terça-feira, 10 de dezembro de 2013

PIB do Ceará cresce 3,76% impulsionado pela indústria

Estado alcançou o 14º trimestre consecutivo em que a expansão do PIB cearense supera a média nacional


Mesmo com o fraco desempenho no setor de serviços, puxado, principalmente, pelo comércio e transportes, o Produto Interno Bruto (PIB) cearense cresceu 3,76% no 3º trimestre de 2013, em relação a igual período de 2012. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), divulgados nesta terça-feira (10), o crescimento da economia cearense está relacionado ao comportamento positivo da indústria, que foi impulsionada pela construção civil, eletricidade, gás e água.

A indústria apresentou uma alta de 6,98%, sendo parte da expansão devida ao setor de construção civil Foto: Arquivo
Com esse resultado, o Estado alcançou o 14º trimestre consecutivo em que a expansão do PIB cearense supera a média nacional - que teve aumento de 2,2%. Em relação ao acumulado nos quatro trimestres face aos quatro trimestres imediatamente anteriores, o PIB do Ceará se expandiu 3,54%, enquanto o do Brasil avançou somente 2,3%.
Apesar disso, o setor de serviços apresentou um crescimento de apenas 2,27%, registrando um declínio com relação ao 2º trimestre de 2013, onde a alta foi de 3,69%, e, mais ainda, com relação a igual período do ano anterior, onde o crescimento foi de 6,48%, em comparação a igual período de 2011.

Dentre as atividades do setor, o comércio apresentou variação negativa de 1,55%, enquanto os transportes cresceu apenas 4,13%, número bem a baixo do registrado no 2º trimestre, quando o desempenho foi de 9,65%.

"Observamos que isso é uma tendência do País. Em parte por conta do endividamento das famílias, mas também pela política macroeconômica nacional, em que a taxa elevada de juros dificulta a abertura de crédito. Tudo isso contribui para a redução do consumo, prejudicando o setor. Apesar disso, o importante desse período é que a indústria tenha apresentando uma expansão significativa", avalia o diretor-geral do Ipece, Flávio Ataliba.

setor industrial apresentou um avanço de 6,98%, sendo parte da expansão devida ao setor de construção civil, que registrou 6,77% e de serviços de eletricidade, gás e águas, com alta de 5,94%. No acumulado do ano, o segmento apresenta alta de 6,22% e 5,33% nos quatro últimos trimestres, em comparação a igual período do ano passado.

Conforme Ataliba, os dados demonstram que parte do crescimento se deve ao incentivos públicos e privados do Estado. "A alta é fruto, principalmente, da qualidade dos investimentos que tem garantido as maiores taxas a nível nacional. Certamente a construção civil foi uma das mais importantes nesse período, mas precisamos prosseguir assim para que nossa participação no PIB nacional possa chegar a pelo menos 4%".
Agropecuária apresenta nova queda
Assim como o setor de serviços, a agropecuária também registrou resultados negativos. O setor apresentou um declínio de 3,11% no terceiro trimestre deste ano, acumulando redução de 1,03% no ano e de 2,91% nos últimos quatro trimestres. No Brasil, também foi registrada queda, porém de apenas 1%.
Segundo o diretor do Ipece, as reduções verificadas são reflexos da longa estiagem que se abateu sobre o Ceará. "Estamos enfrentando muitas  dificuldades na agropecuária, onde passamos por um período longo de estiagem, o que acaba prejudicando o crescimento de outros setores da economia. Se não fosse por isso, tenho certeza que o crescimento seria melhor", comenta.
No primeiro trimestre deste ano, a agropecuária cearense caiu 5,94%, mas no segundo trimestre conseguiu fechar em alta de 5,97%. 

Economia deve crescer 3% em 2013
De acordo com o analista do Ipece, Nicolino Trompieri, a estimativa para o crescimento da atividade econômica do Estado em 2013 deve ser de aproximadamente 3%, na comparação com o ano passado. "Se o 4º trimestre tiver o mesmo desempenho de igual período de 2012 a expectava é que a taxa de crescimento deste ano seja de 3%. O que ainda é um bom resultado se comparado a taxa do Brasil".

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário