sábado, 20 de dezembro de 2014

Fortaleza termina 2014 com 54,2 quilômetros de faixas exclusivas

                                                                                        

Para 2015, avenidas como Engenheiro Santana Júnior, Washington Soares, Abolição e Raul Barbosa também serão contempladas


faixa de onibus
A multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,00 e 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Foto: Alex Costa
Com o início da implantação de faixas que priorizam o transporte público na Av. Perimetral, a Capital terminará 2014 com 54,2 quilômetros de vias específicas para ônibus e topiques. O número deve se concretizar na próxima segunda-feira (22), quando serão entregues as faixas no trecho entre a BR 116 e a Av. Juscelino Kubitschek (CHESF).

Nesta segunda-feira (22), os motoristas de ônibus que trafegam pelo local serão orientados a trafegar pela faixa exclusiva. Já os condutores de veículos particulares terão 15 dias para se adaptar. Logo após esse período poderão ser autuados por meio dos agentes de trânsito até que seja concluída a implantação da fiscalização eletrônica. A multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,00 e 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

A sinalização horizontal e vertical nos 7,2 quilômetros de extensão do trecho já foi concluída pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). A padronização da distância entre as paradas de ônibus, bem como a substituição de abrigos de concreto por abrigos metálicos e a instalação da informação no ponto de parada, também já foram realizados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR).

Por dia, segundo a Prefeitura de Fortaleza, 95 mil passageiros circulam por este trecho da Perimetral, em 18 linhas de ônibus, que realizam 1.252 viagens dentro de 24 horas. A expectativa do Plano de Ações Imediatas para o Trânsito e Transporte (PAITT) é que haja um aumento de até 40% na velocidade destes coletivos, levando à redução no consumo de combustível e de emissão de gases poluentes. 

Em 2014, foram implementadas faixas exclusivas para o transporte público nas seguintes avenidas: Bezerra de Menezes, Dom Luís, Santos Dumont, Carapinima, Tristão Gonçalves, Imperador, Universidade, Alberto Sá, José Bastos, Domingos Olímpio, Antônio Sales, Bernardo Manoel, Perimetral - trecho 1. 

A Prefeitura de Fortaleza planeja, até julho de 2015, implantar um total de 122 quilômetros de faixas exclusivas para transporte público na Capital. As avenidas Engenheiro Santana Júnior, Washington Soares, Abolição e Raul Barbosa são algumas das demais vias a serem contempladas no próximo ano. 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário