quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Seleções rejeitam Fortaleza para período de preparação para Copa; Governo admite que não há negociações

 
                
Nenhuma seleção vai escolher a cidade de Fortaleza, ou algum município cearense, para realizar a preparação de atletas durante o mês que antecede a Copa do Mundo de 2014. O secretário Especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, revelou que o Estado chegou a negociar com alguns países para que o estado os abrigasse em centro de treinamento, mas as conversas não evoluíram.

Com isso, Fortaleza só receberá as equipes (por enquanto Brasil, Alemanha, Gana, Uruguai, Costa Rica, México) às vésperas das partidas, sem qualquer seleção durante o período de preparação.

Segundo o que afirma o secretário, o Estado percebeu a importância de dar a oportunidade para outras cidades participarem do Mundial. Ao mesmo tempo que a Capital abre mão de hospedar uma seleção, 10 equipes, das 17 que já definiram onde irão se preparar para a Copa, optaram por Rio de Janeiro ou São Paulo, que são, como a capital cearense, sedes de jogos do Mundial.

Apesar das equipes escolherem estados com jogos, Ferruccio afirma que há uma política para que a Copa contemple o máximo de destinos do País e, por isso, Fortaleza “não pode ser egoísta”. A capital cearense receberá 6 jogos da Copa do Mundo e, segundo o secretário, só tem motivos para comemorar. Ele ressalta que Fortaleza não deixará de ganhar, tendo como parâmetro a Copa das Confederações, quando 59 mil turistas circularam pela Capital.

Período de preparação seria acréscimo importante na divulgação da Capital
Apesar dos turistas que virão por conta dos jogos, Fortaleza poderia ganhar ainda mais visibilidade ao ser escolhida como uma cidade sede de centro de treinamento. São nesses locais onde as seleções passarão maior parte do tempo, além de atrair uma quantidade maior de jornalistas por um maior período de tempo.

A visibilidade da Capital é um dos pontos destacados pelo secretário de Turismo do Estado. Diferente do que afirma Ferruccio, Bismarck Maia considera importante Fortaleza receber uma seleção durante o período de preparação. “A secretaria trabalhou para isso e seria uma grande conquista”, ressalta. Bismarck.

O secretário de Turismo acredita que ter uma ou 2 seleções seria o ideal, mas pondera que não haveria uma grande perda. Bismarck lembra dos eventos que serão sediados no Ceará em 2014, como o encontro dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e prevê boa média de ocupação além de grande visibilidade.

Olimpíada de 2016 está na mira do Estado
Ferruccio Feitosa justifica a política de contemplar o máximo de cidades possíveis comparando com a Olimpíada de 2016, quando o Rio de Janeiro será sede, mas outras cidades buscam hospedar as delegações. O secretário afirma que a vila olímpica, que está sendo construída, pode atrair uma delegação.

Além disso, o secretário Especial da Copa ressalta que a Arena Castelão já formalizou com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) um pedido para receber um dos jogos de futebol da Olimpíada de 2016. “O estádio está pré-selecionado para receber jogo. Houve uma vistoria do COB e estamos aguardando”, conclui.

Seleções com destino já escolhido

Até agora 17 seleções já definiram onde serão os centros de treinamentos. Bósnia, Portugal, França, Irã, México, Costa Rica e Estados Unidos ficarão no estado de São Paulo. Uruguai, Argentina e Chile treinarão em Minas Gerais. Equador e Austrália optaram elo Espírito Santo. Itália, Holanda e Brasil vão para o Rio de Janeiro, enquanto Alemanha irá para a Bahia e a Espanha para o Paraná.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário