de alegria e de ver quantos jovens a Igreja tem".

Responsabilidade
Para a cantora Suely Façanha, que se apresenta no Festival Halleluya na noite de hoje, participar da Jornada, além de um momento de muita emoção, será, também, de grande responsabilidade, já que ela cantará em italiano na missa de encerramento do encontro. "Estou indo enquanto consagrada na Comunidade Shalom, represento a minha comunidade. Espero corresponder, dar o melhor de mim e fazer bonito, que seja um louvor a Deus", diz.

Protagonistas
Estrangeiros relatam sua fé
A inglesa Katherine do Rosário, de 18 anos, se prepara para participar de sua segunda Jornada Mundial da Juventude. Pela primeira vez no Brasil, a jovem diz ter sido muito bem acolhida pela Comunidade Shalom e considera a convivência com as pessoas de Fortaleza maravilhosa. Na JMJ, ela espera se juntar com jovens de todo o mundo em oração, conhecendo melhor Jesus Cristo, e aumentando, assim, a sua fé.

Katherine do RosárioEstudante

Vinda da França, a missionária Marie Riche, de 24 anos, está pela segunda vez na capital cearense. Em sua experiência anterior, de cinco meses de duração, entre 2010 e 2011, a jovem aprendeu o português. Como postulante, ela afirma que estar aqui tem várias dimensões, e se sente em casa no Festival Halleluya. Na Jornada, Marie diz que presenciará a beleza da universalidade do catolicismo, além da demonstração de fé.

Marie RicheMissionária

SAIBA MAIS

Programação
Sábado
Vencedores Festival
Cardiac Move (Áustria)
Netinho Cruz
Atração Surpresa
Shalomgod
Suely Façanha
Missionário Shalom
Cosme
Alto Louvor

Domingo
Celebração Eucarística
Banda E3
Anjos de Resgate

RENATO BEZERRAREPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário