terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ações contra banco com uso de explosivos crescem 20% em dezembro

Ontem foi registrado o segundo ataque do tipo no Ceará em menos de 24 horas. Desde 1º de dezembro, foram seis explosões de bancos e caixas eletrônicos. No mesmo período do ano passado, houve cinco ocorrências

Uma quadrilha formada por aproximadamente dez homens armados atacou a agência do Banco do Brasil da cidade de Jaguaribara, localizada a 225 km de Fortaleza, na madrugada de ontem. O grupo sitiou o município e explodiu o cofre do banco. O prédio ficou destruído, mas não houve feridos. Foi a sexta ação contra banco com uso de explosivos registrada no Ceará, apenas no mês de dezembro, e o segundo caso em menos de 24 horas. Numa comparação com o mesmo período do ano passado, essa modalidade de ataque cresceu 20%. Em dezembro de 2013, foram registradas cinco ocorrências.


De acordo com o soldado Hamilton Muniz, do destacamento da Polícia Militar de Jaguaribara, a ação de ontem foi registrada por volta de 1h10min, quando os criminosos chegaram à cidade, divididos em um automóvel Space Fox, de cor vermelha, e um Toyota Corolla. Espalhados em pontos “estratégicos”, inclusive nas proximidades do prédio da PM, eles efetuaram vários disparos para o alto com fuzis 762 e pistolas calibre 9 milímetros e ponto 40, inibindo uma possível reação dos policiais que estavam no destacamento.


Enquanto isso, parte do grupo foi até a agência localizada no Centro e explodiu o cofre. O grupo fugiu levando uma quantia não informada. “Escutamos o barulho da explosão e ouvimos muitos disparos. Recebemos várias ligações de populares, de vários pontos da cidade, informando dos disparos. Mas não saímos porque não tinha como reagir. Eles eram muitos. Nós éramos apenas quatro”, contou o soldado.


Na fuga, o Space Fox, que tinha placas de Salvador, com queixa de roubo, foi abandonado na entrada da cidade, sobre a ponte da CE-269. Dentro dele, a Polícia encontrou munições, vasilhames com gasolina e um artefato explosivo. “Imaginamos que eles pretendiam explodir o carro, ou incendiá-lo. Mas, por algum motivo, acabou não dando tempo”, contou o soldado.


Já o Corolla foi incendiado no Km-250, da BR-116, no sentido Jaguaribara-Jaguaribe. A Polícia Militar das cidades vizinhas, como Jaguaretama, Alto Santo, Jaguaribe e Morada Nova, foi acionada. Homens do Comando Tático Rural (Cotar) também participaram das diligências em busca dos suspeitos, comandadas pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Entretanto, até o fechamento desta matéria, nenhum dos criminosos havia sido localizado.


Jaguaribara
No dia 4 de dezembro de 2013, há pouco mais de um ano, uma quadrilha explodiu caixas eletrônicos das agências do Banco do Brasil e Bradesco, também na cidade de Jaguaribara. Cerca de cinco homens chegaram ao município em um automóvel modelo Gol, que havia sido tomado de assalto em Fortaleza.

O primeiro ataque foi ao Bradesco. Em seguida, após uma troca de tiros com os dois policiais que estavam de plantão no destacamento local, eles explodiram a agência do Banco do Brasil. Os criminosos conseguiram fugir levando uma quantia não informada.

Saiba mais


Na madrugada do domingo, 14, quatro homens explodiram um caixa eletrônico em General Sampaio, a 143 km da Capital. Os criminosos não conseguiram levar dinheiro do caixa. Ninguém foi preso.


Com a ação de ontem, chegou a 64 o número de ataques a banco e instituições financeiras no Ceará, em 2014. Em média, houve uma ocorrência a cada cinco dias. O balanço foi feito pelo O POVO, com base nos dados do Sindicato dos Bancários. Numa comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 33% no total de casos.

Dentre os ataques em 2014, pelo menos 32 se deram com o uso de explosivos. Nesse caso, a média é de uma explosão a cada 11 dias. Em 2013, nessa modalidade, houve diminuição de 20% no total.

Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário