sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Resultado da 10ª rodada

10ª Rodada - Grupo Grupo Único
DataHorárioArb.MandantePlacarVisitanteEstádioTVSúmulaBorderô
30/01  20:20 Fortaleza 4 x 2 Quixadá Alcides Santos      
30/01  20:20 Icasa 1 x 0 Guarani (J) Romeirão      
30/01  20:20 Crato 0 x 1 Ferroviário Mirandão      
30/01  20:20 Tiradentes 0 x 3 Itapipoca PV

Fonte: Federação Cearense

Ministro vistoria obra de transposição

            
O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, desembarca hoje no Ceará para acompanhar de perto o andamento das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A vistoria passará pelos municípios de Jati e Mauriti e será acompanhada pelo governador do Estado, Cid Gomes.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, as visitas técnicas iniciarão com um sobrevoo para observação das obras das Estações de Bombeamento 2 e 3 - EBI 2 e EBI 3 - e também os antigos lotes 3 e 4, na região de Salgueiro, em Pernambuco, e Penaforte, no Ceará. Em Jati, o ministro Francisco Teixeira e o governador vão acompanhar os trabalhos da Meta 2 Norte e, em seguida, visitarão o canteiro de obras da barragem que leva o nome daquele município.

Teixeira e Cid Gomes também sobrevoarão os trechos de obras compreendidos entre os municípios de Brejo Santo e Mauriti, onde estão sendo construídas as barragens de Porcos, Cana Brava e Cipó. Às 10h, ambos irão vistoriar as obras da Meta 3 Norte, em Mauriti.

Retorno
Francisco Teixeira esteve no Ceará pela última vez no fim de dezembro do ano passado. Na ocasião, ele sobrevoou o trecho da Meta 2N (Norte) das obras da Transposição do Rio São Francisco, no município de Jati. No local, operários trabalhavam na desobstrução de pontos atingidos pelas chuvas da época.

Em alguns locais, inclusive, pontos de alagamento impediam a passagem de veículos de pequeno porte. Máquinas e tratores, por exemplo, estavam sendo deslocados para estas regiões para que o trabalho de nivelamento fosse feito em caráter de urgência. Após a conclusão dos serviços de desobstrução dos trechos atingidos pelas chuvas, todos os trabalhos foram interrompidos no local, devido ao recesso de fim de ano. Os operários só retornaram no dia 5 de janeiro.
 
Fonte: Diário do Nordeste

Ceará lança novos uniformes para o ano do seu centenário


Uniformes_Ceará
A modelo Nicole Bahls e o volante Michel desfilaram com as novas camisas (Fotos: Tuno Vieira)
 
Foram divulgados, em um evento realizado na noite desta quinta-feira (30), no hotel Oasis Atlântico, na Av. Beira Mar, os uniformes do Ceará para o ano do seu centenário.
 
A camisa número 2, que havia vazado na última terça-feira (28), continua predominantemente branca, assim como em 2013, porém com o escudo centralizado. Já o nº 1 manteve o padrão de listras pretas e brancas, com o escudo do lado esquerdo do material. Em ambos os uniformes os números dos atletas estão na cor dourada.
 
Ceará renova com a Penalty
 
O presidente do Vovô, Evandro Leitão, aproveitou o evento de lançamento dos novos uniformes para confirmar que a Penalty continuará vestindo o clube durante o ano do centenário, visto que o contrato entre as partes iria somente até maio. O mandatário, porém, não revelou até quando vai o vínculo com a fornecedora.
 
Fonte: Diário do Nordeste

Leão segue 100% em casa



Mesmo com o campo pesado e diante de um adversário aguerrido, o Tricolor voltou a conquistar os 3 pontos
Enfrentando dificuldades, embora o placar não demonstre, o Fortaleza venceu o Quixadá por 4x2, ontem à noite no Estádio Alcides Santos, pelos jogos da volta da primeira fase do Campeonato Cearense de 2014.

O atacante Robert foi o destaque da vitória do Tricolor sobre o Quixadá por 4 a 2. O triunfo ampliou a vantagem do Fortaleza na liderança do Campeonato Cearense, enquanto que o rival da noite deixou o G4 da competição Foto: KiKO SILVA

A vitória fez o Leão chegar aos 25 pontos, de uma liderança isolada do campeonato, vencendo a quarta partida realizada esse ano no seu estádio. Agora, o Leão enfrenta o vice-líder, Guarani, em Juazeiro, domingo às 16 horas. Com a derrota, o Quixadá saiu do G-4 e no próximo domingo recebe o Tiradentes no estádio Abilhão.

Mesmo encarando uma forte marcação, o Leão chegou cedo ao primeiro gol, aos 6 minutos. Edinho arrancou do campo de defesa, pela meia direita e tocou a Marcelinho Paraíba, que chutou de fora da área e marcou 1x0. No minuto seguinte, Radar cruzou uma bola, que bateu na mão do volante Dim: pênalti,que Robert converteu, aos 8 min, fazendo 2x0.

Também de pênalti veio o terceiro gol. Radar lançou Edinho na área. Este driblou um zagueiro e foi derrubado: penalidade máxima. Marcelinho fez a cobrança e marcou 3x0, aos 37. Um vacilo grande da defesa e do goleiro do Fortaleza fizeram o Quixadá diminuir. Janeudo cobrou escanteio, a zaga se atrapalhou com o goleiro e Cleiton cabeceou, marcando o gol, aos 40 minutos da etapa inicial.

No segundo tempo, o Quixadá começou melhor e fez o segundo gol aos 17 minutos. Rinaldo e Clodoaldo entraram a partir dos 30 minutos e tiveram pouco tempo para produzir.

O placar estava apertado em 3x2, até que aos 27 minutos, Edinho cruzou a bola na área, Robert dividiu com o goleiro, a bola caiu ao solo e o mesmo Robert encheu o pé e tranquilizou: 4x2.

Fonte: Diário do Nordeste

Chuvas em 59 cidades podem indicar ocorrência de inverno


Ainda não é inverno, mas as últimas precipitações registradas no Estado fortalecem a esperança
Crateús Choveu nos últimos dois dias no Ceará. A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou, até às 11h de ontem, precipitações pluviométricas em 59 municípios do Estado, sendo que a maior ocorrência, de 104,5 mm, foi registrada na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Choveu bastante também nos municípios de Pentecoste, Granja e Jaguaretama, que registraram 57 mm, 46 mm e 38.4 mm, respectivamente.

Apesar das precipitações registradas em várias regiões, a Funceme informa que ainda não é o início da tão esperada quadra invernosa no Estado. A previsão é de que as chuvas continuem até hoje em várias regiões do Estado, especialmente na região Centro-Norte.

Segundo o meteorologista, Raul Fritz, as precipitações não podem ser consideradas como o princípio da quadra invernosa, que deverá começar na segunda quinzena de fevereiro.

"Ainda não é inverno, mas há um indício positivo, esperançoso. As chuvas dos últimos dois dias e que deverão ocorrer até amanhã, são oriundas de um ramo da Zona de Convergência Intertropical, que se aproximou do litoral do Ceará", informa Fritz.

De acordo com as previsões meteorológicas, a referida Zona deverá retornar para o Norte do País e a tendência é que volte a atuar de forma favorável ao Ceará na segunda quinzena de fevereiro, como já é costume, provocando as chuvas da chamada estação invernosa.

"Nesse período de retorno é que se prevê o início da estação invernosa no Ceará", acrescenta o meteorologista, destacando que essa é a tendência, que depende ainda da variação atmosférica e das condições oceânicas.

A previsão do órgão para hoje é que ocorram precipitações isoladas, principalmente no Centro-Norte do Estado, com chuvas intercaladas por momentos de sol, ainda por decorrência da presença do sistema.

Prognóstico

A Funceme divulgará o segundo prognóstico sobre a quadra invernosa deste por volta do dia 20 de fevereiro, segundo Fritz. O documento trará a previsão climática oficial do órgão sobre as chuvas que caíram no Ceará nos meses de março, abril e maio. Será o último deste ano.

"Nessa próxima previsão, veremos se as condições mudaram ou se permanecem as mesmas do primeiro prognóstico", salienta Fritz. No primeiro prognóstico do órgão, divulgado no dia 21 deste mês, a probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará foi de 40%.

A previsão foi anunciada durante o encerramento do XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino. Com a previsão, o órgão faz um alerta para a possibilidade de a seca ser prolongada em 2014 e deixou em alerta autoridades e lideranças em todo o Estado. Menores probabilidades ficaram para inverno na média e acima dela. De acordo com os dados meteorológicos do órgão, as chances de a quadra chuvosa ficar acima da média, neste ano, é de apenas 25%, contra 35% de permanecer dentro da média.

Açudes

O órgão fez um alerta de que, mesmo que haja chuva em torno da média, não é garantido que os reservatórios sejam abastecidos. Dada a situação de esvaziamento dos maiores reservatórios do Estado, Fritz reforça o alerta afirmando que "mesmo que tenhamos chuvas em torno da média, é provável que não sejam suficientes para abastecer suficientemente os reservatórios", diz. Segundo a Funceme, 113 reservatórios do Ceará, dentre estes os maiores, estão com volume abaixo de 30% de sua capacidade. Somente o Gavião está com volume de 90%.

O volume de água armazenado nos 144 reservatórios monitorados pela Cogerh no Estado é de 5.626.638.511 metros cúbicos. Isto equivalente a apenas 29,91% da capacidade total, segundo os dados são do próprio órgão. O nível hídrico ainda está em nível decrescente.

Situação crítica
Na região dos Sertões de Crateús, a situação hídrica preocupa autoridades e população. O Açude Flor do Campo, que abastece atualmente os municípios de Novo Oriente, Quiterianópolis e Crateús (agora somente com carros-pipas e ano passado transferiu um grande volume de água pelo leito do Rio Poty) está esvaziado, com 3,82% de seu volume total.

Caso as chuvas da quadra deste ano não sejam suficientes para recarga do reservatório, a população desses três municípios - mais de 100 mil pessoas - correm o risco de ficar sem água para seu sustento.

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em reunião em Crateús no final do ano, informou que possui um "plano B" para abastecer Crateús: transferir água novamente, desta vez do Açude Barra Velha, situado no município de Independência, que está atualmente com 5,87% da capacidade.

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

Mais informações
Funceme
AvenidaRui Barbosa,1246
Aldeota, Fortaleza
Telefone:(085)3101.1088
www.funceme.br
 
Fonte: Diário do Nordeste

Padilha vai cancelar convênio da Saúde


Brasília O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), afirmou ontem que vai providenciar o cancelamento do convênio da Pasta com a ONG Koinonia - Presença Ecumênica e Serviço, da qual seu pai, Anivaldo Padilha, é sócio e fundador.

"Para poupar a instituição de qualquer exploração política, eu tomei a decisão de solicitar ao jurídico do Ministério a tomar todas as medidas legais possíveis para cancelar esse convênio", afirmou Padilha durante participação em evento na capital paulista. A oposição afirmou que vai investigar a situação da ONG e, também, vai pedir que a Comissão de Ética Pública da Presidência avalie a conduta de Padilha que, na reta final de sua gestão, assinou um convênio com a entidade.

Padilha lembrou que a Koinonia já havia firmado outros contratos com o poder público, inclusive com políticos do PSDB. Ele é pré-candidato ao governo paulista nas eleições de 2014. Padilha desembarcará definitivamente em São Paulo na próxima semana e, no dia 7, a ideia é que dê início a uma caravana.

Anivaldo Padilha também nega qualquer irregularidade ou favorecimento na escolha da entidade, assim como o Ministério.
 
Fonte: Diário do Nordeste

Fim do suporte para o Windows XP está próximo e as empresas devem se preocupar com segurança

               
Infográfico mostra a vida útil do Windows XP
Infográfico mostra a vida útil do Windows XP

O custo para as empresas que se confrontaram com softwares infectados e perda de dados no ano de 2013, foi de aproximadamente US$ 350 bilhões em todo o mundo. Portanto, contar com sistemas operacionais atualizados que não sejam vulneráveis a ataques virtuais modernos é essencial para que as informações sigilosas das empresas fiquem seguras, suas operações não sejam afetadas e a produtividade não diminua.

Nos últimos doze anos, a tecnologia avançou com passos largos e os benefícios que trouxe para pessoas e empresas foram muitos. Infelizmente, as ameaças digitais também cresceram nesse mesmo ritmo. No ano passado, uma em cada três empresas com softwares instalados foram infectadas com malwares. Para evitar colocar em risco suas informações importantes, as empresas devem ter softwares modernos para se tornarem menos suscetíveis a estes tipos de ataques.

Ao ficarem vulneráveis a ataques cibernéticos por não ter atualizado o software, não só os dados das empresas estão em risco, mas também o alto custo a que esses ataques podem acarretar. De acordo com o IDC, em 2013 as empresas gastaram US$ 114 bilhões para enfrentar os problemas de segurança causados por softwares pirateados.

Segurança é uma prioridade para a Microsoft e a empresa convida seus clientes corporativos a sempre utilizar a versão mais atual do software, para que suas informações valiosas fiquem protegidas. “A segurança de nossos clientes corporativos é muito importante. É por isso que insistimos para que eles atualizem seus softwares e eliminem qualquer potencial ameaça cibernética”, menciona Andrés Rengifo, diretor para América Latina da unidade de crimes digitais e propriedade intelectual da Microsoft.

“No nosso ponto de vista, existem riscos significativos para os consumidores e as empresas com ameaças virtuais e softwares maliciosos, que muitas vezes são ativados pelo programa ilegal. Nossa equipe presta muita atenção nos riscos de segurança que nossos clientes irão enfrentar caso não se atualizem”.

Ameaças virtuais estão se tornando mais avançadas e perigosas e sua evolução é notória. Quando a Microsoft lançou o Windows XP em 2001, ele era um ótimo sistema operacional, tanto que, de acordo com a StatCounter, em outubro de 2013, sua penetração na América do Sul era de 20%. Este sistema operacional tinha excelentes características anti-malware e de segurança, mas estas não são mais suficientes para defender as informações sigilosas das empresas. Portanto é importante ter um sistema operacional moderno, como o Windows 8, que é 6,5 vezes menos capaz de ser infectado por malwares do que o Windows XP.

As empresas que ainda têm o Windows XP em seus computadores correm um grande risco de ficar cada vez mais desprotegidas de ataques virtuais. “O fim do suporte para Windows XP está próximo, o que significa que este sistema operacional deixará de receber atualizações de segurança no dia 8 de abril de 2014. Então as vulnerabilidades detectadas após esta data não serão mais resolvidas por atualizações de segurança da Microsoft”, disse Rengifo sobre a importância de ter o software moderno em computadores empresariais.

Atualmente, empresas de sucesso contam com tecnologia de ponta que se adapta às suas necessidades e oferece proteção contra qualquer ameaça virtual. “As empresas que mudam o mundo, sejam grandes corporações ou PMEs, têm em comum três princípios: ter o apoio da tecnologia líder, usar a nuvem e ter o controle da segurança de seus dados, “disse Rengifo.

As PMEs que adotam tecnologias modernas têm uma vantagem sobre aquelas que não o fazem e possuem um maior nível de garantia sobre a integridade de seus sistemas. Minimizar o número de computadores que executam sistemas operacionais sem suporte é de grande ajuda para obter esses benefícios. De acordo com o Boston Consulting Group, as pequenas e médias empresas com TI modernos crescem de maneira mais saudável do que aquelas que estão desatualizadas e, dentre essas empresas, 14% aumentam seus lucros de forma mais rápida.

Para ajudar as PMEs a se manterem seguras e terem mais vantagens em seus negócios, a Microsoft conta com os serviços, dispositivos, infraestrutura e investimento que as ajudarão a alcançar seus objetivos e, por meio do Windows 8.1, as pequenas e médias empresas podem obter todos esses benefícios.

O Windows 8.1, o mais recente sistema operacional da Microsoft, foi construído com base nas características que as pessoas esperavam, como velocidade e confiabilidade, mas também oferece novos recursos de negócios em segurança, administração e redes. “Se as PMEs atualizarem seus computadores com o Windows 8.1, os riscos serão reduzidos e o potencial para crescimento e produtividade irá crescer, hoje temos uma variedade de dispositivos que contam com um sistema operacional moderno, rápido, confiável e seguro”, finaliza Andrés Rengifo, diretor para América Latina da unidade de crimes digitais e propriedade intelectual da Microsoft

Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Google vende Motorola por US$ 2,9 bi para Lenovo


São Paulo. O Google fechou ontem um acordo para vender a Motorola Mobility, sua divisão de celulares, para a chinesa Lenovo, por US$ 2,91 bilhões. O anúncio feito pelo presidente-executivo Larry Page no blog da empresa, pouco depois que a agência Reuters antecipou o negócio. Segundo o site de tecnologia ´The Verge´, a Lenovo pagará US$ 600 milhões em dinheiro, US$ 750 milhões em ações e os US$ 1,5 bilhão restante ao longo dos próximos três anos.

Page elogiou as criações da empresa, mas disse que o "mercado de smartphones é supercompetitivo" e que a Motorola "estará melhor servida pela Lenovo". O Google comprou a Motorola em 2012 por US$ 12,5 bilhões, mas a divisão vinha tendo prejuízos milionários.

Ao confirmar o negócio, Wong Waiming, diretor financeiro da Lenovo, afirmou sobre a estratégia da chinesa nos próximos anos: "Quando a compra for concretizada, seremos um participante forte no mercado de smartphones dos Estados Unidos e da América Latina".
 
Fonte: Diário do Nordeste

Assembleia aprova greve dos Correios no Ceará, mas adesão é baixa

Segundo a empresa, não houve adesão significativa entre os funcionários

Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) decidiram entrar em greve, em assembleia realizada na noite da última quarta-feira (29), por tempo indeterminado. Os trabalhadores do Ceará decidiram aderir ao movimento que já está acontecendo em 13 outras áreas sindicais do País.

Apesar da decisão, entretanto, os serviços seguem funcionando normalmente no Estado. Conforme os Correios, 93% do efetivo total está trabalhando e não houve adesão significativa entre os trabalhadores.

Além do Ceará, também estão em greve, a partir desta quinta-feira, por tempo indeterminado, os funcionários de  Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Campinas, São José do Rio Preto, Piauí, Amazonas, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba, Vale do Paraíba e Roraima. Segundo os Correios, as agências de todo o Brasil estão funcionando normalmente nesta quinta-feira (30), com 96,12% do efetivo total da empresa trabalhando, o que corresponde a 121.515 empregados. A aferição de presença é realizada por meio de sistema eletrônico.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similiares do Estado do Ceará (Sintect-CE), Lourdinha Félix, o movimento pretende barrar a implantação de um convênio médico privado que retira a cobertura gratuita de dependentes familiares, a entrega matinal de correspondências e a contratação imediata de novos funcionários.

Segundo a presidente do sindicato, ainda não é possível mensurar o contingente de funcionários que aderiu à greve. Lourdinha afirmou que será preservado um número de funcionários que garanta a entrega de correspondências durante a greve.

Conforme os Correios, o órgão está cumprindo o que foi definido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 2013 a respeito do plano de saúde da empresa: todos os benefícios estão garantidos, incluindo dependentes cadastrados, porcentagem de compartilhamento, não cobrança de mensalidade ou tarifas, rede credenciada e cobertura de procedimentos entre outros.

Fonte: Diário do Nordeste
Uece adere ao Enem

Nem só de greves ou falta de professores e outras exigências da área de infraestrutura vive a Universidade Estadual do Ceará. O reitor Jackson Sampaio anuncia uma boa-nova para quem sonha em cursar na Instituição: a Uece vai aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma das formas de seleção de candidatos aos seus diversos cursos. Mas, calma! Isso ocorrerá por etapa, a partir do seu primeiro concurso vestibular 2015, com processo iniciando no fim deste ano. A Uece destinará 50% de suas vagas. “Temos dois vestibulares. O do meio do ano de 2014 ainda seguirá o critério tradicional”, acentua Sampaio. Ele só não quis falar sobre a política de cotas. Tá bom!


SÓ O MÍ!
O programa Hora de Plantar virá com cara de pedido de desculpas a quem acreditou na promessa do milho que não veio. O governo estadual disponibilizará, do total de quatro mil toneladas de sementes, três mil só de milho.

ENCONTRO
A AFBNB quer audiência com o procurador da república Edmac Trigueiro para tratar sobre denúncias de gestão fraudulenta no BNB em gestões passadas. Edmac ajuizou ação penal.

FORTALEZA DELA
Chama-se “Outros Olhares” o programa que a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) apresentará na TV União. Sempre a partir da 12 horas, com entrevistas e matérias. Estreia em fevereiro.

ICARAÍ AGAIN
Várias pousadas da praia da Taíba (São Gonçalo do Amarante) estão sob ameaça do avanço do mar. A Prefeitura procurou o Labomar, que fez projeto de contenção orçado em R$ 7 milhões. Que saia do papel e evite erros de ações do gênero na praia do Icaraí.

NA SAUDADE
Desde novembro último que o governo federal fechou torneiras do pagamento de precatórios. A Comissão de Seguridade Social da OAB/CE engrossa protesto nacional.

INSANO
O Sana, festival de animes que ocorrerá domingo, no Centro de Eventos, não oferece meia para estudantes. Cobra ingresso de R$ 23,00. A estudantada está virando bicho.

MENU PRA GRINGO
Em Canoa Quebrada (Aracati), point turístico dos mais procurados no Ceará, um dado curioso: a maioria da barracas não vende baião-de-dois, prato típico do Estado.

FALÁCIAS & FALÉSIAS
Por falar em Canoa, como anda o caso dos questionamentos do MPF envolvendo as barracas fincadas aos pés das falésias? Pelo visto, só maresia.

NA ALÇA DA MIRA
O tempo passa, o tempo voa e uma das alças do túnel da avenida Humberto Monte com Bezerra de Menezes, continua imexível. Há postes da Coelce à beira desse caminho.

HORIZONTAIS
Daniel Coêlho assume hoje, às 20 horas, durante cerimônia no Viriato Buffet, a presidência do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap).

Alô, Regional III! Um ponto comercial situado na esquina das ruas Érico Mota com Padre Guerra (Parquelândia) virou rampa de lixo. Hora de chamar o dono para boa conversa.


Hoje, às 17 horas, ocorrerá a posse da nova direção do Tribunal de Contas do Estado. Com direito a poltronas novas, ao custo de R$ 7 mil cada?


Só lembrando: “E aí, essa onda de sarampo, nesta subsede da Copa, é muito fuleka?”


SOBE
 
ARENA CASTELÃO, reconhecida pela FIFA como exemplo de sustentabilidade por usar técnicas de apoio ao meio ambiente na obra.
 

DESCE
 
OPERADORA OI, que continua deixando sua clientela sem serviço. Pelo visto, só multar não resolve.

Fonte: O povo

Um açude seco e 100 mil pessoas à espera d'água

O açude Flor do Campo, no Sertão de Crateús, está com apenas 3% de água armazenada. Virou lugar de terra seca e esqueletos de peixes. Apesar disso, abastece duas cidades com, ao todo, 100.265 habitantes

Onde hoje se vê uma espécie de praia já foi só água meses atrás. “Aqui era marezona alta. O pessoal andava até de jet ski”, recorda o agricultor Antônio Ilton Gomes de Abreu, 28. Naquele tempo, diferente de agora, não dava para caminhar até o centro do açude e ter só metade do corpo submersa. O Flor do Campo era como um mar no miolo da zona rural de Novo Oriente, distante 397 quilômetros de Fortaleza. Mas o mar virou sertão. E hoje o reservatório - que abastece duas cidades com, ao todo, 100.265 habitantes - tem mais angústia do que água armazenada.


Com apenas 3% da capacidade, o açude tornou-se um depósito de pedregulhos, mato seco e ossadas de peixes. Culpa da pouca chuva dos últimos três anos? Também. “Mas baixou muito mesmo foi quando abriram (as comportas) pra Carnaubal. Passou 45 dias assim”, atesta o agricultor Antônio Filho Neto, 46. Ele acrescenta: “a gente nunca viveu uma seca tão grande como essa. Estamos pedindo a Deus pra dar uma chuva boa.”


A abertura das comportas citadas por seu Antônio Filho ocorreu ano passado. Medida da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) para socorrer a população da vizinha Crateús. Foi feita sob protesto popular. “Os padres fizeram um barulho danado. Mas não teve jeito. Aí, a água não tá mais crescendo. Derramaram pro Carnaubal e ficou pra gente só o que não presta”, reclama o aposentado Antônio Alexandre de Pova, 49.


Na verdade, o que restou do Flor do Campo já não serve para tanta coisa. As margens do açude estão espumosas. A água está mais espessa e há dias em que sai da torneira amarelada e com mau cheiro, segundo os moradores de Novo Oriente. “Pra beber, não dá mais não. Só pra labuta de casa e banho. Pra beber, só de cacimbão, poço profundo ou carro-pipa”, revela o pescador Antônio Alexandre Albuquerque, 39. “Esses dias tá é melhor porque começaram a colocar um produto na água. Mas semana passada tava horrível”, disse a dona de uma churrascaria.

Carros-pipa
Ela e tantos outros moradores apelam para carros-pipa. Muitos veículos vêm do Piauí. O balde d’água custa, em média, R$ 2,50. “Tá com quatro meses que compro. Toda semana, eu compro oito baldes só pra beber e cozinhar”, contabiliza seu Antônio Filho Neto.

Apesar do baixo nível e da água nem sempre apropriada, moradores de Novo Oriente dão conta de que o Flor do Campo abastece também os municípios de Independência e Quiterianópolis. Carros-pipa retiram água do reservatório todo dia. “Está difícil de viver. E vai ficar pior se Deus não mandar um bom inverno. Deu no rádio que o desse ano vai ser menor do que o do ano passado. Mas só Deus quem sabe. A gente tem esperança. A gente viu esse açude aqui cheio e ver assim agora a tristeza é grande”, resume Luciano Ferreira de Pova, 38.

Saiba mais


Diretor operacional da Cogerh, Ricardo Deodato diz não haver possibilidade de o Flor do Campo secar. Mesmo que não chova em Novo Oriente. “A cidade é pequena e não consome nem 50 litros de água por segundo. O Flor do Campo sempre vai atender às necessidades de lá. Sempre. O que tem lá hoje é muita água”, assegura.


Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Crateús e Novo Oriente também terão, até o fim de 2014, 1.041 cisternas de placa e 17 poços profundos. Uma adutora consta na lista de projetos para Crateús, beneficiando 499 famílias.


As duas cidades possuem projetos produtivos e contarão com até 16.063 beneficiários do Bolsa Família, 4.512 beneficiários do Bolsa Estiagem, 2.763 beneficiários do Brasil Carinhoso, 1.106 do Milho Ração e 1.741 do Leite Fome Zero, que distribuirá até o fim do ano 52.421 litros de leite.


Perfis das duas cidades beneficiadas pelo Flor do Campo:


Novo Oriente tem 27.453 habitantes, Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 91.016.000, um açude e dista 397 quilômetros de Fortaleza.


Crateús tem 72.812 habitantes, PIB Bruno de R$ 315.320.000, um açude e dista 354 quilômetros de Fortaleza.

Multimídia
A seca no Ceará é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5 e AM 1010), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 8h30min, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, às 15 horas.


Para ver: a TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 19h. Assista à programação pelo canal 48 (UHF/TV Aberta) e 23 (Multiplay).


Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br).

Fonte: O povo

Efeito Copa ou efeito eleições, tanto faz: policiais federais ameaçam fazer greve

               

Da assessoria de Imprensa da Federação Nacional dos Policiais Federais:

Nesta quarta-feira, 29, presidentes de sindicatos dos policiais federais de todo o país se reuniram em Brasília, e foi aprovado o indicativo nacional de greve para a categoria dos agentes federais, que compreende mais de nove mil servidores, somados os agentes e escrivães de polícia, e também os papiloscopistas policiais.

O calendário de paralisações para fevereiro foi aprovado, será gradativo e já está sendo planejado o direcionamento político de todos os atos públicos. Já estão sendo elaboradas campanhas de denúncias que apontarão o descaso e falhas gerenciais nas políticas federais relacionadas à segurança pública, e seus efeitos para o aumento da violência e criminalidade em todo o país.

Segundo José Carlos Nedel, diretor de estratégia sindical da federação, “não estão sendo planejadas simples paralisações, pois queremos verdadeiras campanhas de conscientização da sociedade. Sempre buscamos o debate com o Governo Federal, mas a situação se tornou insuportável, pois somos os únicos servidores públicos da história do Brasil com sete anos de congelamento salarial, e é evidente que a Polícia Federal está sendo sucateada como forma de castigo pelas operações que fez”.

A federação nacional dos policiais federais anuncia que a agenda de paralisações será confirmada em assembleias estaduais nos próximos dias 4 e 5. Segundo os dirigentes sindicais, a entidade continua aberta para negociações com o Governo Federal, mas dezenas de reuniões nos últimos anos não abalaram a intransigência do ministro José Eduardo Cardozo.
 
Os agentes federais reclamam do descaso do Ministério da Justiça, que não reconhece as funções complexas hoje exercidas pelos agentes federais em inteligência, análise criminal, fiscalização, interpol e perícia de impressões digitais. Apesar do nível acadêmico exigido para o ingresso em todos os cargos policiais desde 1996, eles ainda são tratados como servidores de nível médio.

Este ano há dois elementos dos quais quem quer fazer greve não pode abrir mão. O primeiro é a Copa do Mundo; o segundo, as eleições.

E a Polícia Federal é um fator importante para os dois eventos, não há dúvida. Em resumo, conjunção da Copa e das eleições é boa mas é ruim.

Boa, porque há expressivos ganhos para o País com a Copa e, para a democracia, com as eleições.

Ruim, porque acaba fragilizando a sociedade diante do oportunismo de interesses político-corporativos (note: não digo que seja o caso do pessoal da PF), que põem o próprio umbigo à frente dos direitos do cidadão.


Fonte: Diário do Nordeste

Binário será implantado até junho

Dessa forma, a Santos Dumont passará a ter mão única no sentido Centro/praia e a Dom Luís o sentido inverso
O anunciado binário - sistema em que há divisão de vias principais, no qual a primeira segue em um sentido e a segunda no sentido contrário - das avenidas Santos Dumont e Dom Luís deverá ser implantado ainda no primeiro semestre deste ano. Foi o que anunciou, ontem, a Prefeitura de Fortaleza, durante o primeiro seminário de discussão sobre a mobilidade urbana da Capital. A ação faz parte da primeira etapa do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), a ser realizado até dezembro deste ano com consultoria da empresa McKinsey & Company, reconhecida mundialmente na área de mobilidade.

Novo sistema deve funcionar da Rua Tibúrcio Cavalcante à Avenida Engenheiro Santana Júnior. As avenidas Desembargador Moreira e Virgílio Távora são outras vias que também deverão receber binário Foto: Alex Costa
Na primeira fase do plano, que vai até junho, será feito o planejamento e a definição das macroações. Na segunda fase, até dezembro, serão implementadas as iniciativas pensadas coletivamente. No entanto, em função do túnel situado no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Engenheiro Santana Júnior, o binário da Santos Dumont e Dom Luís terá prioridade. "Quando o túnel estiver pronto, o que deve ocorrer ainda neste primeiro semestre, já devemos iniciar a implantação do binário", esclarece Luís Alberto Saboia, secretário executivo da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, e coordenador do PAITT.

Reorganização

O gestor acrescenta que será proposta uma reorganização do tráfego naquela área com a inversão de vias, melhorias nos estacionamentos e um redesenho do transporte público. Ele adianta, ainda, que com a implantação do binário, a Santos Dumont deverá passar a ser mão única no sentido Centro/praia e a Dom Luis, sentido inverso. A ideia é de que o binário funcione da Rua Tibúrcio Cavalcante à Avenida Engenheiro Santana Júnior.

As avenidas Desembargador Moreira e Virgílio Távora são outras vias que também deverão receber binário. A princípio, a Desembargador Moreira passaria a ter mão única no sentido sertão/praia, enquanto a Virgílio Távora passaria a ter o sentido inverso. "Estamos com equipe em campo apurando o tráfego de cada via para avaliar a melhor forma de pensar o tráfego de Fortaleza", frisa Saboia.

Nadja Dutra, professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirma que essa organização do espaço é importante, mas ressalta que é preciso pensar o que vai ser feito para resolver o gargalo da Praça Portugal. "A implantação desse binário vai ser feita com ou sem os canteiros centrais? Vai ter faixa exclusiva para ônibus? Para o condutor que quiser fazer conversão, quais vão ser os pontos estratégicos?", indaga.

O coordenador do PAITT explica que como os estudos estão em fase de elaboração, ainda não se sabe como o binário será implantado. "Existem seis cenários sendo estudados. Destes, vamos analisar o que melhor se adequa para a população", salienta. Saboia adianta que o ideal é que ele seja implantado sem o canteiro central, com a remoção dos postes de iluminação pública. O gestor não soube precisar, no entanto, o valor a ser investido. "Só podemos dizer os custos quando soubermos o que vai ser executado", justifica.

Na visão da especialista em engenharia de transportes da UFC, um ponto crucial a ser considerado por qualquer gestor é formar um quadro técnico com profissionais qualificados. "Se vai pensar a cidade, tem que investir nos profissionais que estarão à frente destes projetos. Não é só terceirizar o serviço contratando uma empresa de fora. Mobilidade urbana é um trabalho que tem que ter continuidade, é algo que tem que ser pensado continuamente. O correto seria investir em um quadro técnico com profissionais qualificados dentro da própria Prefeitura. Dessa forma, sempre vão haver canais nos quais esses assuntos serão pensados", alerta.

A especialista é enfática ao afirmar que não existe mágica para resolver a questão da mobilidade e frisa que, enquanto os carros não forem retirados das ruas, o problema persistirá. "Se começar a priorizar o coletivo em detrimento do particular, com certeza as pessoas que hoje utilizam o particular vão ver vantagem em se deslocar com o público pelo fato de levarem menos tempo nos deslocamentos. O próprio usuário vai sentir a necessidade de migrar", conclui.

LUANA LIMAREPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Verba de assessoria é usada sem controle

Não há norma específica para a contratação de assessores na Câmara e cada vereador monta sua equipe como quiser
A Câmara Municipal de Fortaleza repassa, mensalmente, um total R$ 43,8 mil a cada um dos 43 vereadores da Capital para que eles paguem as despesas com assessoria parlamentar, visando ao bom desempenho do mandato. O montante ultrapassa os R$ 22 milhões anuais. A falta de legislação específica sobre como cada um deve montar essa equipe de assessores revela algumas discrepâncias na quantidade de contratados por cada vereador.

O vereador Fábio Braga diz que a contratação de assessores é muito subjetiva, já que cada parlamentar define uma estratégia de atuação Foto: JL ROSA

Não existe nenhuma determinação sobre o máximo ou mínimo de assessores com que cada gabinete deve contar, provocando essas diferenças. Enquanto o vereador Acrísio Sena (PT) possui, em sua equipe, somando um total de 18 assessores trabalhando em prol do mandato do petista, a assessoria do parlamentar Vaidon Oliveira (PSDC) chega a contar com 35 pessoas.

Como há uma norma permitindo que os salários variem entre o valor do salário mínimo e o do teto do funcionalismo público municipal, também é possível encontrar divergências na remuneração paga em cada equipe. No caso do vereador Acrísio Sena, os custos de cada assessor variam entre R$ 1 mil e R$ 4 mil, enquanto o assessor mais bem pago pelo mandato do vereador Vaidon Oliveira recebe R$ 2,5 mil por mês.

Bairros
Mesmo sendo pagos pela Câmara Municipal, mas o fato de estarem ligados diretamente ao respectivo gabinete, é uma tarefa difícil encontrar a maioria desses assessores no espaço do Legislativo municipal, já que, segundo os parlamentares, muitos atuam mais nos bairros, onde o vereador, foi votado com a tarefa de ouvir as demandas dos moradores.

O vereador Fábio Braga (PTN) não quis revelar quantos pessoas trabalham para ele, alegando que a população poderia interpretar como um caso de "empreguismo barato", mas esclareceu que a atuação de sua equipe se concentra nas comunidades em que ele atua.

"Não falo o número, porque as pessoas podem estranhar como um gabinete desse tamanho pode empregar uma certa quantidade de pessoas. Podem até chamar de empreguismo barato. As pessoas acabam não entendendo que o trabalho político é muito mais externo do que interno. É por meio dos assessores que o vereador está nos bairros para dar suporte aos moradores", ressaltou o vereador ao tentar explicar que os parlamentares precisam de um grande quantidade de assessores para garantir a presença do mandato nos bairros em que foram votados.

Subjetivo
Fábio Braga defendeu que avaliar a quantidade de assessores que cada parlamentar possui é muito subjetivo, ao alegar que cada vereador define uma estratégia própria de atuação. "O tamanho da equipe depende de cada vereador. Assim como um pode ter 10 assessores, outro pode ter 40. Depende da maneira de como cada um vai trabalhar", apontou o vereador.

Procurando justificar a relevância de ter assessores espalhados pelos bairros, o parlamentar citou um projeto de Indicação em que ele sugere a criação de abrigos para as academias instaladas nas praças da Capital como uma proposta que surgiu da sugestão de um dos assessores comunitários após ele ouvir reclamações dos moradores que utilizam essas academias.

Para Vaidon Oliveira, mesmo com uma equipe de 35 assessores, a verba repassada pela Câmara para cada vereador arcar com os custos da assessoria ainda é pequeno. "Se fossem R$ 200 mil, ainda não dava. Acabo tendo que tirar do próprio bolso. Eu faço isso e acho que a maioria também faz", afirmou.

O vereador John Monteiro (PTdoB) também não pensa diferente ao avaliar que a equipe de assessoria nunca será suficiente o bastante para o volume de demandas encontradas nos bairros. De acordo com o parlamentar, o seu mandato conta com 26 assessores, estando a maioria nas comunidades em que ele foi votado no último pleito.

Estratégia
Já para o vereador Acrísio Sena, o valor repassado só é pequeno por não permitir o pagamento de salários maiores a cada assessor, mas destacou que a estratégia adotada pelo seu mandato facilita que demandas de toda a cidade cheguem a ele.

"Nós reproduzimos a estrutura do partido no mandato. Nós temos coletivos e, em cada um, contamos com pelo menos um assessor do mandato pago pelos recursos repassados pela Câmara. É o setor que trata dos direitos das mulheres, é o setor LGBT, o setorial das pessoas com deficiência", lembrou o vereador.

Acrísio Sena defendeu que essa mecânica permite que o mandato tenha uma equipe menos numerosa. "Nós tiramos votos em 90% dos bairros de Fortaleza e, por isso, precisávamos de uma logística que nos desse segurança para fazer o acompanhamento em todos esses locais", acrescentou.

O modelo de divisão da área de atuação de cada assessor também varia de gabinete em gabinete. No caso da vereadora Toinha Rocha (PSOL), por exemplo, 19 pessoas compõem a assessoria da parlamentar, sendo uma responsável pela coordenação, duas para a assessoria administrativa, uma para assuntos institucionais, , uma para comunicação, três para o apoio jurídico, uma para o plenário e mais cinco para tratar das demandas nas comunidades.

A estrutura da vereadora ainda conta com mais cinco assessores para tratar de assuntos temáticos, como direitos da juventude e mobilidade urbana.
 
Fonte: Diário do Nordeste

Ceará tem primeiras chuvas ligadas à quadra invernosa

Funceme registra chuva em 57 municípios do Estado


A chuva desta quinta-feira (30) pode ser um sinal de antecipação e melhoria do inverno no Estado, afirmou a metereologista da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), Deise Morais. A precipitação foi o reflexo de uma oscilação de um ramo da zona de convergência, responsável pela quadra invernosa, que terá início no próximo sábado (1º) .

Chuvas no Estado

A Funceme registrou, até às 10h desta quinta-feira (30) chuva em 57 municípios do Estado. Foto: Silvania Claudino

A maior precipitação, de 104.5 mm, foi registrada na cidade de São Gonçalo do Amarante, distante 60 km da Capital. Fortaleza registrou apenas 5 mm de precipitação.

Choveu bastante também nos municípios de Pentecoste, Granja e Jaguaretama, que registraram 57 mm, 46 mm e 38.4 mm, respectivamente.

Durante o mês

O posto de município com maior precipitação no mês de janeiro ficou com a cidade de Acopiara, que somou 205 mm de chuva até 00:01 desta quinta-feira (30). As chuvas também foram abundantes em São Benedito, Itapipoca e Pacuja, que registraram 173 mm, 170 mm e 169 mm, respectivamente.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Papa Francisco aparece como super-herói em muro de Roma

O nome do pontífice é o mais procurado por mês no Google, com 1,7 milhão de consultas


O Conselho Pontifício das Comunicações Sociais publicou no Twitter uma foto de um grafite em que o papa Francisco é representado vestido de super-herói. "Compartilhamos com os senhores um grafite feito em Roma em uma rua próxima ao Vaticano", escreveu o Conselho Pontifício. 

O grafite foi feito na rua Plauto, na divisa do muro que determina o limite do Estado Vaticano Foto: Divulgação

Nela, o papa aparece voando, como se fosse o super-homem, com a batina branca, o solidéu e os sapatos negros pelos quais optou logo após ser eleito pontífice em lugar dos vermelhos clássicos, que representam o sangue de Cristo.

Francisco segura com a mão esquerda sua já clássica valise preta, na qual aparece escrita em espanhol a palavra "valores" e de onde emerge uma meia com raios vermelhas e azuis, as cores de San Lorenzo de Almagro, o time pelo qual o papa torce na Argentina. O grafite, ainda anônimo, foi visto na rua Plauto, na divisa do muro que determina o limite do Estado Vaticano.

A imagem coincidiu com o anúncio da revista "Rolling Stone" americana de que Francisco é a capa da edição de fevereiro, a um mês e meio de completar o primeiro ano de sua eleição como sucessor de Bento 16º.

Francisco é a personalidade mais procurada no Google

O papa também foi a personalidade "política" mais popular na internet entre março e dezembro de 2013, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira (28) pelo site católico Aleteia. O nome do pontífice é o mais procurado por mês no Google, com 1,7 milhão de consultas. Também é o mais mencionado em nível mundial na rede, com 49 milhões de referências.

Francisco supera o presidente americano, Barack Obama (1,5 milhão de consultas por mês e 38 milhões de referências), e o presidente russo, Vladimir Putin (246 mil consultas e 8 milhões de referências).

Quando comparado com outras personalidades do mundo do esporte, do espetáculo e dos negócios, Francisco aparece em terceira posição, depois do grupo musical juvenil One Direction (78 milhões) e do cantor adolescente Justin Bieber (53 milhões).

O estudo "A rede ama o papa Francisco" foi feito pela empresa 3rdPlace para o site católico Aleteia.org.

Fonte: Diário do Nordeste

CE ganha fábrica árabe de gruas

O incremento da construção civil no Ceará vem atraindo investidores de várias países do mundo. Inicialmente, foram empresas da Europa Ocidental - Portugal, Espanha e Alemanha- que buscaram o Estado para investir no mercado hoteleiro e imobiliário cearense e do Nordeste.

Agora, foi a vez dos árabes sauditas aportarem no Ceará, oficialmente. Ontem, A KBW, grupo internacional liderado pelo príncipe saudita Khaled bin Alwaleed, anunciou a abertura de sua empresa no país, a KBW Brasil. No Ceará, ela vai instalar uma fábrica para produção de gruas Raimondi Cranes.

A holding tem como foco investimentos de longo prazo, como óleo e gás, infraestrutura, logística, construção civil e mineração. O grupo já é sócio do complexo portuário Petrocity, no Espírito Santo. Na segunda-feira, 27, a KWB registrou-se na Junta Comercial de Santa Catarina, onde será instalará sua sede.

Estreitar laços

A KBW é um grupo de capital fechado de investimentos em longo prazo com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Agora, com a criação de uma subsidiária no país, a KBW dá um passo importante em sua estratégia de estreitar relações com o mercado brasileiro.

"O setor de construção tem um papel importante na economia brasileira e tradicionalmente tem superado as taxas de crescimento do PIB. Se você olhar com atenção, desde 2007, o crescimento trimestral do setor tem se mantido em uma média de 1,8%, de acordo com o IBGE. Ninguém pode ignorar estes números", explica Alwaleed.

"A formação da KBW Brasil só reforça a nossa intenção de investir no país, em projetos de longo prazo. Acreditamos que essa proximidade física também irá criar novas oportunidades de negócios e reafirmar o nosso compromisso como investidores", disse.
 
Fonte: Diário do Nordeste

Vir a Fortaleza na Copa já está até 310% mais caro

Pesquisa considerou passageiro de Recife, Salvador ou São Paulo os mais interessados em vir à Capital cearense
Os torcedores de outros estados que sonham em assistir ao jogo entre Brasil e México na Arena Castelão, válido pela Copa do Mundo de 2014, precisam estar dispostos a gastar uma boa quantia para viver tal experiência. Isso porque, segundo um levantamento realizado pelo comparador de viagens Mundi, o preço de uma passagem aérea para visitar Fortaleza na época da partida, que ocorre no dia 17 de junho, já ficou até 310% mais caro.

Para ver a Seleção Brasileira em Fortaleza, torcedores de outros estados terão que desembolsar boa quantia com passagens aéreas Foto: Waleska Santiago

De acordo com o Mundi, que recolhe tarifas dos sites das companhias aéreas, tamanha discrepância foi registrada para o trecho Salvador/Fortaleza, que em um dia comum custa R$ 350, mas que para o período da partida sai por R$ 1.435, caso seja comprado neste mês de janeiro (R$ 1.085 mais caro). "Levamos em conta o preço mínimo encontrado. A ida para a Capital cearense seria entre os dias 15 e 17 de junho, e a volta entre os dias 17 e 20 do mesmo mês", explica a gerente de marketing da empresa, Juliana Veneziani.

A pesquisa levou em conta as três cidades com o maior número de interessados em viajar a Fortaleza para assistir a partida entre Brasil e México. Fora Salvador, Recife e São Paulo apareceram na lista e também apresentaram grandes discrepâncias nos valores das passagens aéreas. Um morador da capital pernambucana, por exemplo, precisa desembolsar R$ 1.047,62 atualmente para visitar Fortaleza na época da partida, enquanto o mesmo trecho, de ida e volta, sai por R$ 278,00 em um dia comum. Os paulistanos que quiserem ver o jogo de perto, por sua vez, têm que pagar R$ 1.587,19, mais que o dobro dos R$ 668 cobrados normalmente.

"Sem dúvida, são preços bastante elevados, ainda mais se levarmos em consideração o fato de serem os menores valores que o Mundi encontrou, independente da companhia aérea. É claro que podem haver promoções, mas não levamos isso em conta", afirma Veneziani.

Antecedência conta
A pesquisa computou buscas realizadas entre julho de 2013 e janeiro de 2014 e também acabou constatando que a compra por antecedência ajudou muitos usuários a economizarem. O trecho Salvador/Fortaleza, por exemplo, custava R$ 507 em julho do ano passado, R$ 928 a menos do que os R$ 1.435 cobrados em janeiro. Na mesma base de comparação, o trecho Recife/Fortaleza saiu de R$ 693,34 para R$ 1.047,62, enquanto São Paulo/Fortaleza foi de R$ 1.105,03 para R$ 1.587,19.

Conforme a gerente de marketing do Mundi, a compra por antecedência das passagens costuma baratear o valor, independente da Copa do Mundo. "Quanto mais próximo da viagem, mais cara será a tarifa, pois há toda uma questão de disponibilidade. Assim, a tendência é que os trechos com destino a Fortaleza fiquem ainda mais salgados, na medida em que a partida for se aproximando", opina.

Outras cidades
O site verificou a oscilação das passagens com destino às três sedes dos jogos da seleção brasileira na primeira fase - São Paulo, Fortaleza e Brasília -, além da final, que ocorre no Rio de Janeiro. De acordo com o levantamento, uma grande variação também foi registrada no trecho Recife/São Paulo, para o jogo de abertura da competição. O valor pode ficar com uma diferença de até R$ 999, tendo em vista que, em novembro, o preço chegou a R$ 1.609, enquanto o valor para um dia comum custava R$ 610.

Para a final, que acontecerá no dia 13 de julho, no Rio de Janeiro, o preço mínimo com saída de Recife chegou a atingir R$ 1.452,79 em setembro, enquanto o valor em um dia comum chegou a R$ 478.

Teto de R$ 999?
Nas primeiras semanas deste mês, as companhias aéreas Azul e Avianca anunciaram que iriam estabelecer um teto de R$ 999 por trecho para as passagens na época da Copa do Mundo. A adoção de um limite para os bilhetes durante o Mundial foi uma resposta às pressões do governo para tentar coibir abusos no período. Gol e TAM não seguiram o mesmo caminho.

Ingressos
Além das passagens aéreas, os torcedores brasileiros terão que arcar com preços salgados para comprarem ingressos dos jogos da Copa do Mundo. Na fase de grupos, por exemplo, a categoria 1, que é a que possui maior disponibilidade, sai por R$ 350. Para assistir à final, no Maracanã, o valor a ser desembolsado é ainda maior, variando de R$ 330 a R$ 1.980.

ÁQUILA LEITEREPÓRTER



Diário do nordeste



Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Tropa de choque do Governo terá 10 mil homens para combater protestos na Copa

A previsão é de que todos os estados com jogos programados recebam a Força

Uma tropa de choque de 10 mil homens, criada pelo Governo Federal, reforçará as polícias militares nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, com o objetivo de conter violência durante protestos no período. O grupo é formado por policiais militares da Força Nacional de Segurança Pública, treinados desde 2011, segundo informações do coronel Alexandre Augusto Aragon ao site G1.

Além dos PMs, a Força conta com policiais civis, bombeiros, peritos de vários estados que são voluntários e recebem treinamento diferenciado para agir em missões excepcionais e de caráter temporário. A maioria dos estados que deve receber o apoio possui apenas um batalhão, com cerca de 100 a 200 homens preparados para o tipo de situação.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, até o final de janeiro, os estados deverão concluir o planejamento do que vão precisar de apoio federam. A previsão é de que todos os estados com jogos programados recebam a Força, que pode atuar tanto como força de contingência (ficam nos quartéis até que seja necessária a atuação) ou com função definida de antemão.

Robô espião

O G1 destaca também que a Força adquiriu, para os protestos de 2014, um minirrobô que deve monitorar militantes do black bloc. Ele fará imagens durante os atos de violência para auxiliar na investigação dos envolvidos. Não foram dados detalhes do funcionamento do robô.

Fonte: O povo

Só mais duas obras serão entregues para a Copa

Segundo o prefeito Roberto Cláudio, apenas as ampliações da Alberto Craveiro e da Paulino Rocha ficarão prontas antes do mundial. O balanço foi feito ontem depois de reunião com o ministro da Cidades e o vice-governador


Das quatro obras municipais de mobilidade urbana em andamento para a Copa do Mundo, apenas a ampliação das avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha serão entregues antes do evento.
 Foi o que admitiu o prefeito Roberto Cláudio, nesta segunda-feira, 27, depois de reunião com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e o vice-governador Domingos Filho, no Palácio da Abolição.

"Priorizamos as áreas do entorno da Arena Castelão. As obras, depois do evento, servirão como legado para a cidade de Fortaleza. Respeitamos a dinâmica da cidade", disse o prefeito.
 A previsão de entrega das obras, segundo destacou o prefeito, é até o final do mês de maio. "O sistema viário será entregue com ônibus sanfonados funcionando no trecho dos terminais da Parangaba e Papicu".

Fonte: O povo

Sefin: isenção beneficia 500 mil fortalezenses

 
Fonte: Diário do Nordeste
Quantidade informada pela Sefin é de 104 mil imóveis, o mesmo número divulgado em 2013 e em 2012
A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Fortaleza (Sefin) informou ontem que, com as novas regras do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbano (IPTU), o número de imóveis isentos de pagar o tributo chega a 104 mil, de um total de 670 residências que compõem Fortaleza. A quantidade beneficia cerca de 500 mil fortalezenses, o que corresponde a aproximadamente 20% da população da Cidade.

Embora tenha sido aprovada uma ampliação no valor venal máximo dos imóveis com direito à isenção, de R$ 30,3 mil para R$ 52 mil, matérias anteriores do Jornal mostram que o número de residências nesta situação se mantém estável em 2014. Tanto em 2013 (primeiro ano da gestão do prefeito Roberto Cláudio) quanto em 2012 (última ano da gestão de Luizianne Lins), a Sefin repassou o mesmo dado (104 mil imóveis) ao Diário do Nordeste. No fim do ano passado, porém, a Prefeitura havia anunciado que pretendia aumentar este dado em 25% .

Bairros
O bairro de Fortaleza com maior quantidade de imóveis isentos é a Messejana, com 10.043 residências nesta condição, seguido por Conjunto Ceará (7.209), Mondubim (7.160), Parangaba (5.819), Quintino Cunha (5.659) e Prefeito José Walter (5.613). O bairro com menor número é o Dionísio Torres, com apenas 467.

Quando a comparação é feita pelo proporção, quem lidera é o bairro Bom Jardim. Lá, 98% dos imóveis (3.612) contam com a isenção do IPTU.

Na segunda posição vem a Barra do Ceará, com 95% (5.542), e, em terceiro, o Antônio Bezerra, com 92% (4.716). Logo depois se destacam o Prefeito José Walter, com 91% (5.613) e o Conjunto Ceará, com 90% (7.209).

Em proporção, o Meireles ocupa a lanterna, com isenção do imposto em 6% do total de imóveis da região (1.050).

Atendimento na Sefin
Por meio de nota, a Secretaria de Finanças comunica que, caso os contribuintes de Fortaleza tenham alguma dúvida ou reclamação referente ao valor cobrado no tributo, eles devem procurar atendimento na Central de Acolhimento, localizada na sede da Sefin, no Centro da Cidade (Rua Gal. Bezerril, 755), de 8h às 16h30.

Outra alternativa é uma das três unidades do Núcleo de Acolhimento ao Cidadão (NAC), que ficam nas Regionais I, II e VI, e contam com colaboradores para fazer o atendimento ao contribuinte, de 9 horas às 15horas.

No site da secretaria, http://www.sefin.fortaleza.ce.gov.br/, também é possível encontrar serviços de tira-dúvidas e comparação com os valores referentes ao imposto de 2013.










Diário do nordeste