terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Uma nova Série B

Com os gigantes Vasco e Fluminense rebaixados, Ceará e Icasa já conhecem todos os seus adversários para 2014

Com o encerramento das disputas da Série A do Brasileiro no último fim de semana, Ceará e Icasa conheceram todos seus adversários na Série B de 2014, que vem "bombada", com a presença de dois grandes, Fluminense e Vasco. Com a queda dos dois cariocas, a luta pelo acesso tende a ser, em tese, mais difícil que a deste ano, quando contava com apenas um grande clube em âmbito nacional, o Palmeiras.

Em 2013, Ceará e Icasa disputaram o acesso até a última rodada da Série B. Foto: BRUNO GOMES

Além dos dois times do Rio, cairam Ponte Preta e Náutico, sempre fortes na Série B, o que pode dificultar mais o trabalho da dupla cearense. Em 2013, o acesso de ambos ficou no "quase": o Icasa foi o 5º colocado, e o Ceará, o 7º. Os dois ficaram a um ponto do promovido em 4º lugar, o Figueirense.

Ainda mais se a tradição na Série B desde 2006 - o início da Era dos pontos corridos - prevalecer. Desde então, todos os grandes clubes brasileiros que jogaram nesta fórmula não tiveram dificuldades para conquistar o acesso, e foram campeões com sobras: Atlético/MG em 2006, Corinthians em 2008, Vasco em 2009 e o Palmeiras, em 2013.

Portanto, nada mais natural que haja o temor de que, com o poderio financeiro dos cariocas, o G-4 - grupo dos quatro primeiros que sobem - vire G-2.

Ao todo, serão oito novidades na Série B da temporada 2014. Além dos quatro clubes já citados, oriundos da Série A, mais quatro clubes, vindos da "C", completam o grupo das "novidades" para o ano que vem. O campeão Santa Cruz, o vice Sampaio Corrêa, e ainda Luverdense - que será estreante - e o tradicional Vila Nova/GO darão as caras na competição nacional.

Por outro lado, deixam a Série B Palmeiras, campeão, Chapecoense, vice, Sport e Figueirense, que completaram o G-4, além dos rebaixados, Guaratinguetá, Paysandu, São Caetano e ASA de Arapiraca.

Principal favorito ao acesso em 2013, o Palmeiras não decepcionou, conquistando a Série B com sobras. O time paulista retornou logo à elite, como geralmente tem acontecido com os grandes clubes que são rebaixados FOTO: FUTURA PRESS

O grupo dos 20 participantes é completado pelos 12 que ficaram da 5ª à 16ª colocação da competição em 2013: Icasa, Joinville, Ceará, Paraná, América/MG, Avaí, Boa Esporte/MG, Bragantino, América/RN, ABC, Oeste/SP e Atlético/GO.

Impressões
O repórter Danilo Queiroz, do site Artilheiro, especializado em futebol cearense, acredita que a tendência é que Fluminense e Vasco "sobrem" na Segundona da próxima temporada,

"Pela disparidade financeira que separa Vasco e Fluminense dos demais participantes, a tendência é que eles consigam suas vagas. Tem sido assim desde 2003, quando Palmeiras e Botafogo subiram. Em um campeonato de pontos corridos, os grandes têm toda a condição de se reestruturarem no decorrer da competição caso comecem mal, e mesmo assim, conseguirem o acesso. Se não houver algo fora no normal, Vasco e Fluminense brigam pelo titulo e os outros brigarão por duas vagas. Será mais complicado subir".

Danilo ressaltou ainda, que o planejamento de clubes como o Ceará não deve ser alterado com a volta dos gigantes cariocas à Série B. "Muitos clubes têm um orçamento apertado, cotas reduzidas e por isso não teriam nem como investir mais do que já se tinha planejado. No caso do Ceará, pode não se ter de onde tirar, de viabilizar um maior investimento, mesmo com a chegada desses grandes clubes", comenta Queiroz.

O jornalista Mário Kempes, autor do Blog do Kempes, também acredita que a tarefa de Ceará e Icasa na busca pelo acesso será muito complicada.

"Em 2014 será ainda mais difícil pela presença de Vasco e Fluminense. Na teoria, os dois cariocas, que terão juntos quase R$ 200 milhões para investir em seus elencos, praticamente já garantiram suas vagas. Mas é bom lembrar que Joinville, Avaí, América/MG, Santa Cruz, Paraná e uma surpresa (semelhante à que foi o Icasa em 2013) também estarão brigando pelo acesso. Ou seja, se 2013 foi difícil para conquistar um lugar na elite do futebol brasileiro, ano que vem será ainda mais".

SAIBA MAIS
Divisão
As regiões Nordeste e Sudeste possuem o maior número de participantes da Série B de 2014, com sete integrantes cada. O Centro-Oeste e o Sul vêm logo depois, com três. A região Norte, que tinha neste ano o Paysandu como representante, não terá nenhum

Grandes
Entre os 12 clubes mais tradicionais do País, sete já jogaram a Série B: Grêmio (1992 e 2005), Palmeiras (2003 e 2013), Corinthians (2008), Vasco (2009), Atlético/MG (2006), Botafogo (2003) e Fluminense (1998). Portanto, Vasco e Flu irão para sua 2ª participação na "B"

Sem a taça
Dos grandes, apenas três não foram campeões da Série B. Em 1992, o Grêmio foi o 9º, mas subiu porque a CBF mudou o regulamento do Nacional no ano seguinte, em 1998 o Flu foi o 19º e rebaixado para a Série C, e o Botafogo foi vice em 2003

Vladimir MarquesRepórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário