Decon multa empresas por falta de informação em sites
Para o Decon, ficou comprovado que as empresas não disponibilizaram, em local de destaque e de fácil visualização, o nome empresarial e o número de inscrição (CNPJ), endereço físico e eletrônico e demais informações necessárias para sua localização e contato; não apresentaram sumário do contato facilitado antes da contratação; não disponibilizaram o contrato ao consumidor em meio que permita sua comprovação e reprodução, imediatamente após a sua contratação; e não informaram, de forma clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.
Antecedentes
As multas foram aplicadas de acordo com os antecedentes das empresas e com as providências adotadas para sanar as irregularidades constatadas. A Nike foi autuada em 24 mil Ufirces, correspondente a cerca de R$ 73 mil; a Saraiva, a Universo Online, a Kabum e Fast Shop em cerca de R$ 58 mil (19.200 Ufirces); a Nova Pontocom em R$ 38.912,00 (12.800 Ufirces) por cada empresa representada (Casas Bahia e Ponto Frio); a TAM em cerca de R$ 36 mil (12 mil Ufirces); e a Azul em 9.600 Ufirces, que corresponde a cerca de R$ 29 mil. As oito empresas têm o prazo de dez dias para oferecer recurso contra a decisão.
Em nota, a TAM Linhas Aéreas informa que prestará todos os esclarecimentos necessários ao Ministério Público do Estado de Ceará (MPE-CE) tão logo seja notificada pelo Decon. Já a assessoria de comunicação da Kabum informa que ainda está tentando contato com os porta-vozes da empresa para emitir um posicionamento oficial.
A Nova Pontocom afirma que: "os sites CasasBahia.com.br, Pontofrio.com e Extra.com.br pautam suas ações na obediência irrestrita da legislação brasileira e na busca pela excelência do atendimento ao consumidor". Em comunicado, a empresa informa que já está adequada ao decreto 7.962, com a publicação das informações em detalhes sobre os produtos oferecidos; a garantia do direito de arrependimento nas compras realizadas, com até sete dias para devolução; e canais de relacionamento com o cliente como telefone/televendas, e-mail, conversa por mensagens instantâneas em seu site, além de atendimentos via redes sociais.
Sem retorno
A Redação Web do Diário do Nordeste também entrou em contato com a Nike, Saraiva, Universo Online Azul e Fast Shop, mas, até o fechamento da matéria, não obteve retorno.
Fonte: Diário do Nordeste
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