sábado, 7 de dezembro de 2013

'Abençoada', Salvador recebe clássicos; Cuiabá não verá nenhum campeão
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 gerou fartura para algumas sedes e desânimo para outros. Enquanto Salvador foi abençoada com dois clássicos Espanha x Holanda e Alemanha x Portugal. Curiosamente, a cidade foi palco de outros dois jogaços na Copa das Confederações: Brasil x Itália, na primeira fase, e Itália x Uruguai, na decisão do terceiro lugar. Haja bênção!
Já Cuiabá, por outro lado, onde está sendo erguida a Arena Pantanal, será a única das 12 que não verá nenhum campeão do mundo. Serão quatro jogos entre seleções com tradição de mediana para baixo em Mundiais.

Confira essa e outras curiosidades sobre as sedes do Mundial na primeira fase:

ABENÇOADA PELO SENHOR DO BONFIM

A cidade de Salvador acabou em posição privilegiada na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. É a única que receberá dois jogos que podemos denominar de clássicos. O primeiro deles será nada menos que o tira-teima da final do Mundial de quatro anos atrás: Espanha x Holanda. A partida acontecerá dia 13 de junho, uma sexta-feira, às 16h. A Fonte Nova ainda receberá outro jogaço entre europeus: Alemanha x Portugal, no dia 16, uma segunda, às 13h. Os outros dois confrontos que acontecerão na capital baiana na fase de grupos serão Suíça x França e Bósnia x Irã.

OUTROS CLÁSSICOS

A Arena das Dunas, em Natal, a Arena Corinthians, na capital paulista, e a Arena Amazonas também terão a oportunidade de abrir as portas para clássicos mundiais. Elas serão os locais dos três duelos do grupo da morte, que conta com trio de campeões do mundo (Itália, Inglaterra e Uruguai somam sete troféus, A capital do Rio Grande do Norte será o local do jogo de Uruguai x Itália, dia 24 de junho, às 13h. Como trata-se do grupo da morte e e o duelo acontecerá na última rodada poderá decidir a eliminação de uma potência. Já o estádio corintiano receberá Uruguai x Inglaterra às 16h do dia 19. Por fim, o estado do Amazonas verá o choque de europeus entre Inglaterra e Itália.

BOLINHAS IMPIEDOSAS PARA CUIABÁ E CURITIBA

Em contrapartida, Cuiabá, onde está sendo erguida a Arena Pantanal, saiu com o pior cenário. É a única das 12 sedes que não receberá jogo de nenhum campeão do mundo. Os quatro duelos que lá ocorrerão são de apelo mediano para baixo: Chile x Austrália, Colômbia x Japão, Bósnia x Nigéria e Rússia x Coreia do Sul. Como a cidade do Centro-Oeste não está elencada entre as sedes a partir das oitavas de final a chance de ver uma grande seleção foi para o espaço.

A Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR, só ficou um pouco melhor porque receberá os atuais campeões, os espanhóis, em embate contra os australianos. Os outros três embates não chamam grandes atenções: Equador x Honduras, Irã x Nigéria e Argélia x Rússia.

COTA MÍNIMA DE CAMPEÕES DO MUNDO

À parte Cuiabá e Curitiba, as outras dez sedes poderão ver no mínimo dois campeões do mundo em ação. Maracanã, Fonte Nova, Mineirão e Castelão (Fortaleza) verão cada, na primeira fase, três campeões do mundo desfilando, sendo assim os estádios mais favorecidos.

ARGENTINA ESCAPA DE NORTE-NORDESTE

Os três jogos da Argentina na primeira fase acontecerão do centro para baixo do Brasil. Os nossos vizinhos não precisarão deslocar-se para Norte e Nordeste, o principal temor de grande parte das seleções pela possibilidade maior de altas temperaturas, E, de quebra, pela posição geográfica, ficará mais fácil o deslocamento de seus torcedores. Contra a Nigéria os comandados de Sabella jogarão em Porto Alegre, distância mais curta entre as sedes para o país platino. Contra a Bósnia a partida será no Maracanã e diante do Irã no Mineirão.
FILME DO CALOR REPETIDO
Na Copa das Confederações a queixa sobre partidas em horários quentes foi recorrente entre os europeus. Na disputa de terceiro e quarto contra o Uruguai, o técnico da Itália, Cesare Prandelli, reclamou bastante de ter que atuar no início da tarde. Pois agora, por dessas coincidências da bola, as duas seleções estarão frente em frente em outra cidade nordestina, Natal, em horário nada convidativo: 13h. Outros dois três clássicos ocorrerão na porção de cima do país, e um deles às 13h - Alemanha x Portugal, em Salvador.

FUSO HORÁRIO INGRATO

De todos os 64 jogos da Copa, apenas um acontecerá no insólito horário das 21h. E será justamente entre dois europeus campeões do mundo: Inglaterra x Itália, no dia 14 de junho, em Manaus. Assim, a partidá será exibida de madrugada no Velho Continente.

TODOS OS JOGOS DE CADA SEDE NA PRIMEIRA FASE E O NÚMERO DE CAMPEÕES DO MUNDO EM AÇÃO


- ARENA CORINTHIANS (SÃO PAULO) - 3 campeões mundiais  Brasil x Croácia - 12 de junho às 17h Holanda x Chile - 23 de junho, às 13h Uruguai x Inglaterra - 19 de junho, às 16h Bélgica x Coreia do Sul - 26 de junho, às 17h


- CASTELÃO (FORTALEZA) - 3 campeões do mundo  Brasil x México - 17 de junho, às 16h Grécia x Costa do Marfim - 24 de junho, às 17h Uruguai x Costa Rica - 14 de junho, às 16h  Alemanha x Gana - 21 de junho, às 16h
  - FONTE NOVA (Salvador) - 3 campeões do mundo  Espanha x Holanda - 13 de junho, às 16h Suíça x França  - 19 de junho, às 13h Bósnia x Irã - 19 de junho, às 16h Alemanha x Portugal - 25 de junho, às 13h


- MARACANÃ (RIO DE JANEIRO) - 3 campeões do mundo Argentina x Bósnia - 15 de junho, às 19h
Espanha x Chile - 18 de junho, às 19h
Bélgica x Rússia - 22 de juhho, às 19h Equador x França - 25 de junho, às 17h 

- ARENA DAS DUNAS (NATAL) - 2 campeões mundiais México x Camarões - 13 de junho, às 13h Grécia x Japão - 19 de junho, às 19h Uruguai x Itália - 24 de junho, às 13h Gana x Estados Unidos - 16 de junho, às 19h


- ARENA AMAZONAS (MANAUS) - 2 campeões do mundo Inglaterra x Itália - 14 de junho, às 21h
Croácia x Camarões - 18 de junho, às 15h  Portugal x Estados Unidos - 22 de junho, às 15h  Suíça x Honduras - 25 de junho, às 16h 

- ARENA PERNAMBUCO (RECIFE) - 2 campeões do mundo Costa do Marfim x Japão - 14 de junho, às 19h
Itália x Costa Rica - 20 de junho, às 13h

Croácia x México - 23 de junho, às 17h

Estados Unidos x Alemanha - 26 de junho, às 13h


- BEIRA-RIO (PORTO ALEGRE) - 2 campeões do mundo
França x Honduras - 15 de junho, às 16h  Austrália x Holanda - 18 de junho, às 13h
Argélia x Coreia do Sul - 22 de junho, às 13h  Argentina x Nigéria - 25 de junho, às 13h

- MINEIRÃO (BELO HORIZONTE) - 2 campeões do mundo 
Colômbia x Grécia - 14 de junho, às 13h
Bélgica x Argélia - 17 de junho, às 13h
Argéntina x Irã - 21 de junho, às 13h
Costa Rica x Inglaterra - 24 de junho, às 13h   - MANÉ GARRINCHA  (BRASÍLIA) - 1 campeão do mundo
Suíça x Equador - 15 de junho, às 13h
Colômbia x Costa do Marfim - 19 de junho, às 13h
Brasil x Camarões - 23 de junho, às 17h
Portugal x Gana - 26 de junho, às 13h
  ARENA DA BAIXADA (CURITIBA) - 1 campeão do mundo
Irã x Nigéria - 16 de junho, às 16h
Honduras x Equador - 20 de junho, às 19h
Austrália x Espanha - 23 de junho, às 13h
Argélia x Rússia - 26 sw junho, às 17h
- ARENA PANTANAL - nenhum campeão do mundo
Chile x Austrália - 13 de junho, às 18h
Rússia x Coreia do Sul - 17 de junho, às 18h
Nigéria x Bósnia - 21 de junho, às 18h
Japão x Colômbia - 24 de junho, às 16h
 
Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário