sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Multas por desrespeito à faixa exclusiva na Av. da Universidade têm início nesta sexta-feira

                    

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,20


transito
Veículos particulares só poderão usar a faixa para realizar conversão à direita

Foto: Érika Fonseca

Os motoristas que trafegam pela Avenida da Universidade, no bairro do Benfica, terão que redobrar os cuidados em relação à faixa exclusiva para o transporte público. A partir desta sexta-feira (7), os condutores particulares que foram flagrados trafegando por mais de 300 metros sobre o corredor exclusivo serão multados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

A medida acontece após os dois períodos de 30 dias de adaptação dos motoristas e de fiscalização educativa. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,20. O motoristas ainda é penalizado com a perda de 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para coibir o tráfego irregular dos condutores, o trecho recebeu 8 equipamentos de fiscalização eletrônica entre as avenidas Eduardo Girão e Domingos Olímpio. Com a nova lei, apenas ônibus, vans, transporte escolar e táxis podem transitar livremente pela faixa. Assim, os veículos particulares só poderão usar a faixa para realizar conversão à direita.

O sistema prevê exclusividade de segunda a sexta-feira das 5h às 21h e aos sábados de 5h às 16h. Em caso de feriados e domingos, o tráfego fica livre a todos os condutores.

Iniciativa do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), a faixa exclusiva da Av. da Universidade é uma alternativa para melhorar o fluxo diário de 42 linhas de ônibus que passam pelo local e fazem a ligação entre o Benfica e o Centro da cidade. De acordo com o programa, até julho de 2015 cerca de 122 quilômetros de faixas exclusivas para transporte público serão implantados em Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário