Papai Noel dos Correios recebe 6,5 mil cartas de crianças no CE
Campanha foi lançada ontem no Estado para beneficiar crianças em situação de vulnerabilidade social
As crianças pedem desde presentes mais simples, como caixas de chocolate, até tablets. As cartas podem ser adotadas até o dia 5
Foto: Fernanda SiEbra
Ontem, foi lançada, no Ceará, a campanha Papai Noel dos Correios, na qual qualquer cidadão pode adotar uma (ou mais) das 6.500 cartas escritas por crianças da Capital e de Juazeiro do Norte em situação de vulnerabilidade social.
Os interessados em participar podem se dirigir aos postos da Cidade dos Funcionários, Barão de Studart, Centro, Iguatemi e Parangaba, em Fortaleza, e na Agência Juazeiro do Norte, no Cariri, para realizar a adoção. Ao escolher uma carta, o padrinho informa os dados para contato e já leva o pedido.
Os presentes deverão ser entregues nos mesmos locais onde os pedidos foram retirado. As cartas podem ser adotadas até o dia 5, e os presentes entregues até dia 6.
Os Correios ressaltam que não há limite de cartas a serem adotadas por padrinho. A administradora Aletéia Mota, por exemplo, escolheu cinco delas, num gesto que repete há quatro anos. "O que me motiva é fazer uma criança feliz, fazer o bem ao próximo", disse.
O professor Diego Cavalcante também repete a atitude de anos anteriores e pegou a mesma quantidade de cartinhas. "Às vezes, volto para pegar mais para tentar ajudar o máximo possível", afirmou. "O que importa não é o valor, mas o que significa para uma criança receber o presente", completou.
Mas também há quem esteja estreando no papel de Papai Noel, como a professora universitária Liliane Luz, que diz esperar em troca apenas um sorriso de uma criança. "Nessas horas, o sentimento aflora. O importante é fazer uma boa ação que pode ser contínua, nos pequenos detalhes do dia a dia", ressaltou.
Os pedidos variam, vão de videogames a caixas de chocolate. Entretanto, a maioria compreende as já tradicionais bolas, bonecas e bicicletas, além da grande novidade de 2014, os tablets. Também se destacam entre as cartinhas coloridas o desejo dos que querem apenas o material escolar.
As cartas foram escritas por alunos de escolas públicas e por crianças atendidas por entidades beneficentes, como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Peter Pan e Sociedade de Assistência aos Cegos. Os Correios também recebem cartas avulsas, mas não garantem que serão adotadas devido à quantidade de cartas já cadastradas.
Adoções
A ação, que atualmente acontece em vários pontos do País, começou em Fortaleza há 25 anos. De acordo com os Correios, no ano passado, foram disponibilizadas cerca de 7 mil cartas. Destas, 70% foram atendidos.
A porcentagem é considerada boa pela instituição, mas a expectativa é aproximar o número de adoções a 100% em 2014.
Para o diretor regional dos Correios no Ceará, Haroldo Aragão, a campanha é importante no desenvolvimento da educação.
"Temos a meta do milênio de oferecer uma educação de qualidade para todos. Quando procuramos as escolas do Município, a gente fortalece a escola como um ponto de referência para as crianças". Segundo ele, as cartas são escritas por meio de atividades pedagógicas.
Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidas 3,1 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 1,9 milhão atendia aos critérios da campanha e quase 74% foram adotadas (1,4 milhão).
Saiba mais
Pontos de coleta das cartas
Agência Aldeota
Rua Maria Tomázia, 682, Aldeota
Agência Alencarina
Av. Oliveira Paiva, 2.800, Cidade dos Funcionários
Agência Barão de Studart
Av. Barão de Studart, 1864, Aldeota
Agência Central
Rua Senador Alencar, 38, Centro
Agência Iguatemi
Av. Washington Soares, 85, Edson Queiroz
Agência Parangaba
Av. João Pessoa, 7189, Parangaba
Agência Juazeiro do Norte
Rua da Conceição, 354, Juazeiro do Norte
Germano Ribeiro
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário