Tropa de choque do Governo terá 10 mil homens para combater protestos na Copa
A previsão é de que todos os estados com jogos programados recebam a ForçaUma tropa de choque de 10 mil homens, criada pelo Governo Federal, reforçará as polícias militares nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, com o objetivo de conter violência durante protestos no período. O grupo é formado por policiais militares da Força Nacional de Segurança Pública, treinados desde 2011, segundo informações do coronel Alexandre Augusto Aragon ao site G1.
Além dos PMs, a Força conta com policiais civis, bombeiros, peritos de vários estados que são voluntários e recebem treinamento diferenciado para agir em missões excepcionais e de caráter temporário. A maioria dos estados que deve receber o apoio possui apenas um batalhão, com cerca de 100 a 200 homens preparados para o tipo de situação.
De acordo com o delegado da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, até o final de janeiro, os estados deverão concluir o planejamento do que vão precisar de apoio federam. A previsão é de que todos os estados com jogos programados recebam a Força, que pode atuar tanto como força de contingência (ficam nos quartéis até que seja necessária a atuação) ou com função definida de antemão.
Robô espião
O G1 destaca também que a Força adquiriu, para os protestos de 2014, um minirrobô que deve monitorar militantes do black bloc. Ele fará imagens durante os atos de violência para auxiliar na investigação dos envolvidos. Não foram dados detalhes do funcionamento do robô.
Fonte: O povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário