Shoppings: consumidor dá a largada nas compras de Natal
Vendas começaram, mas o varejo ainda não está seguro de que o Natal deste ano será melhor que o de 2012
O aumento da movimentação nas lojas dos shoppings de Fortaleza no último fim de semana chegou a surpreender alguns lojistas, mas ainda não foi suficiente para assegurar que o desempenho do varejo na Capital cearense neste mês de dezembro supere as vendas do mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente da Aloshop (Associação dos Lojistas de Shoppings Centers do Ceará), Abílio do Carmo, foi um fim de semana "prazeroso" para os lojistas de shopping em Fortaleza.
Neste 1º fim de semana de dezembro, 75 mil consumidores foram ao Iguatemi a cada dia FOTO: KIKO SILVA
"Enquanto se esperava apenas pesquisa, fomos surpreendidos com consumidores saindo da loja carregando presentes de Natal. As vendas já começaram a acontecer praticamente no primeiro fim de semana de dezembro. Acho que é reflexo do pagamento da primeira parcela do 13º salário", festeja.
Compras de maior valor
Para Abílio do Carmo, "outra surpresa boa" foi o tíquete médio dos presentes que, segundo ele, ficou em torno de R$ 120,00. "Notamos que está havendo uma migração dos brinquedos para o tablet. A procura foi muito grande, inclusive para crianças entre 5 e 7 anos. Acredito que esse será um dos campeões de vendas desse Natal", estima.
O líder classista acrescenta que a movimentação dos novos shoppings foi acima das expectativas dos lojistas. "Fiquei surpreso com a movimentação no Parangaba. Há muitos anos não via um fluxo tão intenso em shopping, com pessoas comprando mesmo", exemplifica.
Conforme o presidente da Aloshop, "essa é uma sinalização de que vamos conseguir atingir o crescimento de 8% nas vendas em relação ao ano passado", diz. Uma das estratégias nesse sentido, afirma, é a ampliação do horário de funcionamento das lojas de shopping aos domingo até as 22 horas.
Lojas de rua
Mesmo reconhecendo a intensidade da movimentação em lojas de shopping neste fim de semana, o presidente do Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza), Cid Alves, não está tão otimista.
"É verdade que algumas lojas tiveram um movimento muito bom no sábado e domingo, principalmente nos novos shoppings. Mas é verdade também que isso enfraqueceu o fluxo das lojas de rua. E, de um modo geral, o comércio está desaquecido. A maioria está com a performance muito aquém em comparação ao ano passado", pondera.
Shoppings
No Shopping Benfica, o aumento de fluxo é comprovado em números. "Já sentimos o incremento do fluxo com a largada da primeira parcela do 13º. Mas os presentes mais valiosos, de maior tiquete, normalmente vendem mais próximo do Natal. Mas posso afirmar, com base em levantamento nosso, que do dia 20 de novembro para cá nosso fluxo já cresceu 12%", afirma Marcirlene Pinheiro, superintendente do Shopping Benfica.
O Del Paseo já experimenta um aumento de fluxo em torno de 12,26% a mais do que ano passado, segundo a gerente de Marketing, Mayra Menescal. "No último fim de semana esse aumento já foi percebido com a aglomeração de pessoas durante todo o expediente do shopping", observa.
Uma das medidas para atender ao aumento da demanda no Del Paseo é o horário de atendimento diferenciado aos domingos. Durante todo o mês de dezembro aos domingos, nos dias 08, 15, e 22, as lojas tem o funcionamento especial de 10h as 22h.
No Iguatemi, o gerente geral, Luiz Carlos Queiroz, garante que desde o início da semana passada já sente o crescimento no fluxo de clientes, conforme era esperado. Entre segunda e sexta-feira, a média diária do fluxo de clientes no Iguatemi chegou a 70 mil. No sábado e no domingo, essa média ultrapassou os 75 mil visitantes.
"Isso já é, sem dúvida, reflexo do comportamento das pessoas que preferem comprar os presentes logo no início do mês. Já tivemos um fim de semana bom, nos dias 7 e 8 de dezembro, e esperamos que os próximos sejam ainda melhores", ressalta Luiz Carlos Queiroz, acrescentando que o shopping alterou seus horários nos domingos de dezembro, até o dia 22, passando a funcionar das14h às 22h.
O maior fluxo de consumidores também já é percebido no North Shopping Fortaleza. Segundo a assessoria de imprensa do centro de compras, até agora, o shopping está obtendo um resultado compatível com a sua expectativa, que é de um aumento de 15% em relação às vendas de igual período de 2012.
ÂNGELA CAVALCANTE
REPÓRTER
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário