quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Luto!!!

O futebol perde sua ´enciclopédia´

Lateral esquerdo da Seleção Brasileira em quatro Copas do Mundo, Nilton Santos morreu na tarde de ontem, no Rio de Janeiro, aos 88 anos. O ex-jogador do Botafogo havia sido internado nesta semana com insuficiência respiratória.

Além das dezenas de títulos pelo Botafogo e pela Seleção, Nilton Santos também foi nomeado o melhor lateral esquerdo da história Foto: Folhapress

Ele foi diagnosticado com mal de Alzheimer, em 2008. Desde então, vinha fazendo tratamento em uma clínica para idosos. Nascido em 16 de maio de 1925, Nilton Santos era conhecido como "Enciclopédia do Futebol" e defendeu apenas o Botafogo, onde ficou de 1948 a 1964.

Além de lateral, Nilton Santos também atuou em todas as posições da defesa. Em 1950, chegou a ser rebaixado para a reserva porque o técnico Flávio Costa não gostou de ver os avanços do atleta ao ataque.

Pelo Glorioso, ganhou 20 títulos. Vestindo a camisa da Seleção, venceu as Copas do Mundo de 1958 e 1962. Em 1998, foi eleito o lateral esquerdo do mundo em todos os tempos.

A morte de Santos foi lamentada por Pelé: "além de Nilton ter sido um craque, ele foi um grande exemplo", exaltou.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário