terça-feira, 19 de novembro de 2013

Repescagem pode classificar menor população e pior IDH da história para a Copa
 
Nesta quarta-feira, serão definidas, através das repescagens na Europa e na África, mais seis seleções que virão ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014...
 
Nesta quarta-feira, serão definidas, através das repescagens na Europa e na África, mais seis seleções que virão ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014.

Uma das novidades pode ser Burkina Faso, que venceu a Argélia por 3 a 2 no jogo de ida, em casa, e depende apenas de um empate para ir ao seu primeiro Mundial. Caso se classifiquem, inclusive, os burquinenses serão o país mais pobre da história a se credenciar para uma Copa em todas as edições.

Jogadores de Burkina Faso comemoram gol com torcedores
Getty
Jogadores de Burkina Faso comemoram gol com torcedores
 
Com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0.343, Burkina ocupa a 183ª posição na última lista da ONU (Organização nas Nações Unidas) e é a quinta pior nação para se viver no planeta, atrás apenas de Níger, República Democrática do Congo, Moçambique e Chade.

O país tem renda per capita próxima de US$ 1.300 por ano, desemprego de 77%, taxa de alfabetização de 20% e sofre com problemas graves na área da saúde, segurança pública e saneamento básico.

90% da população burquinense vive à base da agricultura de subsistência, sempre dependente da "boa vontade" das chuvas. No total, 46.7% dos 17.812.961 habitantes na nação vivem abaixo da linha de pobreza.

Apesar disso, a seleção burquinense, que sempre foi um zero à esquerda no futebol africano, vem de bons resultados recentes, como o vice na Copa Africana de Nações 2013 - foi derrotada por 1 a 0 pela Nigéria na final, após eliminar a favorita Gana na semi. Nas eliminatórias, o time ficou em primeiro do grupo E, à frente de Congo, Gabão e Níger.

Na história, o pior IDH a ter disputado um Mundial foi o de Camarões, em 1982: 0.373. O Zaire (atual República Democrática do Congo) pode ter disputado a Copa do Mundo de 1974 com um índíce ainda menor, mas a ONU só computa dados a partir de 1980.

Menor população também pode vir à Copa

Além de Burkina, outra seleção também pode fazer sua estreia em Mundiais: a Islândia. Após empatar por 0 a 0 com a Croácia, em casa, a equipe busca a vitória ou uma nova igualdade (desta vez com gols) para vir ao Brasil. Caso confirme sua vaga, será o país menos populoso na história a ir a uma Copa.

Segundo medição divulgada pela CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) no último mês de julho, a Islândia tem 315.281 habitantes, praticamente a mesma quantida de cidades brasileiras como Blumenau-SC, Petrolina-PE, Franca-SP e Ponta Gross-PR.

O número é tão baixo que, apesar do território islandês não ser grande coisa (103.001 km²), a densidade demográfica da ilha é de 3.1 hab/km².

O país menos populoso a participar de uma Copa do Mundo foi Trinidad e Tobago, em 2006, na Alemanha. À época, a nação caribenha tinha cerca de 1,3 milhões de habitantes.

A Islândia, aliás, é um dos poucos países do mundo na qual a taxa de crescimento populacional vem caindo - desde 2004, o número só diminui. Atualmente, nascem 13.15 novos islandeses para cada 1 mil habitantes.

Confira os jogos que podem classificar equipes inéditas para o Mundial:

Argélia x Burkina Faso
16h45 (horário de Brasília)
Estádio Mustapha Tchaker, em Blida (Argélia)

Croácia x Islândia
17h45 (horário de Brasília)
Estádio Maksimir, em Zagreb (Croácia)

Fonte: msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário