quarta-feira, 31 de julho de 2013

Saude

Reduções de estômago estão suspensas há mais de 40 dias


Pacientes afirmam que motivo é a falta de material; unidade diz que programa será reestruturado

Há 48 dias, o Hospital Geral César Cals (HGCC), uma das duas únicas unidades do Estado a realizar cirurgias bariátricas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), suspendeu os procedimentos de redução do estômago, colocando aproximadamente 14 pacientes já preparados para a operação de volta na lista de espera. De acordo com os pacientes, a instituição alega a ausência de material para executar as intervenção.

O hospital é um dos dois únicos do Estado que realizam o procedimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 14 pessoas que já estavam preparadas para a operação tiveram que voltar para a lista de espera

Conforme Rubem Costa, presidente da Associação de Obesos e Ex-Obesos do Ceará, a última cirurgia bariátrica realizada no HGCC foi no dia 12 de junho. Desde então, o hospital desmarcou as operações agendadas afirmando estar carente dos insumos necessários para efetivar os procedimentos. Por semana, a unidade executa duas cirurgias.

Costa relata, ainda, que essa não é a primeira vez que as cirurgias são paralisadas na unidade. Segundo ele, de novembro do ano passado a fevereiro deste ano, também houve uma interrupção. Com isso, mais de 30 pessoas deixaram de fazer o procedimento. "Isso significa que dezenas de pacientes não conseguiram atingir seu objetivo, que é a redução de estômago. Além dos problemas que o obeso já tem, com as doenças associadas, isso causa grande desestímulo", pontua o presidente da Associação.

A assessoria de comunicação do HGCC informou que o setor de cirurgias bariátricas está passado por uma reestruturação com nova avaliação dos pacientes, e que todas as intervenções foram remarcadas para o mês de agosto, quando as mudanças devem ser concluídas. A instituição destacou que logo após o término do planejamento, as pessoas na fila de espera serão avisadas sobre o dia dos procedimentos.

Entretanto, na visão da Associação de Obesos, a unidade já está sobrecarregada e não comporta mais a grande demanda do Ceará. Rubem Costa explica que existem duas filas, uma para entrar no programa de cirurgia bariátrica do César Cals, e outra para realizar a operação em si. Nesta última, conforme ele, são cerca de 280 cearenses aguardando. Já na primeira, há mais de 2 mil pessoas ansiosas para saber se terão vaga no tratamento. Segundo o presidente da Associação, o tempo total de espera entre as avaliações e consultas iniciais e o procedimento de fato pode levar até cinco anos.

Em todo o Estado, além da instituição, somente o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) atende, atualmente, pacientes do SUS. Lá, a procura também é alta. Segundo Heládio Feitosa, chefe do Programa de Obesidade da unidade, a fila gira em torno de 120 pacientes, o que, conforme ele, permite à instituição manter a previsibilidade dos procedimentos.

Semanalmente, uma cirurgia é realizada. Contudo, o programa também costuma passar por interrupções. "As suspensões que eventualmente ocorrem se devem a algum tipo de carência material. A cirurgia bariátrica exige determinados tipos de material que dependem de licitações. Esses processos podem andar de forma rápida ou de maneira mais lenta", diz Feitosa.

Oferta
Para Rubem Costa, a oferta de operações de redução do estômago pelo SUS já está no limite. "Os hospitais estão estrangulados porque atendem pacientes de todo o Estado, não só de Fortaleza. As equipes médicas são muito boas, mas eles sobrecarregadas. Uma solução a longo prazo para melhorar essa situação seria que abrissem mais serviços de cirurgia no Interior", avalia.

Esse é o plano da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), de acordo com a assessoria de imprensa do órgão. O órgão declarou que já está em andamento o projeto de interiorização dos procedimentos, que passarão a ser ofertados no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, e no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Conforme a assessoria, as duas unidades são as únicas cuja estrutura possibilita realizar as intervenções. No HRN, as equipes já foram treinadas e o mesmo deve acontecer em breve no Cariri. Entretanto, não há previsão de quando os hospitais começarão a oferecer as cirurgias.


VANESSA MADEIRAREPÓRTER

Fonte: Diario do Nordeste

Manifestantes entram em conflito com Guarda


Após confusão, os acampados fecharam o cruzamento das Avenidas Antônio Sales e Eng. Santana Júnior
Os acampados no Parque do Cocó entraram em confronto com a Guarda Municipal, no fim da tarde de ontem, após retirarem os tapumes da praça onde serão iniciadas as obras dos dois viadutos, no cruzamento entre as Avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santa Júnior. Os manifestantes reivindicam que mais nenhuma árvore do parque seja cortada e que a Prefeitura procure alternativas para a mobilidade urbana da Cidade.

Grupo retirou e chutou os tapumes das obras dos viadutos e agentes da Guarda Municipal reagiram lançando spray de pimenta Foto: Kiko Silva
Antes da confusão, cerca de 100 pessoas se reuniram no acampamento montado pelos manifestantes no Cocó. Somente após uma reunião, eles decidiram realizar a ação na praça onde os tapumes ainda estavam sendo colocados. Os acampados seguiram para o local com faixas e cartazes com frases contrárias à intervenção.

Ao chegar na área, os manifestantes começaram a puxar e chutar os tapumes. Com isso, três agentes da Guarda Municipal lançaram spray de pimenta em todos que estavam na calçada.

A revolta do grupo aumentou quando seus integrantes perceberam que os agentes não estavam com a identificação em seus uniformes. Então, eles jogaram água e também pedras nos guardas que tentavam acabar com a retirada dos tapumes.

Quando os ânimos acalmaram, os acampados pegaram algumas partes dos tapumes quebrados e fecharam o cruzamento das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior, deixando o trânsito engarrafado.

Fonte: Diario do Nordeste

Serie "B"


Ceará volta a vencer


De virada, Alvinegro supera a Chapecoense por 3 a 1, no Castelão, derrubando o último invicto da competição
O Ceará voltou a vencer na Série B em grande estilo, batendo, ontem à noite, o último invicto da Série B. O Alvinegro venceu a Chapecoense – que era a líder até o início da 11º rodada – por 3 a 1 no Castelão, se reabilitando depois de duas derrotas seguidas fora de casa na competição. 

O zagueiro Anderson Marques marcou o terceiro gol do Vovô, que virou a partida ainda no 1º tempo, se reabilitando na competição nacional foto Kid júnior 

O resultado levou o Alvinegro aos 13 pontos, em 14º lugar, ganhando duas posições na tabela. Mais do que isso, dá um novo ânimo ao elenco e fôlego ao técnico Sérgio Guedes, que estava ameaçado no cargo. O Ceará volta a jogar já na sexta-feira, 2, contra o América/MG, às 21h50, fora de casa.

Bastante pressionado pela incômoda 16ª colocação na qual iniciou a rodada, o time cearense sofreu um duro golpe logo no início da partida: aos dois minutos, a defesa alvinegra cortou apenas parcialmente e o atacante Fabinho chutou cruzado para fazer 1 a 0 para a Chapecoense.

Mas antes que o desespero tomasse conta da já pressionada equipe alvinegra, o estreante e ex-carrasco Léo Gamalho empatou, aos cinco minutos. Bem colocado, o atacante só completou para o gol o cruzamento rasteiro do lateral-direito Marcos: 1 a 1.

No embalo, aos 12 minutos, o Vovô chegou à virada com um golaço do atacante Magno Alves. O “Magnata” acertou um belo chute de longe, sem chance para o goleiro Nivaldo. 

Atacando com muita velocidade, principalmente com os laterais, o Ceará continuou perigoso e chegou ao terceiro, aos 16 minutos, em mais uma assistência de Marcos. Depois de cobrança de falta de Rogerinho na barreira, a bola sobrou para ele, que cruzou na cabeça do zagueiro Anderson Marques: 3 a 1, para a festa da torcida no Castelão.
O Alvinegro poderia ter saído com uma vantagem ainda maior no primeiro tempo, mas os autores dos gols, Magno Alves, aos 24 minutos, Anderson Marques, aos 30, e Léo Gamalho, aos 32, perderam oportunidades de praticamente decidir o jogo em apenas 45 minutos.

Seguro
Com a boa vantagem construída, o Ceará voltou disposto a não dar espaços à Chapecoense. Mesmo um pouco mais recuado na etapa final, visando os contra-ataques, o Vovô cedeu o controle do jogo ao adversário, mas sempre marcando muito forte. 

A entrega e determinação alvinegra fizeram com que a Chape praticamente não levasse perigo ao gol de Fernando Henrique. A equipe da casa ainda criou chances para ampliar, mas Adriano Pardal e Romário erraram o alvo no finalzinho do jogo.

Fonte: Diario do Nordeste 

domingo, 28 de julho de 2013

Derrubada de vetos pode custar R$ 6,2 bilhões

Com a nova fórmula de apreciação dos vetos presidenciais, o Congresso já acumula seis matérias que terão de ser obrigatoriamente votadas por deputados e senadores no próximo mês. Em quatro delas, parlamentares da base aliada começaram a articular a derrubada dos vetos da presidente Dilma Rousseff.

Vetos a iniciativas legislativas têm de ser apreciados pelo Congresso em até 30 dias

A rebelião dos aliados, no momento em que a relação com o Planalto está desgastada e a presidente teve uma queda de popularidade após as manifestações, pode custar, numa projeção mais conservadora, um rombo de pelo menos R$ 6,2 bilhões aos cofres da União por ano.

Antes do recesso parlamentar, o Legislativo decidiu que todos os vetos a iniciativas legislativas têm de ser apreciados pelo Congresso em até 30 dias, sob pena de trancarem a pauta. Nos últimos 15 dias, Dilma vetou 51 itens de três medidas provisórias, um projeto de lei e um projeto de lei complementar. A presidente ainda rejeitou na íntegra o projeto que acabava com a multa adicional de 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pago pelas empresas nos casos de demissão sem justa causa. O veto a essa norma e cada um dos itens do projeto terão de ser apreciados separadamente, em votação secreta.

Na provável pauta do Congresso em 20 de agosto, a sexta proposta legislativa que deve ir à votação, a queda da contribuição do FGTS custaria, nas contas do próprio governo, R$ 3 bilhões por ano.
Pressionados pelo lobby empresarial, parlamentares da base aliada já defendem abertamente a derrubada do veto. Para barrar essa articulação, o governo Dilma tentará ressuscitar uma proposta de vincular a multa adicional do FGTS ao programa Minha Casa, Minha Vida.

Fonte: Diário do Nordeste
Marco da internet deve ter urgência

Brasília. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta semana que solicitou à Casa Civil e à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República que peçam urgência constitucional para a votação da proposta de marco civil da internet (PL 2126/11) no Congresso. Se o pedido for acatado e a mensagem de urgência seja de fato encaminhada pelo governo, o prazo será de 45 dias para a votação em cada uma das Casas legislativas.

Relator da PL 2126/11, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), estima votação da proposta até segunda semana de agosto Foto: Agência Câmara
O projeto já tramita em regime de urgência regimental, que não tranca a pauta do Plenário.

Mesmo sem urgência constitucional, o relator, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), estima que a proposta deva ser votada pelo Plenário da Câmara até a segunda semana de agosto. Ele avalia que a aprovação do marco civil possa ser uma resposta do Congresso às recentes denúncias de monitoramento de e-mails e telefonemas de brasileiros pelo governo dos EUA.

Molon ressalta que hoje não existe lei que impeça as empresas de telefonia de guardarem os dados de navegação do usuário e eventualmente os venderem. Com o marco civil, diz, isso será proibido. "Não é admissível que os mais de 80 milhões de brasileiros que usem a internet frequentemente fiquem desprotegidos, sem uma lei que garanta sua segurança na rede, quando o projeto já está pronto para a votação há mais de um ano", afirmou.

Segundo o relator, os pontos polêmicos, que vêm adiando a votação, continuam sendo a proteção à privacidade do internauta e a garantia da neutralidade de rede.

Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 26 de julho de 2013

 Caucaia é confirmado pela CBF no 1º Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino

O futebol cearense terá um time na elite do futebol brasileiro já em 2013. Se essa frase é impossível de ser uma realidade no futebol masculino, no feminino a realidade é praticamente certa.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está articulando junto à Caixa a realização do primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. A informação foi confirmada na quarta-feira (24) pela Federação Cearense de Futebol e por algumas das equipes cotadas para a disputa, que teriam recebido ofício da CBF, mas ainda não há confirmação no site oficial da entidade.

A competição deve reunir os 20 clubes melhores ranqueados na categoria e entre eles está o Caucaia Esporte Clube, que ocupa a 12ª colocação. O clube é também a equipe cearense a ter ido mais longe em uma competição nacional, tendo chegado às quartas-de-final da Copa do Brasil feminina. Outras equipes que podem ser confirmadas são os tradicionais Vasco (RJ) e Atlético (MG).

Contudo, de acordo com informações divulgadas pela imprensa paraense e da própria imprensa paulista, pelo menos o Santos, quarto do ranking feminino e bicampeão da Copa do Brasil da categoria, deve desistir da competição. A diretoria santista teria alegado, nos bastidores, previsão de baixo retorno financeiro. Além disso, a confirmação da Tuna Luso, 21ª equipe no ranking, no Brasileirão feminino parece indicar a desistência de pelo menos um time.

Embora não tenha sido divulgada a tabela do torneio, os clubes que confirmaram o convite da CBF, entre eles o Botafogo (PB), o Mixto (MT) e o Pinheirense (PA), informaram que a disputa na Elite feminina começarão em 14 de agosto e terá uma primeira fase regionalizada, com quatro grupos de cinco equipes. Os clubes teriam despesas de viagem e ajuda de custo (no caso dos mandantes) pagos pelo banco federal. A emissora de TV por assinatura BandSports deve transmitir a competição.

Competição pretende ser laboratório para Seleção feminina

A confirmação do Caucaia no Brasileirão feminino se dá no mesmo dia em que o técnico da Seleção Brasileira da categoria visita o Ceará para observar jogadoras. O Brasil fez a pior participação em Jogos Olímpicos, em 2012, quando a equipe liderada pela craque Marta foi eliminada nas quartas-de-final para o Japão.

A realização de uma competição nacional mais duradoura e com maior número de jogos em relação à Copa do Brasil, tem como objetivo dar mais datas oficiais aos clubes e revelar talentos para o país que já brigou por títulos mundiais e olímpicos, embora sem nunca tê-los conquistado, e que vê o seu desempenho em competições internacionais cair nos últimos cinco anos.

Confira provável divisão de grupos do Brasileirão feminino

Grupo A

Mixto (MT)
Iranduba (AM)
Pinheirense (PA)
Tuna Luso(PA)*
Viana (MA)

Grupo B

Tiradentes (PI)
Caucaia (CE)
Botafogo (PB)
Vitória (PE)
São Francisco (BA)

Grupo C

Francana (SP)
Rio Preto (SP)
Duque de Caxias (RJ)
Vasco (RJ)
ASSCOP (DF)

Grupo D

Kindermann (SC)
Foz Cataratas (PR)
São José (SP)
Centro Olímpico (SP)
Atlético (MG)
* O Santos (SP) teria desistido e aberto uma vaga para a Tuna Luso (PA)

Fonte: Blog time de fora
Arrecadação no CE já soma R$ 4,51 bi

O dado supera em 2,81 pontos percentuais a evolução registrada em todo o País em junho deste ano
Brasília/Fortaleza. A arrecadação de receitas federais no Ceará, em junho último, somou R$ 643,7 milhões - desconsiderando a receita previdenciária -, o que representa um crescimento de 8,45% em relação ao total recolhido em igual mês de 2012, R$ 593,5 milhões. Nos seis primeiros meses deste ano, foram arrecadados, no Estado, R$ 4,51 bilhões em tributos federais. O montante significa aumento de 16,7% frente ao registrado no primeiro semestre do ano passado - R$ 3,86 bilhões.

Segundo estimativa divulgada ontem pela Receita Federal, a arrecadação bruta de impostos e contribuições federais, excluindo as receitas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deverá crescer 8,9% em 2013 Foto: Kelly Freitas
Tributo com maior participação nas arrecadações federais no Ceará, o imposto sobre a renda registrou um aumento de 10,04% em junho último, em comparação com igual mês de 2012, passando de R$ 185,1 milhões para R$ 203,7 milhões.

Cofins
Já a arrecadação da Cofins aumentou de R$ 186,2 milhões, em junho do ano passado, para R$ 198,5 milhões no último mês, crescendo 6,6%. Por sua vez, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) se manteve quase constante no período, ampliando o recolhimento em 0,6%, variando de R$ 33 milhões para R$ 33,2 mihões. A contribuição para o Programa de Integração Social (PIS/PASEP) aumentou de R$ 54,9 milhões para R$57,9 milhões, registrando elevação de 5,46%.

No País
O aumento da arrecadação no Estado, frente a junho de 2012, supera em 2,81 pontos percentuais a evolução em todo o País no período, que foi de 5,64%. A arrecadação total nacional foi de R$ 543,98 bilhões, com elevação real de apenas 0,49% ante o registrado na primeira metade de 2012.

Previsão da Receita
Segundo estimativa divulgada ontem pela Receita Federal, a arrecadação bruta de impostos e contribuições federais, excluindo as receitas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deverá crescer 8,9% em 2013, chegando a R$ 726,15 bilhões. Em comparação com o ano passado, a arrecadação de tributos deve registrar um crescimento de R$ 59,4 bilhões neste ano, de acordo com o órgão.

A previsão de aumento da arrecadação acontece mesmo com as desonerações de tributos - estimadas em cerca de R$ 70 bilhões para 2013, dos quais R$ 35 bilhões já aconteceram no primeiro semestre - e, também, da crise financeira internacional, a qual impacta para baixo o nível de atividade da economia brasileira e reduz a arrecadação de impostos e contribuições.

A expectativa do Fisco também leva em conta um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3% neste ano, enquanto o Banco Central e o mercado financeiro estimam uma expansão menor, de 2,7% e de 2,3%, respectivamente, em 2013.

A Receita Federal considera ainda o possível ingresso de R$ 13 bilhões em "receitas extraordinárias" no segundo semestre do ano, o que pode não vir a acontecer. O valor previsto de aumento de arrecadação em 2013, de cerca de R$ 60 bilhões, é quase o triplo daquele registrado em 2012 - quando as receitas de tributos avançaram R$ 22 bilhões sobre o ano anterior, ou 3,41%, em termos nominais. No ano passado, a arrecadação já foi impactada pelas desonerações de tributos, embora isso tenha acontecido em menor proporção, totalizando em torno de R$ 45 bilhões.

Já em 2011, arrecadação avançou R$ 99,4 bilhões, representando aumento de 18,22% em termos nominais. Mesmo com as desonerações ligadas aos automóveis e à linha branca, o IPI deverá registrar crescimento neste ano, de acordo com a previsão da Receita.  

Fonte: Diário do Nordeste

Pesquisa

Dilma Rousseff cai 24 pontos em pesquisa da CNI

Embora em queda livre, é no Estado do Ceará que a presidente tem o seu maior índice de aprovação

Brasília. A popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu de 55% para 31%, apontou a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ibope divulgada na tarde de ontem. Segundo as entidades, a queda em relação à sondagem anterior, feita em junho, reflete o aumento de preços e as recentes
manifestações que tomaram as ruas do País.

Apesar do baixo índice alcançado, 28% dos pesquisados consideraram bom o desempenho do governo da presidente Dilma Rousseff na área de habitação, o melhor avaliado entre as pessoas que foram ouvidas FOTO: AGÊNCIA CÂMARA

A queda de 24 pontos percentuais coincidiu com o aumento de quem considera o governo Dilma ruim ou péssimo, categoria que subiu de 13% para 31%. Ao todo, 37% dos entrevistados consideram o governo da presidente regular.

A perda de popularidade da presidente Dilma também apareceu na comparação com o governo anterior, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela primeira vez no atual governo, o percentual de pessoas que considera a gestão Dilma pior do que a de Lula foi a mais escolhida entre as opções apresentadas. Entre os entrevistados, 46% afirmaram de consideram a gestão Dilma pior do que a de Lula, ante 25% em junho.

A avaliação do governo Dilma por área de atuação mostrou que a saúde é quem tem o pior desempenho, de acordo com o levantamento. A área foi assinalada por 71% dos entrevistados. Segurança pública aparece em segundo lugar, com 40%, seguida por educação, com 37%.

Habitação é a área em que o governo apresenta melhor desempenho, com 28%. A segunda área é fome e miséria, com 23%,. A CNI informou que a pesquisa foi feita entre 9 e 12 de julho, com 7.686 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 434 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.

A pesquisa CNI/Ibope registrou que a popularidade da presidente Dilma Rousseff é maior nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte do País. No Nordeste, ela registra 43% dos entrevistados que consideram seu governo bom ou ótimo e, no Norte e Centro-Oeste, 35%. A região Sudeste do País foi a que Dilma teve o pior resultado: 24% dos entrevistados afirmaram que a gestão é boa ou ótima. No Sul, o indicador, também abaixo da média nacional, é de 28%.

Uma curiosidade é que, entre os 11 estados pesquisados, Dilma obteve no Ceará o melhor indicador de aprovação da sua maneira de governar e da confiança na forma de gerir. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal foram as instituições mais mal avaliadas na tentativa de reagir aos protestos das ruas. A pesquisa apontou que pelo menos 37% dos entrevistados desaprovaram a resposta dada pelo Parlamento às demandas das ruas. Em relação à Câmara, a desaprovação total foi de 39%. No Senado, este índice alcançou 37%.

89% aprovam manifestações

A maior parte da população brasileira é favorável às manifestações que ocorreram em todo o País a partir de junho. Segundo dados apresentados pela pesquisa CNI-Ibope, 89% das pessoas entrevistadas disseram ser favoráveis aos protestos.

O número pode ser dividido em dois grupos: 50% disseram ser simplesmente a favor e 39% disseram ser a favor, desde que sem violência ou vandalismo. O gerente de pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Renato da Fonseca, explicou que o segundo grupo apareceu espontaneamente, e não foi provocado a dar essa resposta. "Significa que os outros 50% são a favor de quebra-quebra e vandalismo? Não. Apenas uma parte dos entrevistados, que se disseram a favor, decidiram manifestar a ressalva e nós achamos que a percepção deveria ser apresentada", esclareceu.

Apesar do expressivo percentual de pessoas favoráveis às manifestações, 84% dos entrevistados não participaram dos protestos, nem ninguém do seu domicílio. Apenas 6% disseram ter participado e 6% disseram que alguém da sua casa participou. Em 3% dos casos, o entrevistado disse ter participado junto de mais alguém do seu domicílio. A avaliação das pessoas sobre as respostas dadas pelos poderes Executivo e Legislativo foi negativa. As medidas tomadas pela presidenta Dilma Rousseff foram totalmente desaprovadas por 31% dos entrevistados.

No caso dos governos estaduais e municipais, a desaprovação total foi de 32% e 31% respectivamente. Quando questionados sobre o principal motivo que os faria participar de novas manifestações, 43% disseram que iriam às ruas por mais investimentos em saúde.

Fonte: Diário do Nordeste  
Carrasco vira-casaca

Vovô paga R$ 150 mil ao ASA e contrata Léo Gamalho, que tem histórico positivo contra o Alvinegro
A torcida alvinegra não precisa mais se preocupar com o atacante Léo Gamalho como adversário e seus gols contra o clube. O Ceará pagou ontem R$ 150 mil de multa rescisória ao ASA de Arapiraca/AL e contratou o antigo "carrasco" até o fim de 2014.

O gol de Leo Gamalho eliminou o Vovô, em casa, da Copa do Nordeste FOTO: KIKO SILVA
Em 2013, o atacante de 27 anos marcou cinco gols contra o Alvinegro em cinco jogos disputados entre Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B.

O valor integral da multa era de R$ 200 mil, mas o desejo do jogador em deixar o ASA e atuar pelo Ceará pesou para que a diretoria do clube alagoano aceitasse negociar o valor para facilitar um acerto entre as partes.

A princípio, não era ideia do clube cearense adquirir o jogador por meio de pagamento da multa rescisória. Uma troca envolvendo o lateral-direito Eric e o atacante Romário, do Alvinegro, pelo atacante chegou a ser ventilada, a pedido do técnico do ASA, Leandro Campos - que também treinou o Vovô e foi campeão estadual. Mas os jogadores envolvidos não aceitaram trocar de clube, nem mesmo por empréstimo até o fim do ano.

Assim, restou à diretoria do Ceará negociar o valor da rescisão e adquirir o atleta, que já tem um pré-contrato com o clube. Léo Gamalho deve chegar no próximo domingo, 28, e assinar contrato até o fim de 2014.

O presidente do Ceará, Evandro Leitão, como é de praxe no clube, só confirmará oficialmente a contratação do jogador quando ele desembarcar em Fortaleza e assinar contrato. "Está praticamente fechado. Só dizemos 100% quando o jogador chega e assina, depois de ter passado pelos exames médicos. Ele ainda não chegou, nem assinou. Mas já assinou um pré-contrato", adiantou o dirigente.

Com ritmo de jogo por ter atuando em cinco partidas pelo ASA na Série B, o atacante, caso o técnico Sérgio Guedes assim deseje, já poderá estrear na terça-feira, 30, contra o Chapecoense/SC, no Castelão, pela 11ª rodada da competição nacional.

A chegada de Gamalho visa acabar com a carência no elenco, que não possui um centroavante especialista, fixo na área. Quem se aproxima mais destas características são Romário e Raphael Macena. Os demais, Magno Alves, Rychely, Lulinha e Adriano Pardal, caem mais pelos lados do campo, como na função de "segundo atacante". Já Mota atua até como meia, recuando para armar o jogo.

Carrasco

Neste ano, Léo Gamalho se notabilizou por ser uma espécie de ´carrasco´ contra o Ceará. Dos 14 gols que marcou no ano pelo ASA, cinco foram contra o Vovô, em cinco confrontos disputados. O mais doloroso para a torcida alvinegra ocorreu nas semifinais da Copa do Nordeste, que acabou com eliminação do Alvinegro no Castelão lotado. No jogo de ida (3 a 3), em Alagoas, ele também marcou um.

Gamalho ainda marcaria dois gols no jogo de ida em Alagoas pela Copa do Brasil e outro na partida pela Série B, quando o Vovô goleou por 4 a 1.

SAIBA MAIS
Irrecusável
A diretoria do ASA considerou a proposta do Ceará por Léo Gamalho como irrecusável, balançando o atacante. Ele ganhava R$ 20 mil de salário em Alagoas e terá 65% de "aumento" no Vovô. Ontem, o atacante se despediu do ASA em uma confraternização entre as famílias dos atletas do clube alagoano. O Vovô pagará a multa rescisória em três parcelas de R$ 50 mil

Série B

Visando à partida de amanhã, às 16h20, contra o Paraná, no estádio Vila Capanema, o técnico Sérgio Guedes voltou a modificar a equipe titular em treino ontem no Vovozão. Ele tirou o meia Ricardinho da equipe que tinha treinado na quarta-feira, escalado o atacante Adriano Pardal, saindo do 4-4-2 para o 4-3-3

Vladimir MarquesRepórter

Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Padre Zeca



Rio. A inflação está corroendo o poder de compra do trabalhador, mas a alta do desemprego verificada em junho (6%, ante 5,8% em maio) pode tirar um pouco da pressão por reajustes nos preços dos serviços e melhorar o quadro. Além disso, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou ontem que o rendimento médio real dos trabalhadores brasileiros foi de R$ 1.869,20 em junho, queda de 0,2% ante maio, o quarto recuo seguido frente ao mês imediatamente anterior.

O nível de desemprego no País chegou a 6% em junho, contra 5,8% no mês anterior FOTO: MARÍLIA CAMELO

Na comparação com junho do ano passado, houve aumento de 0,8%, num quadro de desaceleração, já que, em maio, a alta da renda em relação a igual mês de 2012 foi maior, de 1,4%.

Quando se olha para a variação nominal - sem a correção de valores pela inflação -, a renda média subiu 7,6% de junho de 2012 a junho último. A diferença de 0,8% para 7,6% é a mordida da inflação.

"Houve uma parte da renda que foi corroída pela inflação. Se olharmos em junho do ano passado, o avanço em relação a junho de 2011 foi bem superior a junho agora", disse o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, Cimar Azeredo.

Em junho do ano passado, o ganho anual da renda real média do trabalhador foi de 4,7%. Naquela época, a inflação acumulada em 12 meses era menor: 4,92%, contra 6,70% registrados em junho último, pelo IPCA, índice usado pelo governo para balizar as metas de inflação. Por outro lado, o aumento da taxa de desemprego visto em junho (6,0%, ante 5,8% em maio e 5,9% em junho do ano passado) pode ajudar o Banco Central (BC) no controle da inflação. O crescimento mais lento da renda também pode reduzir um pouco a demanda no setor de serviços, tirando pressão de seus preços.

Cenário
"Um mercado de trabalho mais fraco tira um pouco (da pressão inflacionária)", disse Rafael Bacciotti, economista da consultoria Tendências. Além disso, uma desaceleração da inflação no segundo semestre, por conta do alívio nos preços dos alimentos, era esperada. "Isso deve contribuir para recompor o poder de compra, embora o espaço para aumento de renda seja limitado pelo cenário de crescimento econômico", completou.   

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Tasso lidera pesquisa Ibope para Governo do Estado e Senado

O ex-senador aparece com mais de 40% das intenções de voto em todos os cenários da pesquisa estimulada

O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) aparece em primeiro na pesquisa realizada pelo Ibope sobre as intenções de voto para governador do Estado no próximo ano. Ele tem mais de 40% das intenções em todos os cenários da pesquisa estimulada, na qual é apresentada uma lista ao entrevistado com nomes de possíveis candidatos. O mesmo acontece no cenário da disputa pelo Senado. Os dados foram divulgados na tarde desta quarta-feira, 24, no site do Ibope.

No primeiro cenário, que contempla o nome de cinco pré-candidatos, Tasso tem 45% das intenções de voto, ante 20% do senador Eunício Oliveira (PMDB), 6% do secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho (PMDB), 4% do ministro dos Portos, Leônidas Cristino (PSB) e 4% do vice-governador Domingos Filho (PMDB). Votos brancos e nulos somam 14% e os indecisos 7%.

No segundo cenário, com apenas três candidatos, os resultados são: Tasso 49%, Eunício 26% e Leônidas Cristino 4%. Votos brancos e nulos totalizam 14% e os que não sabem em quem votar ou não responderam, 7%.

Já na disputa entre Tasso, Eunício e Mauro Filho, os percentuais de menções de voto são 50%, 25% e 6%, respectivamente. Nesse contexto, votos brancos e nulos chegam a 13% e indecisos somam 7%.

Em um quarto cenário, Tasso atinge 51% das menções, enquanto  26% citam Eunício e 4% Domingos Filho. Declaram intenção de votar em branco ou anular o voto, 13% dos cearenses e 6% não sabem em quem votar.
Confronto direto
O IBOPE também testou alguns cenários de embate direto entre alguns candidatos. Na primeira simulação, Eunício aparece com 50% das menções e Leônidas Cristino com 10% das intenções de voto. Os que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto somam 26% e os indecisos, 15%.

No cenário com Eunício Oliveira e Mauro Filho, o senador tem 47% das intenções de voto, enquanto o deputado aparece com 16% das menções. Aqueles que afirmam votar em branco ou anular o voto somam 23% e 13% não sabem ou preferem não responder a pergunta.

No último cenário de embate direto, Eunício Oliveira obtém 50% das intenções de voto, contra 11% do vice-governador Domingos Filho. Os que não sabem ou preferem não responder são 26% e os declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 14%.
Senado
Na pesquisa estimulada para senador, o IBOPE testou dois cenários. No primeiro, Tasso Jereissati recebe 43% das intenções de voto. O atual senador Inácio Arruda (PCdoB) tem19%, o deputado estadual Heitor Ferrer (PDT) tem 18% e o deputado federal José Guimarães (PT) tem 5%. Votos brancos e nulos somam 10% e indecisos, 6%.

No segundo cenário, Tasso Jereissati aparece com 44% menções, Inácio Arruda com 19%, Heitor Ferrer com 18% e a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) com 4%. Aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 10%, enquanto 6% não sabem ou preferem não responder a pergunta.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, chama a atenção que 69% responderam que não sabem em quem vão votar. Outros 17% afirmam que votariam em branco ou nulo.
O nome com maior percentual de menções é o do atual governador Cid Gomes (6%). Em seguida, parecem os nomes de Domingos Filho, Eunício Oliveira, Tasso Jereissati, Heitor Ferrer e Luizianne Lins, todos com 1% de intenções de voto. Os demais possíveis candidatos, apesar de citados não somam 1% das menções.
Na pesquisa espontânea para senador, o percentual de indecisos é ainda maior: 77% não sabem em quem votar para o cargo em 2014 e 17% afirmam que votariam em branco ou nulo. Para senador, somente três nomes são citados espontaneamente de forma mais expressiva pelos eleitores: Tasso Jereissati (2%), Eunício Oliveira (1%) e Inácio Arruda (1%).
Sobre a pesquisa
O IBOPE Inteligência entrevistou 812 eleitores, com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 16 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais. O órgão não divulgou quem encomendou a pesquisa.
Influência dos apoios
A pesquisa também questionou os eleitores quanto ao efeito do apoio político recebido pelos candidatos.

De acordo com o levantamento, para 43% o apoio de Cid Gomes a um candidato a governador aumentaria muito ou pouco a vontade dos eleitores em votar em tal candidato.  Já 35% se mostram indiferentes a isso e 19% dizem que o apoio do governador diminuiria a sua intenção de voto.

Quando o apoio em questão é da presidente Dilma Rousseff, (PT) 53% dos eleitores cearenses afirmam que a vontade em votar no candidato aumentaria muito ou pouco, ante 27% que se mostram indiferentes e 19% que afirmam que a vontade diminuiria.

Já o apoio do ex-presidente Lula (PT) aumentaria muito ou pouco em 67% a vontade do eleitor cearense em votar em um candidato a governador, enquanto 21% são indiferentes e 11% dizem que tal apoio diminuiria a intenção de voto.

Quando questionados sobre o apoio do ex-ministro Ciro Gomes (PSB), 37% afirmam que isso aumentaria muito ou pouco sua intenção de voto em um candidato, ante 36% que são indiferentes e 24% que afirmam o efeito contrário, de diminuição da vontade de votar.

Fonte: O povo


A Jornada Mundial da Juventude é um evento católico planejado por muitos jovens do mundo. Durante um prazo de 12 meses, pais de jovens pagaram em parcelas o valor do pacote aéreo, hospedagem, transporte e eventos da JMJ para que seus filhos pudessem acompanhar de perto a chegada do Papa Francisco. O que foi uma grande surpresa para os peregrinos e os pais, é que as agências não cumpriram o que estava no previsto no roteiro.

Lauro César, estudande de engenharia, 22 anos, está no Rio de Janeiro, mas fechou um pacote de 13 dias, que passava por São Paulo e depois pegava um ônibus para o Rio. "O maior problema é a desorganização. Deixamos de fazer algumas programações que estavam previstas, e ainda perdemos a missa de abertura com o Papa, por que chegamos com sete horas de atraso."

Com um público estimado em 2 milhões de pessoas, muitas agências não conseguiram se preparar. "São muitos ônibus, muitas pessoas, e empresas responsáveis. Só a Obra de Maria, são cerca de 10 mil pessoas. É um evento enorme e difícil de administrar", comenta Lauro, que foi pela comunidade e agência de turismo católico Obra de Maria.

O despreparo dos roteiros, é uma desvantagem para os jovens. Marília Vianna, outra peregrina cearense, conta que é muito cansativo. "Combinam um horário com a gente, mas esperamos horas e horas para sair de um lugar para outro."

Apesar dos desconfortos, os jovens não se arrependeram de estarem na jornada. "Com certeza faria tudo denovo. A emoção é grande. Não imaginávamos que encontraríamos essas situações, mas viemos para rezar e principalmente ver o nosso Papa. Estou muito feliz e realizada", fala a jovem Marília.

Poderia ser pior

10 paróquias do Ceará, foram enganadas pela agência de viagem Gertur, um total de 289 pessoas foram prejudicadas. Os que compraram o pacote com a agência e conseguiram embarcar, descobriram que não tinham direito a hospedagem, transporte e a entrada dos eventos. Todos esses itens foram pagos no pacote.

Rosemary Silva de Lima, secretária do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete, fala que só na paróquia dela, foram 64 pessoas que compraram o pacote. "Do nosso grupo, 30 pessoas foram primeiro para o Rio de Janeiro, e descobriram que além de não terem hospedagem, também não tinham direito as eventos da JMJ". Os outros desistiram de ir e estão tentando uma maneira melhor de trazer os outros que estão lá.

A decepção foi grande para muitos jovens e religiosos da capital. A empresa responsável está fechada e não antende os telefones.

Fonte: Diário do Nordeste
Volume é o maior desde 2009

São Paulo. Do total de cheques compensados em todo o País no primeiro semestre de 2013, 2,08% foram devolvidos pela segunda vez por falta de fundos, informou ontem a Serasa Experian. Trata-se do maior porcentual para os seis primeiros meses do ano desde 2009, quando foram devolvidos 2,3%. O total de cheques devolvidos em junho foi de 1,94%, abaixo dos 2,15% registrados em maio e dos 2,02% de junho de 2012.

De acordo com os economistas da empresa, a elevação do número de cheques devolvidos por falta de fundos neste primeiro semestre do ano foi decorrente da inflação, que reduziu o poder aquisitivo das famílias. Eles citam ainda o "alto comprometimento da renda do consumidor com prestações e a falta de planejamento nos financiamentos e nas compras parceladas com cheques pré-datados, que são mais difíceis de renegociar".

No primeiro semestre deste ano, o estado que teve o maior porcentual de cheques devolvidos foi Roraima, com 11,16%. Na outra ponta ficou o Amazonas, com 1,47%. Entre as regiões, a Norte liderou o ranking de devoluções, com 4,46%. Do lado oposto ficou a região Sudeste, com 1,62%.

Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 23 de julho de 2013

Tasso recusou pedidos de Aécio para concorrer ao Governo do Ceará, diz revista

A assessoria do ex-senador disse que não pode confirmar nem desmentir a informação

O ex-senador e ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB) teria recusado os pedidos do senador Aécio Neves (PSDB) para que voltasse a concorrer ao Governo do Ceará nas eleições do próximo ano. As informações são do colunista Otávio Cabral e estão na edição da revista Veja desta semana.

Aécio é provável candidato à Presidência nas eleições do próximo ano e teria convidado Tasso para concorrer a fim de formar palanque no Estado. De acordo com a revista, Tasso “desistiu de vez da vida pública” e estaria decidido a se dedicar apenas à vida empresarial.
A assessoria de Tasso no Ceará informou ao O POVO Online que não poderia “negar nem confirmar essa informação”, uma vez que o ex-senador está viajando para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde inaugura um shopping.  A previsão é que ele retorne ao Ceará na próxima quinta-feira, 25.

Tasso foi governador do Estado de 1987 a 1991, retornando posteriormente para dois mandatos, entre 1995 e 2002, quando foi eleito para o Senado. Ao disputar a reeleição, em 2010, foi derrotado e afirmou que não tinha mais intenção de disputar cargos eletivos e que iria “cuidar dos netos”.  A campanha ficou marcada pelo rompimento político de Tasso com o governador Cid Gomes (PSB), seu antigo aliado.

Fonte: O povo
0800 ajudará no combate ao consumo de drogas

A Prefeitura Municipal de Fortaleza criou uma nova ferramenta para ajudar os dependentes químicos, ou familiares e amigos que lidam com essa realidade, através do novo meio de comunicação gratuito do Centro Integrado de Referência sobre Drogas. As pessoas necessitadas de auxílio, que buscam tratamento no combate às drogas ou queiram tirar dúvidas sobre o assunto, serão atendidas por meio do 0800.032.1472.

A central de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.O serviço ofertado é uma ferramenta a mais para facilitar o acesso dos familiares e usuários de álcool, crack e outras drogas, a informações importantes que podem contribuir para o combate ao uso.

Por meio do telefone divulgado pela Prefeitura, com chamada gratuita, as pessoas serão orientadas sobre clínicas de tratamento, endereços de grupos de apoio e informações gerais sobre a dependência química.

Outra medida para auxiliar o combate e o enfrentamento das drogas é a abertura de 300 vagas em estabelecimentos privados sem fins lucrativos, que vão acolher gratuitamente os usuários. A medida é um investimento do governo federal, através do programa "Crack, é possível vencer", para abrigar e tratar os dependentes químicos.

Prazo
A Prefeitura já publicou, inclusive, um chamamento público para seleção e credenciamento dos estabelecimentos no último dia 28 de junho, no Diário Oficial do Município. O prazo segue até o 12 de agosto de 2013.

As organizações não governamentais (ONGs) interessadas em participar da seleção deverão entregar a documentação necessária dentro de um envelope lacrado na Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), localizado na Avenida Luciano Carneiro, 99, no Bairro de Fátima, das 8h às 17h.   

Fonte: Diário do Nordeste
Peregrinos do Ceará chegam ao Rio, mas ainda não sabem se conseguirão participar da JMJ

Os peregrinos de  Fortaleza que compraram o pacote oferecido pela agência de turismo Gertur, em associação com a Lindailtur, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro chegaram à capital carioca na manhã desta terça-feira (23) e continuam sem saber se conseguirão participar do evento.
A mãe de um dos jovens que viajaram ao Rio de Janeiro, Sílvia Marinho, afirmou que a empresa responsável pela venda do pacote não efetuou a inscrição dos peregrinos no evento, apesar de eles já terem pago pelo serviço.

Sílvia também explicou que a maior parte dos peregrinos está hospedada nas casas de familiares que se sensibilizaram com a situação dos jovens sem hospedagem.

"O pessoal que tem família no Rio se sensibilizou com a causa e acolheu muitos jovens que não tinham onde se hospedar. O albergue improvisado pela agência só tem a capacidade de abrigar 54 pessoas, deixando muita gente sem lugar para dormir", denunciou a mãe de um dos jovens.

Cerca de 100 pessoas estão no Rio de Janeiro desde a manhã do último domingo (21) e conseguiram se hospedar nesse albergue citado por Sívia Marinho.

A reportagem tentou entrar em contato com os donos das agências Gertur e Lindailtur já nesta terça-feira, mas todos os telefones estão fora de área.

Grupo enfrenta dificuldades em embarque

Na noite da última segunda-feira (22), os jovens tiveram dificuldades para embarcar no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Ao chegarem ao no terminal aéreo, os fiéis não conseguiram embarcar de imediato, pois os bilhetes não haviam sido verificados pela agência responsável.

Cerca de 80 pessoas pagaram em torno de R$ 1.600 pelo pacote e foram reembolsadas apenas em R$ 240 pela falta de hospedagem.

"Uma amiga nossa foi pegar o dinheiro das hospedagens e pagou o voucher que permitia nosso embarque ao Rio", afirmou outro jovem prejudicado, Eriton Araújo. Os fiéis só conseguiram embarcar para a capital carioca por volta das 22h50 e afirmaram que pretendem acionar a Gertur na Justiça.

Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 22 de julho de 2013

No 1º dia, Papa passa por multidão e discursa: 'Cristo bota fé nos jovens'

O Papa Francisco chegou ao Brasil às 15h45 desta segunda-feira (22) para presidir a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), desfilou em carro aberto e saudou os jovens em seu primeiro discurso, no Rio de Janeiro. "Cristo bota fé nos jovens", afirmou o pontífice argentino, que faz sua primeira viagem internacional desde que foi escolhido sucessor de Bento XVI. O Papa fica no país até domingo (28) e ainda visitará a cidade de Aparecida (SP), nesta quarta.
(O G1 acompanha em tempo real a visita do Papa, em fotos e vídeos. Siga)
Francisco foi recebido com flores brancas pela presidente Dilma Rousseff na base aérea do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Em seguida, percorreu um trajeto, acompanhado por uma multidão, em três carros, incluindo o papamóvel, e de helicóptero, até o Palácio da Guanabara, onde ambos discursaram.
"Cristo bota fé nos jovens. E também os jovens botam fé em Cristo", afirmou o Papa. "Obrigado pelo seu generoso acolhimento (...). Vim para a JMJ para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo atraídos pelos braços abertos pelo Cristo Redentor. Estes jovens vêm de diversos continentes, falam línguas diferentes, são portadores de variadas culturas e, todavia, em Cristo encontram as respostas para suas mais altas e comuns aspirações e podem saciar a fome de verdade límpida e de amor autêntico que os irmanem para além de toda diversidade", afirmou.
"Cristo abre espaço para eles [jovens], pois sabe que energia alguma pode ser mais potente daquela que se desprende do coração dos jovens", disse o Papa. "Atenção, a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo (...), por isso nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando lhes souber abrir espaço."
Papa Francisco e a presidente Dilma no Palácio Guanabara (Foto: Reprodução/GloboNews)Papa Francisco e a presidente Dilma no Palácio
Guanabara (Foto: Reprodução/GloboNews)
O Papa disse também que o Brasil possui "profundos sentimentos de fé". "Venho para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração", disse. "Aprendi que para ter acesso ao povo brasileiro é preciso ingressar pela porta de seu imenso coração. Permitam-se que nessa hora eu possa bater delicadamente a essa porta", disse.
"Por isso, peço licença para entrar e transcorrer essa semana com vocês. Não tenho nem ouro nem prata, mas tenho algo de mais precioso que me foi dado: Jesus Cristo", afirmou o Papa Francisco.
Antes, a presidente Dilma Rousseff deu boas-vindas ao Papa. “É uma honra redobrada em se tratando do primeiro Papa latino-americano”, disse. “O Brasil e seus mais de 50 milhões de jovens acolhem de braços abertos os peregrinos de dezenas de países que vieram para essa grande celebração."
"A juventude brasileira está engajada numa luta por uma nova sociedade. Essa celebração da juventude durará muito mais do que os dias da jornada"
Dilma Rousseff, presidente da República
"Sabemos que temos diante de nós um líder religioso sensível aos anseios de nossos povos por Justiça social, oportunidade para todos. (...) Lutamos contra um inimigo em comum, a desigualdade social", afirmou Dilma.
Segundo ela, "estratégias de superação da crise econômica, centradas só na austeridade, sem a devida atenção aos enormes custos sociais que ela acarreta, golpeiam os jovens".
Ainda conforme a presidente, "a fé é parte do espírito brasileiro" e moveu centenas de jovens em protestos pelo país nos últimos meses. "A juventude brasileira tem sido protagonista nesse processo e clama por mais direitos sociais (...). Os jovens exigem respeito, ética e transparência. Querem que a política atenda a seus interesses, aos interesses da população", disse. "A juventude brasileira está engajada numa luta por uma nova sociedade. Essa celebração da juventude durará muito mais do que os dias da jornada", completou.
Calor humano
Foram quase 12 horas de viagem ao Brasil. Minutos após descer do avião Airbus A330 da Alitalia, que saiu do Aeroporto de Fiumicino, próximo a Roma, às 8h55 (3h55 em Brasília), Francisco cumprimentou autoridades e religiosos que o aguardavam ao longo de um tapete vermelho estendido na pista do Galeão e ouviu o Hino da Jornada de um coral de 140 crianças.
GNews - Multidão toca o Papa Francisco (Foto: GloboNews)Multidão cerca o carro do Papa Francisco no Rio
(Foto: GloboNews)
Fotos divulgadas pela agência de notícias AP mostraram o Papa Francisco conversando com jornalistas durante o voo. Segundo o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, o Papa ficou 15 minutos na cabine do avião na aterrissagem. "Tivemos medo", brincou. Segundo ele, o Papa teve uma viagem tranquila, mas muito ativa, com "uma energia extraordinária". O porta-voz disse ainda que Francisco pediu ajuda aos jornalistas no voo porque ele veio para dar sua mensagem e, sem eles, ela ficaria apenas parcial.
Após os cumprimentos, Francisco entrou em um carro em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio. Dezenas de pessoas acenavam durante o trajeto. O carro chegou a ficar detido em um congestionamento. O Papa manteve o vidro aberto, devolvendo as boas-vindas.
 Próximo à catedral, o carro foi novamente cercado por uma multidão, mas o Papa continuou acenando com a janela aberta, protegido por seguranças.
Segundo Lombardi, o Papa pediu menos segurança e gosta de ter contato com as pessoas, não de militarização. "Foi a primeira experiência, ele acabou de chegar. Vimos o entusiasmo das pessoas. Isso é algo novo, talvez uma lição para os próximos dias. Temos que achar a maneira correta", disse, destacando o entusiasmo da população brasileira.
Francisco subiu então no papamóvel em direção ao Theatro Municipal. O primeiro desfile no veículo, sem proteção lateral, foi acompanhado por centenas de fiéis. Francisco foi aplaudido, fotografado e parou para beijar crianças.
"Fiquei em êxtase. Esse era um sonho meu, eu já vi pra cá com essa intenção", disse a mãe de uma delas, o menino Guilherme Mendes, de 2 anos, que foi abençoado com o sinal da cruz.
Multidão cerca o papamóvel próximo da Catedral do Rio de Janeiro (Foto: Gabriel Bouys/AFP)Multidão cerca o papamóvel próximo à Catedral do Rio de Janeiro (Foto: Gabriel Bouys/AFP)
Depois, Francisco embarcou em outro carro até o 3º Comando Aéreo Regional (Comar). Por volta das 17h50, foi de helicóptero até o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul, encontrar-se com a presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio, Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades. Às 18h, o Papa chegou ao palácio do governo, onde proferiu seu discurso.
Protestos
Ao menos três grupos se reuniram no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio, para protestar contra a visita do Papa. No início da noite, houve tumulto em frente ao Palácio da Guanabara, quando o Papa já havia deixado o local. Manifestantes jogaram bombas de fabricação caseira em policiais, que revidaram com balas de borracha, jatos d'água e bombas de gás lacrimonêneo.
Papa acena para os fiéis do papamóvel (Foto: Victor R. Caivano/AP)Papa acena para os fiéis do papamóvel (Foto: Victor R. Caivano/AP)
Agenda
O Papa fica hospedado nesta segunda na Residência Assunção, no Sumaré. Jorge Bergóglio deve dormir no quarto 5, que possui uma área de 45 metros quadrados. Nos sete dias em que ficará no país, Francisco fará pelo menos 15 pronunciamentos. A expectativa de especialistas é que ele quebre protocolos e faça pregações emblemáticas para reforçar suas posições frente aos desafios da igreja. Cerca de 5,5 mil jornalistas acompanham a visita, 2 mil da imprensa internacional.
Nesta terça-feira (23), Francisco passa o dia descansando, sem compromissos oficiais. Na quarta (24), a agenda do Papa começa com uma visita a Aparecida, no interior de São Paulo. Na cidade, ele celebra uma missa no Santuário Nacional e almoça no Seminário Bom Jesus. São esperados 200 mil fiéis.
Mulheres fizeram encenção contra a catequização de índios (Foto: Gabriel Barreira/G1)Mulheres fizeram encenação contra a catequização de índios em protesto no Rio (Foto: Gabriel Barreira/G1)
O retorno para o Rio de Janeiro está marcado para as 16h. No fim da tarde, o pontífice visita o Hospital São Francisco de Assis. O Papa deve inaugurar o Polo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI) para acolher dependentes químicos, de álcool e drogas.
O primeiro ato da JMJ com participação do Papa será na quinta-feira (25). Pela manhã, o Papa participa de uma missa privada no Sumaré. Depois, vai ao Palácio da Cidade, em Botafogo, para abençoar a bandeira olímpica e paraolímpica. Por volta das 11h, o compromisso é uma visita à comunidade da Varginha, na Zona Norte. Às 17h, vai à Praia de Copacabana, onde será celebrada a Festa da Acolhida com os jovens.
A sexta-feira (26) também começa com uma missa fechada no Sumaré. Após a oração, o Papa vai à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, encontrar com um grupo de jovens selecionados pela igreja e que vão se confessar com Francisco. Haverá então um breve encontro com alguns jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim.
A oração do Ângelus será feita no Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio. Também está prevista uma saudação ao Comitê Organizador da Jornada. No fim da tarde, o Papa vai à Praia de Copacabana, onde será realizada a Via Sacra.
No sábado (27), a manhã começa com uma missa com bispos na Catedral de São Sebastião. Por volta das 11h30, o Papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Após o ato, ele almoça com bispos e cardeais. No início da noite, o Pontífice vai a Guaratiba para a Vigília de Oração.
No domingo (28) de manhã, o Papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h. À tarde, após um almoço com sua comitiva, Francisco tem um encontro com a coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. O Papa se reunirá ainda com voluntários da JMJ, no Riocentro, e participará da cerimônia de despedida, agendada para as 18h30. O embarque para Roma está previsto para as 19h.
Segurança e protestos
Os protestos realizados desde junho pelo país motivaram ajustes nos planos de segurança para a visita, mas o Vaticano assegurou na quarta (17) que não havia motivo para preocupação. Francisco inclusive dispensará o uso de papamóvel blindado.
infograficos_papamovel_papa (Foto: Editoria de Arte/G1)
O Exército informou que estará em todas as áreas da jornada e que pessoas mascaradas ou com os rostos cobertos serão impedidas de entrar na celebração com o Papa no Campo da Fé, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.
Durante a passagem de Francisco pelo Rio, a Operação Papa mobilizará cerca de 13,7 mil homens, 10,2 mil das Forças Armadas, 1,3 mil homens da Força Nacional de Segurança, além de agentes e policiais dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública. A Polícia Militar do Rio afirma que vai empregar 14 mil homens para fazer o patrulhamento da cidade.
No planejamento de segurança adotado pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, vinculada ao Ministério da Justiça, Copacabana é considerada a área mais complexa, já que o bairro deve receber cerca de 2 milhões de pessoas na Via Sacra, que será realizada no dia 26 e terá a presença do Papa Francisco. Mais de 10 mil agentes, entre policiais federais, rodoviários federais, civis, bombeiros, trânsito e defesa civil vão atuar no esquema.

Fonte: globo.com

Economia


Mantega, da Fazenda, deve fazer anúncio com Miriam Belchior, do Planejamento
A novela sobre os cortes nas despesas do Orçamento deste ano terá seu último capítulo exibido hoje, em Brasília. O Governo Federal anuncia um bloqueio próximo a R$ 10 bilhões nos gastos deste ano, embora até ontem, técnicos do Ministério do Planejamento e do Tesouro Nacional estivessem finalizando as contas. Ainda neste domingo setores do Governo defendiam um corte inferior, de um dígito, enquanto outros segmentos desejavam um bloqueio de R$ 12 bilhões.

Nesta segunda o relatório de reprogramação orçamentária será anunciado pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior. O Governo deve reduzir a 3% a previsão de aumento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, o que deve diminuir a entrada de recursos fiscais nos cofres da Receita Federal. No entanto, uma redução significativa na arrecadação não está prevista.

Além de uma melhora na arrecadação de impostos e tributos no segundo semestre, e nos últimos três meses do ano em especial, o governo deve elevar a previsão de receitas oriundas das concessões. No Orçamento deste ano, o Governo esperava a entrada de R$ 15 bilhões com as concessões ao setor privado. Mas essa rubrica deve ser elevada a R$ 20 bilhões. Todo esse dinheiro servirá para engordar a meta fiscal do governo.

Fonte: O povo

Religião

Papa Francisco desfila de papamóvel pelas ruas do centro do Rio

O papa Francisco percorreu as ruas do centro da capital fluminense. Ele recebeu o aceno de milhares de pessoas que se concentram nas calçadas. O desfile do papa começou na Catedral Metropolitana, onde ele embarcou no papamóvel, depois de ter percorrido de carro fechado o trajeto da Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, até o centro do Rio.

Voluntários formam uma espécie de "cerca humana", lado a lado e de braços dados para passagem do papa FOTO: Reuters
Francisco chegou à capital fluminense pouco antes das 16h, desembarcando na Base Aérea do Galeão, onde foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer, o governador Sérgio Cabral Filho, o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades, além do arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, do cardeal dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do presidente do Pontifício Conselho para Leigos, cardeal Stanislaw Rylko.
 
Esta é a primeira visita oficial do sumo pontífice ao Brasil desde que foi eleito, em março passado. Cerca de 400 homens da Polícia Militar e dois helicópteros fazem a escolta do papa.
Fiéis cercam carro do papa.
 
O carro que transportava o papa Francisco teve dificuldade para avançar pela avenida Presidente Vargas, perto do sambódromo, no centro do Rio, por conta da multidão de fiéis que tenta se aproximar do veículo. O carro esteve durante o trajeto com a janela aberta.
Sete seguranças acompanham o papa fora do carro, e outro dentro do veículo. O carro segue para a Catedral Metropolitana.
 
A PM abriu um corredor para a passagem do papa e contou com a ajuda de voluntários. As primeiras pessoas formam uma espécie de "cerca humana", lado a lado e de braços dados.
 
Fonte: Diário do Nordeste

domingo, 21 de julho de 2013

Rosas e abraços nos cruzamentos da Capital

300 adolescentes da Igreja Batista Central de Fortaleza participaram da ação, que ocorreu em cinco pontos da cidade
Pequenos gestos que fazem a diferença em meio ao estresse diário e que geram mais gentilezas. Foi com esse objetivo que 300 jovens, entre 12 e 17 anos de idade, distribuiram rosas e abraços em cruzamentos de Fortaleza na manhã deste sábado, quando se comemora o Dia do Amigo.

As rosas entregue pelos jovens seguiam com cartão e uma lista de pequenas ações que podem ser praticadas em retribuição à gentileza FOTO: WALESKA SANTIOAGO

A ação é da Igreja Batista Central de Fortaleza (IBC). De acordo com o coordenador do Rede de Adolescentes da IBC, Daniel de Mattos, a intenção é multiplicar atos de amor em contraponto com tanta violência. "A ideia é mostrar às pessoas que, por muitas vezes, ficam estressadas pela correria do dia a dia que ações simbólicas podem mudar o mundo ou pelo menos o dia. Vamos espalhar o bem e o amor", frisa.

A rosa foi entregue a cada uma das pessoas que passou por um dos cinco cruzamentos onde aconteceu a ação - Avenidas Desembargador Moreira e Antonio Sales; Barão de Studart com Abolição; Virgílio Távora com Av. Dom Luiz (em frente a Livraria Cultura); Washington Soares.

Retribuição

Cada rosa tinha afixada cartão de visita com uma lista de pequenas ações que podem ser praticadas em retribuição à gentileza que recebeu. Entre elas, visitar um doente em hospital, ou doar roupas e brinquedos. "É a velha máxima "gentileza gera gentileza. Representa um incentivo para pagar o bem com o bem e retribuir o carinho e atenção distribuindo o mesmo com outras pessoas", disse Daniel.

O administrador Pedro Diniz elogiou a ação e disse que a cidade precisa de gestos assim. "A gente fica com medo até de quem se aproxima da gente. É preciso mudar isso", afirma.

Segundo Daniel Mattos, a Rede Radical procura envolver adolescentes em ações que transformem em prática os valores aprendidos. Seja através de um evento, de uma competição, de mobilizações ou simplesmente de um ato de compaixão. "Através disso, eles já levantaram recursos para instituições de recuperação de dependentes químicos, conseguiram doar mais de 3.000 fraldas para mães presidiárias e seus bebês, arrecadaram cestas básicas, brinquedos, centenas de roupas e diversas outras ações. O grupo se sente mobilizado para o bem", ressaltou.

LÊDA GONÇALVESREPÓRTER
 
Fonte: Diário do Nordeste
PRE E PRF registram 21 acidentes, 14 feridos e um vítima fatal

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registraram 21 acidentes, 14 pessoas feridas e uma vítima fatal, durante o plantão das últimas 24h, que equivale das 7h de sábado, 20, até as 7h deste domingo, 21.

No plantão da PRE foram registrados 16 acidentes, com 12 pessoas feridas e uma vítima fatal. No km 230 da CE-060, de Quixeramobim, um capotamento deixou três feridos e um homem de 40 anos veio a óbito. A vítima é Fábio Barbosa Lima e viajava como passageiro no momento do acidente. Segundo a polícia, o motorista perdeu o controle do veículo em uma curva e capotou.

Já a PRF não registrou nenhum acidente com vítima fatal. Nas últimas 24h, foram cinco acidentes e duas pessoas feridas.

Em relação às apreensões, PRF e PRE prenderam três pessoas por Lei Seca.

Fonte: O povo
Papa reza na Basílica de Santa Maria Maggiore (Foto: Osservatore Romano/AFP)

Papa reza na Basílica de Santa Maria Maggiore
(Foto: Osservatore Romano/AFP)

O Papa Francisco visitou neste sábado a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, para pedir proteção aos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa na próxima semana no Rio de Janeiro, anunciou o Vaticano.
Ele pediu a intercessão da Mãe de Jesus 'para a sua próxima visita apostólica, para os jovens que vão se reunir para a JMJ e a todos os jovens do mundo'.
O Papa entrou por uma porta lateral da enorme basílica, que foi aberta ao público. Ele se recolheu em uma capela diante da imagem da Virgem chamada 'Madonna Salus Populi Romani' e permaneceu imóvel em oração silenciosa por meia hora, antes de colocar flores e acender uma vela em que foi impresso o logotipo da JMJ.
Aos fiéis presentes, ele pediu para que o acompanhasse em sua viagem 'através da oração, da confiança e da penitência'.
O Papa argentino é um jesuíta que tem um grande respeito pela religiosidade popular, especialmente ao culto de Maria.
Durante os seis dias de estadia no Brasil, de 22 a 28 de julho, ele visitará o santuário mariano de Aparecida.

Fonte: globo.com



No início, parecia uma aula. Se a maior preocupação era com a força física rival, a resposta vinha na técnica. Nos dois primeiros sets, nada parava os ataques brasileiros. Nem mesmo o temido Sokolov se mostrava tão forte assim. Para ir à final da Liga Mundial, porém, o Brasil precisava ter seus percalços.

A Bulgária, por um momento, cresceu e tirou um set do que seria uma vitória perfeita. Mas a seleção voltou a contar com um Wallace inspirado. Assim como na partida contra o Canadá, o oposto do Cruzeiro brilhou e garantiu a vitória por 3 sets a 1, parciais 25/12, 25/17, 23/25 e 25/16, em Mar del Plata. Um novo encontro com a Rússia, então, estava marcado.

O Brasil volta à quadra às 20h deste domingo com a missão de conquistar seu décimo título de Liga Mundial. Diante da Rússia, algoz nos Jogos de Londres, a seleção tenta dar gás à renovação da equipe com uma conquista logo no início do novo ciclo olímpico. O SporTV transmite a partida, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.
vôlei liga mundial wallace brasil e Bulgária (Foto: FIVB)Wallace encara o potente bloqueio búlgaro (Foto: FIVB)
Se a lesão de Vissotto preocupa, Wallace tem mostrado serviço em quadra. Neste sábado, o oposto saiu do jogo com 24 pontos, enquanto Lucarelli fez outros 15. Pelos búlgaros, Aleksiev marcou 16.
- Eles entraram para o tudo ou nada no saque e foi difícil de segurar. Depois, fomos tentando contornar a situação até chegar parelho. Se eles sacassem daquele jeito, ganhavam o jeito. Como eu já tinha falado, estou sempre preparado. Não é diferente dessa vez. Tento ajudar a equipe da melhor forma possível - disse Wallace.

Wallace voa, e Brasil vai à final

Como se fosse uma barreira, com apenas um jogador abaixo dos dois metros de altura, a Bulgária entrou em quadra com a promessa de um jogo duro. Mas, se o diferencial da equipe é a força, que fosse assim. O Brasil logo se mostrou pronto. Com Isac no lugar de Eder, poupado com dores no joelho, além de Wallace na vaga de Vissotto, a seleção teve um bom início. Com um jogo solto, a equipe nem precisou de muito esforço para se impor diante dos rivais. Bruninho, de costas, levantou para Wallace soltar o braço: 8/6.
 
Mas era só o começo. Sokolov e Yosifov até se esforçavam, mas não era o bastante. Do outro lado, o Brasil vencia na técnica. Como pedira Bernardinho no treino antes da partida, a equipe encarava o bloqueio búlgaro somente quando necessário. A vantagem, assim, foi aumentando com tranquilidade. Um ace de Bruninho deu fim à primeira parcial: 25/12.
No início do segundo set, a tal força física búlgara também não apareceu. O Brasil manteve o ritmo no retorno à quadra e logo disparou no placar. No ataque em diagonal de Wallace, a seleção abriu 5/0. Em um primeiro momento, os europeus ensaiaram uma reação, mas a equipe de Bernardinho soube controlar os nervos.
vôlei liga mundial bruninho brasil e Bulgária (Foto: FIVB)
 
Bruninho prepara a bola para o ataque de Isac
(Foto: FIVB)
Àquela altura, Wallace e Lucarelli sobravam em quadra. Bruninho, com levantamentos precisos para os dois, fazia com que os rivais sambassem do outro lado, sem saber como parar os ataques brasileiros. Com a vantagem, Bernardinho fez a inversão 5 por 1 e mandou William e Lipe para a quadra, nos lugares de Bruninho e Wallace. As mudanças não pararam a aula brasileira. Em uma invasão do líbero búlgaro, a seleção fechou em 25/17.
Mas estava muito fácil. Depois do intervalo, que contou com uma apresentação de dança em quadra, a seleção relaxou. E a Bulgária, enfim, se mostrou forte. Bratoev soltou o braço ao sacar, e a recepção brasileira não conseguiu evitar o ponto. Pela primeira vez na partida, os europeus abriram quatro pontos no placar (8/4). Mas os búlgaros queriam mais. Alexsiev encheu a mão, explorou o bloqueio brasileiro e abriu 11/6.
Aos poucos, o Brasil se reencontrou em quadra e conseguiu diminuir a diferença no placar.  Mas, ainda que Sokolov, principal arma da equipe, estivesse mal, a Bulgária conseguiu segurar a pressão. Chegou ao set point e mandou a bola ao chão, mas o árbitro paralisou o jogo quando Dante tropeçou e chocou seu joelho com o de Lucarelli, que acabara de fazer uma defesa (veja no vídeo ao lado). O ponteiro deixou a quadra, e a Bulgária fechou no lance seguinte. Alexsiev explorou bloqueio de Lipe e manteve seu time vivo: 25/23.
O que parecia tão simples já não era mais. A Bulgária endureceu de vez o jogo e manteve o ritmo no quarto set. Mas a seleção soube retomar o controle da partida com rapidez. Aos poucos, pelas mãos de um incansável Wallace, o Brasil abriu boa distância no placar. Os búlgaros, então, perderam o gás. No fim, para fechar a conta, Bruninho levantou com uma só mão, e Lucarelli cravou: 25/16.

Fonte: globo.com