Estado recebe 223 médicos cubanos da 2ª etapa do Programa Mais Médicos
Dos 2.117 médicos cubanos que fazem parte da 2ª etapa do Programa Mais Médicos, 223 serão deslocados para o Ceará, tornando o Estado o 3º do País que mais receberá participantes do programa nesta fase do processo. Destes, 27 serão direcionados somente para a Capital cearense, onde já atuam 58 médicos, entre brasileiros, intercambistas e cubanos.
Mais de 70% dos médicos do programa nacional estarão distribuídos no Norte e Nordeste do País
De acordo com o Ministério da Saúde, o novo grupo atenderá a população de 98 municípios. Em todo o Estado, 119 municípios já receberam médicos do programa federal.
A partir do dia 9 de dezembro, os médicos irão se juntar aos 350 profissionais do programa que já estão atendendo a população nas Unidades básicas de saúde do Ceará, totalizando 573 médicos até o momento.
Conforme o Ministério da Saúde, o estado que vai receber a maior quantidade de profissionais será a Bahia, com 376 médicos, seguido por Minas Gerais (233).
No Brasil: 2.117 cubanos chegam aos estados
No total, a 2ª etapa contou com 2.117 profissionais em todo o País, que irão atender a população de 1.250 municípios, beneficiando mais de sete milhões de brasileiros. Mais de 70% deles estarão distribuídos no Norte e Nordeste do País.
Outros 700 profissionais, totalizando os três mil médicos cubanos que desembarcaram no Brasil no início do mês, vão concluir o curso de avaliação na próxima quarta-feira (4) em duas capitais onde estão tendo aulas, São Paulo (SP) e Vitória (ES). Até o fim do ano, serão mais de 6,6 mil profissionais do Mais Médicos em atividade, o que representa impacto na assistência em atenção básica de mais de 22,7 milhões de pessoas.
Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados.
O Nordeste (1.152) e o Norte (406) são as regiões que mais vão receber médicos do total de 2.117 cubanos. A região Sudeste receberá 247, seguida do Sul, com 200 profissionais e do Centro-Oeste, que receberá 112 médicos.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário