Complexo hospitalar da UFC ganha nova gestão
Todos os servidores efetivos da UFC serão aproveitados; no caso dos terceirizados, será realizado concurso para contratação de 1.920 servidoresO Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará aprovou, na manhã desta segunda-feira, 25, a contratação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para gerenciar o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand.
Segundo o Consuni, o contrato prevê que 100% do atendimento nos hospitais universitários será feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os servidores efetivos da UFC lotados no complexo hospitalar serão aproveitados, sem alteração no regime jurídico de contratação e com a garantia dos direitos adquiridos.
Para os cargos terceirizados, será realizado concurso público para a contratação de 1.920 servidores, em regime celetista, até o fim do primeiro semestre de 2014. A Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC informou que os atuais servidores terceirizados continuam exercendo suas funções até a realização do concurso, que levará em consideração a experiência profissional de todos os candidatos.
O contrato mantém a autonomia universitária sobre a gestão das atividades de pesquisa, ensino e extensão dos hospitais. O Reitor Jesualdo Farias segue para Brasília, nesta terça-feira, 26, para assinar o contrato.
Empresa
A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, que atua especificamente no gerenciamento dos vários hospitais universitários do País. Ela foi criada pelo Governo Federal em 2011 como resposta a uma decisão do Tribunal de Contas da União, que considerou irregular a manutenção de funcionários terceirizados nas áreas fim dos hospitais universitários.
O superintendente da Ebserh no Ceará será indicado pelo Reitor da Universidade. Já os diretores serão escolhidos em conjunto pela Ebserh e pelo superintendente. Caberá à Universidade a fiscalização do cumprimento dos termos do contrato. A partir da assinatura, haverá período de transição de um ano para que toda a administração dos hospitais seja integralmente transferida para a Ebserh.
Fonte: O povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário