segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sites de jogos e apps divertem no fim de ano

                                                                                                                                       

As crianças estão de férias e optam por games e apps para curtir a valer. Pais devem, porém, observar


Image-1-Artigo-1760932-1
Na casa de Ana Gabriela, 11, e Ana Beatriz, 8, os pais a estabeleceram de sexta a domingo para acessar a internet e brincar com jogos eletrônicos. As duas meninas aproveitam para usar e apontam seus games prediletos
Foto: Fernanda Siebra
Image-3-Artigo-1760932-1
Vitoria Pires Ribeiro, 7, é outra que curte bastante os games. Ela está aproveitando as férias para usar bastante os eletrônicos
Foto: arquivo Pessoal
Image-0-Artigo-1760932-1
A página Kiddify.Com é uma opção interessante para as crianças se divertirem nas férias com qualidade e ainda conseguirem novos amigos
Image-2-Artigo-1760932-1
Aplicativo Furby é uma das opções de apps para a criançada curtir nestes meses de férias

São dois meses de recesso escolar no fim do ano. Com eles, vêm a chance de acordar na hora que bem entender e a tão esperada liberdade de poder brincar o dia inteiro. Com a tecnologia evidente, a escolha da criançada na hora da diversão aponta, em grande parte, para jogos eletrônicos e aplicativos de celulares e tablets.

As meninas costumam optar por games de contos de fadas, de montar bonecas ou, ainda, por jogos de dar comida a bichos de estimação. Os garotos escolhem temas de aventura, guerra e ação. Os dois prezam por movimento e usabilidade. E quais são os games, sites e apps mais adequados para este público tão exigente e em idade de formação?

De acordo com a psicóloga infantil comportamental, felícia rodrigues dos santos, aqueles que trabalhem e ativem as funções mentais (percepção, atenção, memória, linguagem e pensamento) são uma boa sugestão. "os jogos eletrônicos convocam, na criança, o máximo de seu repertório de pensamentos lógicos, tomada de decisões e movimentos ágeis", explica.

A psicóloga acrescenta que a intensidade e a frequência deste brincar, assim como qualquer outra atividade, porém, deve ser observada. "as crianças gostam e precisam de rotina e é muito importante que, como suas demais atividades que têm dia e hora para acontecer, a utilização do tablet, smartphones ou computadores de mesa estejam também incluídos nesse diagrama, com dias e tempo determinados para serem liberados".
Sem exageros
Essa consciência ecoa na residência de karine martins barros e de anchieta nogueira. Eles educam as filhas ana gabriela, 11, e ana beatriz, 8, a estabelecer de sexta a domingo para acessar a internet e brincar com jogos eletrônicos. Os demais dias são reservados para estudo e outras atividades de lazer. Com as férias, os pais permitiram o xbox e o netflix diariamente.

"com relação à internet, prefiro estar por perto. Como viajo para trabalhar três vezes por semana e o pai delas também tem o seu emprego, é melhor reduzir este acesso para quando sabemos que estamos em casa. Até para dar a orientação correta sobre o que devem acessar", comenta karine.

As garotas são obedientes, mas a mãe confessa que o que elas mais gostam é de brincar no ipad e, principalmente, pelo computador de mesa. "colocamos um desktop de 22 polegadas para que as meninas possam visualizar melhor os jogos e, ao mesmo tempo, nós, pais, tenhamos como ver o que estão acessando (risos)", explica.

Ana gabriela e ana beatriz indicam os sites stardoll (jogos de vestir para meninas), friv (que reúne uma infinidade de games com personagens famosos como minions, wolverine e angry birds) e os aplicativos furby (que permite criar um bichinho de estimação virtual) e zombie tsunami (pelo qual os zumbis tentam morder os seres humanos que restaram).

Vitoria pires ribeiro, 7, é outra que curte bastante os games, principalmente por meio do tablet que ganhou do padrinho de dia das crianças. O favorito da menina é o "minecraft". "acho esse jogo muito divertido e engraçado. Que bom que estou de férias para poder brincar a valer. Mas tenho que me comportar bem porque, senão, minha mãe não me deixa jogar", diz.

Confira dicas

Os sites, jogos e aplicativos, de acordo com a psicóloga felícia rodrigues dos santos, devem considerar que as crianças estão em constante e dinâmica evolução, precisando ser reforçadas e estimuladas em seu processo de desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.

Pensando nisso, uma das sugestões de sites é o kiddify.Com, pelo qual crianças compartilham suas habilidades e convidam umas as outras, por meio de vídeos de passo a passo, a criar seus próprios produtos.

Outra opção é o site de games (www.Sitedegames.Com), o qual contém jogos divididos por temáticas - rpg, esporte, cinema, humor - e personagens como peppa pig e dragon ball z.
Já em relação a aplicativos, "sonic dash" (gratuito) é um bem cotado. Disponível para ios, traz o mascote da sega correndo sem parar. O jogador tem apenas que fazer o herói saltar obstáculos, atacar inimigos e coletar argolas, fazendo movimentos com dedos na tela.

Em "where's my mickey?" (preço: us$ 2 - iphone e ipad; r$ 4,38 - android), é preciso resolver pequenos quebra-cabeças para fazer a água percorrer os caminhos certos até chegar ao balde do mickey. O desafio aumenta conforme se avança nas fases.

Já o "candy maker", para ios e android, tem como objetivo criar pirulitos e balas de goma. Os doces são feitos, desde o começo, na panela, tendo que o jogador escolher misturas, cozinhar, colocar nos moldes, esfriar e decorar - esta é a parte favorita das crianças.

Por fim, há o aplicativo furby (disponível gratuitamente para android e ios). O furby pode procriar e ter filhotes virtuais que são chocados no app e, depois que nascerem, você pode dar nomes. O furby complementa o brinquedo de verdade, mas independe dele para funcionar.

Confira endereços:
Www.Kiddify.Com
Www.Sitedegames.Com
Sonic Dash (bit.Ly/1cL7oHe)
Where's my Mickey? (bit.Ly/1yu6D0F) e (bit.Ly/1w8CWi8)
Candy Maker (bit.Ly/1IrNTBS) e (bit.Ly/1Gb4yWp)

Ticiana de Castro
Especial para o Tecno

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário