Bandeiras de energia elétrica ficam vermelhas em janeiro
Com o acionamento dos parques térmicos, parte dos custos da geração de energia serão repassados às tarifas
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que serão vermelhas as bandeiras tarifárias em todas as regiões do Sistema Interligado Nacional (SIN)
Foto: Arquivo
Além de sinalizar aos consumidores qual é a real situação da geração, o sistema que entra em vigor em janeiro repassa mensalmente às tarifas parte dos custos quando estes estão mais elevados, como é o caso agora, em que o parque térmico está acionado para poupar água nos reservatórios das hidrelétricas.
Bandeiras vermelhas, como é o caso de janeiro, indicam que no mês a tarifa terá um acréscimo de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Bandeiras amarelas indicam condições um pouco menos desfavoráveis e que a tarifa sofrerá um acréscimo menor, de R$ 1,50 por 100 kWh.
Quando o sistema apontar bandeiras verdes, isso significa que as condições de geração estão mais favoráveis --ou seja, está chovendo mais e as hidrelétricas estão a plena carga. E, portanto, a tarifa não sofre nenhum acréscimo.
O sistema de bandeiras tarifárias vale para todo o país, menos os estados de Amazonas, Amapá e Roraima, que não integram o SIN.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário